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WRC Estônia: Rovanperä imparável lidera 1-2 da Toyota e vence a 5ª no ano PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 17 July 2022 15:52

Chegamos!

 

Com a volta da categoria para a Europa nõs também estamos de volta às etapas do campeonato com a nossa equipe e com a pergunta que todos estão fazendo: alguém vai conseguir para Kalle Rovanperä?

 

A etapa na casa do campeão de 2019, Ott Tänak precisa ser uma virada de jogo pra cima do finlandês, vencedor de 4 das 6 etapas até agora disputadas, para evitar que o campeonato termine antes da etapa final, no Japão.

 

Essa também precisa ser uma nova página para a Hyundai, que vem enfrentando problemas de quebras e abandonos de seus pilotos em uma enorme quantidade desde que iniciaram a temporada, mas nada relacionado aos motores híbridos.

 

WRC Rally Estônia

Um dos encontros mais recentes no calendário do WRC – esta é apenas a terceira visita do campeonato ao sul da Estônia. O ritmo é implacável, pois estradas de cascalho com muitos picos e saltos são combinadas com seções mais técnicas em estradas no meio da floresta, as vezes largas, outras estreitas. Mesmo sendo em cascalho, são suaves como uma mesa de bilhar. É o maior evento de automobilismo dos países bálticos.

 

História

O rally nasceu quando o antigo navegador, Silver Kütt, o piloto Urmo Aava e o mentor de marketing Tarmo Hõbe conceberam a ideia para o Rally da Estônia.

Realizado pela primeira vez em 2010, quando o herói da casa Markko Märtin venceu, sediou o Campeonato Europeu por três anos entre 2014 e 2016.

Tornou-se popular entre as equipes de fabricantes que se preparam para o Rally da Finlândia em estradas semelhantes antes de fazer sua estreia no WRC em 2020.

O favorito estoniano Ott Tänak lidera a lista de honra com quatro vitórias nas 11 edições.

Em 2021, Kalle Rovanperä tornou-se o mais jovem vencedor de rally do WRC, com 20 anos e 289 dias.

 

 

Estágios

Algumas horas após a cerimônia de início de quinta-feira à noite no centro de Tartu, um pequeno estágio, o favorito dos fãs, ao lado do parque de serviço dá início à competição.

Sexta-feira traz a etapa mais longa do fim de semana com 139,18 km de ação em voltas idênticas da manhã e da tarde. Peipsääre, a prova mais longa do rally, com 24,35 km, e Mustvee, a norte de Tartu, são seguidos por Raanitsa e Vastsemõisa, a sul. As duas voltas são separadas por saque.

O sábado está centrado em Otepää, no sul da Estônia, considerada a capital de inverno do país. Otepää significa 'Ott's Head' no dialeto do sul da Estônia. O senhor Tänak deve se sentir em casa então...

O Elva setentrional lança no dia anterior um trio de estágios ao norte e ao sul da cidade em Mäeküla, Otepää e Neeruti. Após o serviço, o quarteto é conduzido pela segunda vez antes que o dia seja encerrado com uma reprise noturna do show de quinta-feira em Tartu. Soma 95,40 km de ação.

Domingo é a etapa mais curta, mas ainda apresenta 78,02 km de trechos cronometrados em um dia inteiro de competição. Duas voltas de Raadi, Kanepi e Kambja completam o evento, a segunda passagem de Kambja formando o Wolf Power Stage.

Os 24 estágios cobrem 314,26km.

 

Palco icônico

O estágio de Kambja de 15,95 km de domingo tornou-se um clássico que faz parte do Rally da Estônia há seis anos. As estradas rápidas e fluidas contêm muitos picos técnicos e curvas apertadas. O destaque é a espetacular área de fãs do Leigo, onde os carros encontram a natureza de tirar o fôlego com muitos lagos. O estágio está um pouco mais curto que 2021.

 

Novidade para 2022

Os pódios de largada e chegada retornarão à pitoresca Praça da Prefeitura na Cidade Velha de Tartu.

O estágio de abertura de quinta-feira à noite ao lado do parque de serviço será conduzido na direção oposta ao ano passado.

Mäeküla está de volta à programação no sábado. É mais curto que a versão de 2020, mas ainda apresenta as pistas de esqui Kekkose.

