Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
WRC Suécia: Ott Tänak faz as pazes com a vitória PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 12 February 2023 16:47

Chegamos... e estamos congelando!

 

O Rally da Suécia é a segunda etapa do WRC e depois de uma primeira etapa do campeonato em Monte-Carlo onde, apesar do inverno a quantidade de neve nos pontos mais altos, a chegada aqui na Península Escandinava não frustrou ninguém em relação a isso. Nesta etapa, o vencedor da abertura do campeonato estava de fora.

 

O único evento de inverno puro do WRC se aventura nas profundezas das florestas congeladas e remotas do nordeste da Suécia a partir de sua casa em Umeå. Os pneus cravejados proporcionam uma aderência notável na neve e no gelo e, paradoxalmente, é uma das voltas mais rápidas da temporada.

 

Um histórico sobre o rally

Realizado pela primeira vez em 1950, o Rally da Suécia é um dos ralis mais antigos do mundo. É também o único rali do calendário do WRC a ser realizado inteiramente na neve e no gelo, tornando-o um espetáculo único e popular entre os fãs de todo o mundo.

 

 

Em busca das melhores condições de inverno, o evento mudou-se para o norte em 2022, para uma nova base em Umeå. Os motoristas “encostam” seus carros nas margens para guiá-los nas curvas. Mas em temperaturas mais quentes, as margens se desintegram com o impacto e os carros podem ficar presos na neve.

 

Os pneus com pregos são essenciais e proporcionam uma aderência notável, mas os condutores devem adaptar-se à sensação de “flutuação” e aos diferentes pontos de travagem.

 

Quando as temperaturas giram em torno de zero, os pregos rasgam a superfície da estrada e o cascalho exposto os arranca dos pneus para deixar pouca tração. A manutenção externa em temperaturas que podem cair até -25°C torna os trabalhos normalmente rotineiros mais lentos e complicados para mecânicos com luvas.

 

 

Principais destaques

É o único rally de inverno puro do WRC. Assista com admiração enquanto os carros dançam entre os bancos de neve em velocidades incrivelmente altas!

Craig Breen inicia seu primeiro rally desde que voltou para a Hyundai Motorsport. Como o irlandês se sairá?

A Suécia recebe a primeira etapa do FIA Junior WRC – a ultracompetitiva série de uma marca para aspirantes a jovens estrelas nos carros M-Sport Poland Ford Fiesta Rally3.

 

Servicepark

Com sede no Centro de Exposições Nolia em Umeå.

 

 

Histórico de Eventos

Corrida pela primeira vez em 1950, quando foi chamada de Rally to the Midnight Sun, pois era realizada no verão. Tornou-se um evento de inverno em 1965.

Disputou o campeonato inaugural em 1973 e foi dominado por pilotos nórdicos, que venceram todos os anos até 2004, quando Sébastien Loeb quebrou o padrão.

Sébastien Ogier, Thierry Neuville, Ott Tänak e o vencedor de 2020 Elfyn Evans são os únicos outros 'outsiders' a vencer.

Stig Blomqvist lidera a lista de honra com sete vitórias.

 

Shakedown

O atual campeão do WRC, Kalle Rovanperä, conseguiu se impor para sua tentativa de vitória no Rally da Suécia – superando Esapekka Lappi para o tempo de referência na etapa de preparação da manhã de quinta-feira. O finlandês disparou no estágio de velocidade de 5,45 km de Håkmark, perto da base do evento em Umeå, a uma velocidade média de 115 km/h em seu Toyota GR Yaris Rally1 híbrido, superando Esapekka Lappi da Hyundai por apenas um décimo de segundo em sua terceira e passagem final.

 

 

Rovanperä abriu a estrada, geralmente uma desvantagem em um rally de inverno e, como resultado, lutou com a baixa tração em sua corrida inicial. Ele também será o primeiro na ordem de largada para a primeira etapa de sexta-feira – algo que ele acredita que será um grande desafio.

 

Para Lappi, o segundo lugar no shakedown foi um aumento de confiança bem-vindo depois de terminar em oitavo no Rallye Monte-Carlo do mês passado – um resultado que, como ele mesmo admitiu, o deixou frustrado. O piloto da Hyundai liderou a tabela de tempos durante grande parte da manhã até a cobrança tardia de Rovanperä.

 

 

Takamoto Katsuta terminou apenas dois décimos atrás para ficar dois Toyotas entre os três primeiros, com o colega de Yaris, Elfyn Evans, a apenas seis décimos, em quarto. Craig Breen, marcando sua primeira largada desde que voltou à Hyundai no inverno, fechou os cinco primeiros com mais 0.4s de atraso.

 

O companheiro de equipe de Breen, Thierry Neuville, foi o sexto e aproveitou a sessão para aperfeiçoar o acerto de seu carro depois que seu estágio pré-evento foi encurtado devido a uma doença. Ele liderou a dupla da M-Sport Ford Ott Tänak e Pierre-Louis Loubet, enquanto os desafiantes do WRC2 Oliver Solberg e Ole Christian Veiby completaram o top 10.

 

Quinta-feira

Kalle Rovanperä tomou a iniciativa no início do Rally da Suécia, abrindo uma vantagem inicial após uma forte corrida na primeira etapa da noite de quinta-feira. O campeão de 2022, que também registrou o tempo mais rápido no shakedown, superou o rival Ott Tänak do Ford Puma da M-Sport por 1.6s em seu Toyota Yaris, dominando as voltas e reviravoltas do Umeå Sprint nos arredores da cidade anfitriã.

 

 

O finlandês está buscando vitórias consecutivas no Rally da Suécia esta semana e abrirá a estrada na sexta-feira. Embora isso seja frequentemente visto como uma desvantagem nos rallyes de inverno, desta vez a posição inicial de Rovanperä funcionou a seu favor, já que a série de cruzamentos apertados era menos irregular do que para os corredores posteriores.

 

O terceiro lugar foi para o companheiro de equipe de Rovanperä, Elfyn Evans, que terminou a 3.1s do líder. O galês começará a primeira etapa de sexta-feira apenas oito décimos de segundo à frente do estreante Hyundai Esapekka Lappi, com um doente Thierry Neuville – também pilotando um i20 N – outro 1.1s atrás em quinto lugar geral. A abordagem cautelosa de Takamoto Katsuta rendeu ao Yaris o sexto lugar geral, à frente de Craig Breen e Pierre-Louis Loubet, enquanto os aspirantes ao WRC2 Jari Huttunen e Ole Christian Veiby completam o top 10 da noite.

 

 

A perna de sexta-feira viajaria para o norte para dois loops de três testes de velocidade, divididos por um serviço de 30 minutos na cidade. O primeiro é Brattby (10,76 km). É seguido por Sarsjöliden (14,23 km) e uma etapa totalmente nova em Botsmark (25,81 km), cuja segunda passagem será realizada na escuridão. Outra explosão em Umeå Sprint (5,16 km) interrompe o dia após sete etapas totalizando 106,76 km.

 

Sexta-feira

Craig Breen passou para o topo da classificação depois de uma sexta-feira frenética no Rally da Suécia, mas um Ott Tänak de finalização rápida está logo atrás dele. O irlandês ficou atrás do homem que o substituiu na M-Sport Ford durante a primeira metade do dia antes de lançar um ataque no início da tarde sobre o estoniano, estabelecendo o controle com sua posição inicial baixa oferecendo tração superior na segunda passagem cada vez mais irregular.

 

 

Ele ultrapassou todo o campo em 7.8s em Brattby 2 para ficar na frente e, em seguida, estendeu sua vantagem para 10.5s com outro tempo de referência no próximo teste. Tänak, no entanto, lutou quando anoiteceu, reduzindo o déficit noturno para apenas 2.6s. Breen, que está disputando um programa parcial a bordo de um Hyundai i20 N nesta temporada, não se perturbou com o ataque tardio de Tänak.

