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Aqui está a tecnologia que pode estar no seu próximo carro (Parte 2) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 27 December 2022 22:02

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Estou escrevendo a última coluna do ano de 2022 sob um frio de -30°C aqui no Canadá. O frio extremo e neste momento em que agradeço aos meus Orixás a benção de não ter – ainda – uma limitação de fornecimento de calor e energia para não congelar, volto a escrever sobre as tecnologias dos nossos veículos.

 

Tivemos vários casos de carros soterrados por neve nos Estados Unidos e pessoas morreram neles. A hipotermia dentro deles. Os carros congelaram, os sistemas hidráulicos congelaram. Isso aconteceria em um carro elétrico? E se o carro ficasse sob a neve, como “derretê-la”? Será que um carro poderia ser capaz de gerar calor em torno dele e fazer isso? Quanta energia consumiria?

 

Se um dos maiores problemas dos carros elétricos é a duração de sua bateria e a consequente autonomia, seria muito difícil um carro elétrico atual conseguir fazer este processo exotérmico. Mas se ainda não chegamos neste nível de recurso tecnológico capaz de derreter neve ou mesmo percorrer distâncias mais longas sem ter que “plugar” o carro em uma tomada ou mesmo gerar a alimentação das baterias com, por exemplo, o girar das rodas no asfalto, temos avanços tecnológicos que nos permitem sonhar que este dia vai chegar.

 

Melhores baterias para mais milhas

As principais preocupações sobre a adoção generalizada de VEs são o custo, o alcance e as questões ambientais e de direitos humanos da mineração de cobalto – um componente chave da bateria extraído principalmente na República Democrática do Congo. Vários novos projetos de bateria poderiam resolver alguns desses problemas.

 

A General Motors fez parceria com a LG Chem para projetar sua nova linha Ultium de baterias que sustentarão a nova safra de veículos elétricos da empresa – que provavelmente serão o pão com manteiga da montadora até 2035. Eles prometem designs mais simples que reduzem custos e permitem um serviço mais fácil e substituição, além de intervalos mais longos e uma redução na quantidade de cobalto usado. Uma construção modular semelhante à LEGO permite que a GM dimensione de maneira fácil e econômica o tamanho da bateria para cima ou para baixo, dependendo do veículo, o que também deve tornar mais fácil para a GM oferecer uma variedade de novos EVs. Além dos próximos Cadillac Lyriq e GMC Hummer EVs, um dos concorrentes da GM – a Honda – está fazendo parceria com a GM para usar a tecnologia Ultium em seu próximo SUV elétrico.

 

Outras montadoras estão adotando sua própria abordagem para a evolução da bateria. A BMW diz que seu sistema de acionamento elétrico de quinta geração, desenvolvido com a fabricante de baterias CATL e estreando no SUV iX3, tem maior densidade de energia, é mais durável e contém menos cobalto do que seus antecessores. A Tesla também está trabalhando com a CATL e promete baterias de baixo custo e maior duração em um futuro próximo.

 

 

Em termos de autonomia total, o Model S da Tesla já está classificado para viajar mais de 400 milhas com uma única carga. A GM poderá igualar isso, mas a tecnologia Ultium vai brilhar quando se trata da capacidade da GM de oferecer uma ampla gama de EVs com faixas atraentes a um custo menor, diz Alex Knizek, engenheiro do Centro de Testes Automotivos da CR. Também permitirá um caminho mais rápido para uma formação eletrificada na Honda. “Parcerias e colaborações entre fabricantes de veículos estão se tornando mais comuns com o aumento da complexidade e dos custos de desenvolvimento associados aos veículos elétricos e modernos”, diz ele.

 

Sua próxima entrega, eletrificada

Caminhões de entrega geralmente fazem rotas semelhantes todos os dias e voltam para os mesmos depósitos à noite. Enquanto isso, eles emitem partículas e gases de efeito estufa durante as paradas. Todas essas partidas e paradas criam desgaste em um veículo de entrega. E cada segundo que eles estão fora da estrada para manutenção e reparo de rotina, eles estão custando dinheiro aos seus proprietários. A chamada entrega de última milha – a parte da jornada de um pacote em que ele realmente chega a uma casa ou empresa – é um caso de uso exclusivo que torna os veículos de entrega ideais para eletrificação.

 

Na CES de 2022, a GM anunciou que estava criando uma divisão totalmente nova para vans elétricas de entrega. Chamadas de BrightDrop, as primeiras dessas vans terão autonomia em torno de 250 milhas e já foram encomendadas pela FedEx. A Amazon diz que encomendou 100.000 vans elétricas de entrega da startup EV Rivian, e o E-Transit da Ford é uma versão elétrica do popular e altamente personalizável Transit. Todos eles prometem emissões mais baixas e custos operacionais mais baixos do que seus equivalentes movidos a gasolina e diesel. Espere ver todas essas vans na estrada a partir deste ano.

 

 

A demanda por entregas em casa está aumentando agora mais do que nunca, pois mais pessoas trabalham, fazem compras e comem em casa e os EVs desempenharão um papel crítico no atendimento a essa demanda, reduzindo as emissões e os custos dos veículos. Embora os EVs sejam geralmente mais caros de comprar do que as alternativas movidas a gasolina, sua manutenção custa menos e é necessária com menos frequência do que com um veículo a gasolina – portanto, as empresas de entrega podem gastar mais tempo levando itens para sua casa em vez de consertar seus caminhões.

 

O carro autônomo está atrasado

Durante um telefonema com investidores em abril de 2019, o CEO da Tesla, Elon Musk, prometeu que os veículos da empresa ofereceriam recursos completos de direção autônoma até o final de 2020 – eventualmente transformando os Teslas existentes no que ele chamou de frota de “robotáxis”. Agora, no final de 2022 e, embora os testes de veículos autônomos continuem nas vias públicas, nenhum consumidor pode comprar um veículo totalmente autônomo. Não faz muito tempo que a promessa de um carro autônomo parecia estar chegando. Mas como o hype de marketing não cumpre as promessas e as preocupações com a segurança aumentam - especialmente após um acidente em 2018 que matou a pedestre Elaine Herzberg no Arizona – houve uma verificação da realidade para os consumidores e para a indústria.

 

 

No curto prazo, duas tecnologias podem acabar no seu próximo carro. A primeira é a expansão do sistema de direção automatizada Super Cruise da GM, que ficou no topo da minha avaliação de sistemas semelhantes, mas estava disponível anteriormente apenas no sedã Cadillac CT6, agora descontinuado. Ele automatiza direção, frenagem e aceleração em rodovias específicas e usa câmeras para garantir que o motorista esteja atento caso seja necessária intervenção humana. A GM diz que agora estará disponível em mais estradas e em mais carros. O segundo é o esforço de mapeamento global da subsidiária da Intel Mobileye, que usa câmeras embutidas nos veículos para construir mapas de estradas altamente precisos e atualizados com frequência. Esses mapas são compilados e compartilhados com outros veículos e serão fundamentais para ajudar os veículos a “ver” o mundo ao seu redor.

 

De acordo com Jake Fisher, diretor sênior de testes automotivos da CR, “dirigir sozinho” pode realmente significar “dirigir sozinho” em um futuro previsível. “Muitos dos veículos de hoje podem operar direção, freios e acelerador, mas não são autônomos”, diz ele. Embora o carro possa operar os controles, um motorista humano ainda precisará estar alerta e pronto para agir em caso de emergência. “Essa parceria homem-máquina pode ser benéfica, desde que a tecnologia ajude o motorista humano a prestar atenção ao ambiente”.

 

Picapes menores

As menores picapes no mercado da América do Norte à venda hoje incluem o Ford Ranger, Toyota Tacoma, Chevy Colorado e Nissan Frontier (que no Brasil são grandes). Mas, embora não sejam tão grandes quanto picapes de tamanho normal, esses caminhões estão longe de ser pequenos. Se você quer um caminhão leve para ocasionalmente pegar suprimentos de paisagismo ou transportar móveis, mas não precisa do volume ou força de um Ford F-150, Ram 1500 ou Chevrolet Silverado, você pode estar com sorte: um novo concorrente está a caminho.

 

A Hyundai Santa Cruz – que pode ser a primeira picape da montadora nos Estados Unidos – promete ser uma caminhonete parecida com um carro, com caçamba aberta e perfil de SUV (algo que temos no Brasil com alguns modelos). A montadora diz que a produção da picape começará em sua fábrica de Montgomery, Alabama, ainda este ano (uma versão conceitual é mostrada abaixo).

 

 

Gostamos da ideia de caminhões menores, diz Funkhouser da CR. “Caminhões podem ser úteis, mas seu tamanho crescente pode ser um risco à segurança dos pedestres e também significa que eles gastam mais combustível”, diz ela. “Melhor eficiência de combustível em um pacote menor pode ser atraente para mais compradores.”

 

Empresas de tecnologia se tornam empresas de automóveis

Com base em anúncios recentes de grandes empresas de eletrônicos de consumo, incluindo Sony, Apple, Panasonic e Foxconn, esperamos que a indústria automotiva se pareça muito com a indústria de smartphones nos próximos anos, onde a marca no emblema não determina necessariamente qual fábrica feito o produto ou os componentes dentro. Em vez disso, provavelmente veremos mais parcerias entre montadoras e empresas de eletrônicos.

 

A Ford anunciou que fará parceria com o Google para o desenvolvimento futuro de veículos. Os futuros veículos Ford e Lincoln serão movidos pelo software Android, e a montadora e a gigante da tecnologia colaborarão no desenvolvimento futuro, incluindo pesquisa de inteligência artificial e computação baseada em nuvem.

 

A montadora chinesa Geely – dona da Volvo, Polestar e Lotus – disse que trabalhará com a fabricante de eletrônicos taiwanesa Foxconn para construir futuros veículos elétricos, formando uma joint venture que fornecerá serviços de consultoria e até construirá carros completos para outras montadoras. A marca Polestar da Geely já conta com o Android para seus sistemas de infoentretenimento. E a empresa de eletrônicos Sony colocou seu conceito Vision-S EV em vias públicas para testes.

 

 

Essas mudanças fazem parte de uma evolução dentro da indústria automobilística. Mesmo as empresas automobilísticas concorrentes já compartilham fornecedores para os principais componentes. Por exemplo, se você escolher um Jeep, um Chrysler, um Audi, um BMW ou um Land Rover, poderá obtê-lo com uma transmissão de 8 marchas fabricada pela ZF. A Honda e a GM colaboraram em motores no passado e vão compartilhar a futura tecnologia EV. E a Magna-Steyr, uma fabricante austríaca, constrói carros inteiros para BMW, Mercedes-Benz e Jaguar.

 

Com tantos fornecedores altamente capazes, é mais fácil do que nunca para novos players entrarem no negócio de carros. E agora que a tecnologia se tornou um diferencial tão importante entre os veículos, é lógico que as empresas de eletrônicos vão querer entrar no jogo. As empresas de tecnologia podem trazer um novo pensamento para a indústria automobilística com um toque exclusivo de personalização, conectividade, usabilidade e frequência de atualizações, No entanto, é importante considerar que, embora as empresas de tecnologia possam fazer algumas coisas muito bem, elas não tiveram que priorizar a confiabilidade a longo prazo tanto quanto os fabricantes de automóveis.

 

Em janeiro teremos (independente do hemisfério norte descongelar ou não), a CES 2023 em Las Vegas e eu estarei lá mais uma vez para ver as novidades que irei partilhar com vocês.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça