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A Porsche Cup agita a bandeira verde para a temporada 2023 em Interlagos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 07 March 2023 00:15

E aê Galera... agora é comigo!

 

O final de semana foi de programação cheia na televisão e na internet para quem gosta de automobilismo. Teve “pacote completo” da FIA, com as Fórmulas 1, 2 e 3, com direito a vitória brasileira na Fórmula 3, mimimi nacional na Fórmula 2, Pachecos frustrados e a precoce definição de quem vai ficar com o título da temporada na Fórmula 1 (Pai Dinah ataca outra vez).

 

Aqui nas terras Tapuias da Banânia, como diria meu camarada Alexandre Gargamel, colunista aqui do site, tivemos a primeira corrida de um dos campeonatos que vou acompanhar este ano: a Porsche Cup, categoria gourmet do nosso automobilismo, que teve como bônus nessa etapa de abertura, a narração do meu camarada, o Sinestro, o melhor narrador de corridas do Brasil.

 

 

A programação começou com a corrida da Carrera Cup e Nicolas Costa, que correu na Europa de monopostos e turismo surpreendeu os veteranos da categoria e marcou a pole position, que aconteceu no sábado pela manhã devido as chuvas da sexta-feira. Marçal Muller fechava a primeira fila e eles puxavam o grid de 26 carros. Uma volta de apresentação e aquecimento de pneus e tivemos a largada, com o pole garantindo a liderança na reta e depois no S da Sadia, mas na sequência, Werner Neugebauer tomou a ponta na entrada do S de verdade e no Pinheirinho Marçal Muller tomou P2. Pra não perdermos o hábito, Nelson Monteiro se enroscou com Alceu Feldmann e rodou na saída do S da Sadia. Na abertura da segunda volta, teve panca entre Franco Giaffone e Roman Ziemkiewicz, mas eles saíram rápido e não teve entrada do Safety Car. Nicolas Costa recuperou a P2 na entrada do S de verdade e foi pra cima de Werner Neugebauer. Miguel Paludo vinha na P4 acompanhando os 3 primeiros. Os 4 primeiros abriram do segundo pelotão, formado por Lucas Salles, Alceu Feldmann e Georgios Frangulis. Marçal Muller começou a perder terreno e Miguel Paludo foi pra cima uma vez que os dois primeiros começaram a abrir na frente e as coisas começaram a mudar mais atrás, com Alceu Feldmann assumindo a P5. Nicolas costa foi com tudo no bico de pato, foi novamente na entrada da junção e fizeram a reta lado a lado, mas Nicolas Costa recuperou a liderança perdida na primeira volta.  Só que Werner Neugebauer não desistiu e Marçal Muller veio junto com Miguel Paludo de volta pra briga. Werner Neugebauer não conseguiu acompanhar mais o líder e Marçal Muller foi pra cima e na última volta Muller colocou por fora na curva do lado, os dois foram lado a lado até o laranjinha quando Muller esparramou pra cima de Neugebauer, ganhou a P2 e trouxe com ele Miguel Paludo. Nicolas Costa venceu na estreia, com Marçal Muller e Miguel Paludo fechando o top 3.

 

 

Depois da premiação foi a vez dos pilotos da GT3 Challenge irem pra pista, com Marcelo Tomasoni largando na pole e tendo Urubatan Helou ao seu lado para puxarem o grid com 21 carros. A novata Antonella Bassani, de 16 anos estava largando na P11. Bandeira verde e Urubatan Helou tomou a ponta no S da Sadia, que teve gente cortando caminho, mas evitando batidas. Batida que não teve como ser evitada com Antonella Bassani e André Gaidzinski trocaram tinta no laranjinha, com o piloto veterano levando a pior (a moleca mostrou ter peito – ela não tem outras partes anatômicas – e não deu moleza pro tiozão). Na frente, Marcelo Tomasoni não dava sossego para o líder Urubatan Helou e Cristian Mohr vinha na balada e os 3 primeiros abriram vantagem. Tanto apertou que Marcelo Tomasoni atacou na freada para o S da Sadia pra tomar a ponta. Cristian Mohr também veio pra cima e na saída da curva do lago ganhou a P2 e foi pra cima do novo líder, mas Tomasoni se defendeu bem e levou o carro até a vitória, seguido por Cristian Mohr e Urubatan Helou. Antonella Bassani fez sua estreia com uma P7 na geral e a P4 na classe Challenge, a mesma dos 3 primeiros.

