Com a realização dos testes de pré-temporada, começa oficialmente o Campeonato Mundial da Fómula 1. As sessões de treinamento aconteceram entre os dias 23 e 25 de fevereiro no circuito do Bahrein, o mesmo que sediará o primeiro GP do ano. Depois de seis sessões de treinamentos, duas por dia, chegamos à conclusão de que o Red Bull é o carro a ser batido. Max Verstappen e Sergio Perez, os pilotos da equipe austríaca se revezaram ao volante do atual melhor carro do grid. Para estabelecermos uma comparação, tomemos por base a formação do grid do GP do Bahrein de 2022, que teve largando na pole position Charles Leclerc, com seu Ferrari F1-75. O monegasco virou 1n30s558. O último colocado do grid foi Nicolas Latifi, com Williams FW44, com o tempo de 1m34s634. Uma diferença brutal de 3s0634. Devemos levar em consideração que estava estreando o novo regulamento, com mudanças radicais nos carros. No final do terceiro dia de teste já deste ano Sergio Perez, com seu Red Bull RB19 registrou o melhor tempo da pré-temporada, em 1m30s305. Lance Stroll, da Aston Martin, não participou da pré-temporada devido a um acidente de bicicleta sofrido na Espanha, que causou a fratura dos dois pulsos do canadense, sendo substituído pelo piloto reserva, Felipe Drugovich. O brasileiro chegou a registrar o terceiro melhor tempo na sessão matinal do terceiro dia de testes, o que mostra a evolução do piloto. A Aston Martin já anunciou que Drugovich será o substituto de Stroll, caso o canadense não se recupere a tempo de participar da corrida. Ficamos na torcida por Felipe. Se a Red Bull sobrou em desempenho nos testes, várias equipes se revezaram nas posições seguintes, promovendo uma disputa acirrada entre todas. Lewis Hamilton fechou os treinamentos com o tempo de 1m30s664, com seu Mercedes F1 W14, Valtteri Bottas, com Alfa Romeo C43, marcou 1m30s827, Charles Leclerc virou em 1m31s024 com Ferrari SF23, Carlos Sainz, com Ferrari SF23, registrou 1m31s036 e Yuki Tsunoda, em seu Alpha Tauri AT04 marcou 1m31s261. Os sete pilotos citados foram os que registraram tempos dentro de um segundo de diferença, no fechamento do terceiro dia da pré-temporada. Consideradas todas as sessões nos três dias de testes, chegamos à conclusão de que o Red Bull é o melhor carro do momento. Levando em conta a consistência do desempenho de cada um chegamos à conclusão de que a Ferrari tem o segundo melhor carro hoje. Um pouco atrás, a Mercedes sofre com o atraso da construção do carro. A equipe alemã foi para os testes ainda terminando a montagem do carro. Situação diferente da pré-temporada do ano passado, quando tudo era novo para todos, o início de 2023 nos mostra que a maioria das equipes ainda está realizando modificações estruturais nos seus carros. Isso comprometerá os resultados das primeiras corridas. Ao contrário, a Red Bull parece não ter problema nenhum. Até que enfim começará o campeonato, no dia 5 de março, que também atende por domingo que vem. Acompanhemos. Luiz Carlos Lima Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |