Chegamos! Quer dizer... não fomos! Mas gostaríamos muito de ter ido. Com uma etapa do outro lado do oceano, fica difícil estar presente com o nosso budget, mas podemos sempre contar com nossos colegas que conseguem estar em todas as etapas e com quem partilhamos informações e fotos quando fazemos nossa cobertura na Europa. O WRC Guanajuato Rally México está de volta ao calendário pela primeira vez desde 2020 e o México é a primeira rodada de cascalho da temporada e um evento verdadeiramente fascinante. Com sede na quinta maior cidade do país, León, 400 km a noroeste da Cidade do México, as etapas sobem até o ar rarefeito e o cenário deslumbrante das montanhas Sierra de Lobos e Sierra de Guanajuato. Sobre o Rally Após o início frio da temporada com o Rallye Monte-Carlo e o Rally da Suécia, as equipes do WRC podem aproveitar suas partidas de verão enquanto o campeonato avança para León, no México. Realizado pela primeira vez como uma etapa do WRC em 2004, o Rally do México de Guanajuato está de volta ao calendário nesta temporada depois de tirar um ano sabático. Este é um verdadeiro teste de homem e máquina. Nas duras etapas de cascalho nas montanhas do estado de Guanajuato, os carros lutam para respirar enquanto os pilotos atravessam estradas poeirentas e arenosas até 2700m acima do nível do mar. É também o único rally do calendário do WRC em que a equipe vencedora recebe um par de botas de cowboy... Sébastiens Loeb e Ogier são os únicos pilotos que venceram a prova em várias ocasiões. Eles lideram a lista de honra com seis vitórias cada. 3 principais destaques Com temperaturas próximas de 30°C e altas altitudes colocando pressão adicional sobre os motores, este é realmente um teste brutal de homem e máquina. A atmosfera carnavalesca durante a cerimônia de abertura da noite de quinta-feira é imperdível. É rapidamente seguido por corridas consecutivas do famoso palco da rua Guanajuato. As etapas 3 e 6 na sexta-feira passam por uma vila chamada El Chocolate. Alguns dizem que a vila usa grãos de cacau para fazer chocolate há quase 4.000 anos! Servicepark Baseado no Rally Campus em León. Histórico de Eventos Realizado pela primeira vez em 1979, o rally mudou-se para León em 1998 e juntou-se ao WRC em 2004. O rally de 2007 foi o mais curto da história do WRC, com uma distância total de menos de 850 km. Ainda incluiu mais de 366 km de etapas e mais de 43 por cento foi competitivo. Sébastien Loeb obteve seis vitórias consecutivas entre 2006 e 2012 (o rally esteve ausente em 2009 devido à rotação). Shakedown Em um ambiente bem diferente da tundra nevada de seu país natal, Kalle Rovanperä e Esapekka Lappi foram para o Shakedown na manhã de quinta-feira e ao final da primeira atividade do WRC Guanajuato Rally México eles tinham feito algo inusitado. Os rivais finlandeses registraram tempos idênticos na etapa de preparação de Llano Grande de 5,52 km, que marcou a primeira vez que as estrelas do Campeonato Mundial de Rally da FIA foram contra o relógio no cascalho nesta temporada. O atual campeão, Kalle Rovanperä, pilotando seu Toyota Yaris, parecia prestes a receber as honras do estágio de aquecimento depois de liderar a tabela de tempos em sua terceira e última passagem. Mas Lappi, que sofreu um abandono difícil em sua última visita ao México em 2020, levou seu Hyundai i20 N para uma quarta corrida adicional e igualou seu compatriota. O seis vezes vencedor do rally, Sébastien Ogier, foi terceiro em outro Toyota Yaris, apenas três décimos de segundo atrás dos líderes antes do início desta noite em León. Dani Sordo, da Hyundai, aproveitou a linha limpa oferecida por sua posição inicial tardia para liderar a tabela de classificação após duas corridas. O espanhol não conseguiu acompanhar o ritmo dos primeiros, no entanto, terminando a sessão um décimo atrás de Ogier em quarto. Apenas dois décimos de segundo atrás estava o colega de Rovanperä, Elfyn Evans, que superou o homem da Hyundai, Thierry Neuville, por 1.3s. Tänak e seu companheiro de equipe no M-Sport Ford Puma, Pierre-Louis Loubet, foram sétimo e oitavo, respectivamente, enquanto Takamoto Katsuta e o piloto do WRC2, Gus Greensmith, completaram a tabela de classificação. Quinta-feira Ainda na noite de quinta-feira tivemos a primeira atividade cronometrada do WRC Guanajuato Rally México. Com os primeiros 12 carros atacando ambas as corridas da etapa de 1,12 km na ordem inversa, o estoniano Tänak gostou de ser o último dos carros do