 

No domingo tivemos as duas outras corridas e com direito a público nas arquibancadas (que estavam cheias, mas eu DUVIDO que a lotação tenha sido fruto da venda de ingressos, mas sim das ações promocionais dos abastados patrocinadores da categoria – o que, evidentemente, não tira o mérito do promotor, Dener Pires, que vem dando um show de profissionalismo e competência há quase duas décadas.

 

 

A primeira corrida foi a da categoria Carrera Cup, que com a inversão do grid teve Georgios Frangulis largando na pole e com Lucas Salles ao seu lado para puxar o grid de 26 carros. Como teve uma chuva na parte da manhã, o asfalto ainda tinha uns pontos um pouco úmidos, mas nada que fosse complicar a vida de ninguém.  Dada a volta de apresentação veio a bandeira verde e se no sábado o pessoal segurou a onda no S da Sadia, no domingo não teve conversa. Alceu Feldmann mergulhou com tudo por dentro. Na linha do meio, Werner Neugebauer se enfiou entre os dois da primeira fila e os dois atirados acabaram se tocando. Pior para Neugebauer que ficou atravessado na segunda perna da curva e escapou de tomar uma no meio da porta do carona. Feldmann ainda ficou com a P2 e quem escapou de boa da confusão foi Lucas Salles. Enquanto Lucas Salles, Alceu Feldmann e Marçal Muller escapavam na frente em uma briga particular, Giorgios Frangulis segurou Miguel Paludo por 3 voltas até que o 7 vezes campeão tomou a P4. Em seguida teve uma daquelas pancadas clássicas no S da Sadia com o pessoal menos habilidoso, com Ricardo Fontanari, João Barbosa e Roman Ziemkiewicz, obrigando o novo diretor de prova da categoria, o Massaranduba (Bruno Madeira é o nome dele...) bateu o pau na mesa e botou o Safety Car na pista. Melhor para Miguel Paludo e Nicolas Costa que juntaram-se aos primeiros. Antes mesmo da relargada o pessoal no fundo do pelotão andou se batendo, mas o Massaranduba não quis saber e mandou bandeira verde. Alceu Feldmann e Marçal Muller deram um “pedala Robinho” no então líder, Lucas Salles, que caiu pra P3 na chegada no S da Sadia. Na curva do Lago foi Miguel Paludo quem passou pelo ex-líder. Nicolas Costa fez uma relargada de quem sabe e foi pra P5. Miguel Paludo tomou a P2 de Marçal Muller e Nicolas costa tomou a P4. Tivemos mais uma entrada do Safety Car com Lineu Pires na contramão no S da Sadia depois de uma panca na traseira por Nasser Aboultaif. A relargada veio com 6 minutos pro final e na descida do S da Sadia, Marçal Muller bateu porta com Miguel Paludo e levou a pior, rodando e caindo pro fim do pelotão. Alceu Feldmann agradeceu e fez uma vantagem e Nicolas Costa subiu pra P3. Nos minutos finais a briga pela P4, na Classe Sport, teve pancada na freada pro S da Sadia, mas não teve Safety Car e Miguel Paludo foi pra cima de Alceu Feldmann, que se defendeu tanto que permitiu a chegada de Nicolas Costa, mas Alceu Feldmann cruzou a linha de chegada 0,1s à frente e com os 3 primeiros separados por meio segundo. Felizmente os ‘comissacos’ não tiraram a vitória de Feldmann com algum mimimi de nutellismo e as punições depois da corrida ficaram para a etapa seguinte.

