Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Ricardo Gracia Filho correu na FIA F4 espanhola em Navarra PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 05 October 2022 06:58

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos corridas envolvendo os pilotos brasileiros apenas na Espanha, onde aconteceu mais uma etapa da FIA Fórmula 4.

 

Contudo, a melhor notícia da semana foi divulgada menos de 24 horas após eu enviar a minha coluna para as editoras do site. Uma notícia que tem um sabor especial porque o piloto nela envolvido não tem muita divulgação do seu trabalho fora aqui no site Nobres do Grid.

 

Na semana passada tivemos diversos pilotos envolvidos nos três dias de testes da FIA Fórmula 3. No texto, deixei claro que os pilotos não eram avaliados apenas por tempos conquistados, mas pela capacidade de interagir com os engenheiros das respectivas equipes. Neste aspecto, o paulista Gabriel Bortoleto levava uma clara vantagem sobre Roberto Faria e Emerson Fittipaldi Jr.

 

 

Depois de uma temporada na FIA Fórmula 4 pela equipe Prema e estar na segunda temporada da Fórmula Regional Europeia, Gabriel Bortoleto impressionou o corpo técnico da equipe Trident, que tem se mostrado uma das mais fortes nos últimos anos na FIA Fórmula 3. Na última segunda-feira o brasileiro foi anunciado como um dos pilotos da equipe para a temporada de 2023, mesmo sem conquistar – até o momento – nenhuma vitória na atual temporada. É bom os leitores ficarem de olho nele.

 

FIA Fórmula 4 Espanha

Aproveitando o intervalo na FIA Fórmula 4 Brasil, Ricardo Gracia Filho retornou para a Espanha a fim de disputar a penúltima etapa do campeonato naquele país após ter ficado de fora da etapa realizada em Aragón, que coincidiu com a última etapa do campeonato disputado no Brasil, no técnico e belo circuito do Velocittà. O autódromo de Navarra foi o palco da etapa que reuniu 30 pilotos para as três baterias disputadas.

 

Para a corrida 1, com 25 minutos +1 volta, disputada no sábado, Ricardo Gracia Filho conquistou a P24 para a largada. A transmissão não apresente crédito das posições de largada e, até o final da noite do domingo, o site oficial não apresentava sequer os tempos dos treinos livres da sexta-feira. Na largada, Ricardo Gracia ganhou uma posição e subiu para 23°, mas ainda na primeira volta foi empurrado pra fora da pista e caiu para 27°. Com pneus sujos, perdeu mais uma posição.

 

 

O pelotão estava muito compacto, e do P20 pra trás, todos estavam a menos de 1s uns dos outros. Gracia vinha colado em Theodor Jensen, que superou Álvaro Garcia na volta 6 e Ricardo Gracia também avançou sobre o espanhol. Jensen não acompanhava o pelotão e estava atrasando o brasileiro, que procurava se manter nos limites de pista, que estavam sendo ultrapassados por muitos pilotos.

 

Na volta 11 Tasanapol Inthraphuvasak e Ricardo Escotto se tocaram e foram parar numa caixa de brita, provocando a entrada do safety car faltando 5 minutos de prova. Isso agrupou o pelotão. Ricardo Gracia era o P25, pois pouco antes havia superado Theodor Jansen pouco antes do incidente. Dois carros foram para os boxes e o brasileiro subiu pra P23. Tivemos apenas 1 volta de bandeira verde até o final. O brasileiro conseguiu ganhar uma posição e terminou a corrida na P22.

 

Na manhã do domingo os pilotos voltaram à pista para a corrida curta de grid invertido, com 18 minutos +1 volta de duração. Desta vez tivemos os créditos da classificação na prova e Ricardo Gracia estava largando na P26. Na largada, o brasileiro perdeu uma posição e caiu para 27° e ainda na primeira volta perdeu mais duas posições. Na volta 2, ele voltou à P28 e em seguida herdou mais uma posição, voltando à P27.

 

 

Uma batida forte provocada por Ricardo Escotto levou a entrada do safety car. Ricardo Gracia escapou da confusão e subiu pra P26. O serviço para a remoção dos carros foi incrivelmente lento e consumiu mais da metade do tempo de corrida. Tivemos apenas pouco mais de 3 minutos de corrida e na relargada, Ricardo Gracia pulou para a P23. O brasileiro ganhou mais duas posições, mas se envolveu em um toque na última volta e foi forçado a abandonar. Na classificação oficial ele termininou na P27.

 

A última corrida, na tarde do domingo, aconteceu o encerramento da rodada tripla com 25 minutos +1 volta. Ricardo Gracia estava largando na P26. Sua equipe não conseguiu colocar bem nenhum de seus carros. Na largada, o brasileiro escapou das confusões, mas no final da primeira volta Carrasquedo rodou na entrada da reta dos boxes e provocou uma boa confusão. Ricardo Gracia caiu para a P28 após uma passagem pelos pits, sendo “salvo” pela entrada do safety car.

 

Com os carros que se envolveram na confusão, o brasileiro subiu para a P24 e se juntou ao pelotão. Na relargada, o brasileiro manteve su posição, mas ao final da primeira volta já era o P22, mas Robert de Haan preso em uma caixa de brita e Nohan Stromsted atravessado na pista o safety car foi novamente acionado. Quando voltou s haver bandeira verde, faltava pouco menos de 6 minutos de corrida e nos outros 19 tivemos menos de 3 voltas de corrida efetiva.

 

 

Ricardo Gracia subiu para a P21 e na volta seguinte subiu para a P20. Sendo a última prova do final de semana os pilotos estavam menos prudentes, com toques e saídas de pista se seguindo. Ricardo Gracia subiu para a P18 na penúltima volta. O brasileiro cruzou a linha de chegada na P17, mas ganhou 2 posições com as punições por quem excedeu os limites de pista. Ele continua sem pontos no campeonato.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.