A atual Fórmula 1 não perdoa desempenhos de nível “quase bom” dos pilotos participantes da categoria. Tomando por base a performance do companheiro de equipe, são analisados todos os aspectos mais importantes no que se refere a eficiência na condução de um carro de corridas. Em última análise é na tabela de pontos que se encontra a melhor definição. Pelos critérios rigorosos atuais um piloto poderia apresentar no máximo um desempenho 10% inferior ao companheiro para ser considerado dentro do mesmo nível de eficiência. Claramente, o que determinou a saída de Daniel Riccardo da equipe Mclaren foi exatamente essa comparação. Depois de 18 corridas disputadas na atual temporada, o piloto australiano pontuou em apenas seis provas, somando 29 pontos, sendo o 12º colocado no campeonato. Seu companheiro de equipe Lando Norris pontuou em 14 corridas, somando 101 pontos, sendo o sétimo no campeonato. Não pesou a favor de Riccardo seus 228 Grandes Prêmios disputados e suas oito vitórias na carreira. A equipe considerou a condição atual do piloto. Na visão dos chefões, se não consegue acompanhar o companheiro então não merece continuar. Será substituído por outro australiano, Oscar Piastri, um dos melhores pilotos das categorias de base. Era piloto reserva da Alpine e chega a titular muito bem conceituado. Pierre Gasly deixou a equipe Alpha Tauri e assumiu um assento na Alpine, para formar uma dupla francesa com Esteban Ocon. A Alpha Tauri não ofereceu um carro à altura de Gasly, que até agora pontuou em apenas seis provas e está em 13º no campeonato. Com um carro bem melhor, e se aproveitando disso, Ocon pontuou em 13 das 18 corridas, somou 78 pontos e está em oitavo no campeonato, superando inclusive seu companheiro, nada mais e nada menos que Fernando Alonso. O espanhol bicampeão do mundo Alonso decidiu trocar a Alpine pela Aston Martin. Terá como companheiro Lance Stroll, o filho do patrão. A equipe está passando por uma total reestruturação e não se sabe o quanto vai melhorar, e se vai evoluir satisfatoriamente. Alonso apostou alto. Será que vai ganhar? O Nick de Vries foi contratado pela Alpha Tauri para ser companheiro do japonês Yuki Tsunoda. O holandês estreou na Fórmula 1 no GP da Itália, com um Williams e chegou em interessante oitavo lugar. O holandês de 27 anos tem uma longa lista de conquistas, sendo a principal delas um título mundial de Fórmula E. Somente as equipes Haas e Williams ainda não definiram seus dois pilotos. A Haas já confirmou Kevin Magnussen e estuda a renovação de Mick Schumacher, que provavelmente acontecerá. A Williams confirmou o excelente Alexander Albon e negocia o assento que pertence até o final deste ano a Nicolas Latifi, que já foi dispensado e já vai tarde, pois se encontra abaixo do nível de um piloto de Fórmula 1. Alfa Romeo (Valtteri Bottas e Guanyu Zhou), Ferrari (Charles Leclerc e Carlos Sainz), Mercedes (Lewis Hamilton e George Russell) e Red Bull (Max Verstappen e Sergio Perez) não sofreram alterações em seus quadros de pilotos. Próxima corrida: GP dos Estados Unidos da América, circuito de Austin, no dia 23 de outubro. Luiz Carlos Lima Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |