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Nobres do Grid - Hyperlink (Novembro/2010) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 29 October 2010 22:33

 

Olá amigos, Estamos entrando na reta final para a decisão dos campeonatos de automobilismo. Para muitos, este é o início da “silly season”, ou “temporada de boatos” onde se fala muito, mas nem sempre o que se fala pode ser levado a sério ou torna-se realidade... contudo, este ano – mais do que nunca antes na história deste esporte (ops... acho que todo mundo já ouviu algo assim em algum lugar) – este período pode vir a ser chamado de “o show do milhão”! (Há Haê!) 

 

 

Cada vez mais os cifrões vão além dos talentos e das reais possibilidades e interesses do público que acompanha o automobilismo.

 

Com o plano radical de redução de custos do ‘falecido’ Max Mosley tendo naufragado mais rápido do que o Titanic (e o ‘capitão’ ido junto), restou às equipes novatas o vexatório papel de “categoria à parte” ao longo do ano. Para o futuro próximo, as equipes falam em meios de redução de custos... mas até agora, mais parece discussão de ministro do STF (muito parlatório, pouca medida prática e cada um mantendo sua posição e convicção inalteradas). O último movimento foi exatamente no sentido de abrandar as idéias iniciais de redução de custo, diminuição os efetivos das equipes... 

 

E para quem não acredita em ressurreição, reencarnação ou nos filmes do Jason... eis que ele, o ‘resurgido’ Max Mosley está se articulando para uma volta ao comando da FIA... será que ele consegue? Pelo visto, o cargo é muito bom... deve ter um monte de benesses além do passe para circular entre os carros no grid! Ele nega... mas a sede de poder deste povo é maior do que a de muito político brasileiro. 

 

 

Para quem não se deu por satisfeito com a "ressurreição" de Flavio Briatore, Tudo indica que Max Mosley pode voltar em breve. 

 

Mas vamos falar de coisas mais agradáveis, afinal, isso é uma coluna sobre campeonatos de corrida e não de tiro ao alvo com bolinhas de papel, fita crepe ou balões d’água. 

 

Tem gente que diz que automobilismo é um péssimo negócio, onde se gasta muito, se trabalha muito e o retorno é duvidoso. Pelo visto a Vicar, empresa que controla a Stock Car encontrou um caminho para ganhar com isso. A partir de 2011 vai ser a responsável pela nova categoria de turismo que vai (re)surgir no país: o campeonato de marcas! 

 

 

Maurício Slaviero e Cleyton Pinteiro. A assinatura do documento entre a VICAR e a CBA para o campeonato de marcas em 2011. 

 

Segundo o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, Será importante oferecer uma categoria nacional que possa ser uma continuidade de carreira para pilotos que correm nos campeonatos regionais de marcas. Haverá um grande estímulo para o automobilismo dos estados que mantiverem este tipo de categoria. Agora, se o custo deste campeonato será viável, é outra história. Se não o for, será mais um revés que sofreremos nas pistas. 

 

Vamos começar nosso giro pelo mundo com a versatilidade do Rally e pela fantástica performance do francês Sebastien Loeb, que conquistou seu 7° título consecutivo na categoria.  A confirmação veio – literalmente – ‘em casa’, no Rally da França, que teve a última etapa chegando em Haguenau, cidade natal do piloto, com uma vantagem mais de 35s para seu companheiro de equipe, o espanhol Daniel Sordo. 

 

 

Sebastien Loeb, na França. A conquista do heptacampeonato consecutivo não freiou o impeto do campeão, que venceu na Espanha.

 

A Citroen ainda fez o 3° posto no pódio, com Peter Solberg, deixando os Ford de Latvala e Hirvonen em quarto e quinto. 

 

Com a etapa seguinte já sem valer muita coisa e sendo na Espanha, chegou-se a criar uma certa pressão em torno de um resultado combinado para uma vitória de Sordo... mas o campeão não parece gostar muito deste tipo de arranjo e acelerou tudo que podia, fazendo a concorrência ficar para trás mais uma vez. 

 

 

Para 2011, a Citroen vai substituir o vitorioso C4 pelo DS3, equipado com um motor 1.6 litros, de quatro cilíndros, turbo.

 

Se Sordo queria alguma ajuda do líder, teria que estar, ao menos, em 2° para colher algum benefício... e nem isso ele conseguiu. Peter Solberg, com um Citroen privado, vem fazendo uma ótima segunda parte do campeonato e conquistou o segundo posto, relegando o espanhol ao terceiro lugar. 

 

A disputa pelo vicecampeonato entre Sebastien Ogier, Daniel Sordo e Peter Solberg será decidida na etapa da Grã Bretanha, de 12 a 14 de novembro. 

 

 

A Ford também apresentou seu novo modelo, que substituirá o Focus. O Fiesta RS é a aposta da montadora para vencer. 

 

Não é apenas o campeonato mundial de rally que já está definido: as montadoras participantes já apresentaram seus novos carros para a disputa no ano que vem, usando o salão de Paris. O regulamento do próximo ano obriga uma grande alteração na motorização, com os carros passando a usar motores turbo de no máximo 1.6 litros. A Citroen vai substituir o C4 pelo DS3, A Ford, vai substituir o Focus pelo Fiesta RS e a Mini apresentou o layout do seu modelo Mini Cooper S Countryman.    

 

 

O Mini Cooper S Countryman é o modelo que a tradicional marca vai utilizar no seu retorno à categoria máxima dos Rallies.

 

Ainda no meio do Rally, o ‘De Cá’ (Dakar) parece estar cada vez mais distante dos grupos armados revolucionários do norte africano e mais enraizado no nosso continente. Há uma negociação em curso para serem incluídos novos países no trajeto e até uma abertura da competição no Rio de Janeiro (será que os organizadores já ouviram falar em arrastão no túnel?). além de etapas em outros países como Bolívia e Peru. Contudo, qualquer alteração vai ficar para 2012... em 2011 continuarão apenas as etapas no Chile e Argentina. 

 

 

Em 2012 o Dakar pode ganhar novos países em seu roteiro como o Brasil, Bolívia e Peru. A largada seria no Rio de Janeiro. 

 

Outra categoria que vai passar por grandes mudanças é o WTCC.  

 

Em outubro a etapa será no Japão, em Okayama, e com direito a uma verdadeira invasão nipônica: Masataka Yanagida, Nobuteru Taniguch, Yukinori Taniguchi e Yoshihiro Ito vão disputar a etapa local. Os dois primeiros já disputaram provas este ano, pelas equipes Bamboo e Engstler. Os outros devem correr com outros times privados.  

 

 

A etapa do WTCC em Okayama vai ter um verdadeiro exercito local na disputa da penúltima etapa do campeonato.

 

Após algumas provas em teste, a Volvo confirmou entrada no WTCC para disputar regularmente a temporada de 2011. A montadora sueca vai usar um modelo C30, que será preparado pela equipe Polestar, que tem o piloto Robert Dahlgren na direção. 

 

Nos últimos anos, a Volvo disputou algumas etapas do WTCC com Dahlgren, mas já havia demonstrado interesse em disputar uma temporada inteira. Contudo, a concretização só veio a acontecer este ano. A equipe, porém, ainda não definiu seus pilotos e se irá utilizar dois carros. Este ano apenas um Volvo foi para a pista. 

 

 

A Volvo anunciou, oficialmente, a sua presença no campeonato de 2011. Enquanto isso, a BMW pode estar saindo. 

 

Se a Volvo está entrando, tudo aponta para uma saída da BMW... a marca alemã ainda não se manifestou, quem sabe agora, no final de semana da prova japonesa. 

 

No DTM, a reação de Paul Di Resta teve o “prêmio” que o escocês tanto buscava: A prova de Hochenheim teve uma largada confusa e quando os carros chegaram juntos à curva 3 do traçado –  que não utilizou o hairpin – o líder do campeonato, Bruno Spengler, passou reto e causou um acidente que envolveu oito carros. Quatro nem voltaram à pista, dois deram mais uma volta e abandonaram, enquanto Spengler e Mattias Ekström deixaram a prova voltas após a relargada. 

 

 

Paul Di Resta venceu mais uma em Hochenheim e agora é o novo líder do DTM por conta do abandono de Bruno Sprengler. 