A etapa Raadi de domingo foi renomeada de Tartu Vald Wolf Power Stage há 12 meses. Inclui as estradas do parque que formam o estágio de abertura de quinta-feira à noite antes de continuar por mais 6 km e serão executados na direção inversa até 2021.

Kambja está de volta como o Wolf Power Stage que paga pontos de bônus – como foi na aparição inaugural da Estônia no WRC em 2020. É conduzido em um formato revisado, com a chegada e o pódio da TV localizados entre os belos lagos Leigo.

 

 

Desafio

Super-rápidas, suaves e, em alguns lugares, estradas de cascalho técnicas, com vários saltos e picos, exigem precisão de nota de ritmo pontual. A tal velocidade não há espaço para erros.

Se um piloto cometer um erro, o ritmo é tão alto que é extremamente difícil recuperar esses segundos vitais perdidos.

 

Especificação do carro

Suspensão de cascalho.

 

Estradas de cascalho compactadas significam que os pneus Scorpion de composto macio da Pirelli serão a escolha do modelo, mas a versão de composto duro também estará disponível.

 

Parque de serviço

Sediado no Museu Nacional da Estônia no Aeródromo Raadi de Tartu. O museu acompanha a história, a vida e as tradições dos habitantes do país.

 

 

Principais destaques

A oportunidade para os adeptos da Estônia verem Ott Tänak a conduzir em casa no WRC.

Os fãs irão para o teste Otepää de sábado para assistir ao espetacular salto Alaküla. A boa notícia para os amantes dos high-fliers é que a prova é realizada pela manhã e novamente à tarde.

A Estônia é conhecida por suas cerimônias teatrais no pódio. Este ano, os fãs podem enviar seus heróis e animá-los novamente na impressionante Praça da Prefeitura de Tartu.

Se você estiver visitando, reserve algumas horas para desfrutar de Tartu. É a cidade mais antiga do país e em 2024 será a Capital Europeia da Cultura. Muito para ver!

 

Shakedown

Esapekka Lappi conseguiu o melhor tempo com uma corrida muito tardia através de um shakedown úmido e lamacento do Rally da Estônia na manhã de quinta-feira. Parecia que Thierry Neuville conquistaria as honras nos 6,23 km do aquecimento de Abissaare, já que o belga ultrapassou o líder inicial Kalle Rovanperä - que liderou nas corridas dois e três – em sua quarta passagem.

 

 

No entanto, depois de retornar ao parque de serviço de Tartu, o piloto do Toyota em seu Yaris, Lappi voltou para uma quinta e última passagem e ultrapassou o Hyundai i20 N Neuville por sete décimos. O líder do campeonato Rovanperä completou o trio líder quatro décimos mais atrás em outro Toyota.

 

O herói da casa, Ott Tänak, levou o seu i20 para casa a 1.7s do ritmo do trio da frente em quarto, enquanto Elfyn Evans se esgueirou entre os cinco primeiros no final da sessão. O galês superou Oliver Solberg, sexto colocado da Hyundai, por meio segundo.

 

 

Takamoto Katsuta rolou pra fora da estrada a menos de um quilômetro do final em sua quarta corrida. Ele e o navegador, Aaron Johnston, estavam bem, embora sua equipe Toyota Gazoo Racing tivesse que enfrentar uma corrida contra o tempo para consertar o carro antes do início da noite, para a etapa de abertura.

 

Quinta feira

Craig Breen superou a sensação finlandesa Kalle Rovanperä para vencer o estágio de velocidade de abertura da noite de quinta-feira no Rally da Estônia. O irlandês da M-Sport, com seu Ford Puma, superou o líder do Campeonato Mundial de Rally da FIA por um décimo de segundo no sinuoso estágio de 1,64 km “Visite a Estônia Tartu” sobre as estradas do parque de Raadi Manor.

 

 

Elfyn Evans ficou um décimo atrás do companheiro de equipe Toyota Gazoo Racing, Rovanperä, após uma abertura empolgante para esta sétima rodada da temporada, na qual os seis primeiros pilotos foram cobertos por apenas 0.7s. O tempo mais rápido foi uma doce vingança para o piloto do Ford Puma, Breen. Há doze meses, Rovanperä derrotou-o pela mesma margem nesta etapa à beira da segunda cidade de Tartu.

 

Na segunda passagem, dois dias depois, Breen quase jogou fora um segundo lugar suado quando bateu uma pedra e teve a sorte de entrar no santuário do parque de serviço próximo sem perder tempo. Thierry Neuville foi quarto em seu Hyundai i20, apenas 0.3s atrás do tempo de referência de Breen. O companheiro de equipe e herói da casa, Ott Tänak, ficou mais dois décimos atrás em quinto, apesar do seu i20 ter ficado preso na em uma das marchas de velocidade.

 

 

Esapekka Lappi, que foi o mais rápido no shakedown da manhã, completou os seis primeiros em outro Toyota Yaris. O Toyota Yaris de Takamoto Katsuta foi reparado com sucesso após rolar pra fora da estrada no shakedown e o piloto japonês foi o sétimo. Gus Greensmith, Oliver Solberg e Pierre-Louis Loubet completaram a tabela de classificação. O estágio seguiu-se à cerimônia de início da noite, quando grandes multidões lotaram a charmosa Praça da Prefeitura de Tartu para animar os competidores em seu caminho.

 

Sexta-feira.

As coisas ficariam mais difíceis na sexta-feira, já que a etapa mais longa do rally teria 139,18 km de ação em voltas idênticas de manhã e tarde ao norte e ao sul da cidade. As duas voltas são separadas por um serviço de parque das equipes e almoço. O ritmo seria quente desde o início com os 24,35 km de Peipsääre, o estágio mais longo do rally, começando bem cedo às 07:45, hora local.

 

 

A sexta-feira seria um dia longo e de grandes emoções nas estradas de cascalho para pilotos e navegadores, mas uma coisa parecia estar definida: a Toyota dominaria as ações. Kalle Rovanperä conquistou uma surpreendente vantagem no Rally da Estônia após um final dramático na partida de abertura de sexta-feira, que descarrilou o líder de um dia Elfyn Evans.

 

O galês Evans foi imperioso inicialmente, vencendo os primeiros cinco estágios de velocidade em estrada seca perto de Tartu para liderar seu companheiro de equipe Toyota por quase 20 segundos. Rovanperä quase reduziu pela metade o déficit nos dois estágios seguintes, já que as chuvas intermitentes proporcionaram um desafio diferente, antes da etapa especial de 6,70 km de Vastsemõisa.

 

 

Sob chuva forte, o abridor de estrada Rovanperä desfrutou das melhores condições antes que os trechos se deteriorassem progressivamente. O cascalho arenoso se transformou em lama e sulcos cheios de água para proporcionar uma condução traiçoeira para os que vinham atrás. O líder do campeonato alcançou o tempo mais rápido pela terceira vez consecutiva, abrindo quase 15 segundos, enquanto Evans deslizou para fora da estrada viscosa em alguns arbustos, perdendo mais de 22 segundos para o finlandês voador e sua liderança se transformou em um déficit de 11,7 segundos.

 

O herói da casa, Ott Tänak, lutou contra problemas de manuseio em seu Hyundai i20 N durante todo o dia. Quando em Vastsemõisa se soltou um tubo de aquecimento direcionado para o seu pára-brisas, o vidro embaçou-se rapidamente e ele também saiu da estrada. O estoniano se recuperou para terminar a 44.3s da liderança em terceiro.

 

 

 

Problemas nos freios atrapalharam Esapekka Lappi durante toda a manhã. Apesar de ser um dos três pilotos da frente a sair da estrada na mesma curva da última etapa, ele levou o seu Toyota Yaris para casa em quarto, 21.6s atrás de Tänak. Um fraco Thierry Neuville foi quinto em outro i20 N. O belga também enfrentou dificuldades de manuseio e não conseguiu se defender contra Lappi esta tarde depois de ter sido quarto no ponto médio. Ele fechou 7.0s atrás do finlandês.

 

Adrien Fourmaux ficou quase um minuto atrás em sexto, apesar de ter saído da estrada na penúltima curva da etapa em seu Ford Puma quando seus limpadores de para-brisa falharam. Ele subiu um lugar quando o companheiro de equipe Pierre-Louis Loubet rolou pra fora da estrada na complicada curva da etapa final e perdeu dois minutos, caindo para nono.

 

 

Takamoto Katsuta foi sétimo em outro Toyota Yaris, reconstruindo a confiança de forma constante após o shakedown de quinta-feira. Gus Greensmith, outra vítima daquela curva, foi oitavo com o líder do WRC2, Andreas Mikkelsen, completando o top 10. O líder da noite para o dia, Craig Breen, foi a grande vítima de hoje. O irlandês estava em quarto até sair da estrada esta manhã e bater em um poste na grama. O impacto quebrou a suspensão dianteira esquerda de seu Puma e foi forçado a abandonar.

 

Sábado está centrado em torno da estância de esqui de Otepää. Segue um formato semelhante com duas voltas de quatro etapas percorridas pela manhã e à tarde, separadas por serviço. O dia é encerrado com uma reprise da noite de Tartu de quinta-feira. Os nove estágios somam 95,40 km.

 

Sábado.

Vamos começar a narrativa do dia com a pergunta final: alguém vai conseguir parar Kalle Rovanperä? Ao longo do terceiro dia de competição ele deu um passo de gigante rumo à sua quinta vitória em seis ralis do Campeonato do Mundo de Rallys da FIA com um desempenho espetacular – mais um – no Rally da Estônia no sábado.

 

 

O finlandês de 21 anos, que se tornou o mais jovem vencedor da história nas estradas do país há 12 meses, conseguiu um feito impressionante, fazendo sete tempos mais rápidos consecutivos, para desmoralizar o companheiro de equipe e líder Elfyn Evans. Rovanperä superou Evans no estágio de velocidade final de sexta-feira para a noite, estabelecendo uma vantagem de 11.7s. Depois de conceder alguns décimos ao galês no estágio de abertura de sábado, ele ficou quase intocável pelo resto do dia, aumentando a diferença para 29.1s.

 

Pancadas de chuva e momentos de sol ofereceram aderência inconsistente matinal nas estradas de cascalho super rápidas, enquanto mais chuva e sulcos profundos ofereceram um desafio diferente esta tarde. O piloto da Toyota Gazoo Racing permaneceu imperturbável e insistiu que seu desempenho não era “nada de especial”.

 

 

A própria sequência de cinco tempos mais rápidos de Evans na sexta-feira, que o levou quase estar 20 segundos à frente de seu colega de equipe, era uma memória distante e ele admitiu que superar Rovanperä na etapa final de domingo seria um feito quase impossível.

 

Os companheiros de equipe do Hyundai i20 N, Ott Tänak e Thierry Neuville, ficaram em terceiro e quarto após dias sem drama. Tänak estava 42.4s atrás de Evans e tinha quase 70s de vantagem sobre o belga, que herdou a posição quando Esapekka Lappi precisou trocar o volante após uma aterrissagem pesada. Neuville não esteve sob pressão de Takamoto Katsuta em quinto e testou diferentes afinações esta tarde. Katsuta, dirigindo outro Toyota Yaris, rebaixou Adrien Fourmaux para sexto durante manhã e ficou 10.9s à frente do competidor da MSport em seu Ford Puma.

 

 

Esapekka Lappi caiu para sétimo depois de perder 2m30s com uma troca de pneus e a mudança do volante, mas reduziu o déficit para Fourmaux em quase 30s, para 41.5s, no restante do dia. Pierre-Louis Loubet foi oitavo, o francês rebaixando o companheiro de equipe da Puma, Gus Greensmith, que também trocou uma roda depois que um forte pouso lateral danificou o pneu. O líder do WRC2 Andreas Mikkelsen completou a tabela de classificação em um Skoda Fabia.

 

A etapa final de domingo seria a mais curta, mas ainda apresentaria 77,98 km de ação. Duas voltas idênticas de três etapas aguardam antes da cerimônia do pódio em Tartu. O estágio Kambja de encerramento do rally forma o Wolf Power Stage, com pontos de bônus disponíveis para as equipes mais rápidas.

 

Domingo.

Uma coisa que a gente aprendeu neste ano foi que, quando Kalle Rovanperä chega no domingo liderando a competição do WRC, não existe essa conversa de sair do hotel com o regulamento da competição debaixo do braço, levar para o carro evitar riscos desnecessários e administrar a vantagem. O jovem finlandês conquistou sua segunda vitória, e de forma consecutiva, no Rally da Estônia na tarde do domingo e esta foi a sua quinta vitória na temporada. Um excelente resultado para ampliar a impressionante vantagem que vem impondo no Campeonato Mundial de Rally da FIA em sete etapas.