 

 

Em seguida veio a GT3 Challenge a inversão do grid colocou Josimar Junior na pole position e com Antonella Bassani ao seu lado para puxarem o grid de 21 carros. Volta de apresentação e na largada, Antonella Bassani superou o pole, mas Sadak Leite superou os dois e tomou a ponta. Antônio Junqueira veio embalado, tomou a P3 no S da Sadia e a P2 na descida do lago. Tivemos umas confusões na curva do sol e na curva do lago, obrigando o Massaranduba bater o pau na mesa e botar pra fora o Safety Car. Deu trabalho pra tirar o carro de Walter Lestes naquela caixa de brita profunda da curva do lago e na relargada faltavam menos de 16 minutos de corrida. Os 3 primeiros seguraram as posições, mas atrás dos 3 primeiros estavam Urubatan Helou e Cristian Mohr. Antonella Bassani foi pra cima de Antônio Junqueira e chegou a tomar um empurrão pra fora da pista na descida do lago. Os 8 primeiros colocados estavam separados por 2 segundos. Josimar Junior tomou uma panca louca na freada do S da Sadia. Antonella Bassani  foi surpreendida por Cristian Mohr que foi pra cima de Antônio Junqueira poucos metros antes de aparecer a sinalização da entrada do Safety Car, mas a Cristian Mohr deceu a posição. Na relargada, Antônio Junqueira erroue perdeu a P2. Antonella escapou na curva do lago e perdeu a posição para Urubatan Helou, mas na volta seguintwe a moleca deu um nó no véio e recuperou a P4. Na reta dos boxes, Antônio Junqueira, Antonella Bassani e Urubatan Helou fizeram uma linha de 3, com Helou passando os dois e Antonella passando Junqueira. Marcelo Tomasoni, que tinha rodado na curva do sol no início da prova era o P5 e vinha pra cima da Moleca genial, mas ela mostrou que é gente grande. Sadak Leite segurou a pressão de Cristian Mohr e venceu a prova. Urubatan Helou ficou com a P3 e Antonella Bassani com a P4.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- Com o Martelo e o Terrível ocupados na Fórmulas 2 e 3, tivemos o Sinestro na narração da Porsche Cup Gourmet. Apesar do Prosdócimo (que por lá fica mais à vontade) as transmissões – pela internet – foram boas... e, evidentemente, assisti pela Internet, ignorando completamente os canais globêsticos (a segunda vogal não era bem essa...).

- Essa coisa de rádio nas transmissões das corridas são bem interessantes e, na corrida da Fórmula 2 pudemos ouvir pu piloto brasileiro mimizento tentando manter o companheiro de equipe atrás dele “no grito”...

- Sai temporada, entra temporada, e o Dr. Smith não faz um curso de inglês nas férias pra entender os rádios da transmissão.

- Não adiantou a “pachecada” da mídia Tapuia (supostamente) especializada “secar” o filho do dono da equipe.

- Alguém devia mostrar pro Matuzaleme uma tela de livetiming  de vez em quando... ele já deve ter visto isso, mas deve estar esquecendo as coisas com frequência.

- O Matuzaleme quase teve um curto circuito cerebral tentando explicar a quantidade de holofotes no circuito do Bahrein...

- Na volta de apresentação Lance Stroll sai da pista e o Dr. Smith fala que ele estava “testando os limites”... e ele conseguiu produzir essa ‘pérola’ sozinho, em português!

- Os rádios com legendas foram salvando o Dr. Smith de passar mais vergonha nas transmissões dos treinos e da corrida.

- Terminada a F1, fui pra TV Cultura assistir a F. Indy. Aquilo que eu tinha falado algumas semanas atrás: cortaram o Taquara Rachada das transmissões da categoria, que agora tem a MamaBia na bancada ao lado do Alexi Lalas (que fez um grande regime nas férias).

- Os pilotos da F. Indy reclamam dos pontos que a FIA dá pra seus pilotos conseguirem a superlicença. Vendo os acidentes que os pilotos da categoria provocaram durante a corrida, acho que a FIA ta sendo generosa e não muquirana com os pontos dados.

- A MamaBia não comprometeu na transmissão. Como disse meu Camarada Alexandre Gargamel, colunista do site, ela derrota o Dr. Smith por nocaute e o Goleiro de Pebolim por pontos numa briga direta como comentarista de corridas, mas o Taquara Rachada vai continuar fazendo falta.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Tuesday, 07 March 2023 00:29 )