 

Com uma estratégia de fazer sua segunda parada na última volta da janela de pits e voltou à pista junto com o alemão Timo Scheider, que quase passou o piloto de testes da Force India, mas teve de se contentar com a segunda colocação. Mike Rockenfeller, da Audi, ficou em terceiro, seguido pelo inglês Gary Paffett, da Mercedes. O alemão Martin Tomczyk, da Audi, foi o quinto. 

 

Com a terceira vitória de Di Resta e o abandono de Sprengler, o escocês tomou a ponta do campeonato, com 3 pontos de vantagem (1 pela pole). Ainda restam duas etapas, uma em Adria, na Itália, e a última, nas ruas de Xangai. 

 

Na Argentina, tivemos duas etapas no último mês, sendo uma delas parte do campeonato de endurance. 

 

 

Na prova de Neuquén, Emiliano Spataro foi o vencedor, diante da derrocada dos favoritos Honda Civic. O campeonato esquenta. 

 

Depois de ter dominado todo o final de semana, Emiliano Spataro (Scuderia Fiat) obteve uma vitória esmagadora no final da nona etapa, disputada em Neuquén, no Autódromo Parque.  

 

A prova, de longa duração, foi realizada sob um céu cinzento, o que não impediu uma grande multidão de acompanhar de perto esta prova, disputada no pitoresco percurso no estado da Patagônia.  

 

Mariano Werner (Argentina Team Toyota) e Norberto Fontana (Ford YPF), o segundo na disputa direta pela ponta do campeonato, completaram o pódio, com o piloto da Berta Motorsports tentando, nas voltas finais, ainda superar o piloto da motadora japonesa. 

 

 

Em Oberá, a equipe Honda-Petrobras garantiu o título de construtores de 2010 no TC2000. Mariano Altuna lidera entre os pilotos. 

 

A etapa seguinte, em Oberá, na província das Missiones, teve um outro cenário: A prova teve  todo o tipo de alternativas, mas na prática pode ser dividida em duas partes. A primeira foi dominada por Bernardo Llaver (Toyota Team Argentina), que conquistou a pole position. 

 

O piloto da Toyota fez uma excelente largada e manteve o time em primeiro lugar, enquanto seu companheiro Facundo Ardusso, perdeu terreno para Norberto Fontana (Ford YPF) e Matias Muñoz Marchesi (Vittal DTA), entretanto, os carros da equipe Honda-Petrobras, que tantos problemas sofreram na etapa anterior, recuperaram-se bem e partiram para as primeiras posições, com ‘Pechito’ Lopez e Leonel Pernia.  No final, Pernia conquistou a vitória, seguido de ‘Pechito’ e Norberto Fontana, que fez uma grande prova.  

 

A classificação do campeonato tem Pernia com 116 pontos, seguido por Fontana com 104,5. Emiliano Spataro é o terceiro com 85, um a mais que Mariano Altuna e dois a mais que ‘Pechito’ Lopez. A próxima etapa será em Buenos Aires, dia 7 de novembro. 

 

A NASCAR continua naquela tocada louca de uma corrida por final de semana na decisão do ‘Chase”. Neste mês de outubro, com 5 domingos foram 5 corridas e o que se vê é um Jimmy Johnson que parece querer controlar seus adversários, seja pelo retrovisor, seja pelo parabrisa do carro número 48. 

 

A NASCAR vai correr todos os finais de semana até o final da temporada e todos correm atrás de impedir Jimmy Johnson. 

 

Prova após prova, a colocação do tetracampeão sempre foi tal que, de alguma forma a combinação de resultados dos seus adversários lhe permitia abrir uma pequena vantagem na liderança, tendo o postulante ao inédito pentacampeonato consecutivo feito um 2º lugar no Kansas, dois 3º em Fontana e Charlotte.  

 

Contudo, o 5º lugar na etapa do dia 24, em Martinsville, combinada com a vitória de Denny Hamlin não foi propriamente um bom resultado. A diferença caiu para míseros 6 pontos, o que na NASCAR não quer dizer absolutamente nada! Para a prova de Taladega, um oval onde muitas surpresas costumam acontecer, o campeão vai ter que se esforçar um pouco mais. 

 

 

Este ano, Denny Hamlin é o que está mais próximo de impedir o pentacampeonato do piloto que lidera o campeonato. 

 

Contando com a prova no dia do Halloween, serão quatro etapas até a decisão no dia 21/11 em Homestead. 

 

Aqui, na nossa Stock Cars, tivemos duas etapas no mês de outubro. A primeira, que foi a abertura do playoff, trouxe de volta à Londrina a categoria, após a etapa ter estado ameaçada por conta do atraso nas reformas exigidas pela Vicar à administração do autódromo. Reforma feita, prova confirmada e muita emoção na antiga capital do café. 

 

A Vitória de Max Wilson, partindo de 8º foi uma prova de que a RC Eurofarma, não colocou seus dois carros entre os 10 por sorte. Ricardo Maurício, que saiu de 17º, teve problemas com toques e batidas durante a prova e ainda terminou em oitavo. 

 

Na volta em Londrina, uma corrida emocionante e cheia de alternativas viu a arrancada de Max Wilson até a vitória. 

 

O asfalto irregular e abrasivo do circuito paranaense foi decisivo para o resultado da prova, assim como o quanto de tempo se perdeu nos pits. Cacá Bueno, atua campeão e que chegou a liderar boa parte da prova, perdeu a liderança para Max Wilson durante as paradas e teve que se contentar com a segunda posição. Pior para Duda Pamplona. O Pole ficou apenas em terceiro. 

 

Uma etapa bastante tumultuada. Não será exagero definir assim a prova em Santa Cruz do Sul-RS. A confusão foi por conta dos pits e de uma – pasme – possível interpretação de que os pits estariam abertos após a segunda bandeira amarela e entrada do safety car que “teria sido informada pelo locutor da prova”. Com isso, muitos pilotos entraram nos boxes para reabastecer e, posteriormente, foram punidos com um ‘drive-trought’. Quem não cumpriu, acabou desclassificado, caso dos 3 primeiros a cruzar a linha de chegada, Ricardo Sperafico, Rodrigo Sperafico e Alan Hellmeister. 

 

 

Em Santa Cruz do Sul - RS, um prova confusa e com vários pilotos punidos levaram Ricardo Maurício de volta à liderança. 

 

A vitória ficou com Allam Khodair, seguido por Valdeno Brito e Ricardo Maurício, que com o resultado reassumiu a ponta do playoff, graças ao 8º lugar de Max Wilson, que esteve perto de ser punido após deixar os boxes com o tanque de reabastecimento pendurado no carro. Por sorte, o mesmo caiu antes que ele fosse mandado de volta aos boxes. Ricardo tem 251 pontos, quatro amais que Max, com 247 e em terceiro vem Khodair, com 240. A próxima etapa será em Brasília, dia 21/11. 

 

A etapa gaúcha teve a ausência de Ricardo Zonta, que se em Campo Grande deixou de disputar a prova do mundial de Gran Turismo para tentar se classificar para o playoff da Stock, dia 24 passado ele fez o contrário. Se na primeira das datas coincidentes as coisas não deram tão certo quanto queria o piloto paranaense, na segunda, a troca valeu a pena. 

 

Na prova disputada em Navarra, na Espanha, a dupla da equipe Reiter, Ricardo Zonta e Frank Kechele, venceu com sobras a oitava etapa do Mundial de GT1. Com o seu Lamborghini Murcielago R-SV, a dupla não deu qualquer chance aos rivais e chegou com quase 12s de vantagem para o segundo colocado, o Aston Martin da dupla Frederic Makowiecki e Yann Clairay. O Pódio foi completado por Jamie Campbell-Walter e Warren Hughes, ao volante do Nissan GT-R. 

 

 

Ricardo Zonta deixou de diaputar a prova em Santa Cruz do Sul para vencer no GT1 na Espanha. 

 

A vitória, contudo, não coloca o brasileiro em condições de brigar pelo título, uma vez que a dupla Andrea Bertolini e Michael Bartels, que corre com uma Maserati, tem Andrea Bertolini e Michael Bartels levaram a primeira Maserati. A próxima etapa do campeonato vai ser no Brasil, no dia 28/11. O GT Brasil corre neste final de semana do feriadão em Curitiba.

 

Os amigos lembram quando falamos no mês passado que o título do Will Power parecia estar ‘azedando’? Pois é... ô boca de praga a nossa, heim?  

 

Última prova do ano, circuito oval e a diferença entre Power e Franchitti caindo... nos treinos, superioridade dos carros de Chip Ganassi e parece que o mundo pesou sobre os ombros do australiano, que não conseguiu acompanhar o ritmo do rival, que contou com a proteção do companheiro Scott Dixon. 

 

 

Mais rápidos durante os treinos, os carros da equipe de Chip Ganassi controlaram Will Power e os outros Penske em Homestead. 

 

Não bastasse o rendimento abaixo do esperado, o pior dos cenários ainda haveria de acontecer: na volta 134, Power deixou o carro escapar de frente e esfregar no muro. Em seguida, parou torto nos boxes por conta de um problema na suspensão traseira, provavelmente por conta da ‘limada’ no muro. 

 

A equipe trabalhou... fez o que pode, “remendou” o carro... e devolveu o já, praticamente, derrotado Power à pista com 5 voltas de atraso para o líder, que era justamente Dario Franchitti. Não foi suficiente: Will Power teve que voltar aos boxes para a tentar remediar o irremediável. O título estava nas mãos de Franchitti.  

 

Só uma daquelas tragédias típicas do “carreras son Carreras” do Fangio tiraria o título do escocês. Para tal, ele teria que chegar da nona posição para trás ou abandonar a corrida... e não é que a segunda quase aconteceu?!?! Faltando 25 voltas para o final, a plastificada e siliconada Milka Duno, em mais uma das suas, rodou sozinha e quase acertou o virtual campeão.  

 

 

No final, o oitavo lugar garantiu mais um título para a Ganassi e para o escocês depois de sua volta da tentativa na NASCAR. 

 

Franchitti levou o carro ‘na ponta dos dedos’, terminando a prova em 8º e a vitória acabou com seu companheiro de equipe, Scott Dixon. O pódio – caso tivesse pois os americanos só aplaudem o vencedor – seria completado pela Danica Patrick e por Tony Kanaan, que acabou por ganhar um bilhete azul do seu agora expatrão, Michael Andretti. 

 

Assim como foi na Indy, o líder de praticamente todo o campeonato está deixando o título escapar entre os dedos na F3 Sudam. 

 

 

Em Piriápolis, Uruguai, Fabiano Machado fez uma bela corrida e venceu no domingo ensolarado do balneário.

 

 

Com os resultados da rodada dupla em Piriápolis, no Uruguai, e da rodada tripla em Londrina, a categoria tem um novo líder: Yann Cunha, da Bassani Racing veio mostrando mais regularidade do que o, até então, líder do certame, Bruno Andrade, da Cesário Fórmula. 

 

Em uma categoria tão equilibrada é até difícil questionar o que se passou com o piloto numero 1 da equipe de Augusto Casario. Talvez a conquista do teste na Renault World Series, por estar liderando o certame ao final da rodada uruguaia, talvez as perspectivas para 2011...  

 

 

Em Londrina, a rodada tripla teve três vencedores diferentes e agora o campeonato tem um novo líder: Yann Cunha. 

 

Ou a equipe “perdeu a mão” dos carros, o que não parece ser o caso pois o companheiro de Andrade, Fabiano Machado, venceu 2 das últimas 5 provas disputadas, ou até mesmo a pressão na reta final da disputa do título está afetando mais a Bruno do que a Yann. 

 

A parte boa disto é que as provas estão mais disputadas, mais emocionantes e a disputa parece que será levada à cabo até a bandeirada final da última etapa, que acontecerá na preliminar do GP Brasil de Fórmula 1. Palco grande, casa cheia e o momento para um dos garotos se consagrar. 

 

Enquanto o campeonato não se decide por aqui, na Itália o brasileiro Cesar Ramos conquistou o título da categoria naquele país, onde correm pilotos de toda a Europa.

 

 

Na Itália, o gaúcho Cesar Ramos garantiu o título da Fórmula 3 daquele país. Agora, o piloto vai buscar voos mais altos. 

 

A vida de Cesar não foi nada fácil. Na última prova da temporada precisou enfrentar até os comissários para conseguir se manter na disputa, mas não teve quem parasse o gaúcho.

 

Antes de entrarmos nas polêmicas da F1, falemos da grande fórmula do sucesso no Brasil: a Truck! 

 

Beto Monteiro venceu a oitava etapa do campeonato sulamericano da categoria, realizada no Velopark, no domingo dia 10/10. O piloto pernambucano levou a Iveco a conquistar a primeira vitória da marca italiana na categoria. Contudo, esta só foi garantida quando o então líder Roberval Andrade abandonou a corrida depois de ser mais uma das inúmeras vítimas das altas zebras do circuito gaúcho. 

 

Não foi apenas Roberval Andrade a vítima das inibidoras zebras do Velopark, que para evitar que os pilotos abusem e façam atalhos nas chicanes e curvas rápidas do circuito. Se para os carros elas funcionam, para os caminhões, que conseguem subir nelas, o sobe e desce foi um desastre! Poucos foram os cardans que resistiram. 

 

 

O Velopark recebeu a Fórmula Truck e Beto Monteiro levou a italiana IVECO à sua primeira vitória na categoria. 

 

Melhor para Beto monteiro – que venceu a prova – e para Felipe Giaffone, que, devido abandono geral dos principais contendores ao título, manteve a vantagem para seus perseguidores diretos. Os únicos que reduziram a diferença para o líder foi a dupla da Mercedes. Wellington Cirino, chegou em terceiro, atrás do seu companheiro de equipe, Geraldo Piquet, que entrou na briga. 

 

A classificação do campeonato trás Felipe Giaffone com 132 pontos, seguido de Valmir Benavides com 120, Roberval Andrade com 113, Wellington Cirino com 109 e Geraldo Piquet com 105. A próxima etapa vai ser em Curitiba, no dia 14 de novembro. 

 

Em outubro não teve etapa da GP2, que já tem campeão, mas seus pilotos não saíram das manchetes dos principais veículos de comunicação pelo mundo. O motivo, o verdadeiro ‘show do milhão’ protagonizado pelos candidatos às vagas que estão surgindo nas equipes... e alguns até tirando a vaga de alguns com a força do capital ante a necessidade de sobrevivência das equipes. 

 

Não seria surpreendente se tivéssemos feito uma montagem e colocado o rosto de Bernie Ecclestone no lugar Silvo Santos.

 

A Williams está a ponto de rifar a vaga do talentoso Nico Hulkenberg pela necessidade de bancar a vida em 2011 às custas do campeão da GP2, o limitado e desastrado Pastor Maldonado e seu apadrinhamento que tem no governo de seu país, a Venezuela, e seu presidente o aceno de uma verba de 20 milhões de dólares. A Williams já programou os testes pós temporada que vão ocorrer depois da última prova do ano. A equipe ainda tenta fechar uma parceria com um grupo árabe, o que salvaria a equipe de dar alguns passos atrás, trocando de piloto. 

 

Outro que também teve por trás um padrinho forte, mas desta vez privado, foi o mexicano Sergio Perez, que garantiu vaga na Sauber para correr ao lado do sushi boy Kamui Kobayashi. O mecenas, desta vez, é Carlos Sims, dono da Telmex, gigante das telecomunicações na América Latina e que também é controladora da Embratel. 

 

Durante as obras no circuito de Yeogam, os percalços foram tantos que até um guindaste tombou sobre a arquibancada. 

 

Fora os pilotos, o poder do ‘dindin’ esticou e flexibilizou os prazos para as vistorias finais do autódromo coreano de Yeoghan. Apesar de alguns percalços, o autódromo acabou aprovado – que surpresa, não – e a corrida acabou acontecendo. 

 

 

Além do circuito coreano, foi anunciado com grande pompa o futuro circuito da Russia, que - segundo 'seu' Zé dos Autódromos, também conhecido como é das Medalhas - vai fazer parte do circuito da Fórmula 1 assim que estiver pronto. Como a India já entra agora em 2011, completando os 20 GPs que o velhinho grisalho diz ser o número ideal e além da Russia, ele espera ansioso pelo novo Tilkódromo, que - caso saia - vai ser no Alabama, EUA, já serão dois circuitos em risco. O leilão vai ser bom! Quem dá mais?

 

O circuito russo vai ser construído por dentro da vila olímpica das olimpíadas de inverno de 2014. 

 

Contudo, foi no Japão que ocorreu a primeira das duas etapas de outubro deste que vem sendo o mais eletrizante campeonato dos últimos anos. É... mas mesmo sendo realizado em um autódromo que tem uma estrutura mais do que aprovada e que os pilotos gostam de correr como Suzuka, a precisão nipônica não pode controlar tudo, em especial, a chuva. 

 

 

Durante o treino oficial para o GP do Japão, ao invés de carros, o que se viu foi uma divertida "regata", nas águas dos boxes. 

 

Nos treinos para a prova choveu cântaros como dizem os mais velhos e ao invés de vermos carros na pista vimos foi as brincadeiras dos mecânicos das equipes que trataram de fazer um festival de embarcações nos rios de água que corriam pelos boxes. Desta vez, não apareceu nenhum fiscal mal humorado para quebrar os barquinhos e as imagens percorreram o mundo. Destaque para o multicasco (ou multilatas) da Red Bull e até na regata, a nanica Lotus pareceu ter um orçamento limitado... e não passou de uma jangada. 

 

 

Quem tentou ir para a pista, como Lewis Hamilton, enfrentou um verdadeiro rio de águas turbulentas. O treino foi no domingo.

 

Os treinos foram cancelados e adiados para a manhã do domingo, mas na corrida não choveu e a lógica aconteceu: dobradinha da Red Bull com Alonso sendo “o melhor do resto”. Destaque para a equipe dos touros, que manteve sua postura em não privilegiar o líder do campeonato, Mark Webber. Afinal, caso Vettel mantenha a vantagem na pista até o final da temporada, vai se sagrar campeão. 

 

 

Na corrida, os carros da Red Bull dominaram a prova e fizeram mais uma dobradinha. Alonso ficou apenas em terceiro. 

 

Outro que fez uma grande prova foi o sushi boy da Sauber. Kobayashi criou um ponto de ultrapassagem e deixou para trás uma meia dúzia de carros com seu arrojo e determinação, voltando aos bons tempos de suas duas primeiras corridas no ano passado. 

 

Kamui Kobayashi deu um show de pilotagem, fazendo diversas ultrapassagens e mostrando que não pode ficar fora da F1. 

 

Se tudo deu certo para a Red Bull no Japão, tudo deu errado na estréia do novo circuito no oriente. A prova em um circuito novo teve uma dificuldade a mais: chuva! E foi muita chuva. A ponto de a prova ter ficado parada por quase uma hora. 

 

Os treinos pareciam apontar para uma repetição do que acontecera no Japão, com as Red Bull – liderada por Vettel – se mandando na frente e Alonso vindo em terceiro. Pois é... parecia. 

 

A prova coreana foi marcada por muita chuva, adiamento, má drenagem do circuito e a insistência comercial em largar. 

 

A chuva diminuiu, os carros deram mais de 10 voltas atrás do safety car e, quando largaram, Vettel fez sua parte... Webber, não. O australiano perdeu o controle do carro, bateu na mureta de um lado, rodou e atravessou a pista. Alonso escapou, Rosberg, não. Safety Car novamente na pista e Alonso atrás de Vettel. O campeonato até ficaria interessante se terminasse assim... mas os touros ainda sofreriam um outro revés: Faltando 10 voltas, o motor de Vettel despedaçou-se na reta após os boxes... e vai ter sorte assim lá nas Astúrias! 

 

 

Na corrida, tudo deu errado para a Red Bull. Primeiro Webber e depois Vettel (acima) deixaram o caminho livre para Alonso. 

 

A próxima corrida é o GP do Brasil... a Red Bull tem tudo para vencer... mas daí a conseguir, o campeonato de 2010 tem mostrado ser outra estória. 

 

As provas que ocorrerão dia 31 serão comentadas no mês que vem, afinal, nós também temos direito a um feriadão! 

 

Até o mês que vem, 

 

Fernando Paiva 



 

Colaboraram para esta coluna: Fernando Paiva, Paulo Alencar e Willy Möller.
Last Updated ( Saturday, 30 October 2010 14:04 )