 

Embora o ritmo de Tänak represente um avanço significativo em comparação com o Rallye Monte-Carlo do mês passado, o estoniano não foi muito positivo no final do dia. Ele estava levando seu Puma ao limite absoluto, mas sentiu que os tempos das etapas não refletiam isso. Esapekka Lappi colocou o segundo dos carros da Hyundai entre os três primeiros com uma movimentação sólida em seu segundo rally pela equipe. Um giro em alta velocidade após ultrapassar um cruzamento na SS6 foi o único deslize real para o finlandês, que está atrás de Tänak por apenas 8,6 segundos no terceiro dia.

 

 

Com uma desvantagem de 15.3s, em quarto lugar geral, estava Elfyn Evans, o piloto da Toyota Gazoo Racing mais bem colocado. Ele inicialmente lutou por confiança nas etapas de ritmo acelerado, mas melhorou ao longo do dia, sobrevivendo a um encontro com um infame banco de neve enquanto subia na tabela de classificação. A ascensão de Evans foi parcialmente ajudada pelo fato de o companheiro de equipe, Takamoto Katsuta, sofrer um espetacular acidente em seu Toyota Yaris na segunda passagem de Brattby. O piloto japonês abandonou pouco depois com danos no radiador, pondo fim ao que havia sido um começo promissor.

 

Kalle Rovanperä, líder após a abertura da noite de quinta-feira, desistiu da ordem depois de passar o dia em tarefas de abertura de estradas. A aderência foi difícil para o atual campeão enquanto ele varria uma linha limpa na neve solta. Ele estava atrás do colega Evans por apenas 4,6 segundos. O sexto lugar geral não foi onde Thierry Neuville, pretendia estar após as primeiras oito etapas, mas o belga não pôde fazer mais enquanto lutava contra a subviragem de seu Hyundai. Danos superficiais no aerofólio dianteiro e traseiro – infligidos por várias batidas nos bancos de neve – não ajudaram em nada.

 

 

Pierre-Louis Loubet deu alguns passos importantes em seu Puma, ganhando confiança a cada etapa ao lidar com a neve e o gelo. Um tempo entre os dois primeiros na SS5 foi prova do desenvolvimento do francês e ele voltou a Umeå em um respeitável sétimo lugar geral. O restante da tabela de classificação consistia em estrelas do WRC2, com Oliver Solberg, Sami Pajari e Jari Huttunen completando os dez primeiros. O sábado seria o dia mais longo do rally, contando com sete estágios totalizando 126,22km de trechos cronometrados.

 

Sábado.

O dia mais longo de competição trouxe mudanças dramáticas nos caminhos brancos do Rally da Suécia. Ott Tänak desencadeou um frenesi noturno no sábado, superando Craig Breen e empurrando-o para o segundo lugar geral na final de três etapas de domingo. A dupla de duelos trocou tempos ao longo do dia mais longo do rally, com Breen segurando uma vantagem marginal no meio do caminho.

 

À medida que as estradas cobertas de neve se tornavam cada vez mais esburacadas à luz do entardecer, Tänak começou a reduzir a diferença para seu rival Hyundai Motorsport - chegando ao início do penúltimo teste de Sävar com apenas meio segundo de diferença depois que Breen sofreu tempo perda com um pneu delaminado.

 

Foi no último estágio que Ott Tänak se destacou. Nas condições noturnas, com os tempos parciais mostrando que ele estava a caminho de ultrapassar Breen por cerca de 10 segundos. Em outra reviravolta dramática, no entanto, o estoniano sofreu problemas de pneus quase idênticos aos de seu oponente – mas ainda conseguiu melhorar o tempo do irlandês em 2.8s e assumir a liderança.

 

 

Tänak foi mais rápido novamente quando Breen reclamou de um problema híbrido na explosão final de Umeå. Ele terminou com 8.6s para o bem, lançando as bases para a primeira vitória da M-Sport Ford em mais de um ano. Esapekka Lappi predeu muito tempo após escapar em uma curva à esquerda na SS13, mergulhando seu Hyundai em um banco de neve. O acidente do finlandês abriu caminho para Thierry Neuville e Kalle Rovanperä lutarem pelo último lugar no pódio.

 

Rovanperä, pilotando um Toyota GR Yaris, manteve a vantagem até o final do dia, mas deu lugar ao Neuville da Hyundai na etapa final quando seus pneus se desgastaram. A dupla foi dividida por 3,8 segundos no final do jogo, com Neuville apenas 15.1s atrás de Breen. Elfyn Evans faltou confiança a bordo de seu Yaris e posteriormente ficou para trás da dupla mencionada, terminando o dia mais de meio minuto atrás.

 

 

Pierre-Louis Loubet levou seu Ford Puma para casa em sexto lugar geral, à frente do líder do WRC2, Oliver Solberg, que detém a liderança na principal categoria de suporte. Ole Christian Veiby, Sami Pajari e Nikolay Gryazin completam a classificação. Três etapas formariam a final de domingo. Corridas consecutivas de Västervik (26,48 km) são as primeiras, antes de outra corrida por Umeå (10,08 km) formar o Wolf Power Stage com pagamento de pontos de bônus.

 

Domingo 

O último dia do Rally da Suécia prometia ser emocionante com uma diferença tão pequena entre Ott Tänak e Craig Breen para os estágios finais deste dia. Enfrentando o desafio de tentar segurar a vantagem de forma conservadora e segura ou partir para o ataque como fez no dia anterior, o estoniano marcou seu segundo sucesso na Suécia por 18.7s à frente do piloto do Hyundai i20 N Craig Breen, assumindo a liderança da série por três pontos após a segunda rodada de 13.

 

 

Tänak dirigiu pela M-Sport entre 2011 e 2017 antes de passar várias temporadas com os rivais Toyota e Hyundai. Ele voltou a assinar pela seleção britânica no início desta temporada e o resultado de hoje marca o primeiro triunfo da equipe desde o Rallye Monte-Carlo do ano passado - 385 dias atrás. Participando do campeonato apenas em meio período, Craig Breen liderou metade da disputa de neve e gelo, mas Tänak, ao volante de seu Ford Puma, estava sempre em seu encalço. O estoniano superou o rival após a jornada noturna no penúltimo dia e não olhou para trás.

 

 

As táticas da equipe viram Breen fazer check-in deliberadamente um minuto atrasado para o reagrupamento pré-Wolf Power Stage, cobrando uma penalidade de 10 segundos para promover o colega Thierry Neuville ao segundo lugar. O objetivo era dar ao belga - que pilota em tempo integral - pontos mais valiosos no campeonato de pilotos.

 

No entanto, esses planos não deram certo para a Hyundai, pois Neuville perdeu tempo com uma corrida irregular até o final - colocando Breen de volta na frente por apenas 1.3s. Kalle Rovanperä, pilotando pela Toyota Gazoo Racing, estava em uma briga apertada com Neuville no início do dia, mas ele caiu fora da batalha quando seu rival disparou com quatro pneus Pirelli novos para os dois testes finais.

 

 

Rovanperä terminou a apenas 5.1s fora do pódio, mas o quarto lugar terminou garantindo que a marca japonesa permanecesse no topo da classificação dos fabricantes com 14 pontos de vantagem sobre a Hyundai. Elfyn Evans completou os cinco primeiros quase um minuto atrás de seu companheiro de equipe em um fim de semana em que faltou confiança. Pierre-Louis trouxe seu Puma para casa em um solitário sexto lugar, superando um susto técnico na etapa final ao dirigir até o final no modo híbrido.

 

Esapekka Lappi lamentou o que poderia ter acontecido depois que uma dispendiosa excursão na tarde de sábado o tirou da batalha do pódio. O recém-chegado da Hyundai lutou para terminar em sétimo no geral no final do jogo de quatro dias. O vencedor do WRC2, Oliver Solberg, foi oitavo à frente dos pilotos da categoria de apoio Ole Christian Veiby e Sami Pajari.

 

 

O campeonato retorna às Américas no próximo mês, com o Guanajuato Rally México, com sede em León, que acontece de 16 a 19 de março.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  

 

 

 

Last Updated ( Sunday, 12 February 2023 21:41 )