 

 

Doze meses atrás, ele se tornou o mais jovem vencedor de rally do WRC com uma vitória na Estônia. O sucesso virtuoso deste evento o levou um passo mais perto de se tornar o campeão mais jovem da história em 50 anos de existência do campeonato. Kalle Rovanperä terminou os quatro dias de estrada de cascalho 1m00.9s à frente do companheiro de equipe Toyota Gazoo Racing, Elfyn Evans, e com este resultado conseguiu aumentar sua vantagem para 83 pontos após sete das 13 rodadas.

 

Elfyn Evans tentou. Dominou a planilha de tempos na sexta-feira em seus primeiros estágios, mas Rovanperä assumiu a liderança no último estágio de velocidade com uma condição de estrada encharcada pela chuva que caiu na tarde de sexta-feira. Depois de ajustar a configuração de seu carro na manhã de sábado, ele venceu sete estágios seguidos para se distanciar do galês e mais que dobrar sua vantagem.

 

 

A chuva novamente garantiu condições escorregadias na etapa final de domingo, mas Rovanperä não estava com vontade de se comprometer, mas sua performance era um diferencial e ao final do Wolf Power Stage ele impôs surpreendentes 22.4s para ganhar o máximo de pontos de bônus. Tal foi o seu domínio na estônia que venceu 14 das 24 especiais disputadas.

 

Elfyn Evans praticamente admitiu a derrota na noite de sábado e qualquer esperança que ele mantinha de pegar seu companheiro de equipe foi extinta na segunda etapa de domingo, quando ele rodou numa curva e perdeu quase 10 segundos, só salvando a segunda colocação por sua grande vantagem para Ott Tänak.

 

 

O herói da casa, Ott Tänak, completou o pódio mais 54.8s atrás em um Hyundai i20. Ele nunca pareceu ameaçar os que estavam à frente enquanto lutava com problemas de manuseio, mas o quatro vezes vencedor da Estônia foi mais do que bom o suficiente para terminar como o melhor do resto. O companheiro de equipe Thierry Neuville enfrentou problemas semelhantes, mas manteve a cabeça fria para terminar quase dois minutos atrás em quarto, apesar de um verdadeiro sofrimento no domingo com um “encontro” com alguns arbustos e uma rodada.

 

O 5° lugar foi uma recompensa para Takamoto Katsuta depois de se recuperar de uma capotagem no Shakedown na quinta-feira de manhã, que exigiu reparos frenéticos na carroceria de sua equipe Toyota. O piloto japonês terminou 20.1s atrás de Neuville e 35.7s à frente do outro Toyota Yaris, de Esapekka Lappi.

 

 

As esperanças de Lappi em terminar entre os quatro primeiros terminaram quando ele teve que trocar um pneu por furo provocado após um pouso pesado no sábado. O finlandês caiu para sétimo, mas venceu dois estágios no último dia e ficou à frente do Ford Puma de Adrian Fourmaux no final. O resultado trouxe alívio para o francês Fourmaux depois de uma tórrida primeira metade da temporada em que ele colecionou quatro abandonos em seis rodadas.

 

Foi um último dia decepcionante para a M-Sport Ford. Pierre-Louis Loubet abandonou depois de bater em uma pedra na etapa de abertura e quebrar a suspensão dianteira esquerda de seu Puma, enquanto Gus Greensmith saiu no estágio seguinte com um problema de transmissão. Os três lugares finais foram preenchidos por pilotos da categoria principal de apoio do WRC2. Andreas Mikkelsen resistiu a uma investida determinada de Teemu Suninen para conquistar o oitavo lugar, com Emil Lindholm a terminar em 10º depois de Marco Bulacia ter caído no penúltimo teste.

 

 

O WRC continua no norte da Europa para mais uma etapa disputada em alta velocidade, também em estradas de cascalho, no Secto Rally da Finlândia no próximo mês. A oitava rodada da temporada acontece em Jyväskylä de 4 a 7 de agosto.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it


 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 
Last Updated ( Sunday, 17 July 2022 19:34 )