Rally1 antes de assumir as funções de limpeza da estrada na manhã de sexta-feira. O piloto de 35 anos marcou 58 segundos na primeira rodada em seu Ford Puma Hybrid Rally1 – 0.8s mais rápido que o atual campeão mundial Kalle Rovanperä. Ele então repetiu o feito menos de meia hora depois, quando novamente superou seu rival finlandês para aumentar sua vantagem durante a noite para 1.7s. Desfrutando de sua primeira temporada completa com a Hyundai, Esapekka Lappi terminou 0.5s atrás de Rovanperä na terceira posição, depois que a dupla finlandesa empatou nas principais honras no shakedown da manhã de quinta-feira. O companheiro de equipe de Lappi na Hyundai, Thierry Neuville, foi o próximo em casa, com o vencedor mais recente no México, Sébastien Ogier, fechando os cinco primeiros em quinto lugar, ao volante de seu Toyota GR Yaris Rally1. O companheiro de equipe de Ogier, Elfyn Evans, foi o próximo em casa na sexta posição, ficando 0,1s à frente de Dani Sordo. Ambos fazendo sua estreia no México, Pierre-Louis Loubet em seu Puma e Takamoto Katsuta dirigindo um Yaris terminaram o dia em oitavo e nono, respectivamente. Largando fora do top 12, Emil Lindholm precisou esperar um pouco mais para começar a noite, mas o atual campeão do WRC2 terminou a noite fechando o top 10. Optando por um modelo mais antigo Škoda Fabia Rally2 evo, o finlandês correu rapidamente para no topo da tabela de classificação do WRC2, 1.6s à frente de Nikolay Gryazin em máquinas semelhantes, enquanto Gus Greensmith, estreando seu Škoda Fabia RS Rally2, fecha os três primeiros na principal categoria de suporte do WRC. Sexta-feira Na sexta-feira teríamos um longo e duro dia de competição para pilotos e navegadores. Depois de ficar empatado em tempo com Kalle Rovanpera, Esapekka Lappi disparou para a liderança do Guanajuato Rally México na manhã de sexta-feira, quando vários pilotos da frente, incluindo o líder do campeonato Ott Tänak, tiveram problemas. O finlandês, que ficou em terceiro lugar durante a noite, se envolveu em uma disputa matinal com o seis vezes vencedor do México, Sébastien Ogier, terminando a volta apenas 1.4s à frente do Toyota Gazoo Racing em tempo parcial antes que as etapas sejam repetidas esta tarde. Lappi, dirigindo um Hyundai i20 N, subiu à liderança da tabela de classificação com o tempo de referência para El Chocolate, ultrapassando o líder da noite Ott Tänak no processo, enquanto o estoniano cuidava de um turbocompressor com falha em seu M-Sport Ford Puma. Enquanto Ogier conseguiu recuperar alguns décimos durante o teste de Ortega, Lappi conquistou duas vitórias em três etapas com uma corrida corajosa por Las Minas, que precedeu o serviço no meio da perna. As chances de Tänak de conseguir sua segunda vitória na temporada agora pareciam quase impossíveis. Ele definha mais de 12 minutos atrás do primeiro lugar, depois de mancar durante a manhã com o mínimo de força. Seus companheiros de equipe Pierre-Louis Loubet e Jourdan Serderidis também enfrentaram sua cota de problemas na estreia. Ambos tiveram que desistir devido a danos na suspensão, marcando um início de rally desastroso para a equipe britânica. Em terceiro lugar, e evitando o drama até agora, está o colega de Yaris de Ogier, Elfyn Evans. O galês terminou a volta 11.1s atrás do vice-campeão, com Dani Sordo apenas 0.6s atrás, apesar de lutar para manter seu Hyundai na linha limpa. A unidade híbrida de Thierry Neuville falhou quando ele atingiu uma compressão em Ortega, deixando seu i20 N sem potência nas altas altitudes. Ele chegou ao serviço 10.1s atrás de Sordo, mas 6.0s à frente do sexto colocado Kalle Rovanperä, cujo Toyota sofreu uma falha semelhante. Takamoto Katsuta retirou-se do sétimo lugar geral depois de sair da estrada em uma seção de alta velocidade de Las Minas. Ele perdeu o controle da traseira de seu Yaris, deslizando por um barranco íngreme. Emil Lindholm, o atual campeão do WRC2, lidera sua categoria e ocupa o sétimo lugar geral à frente de Gus Greensmith, enquanto Adrien Fourmaux e Oliver Solberg completam o top 10. Sábado O sábado foi mais um dia exaustivo para pilotos e navegadores no Guanajuato WRC Rally México e a disputa pela liderança acabou quando um dos contendores terminou alijado da competição. Esapekka Lappi e Sébastien Ogier travaram um forte duelo na tabela de tempos, começando a penúltima etapa de sábado separadas por apenas 5.3s, a tensão era palpável. Ambos os pilotos sabiam que cada décimo de segundo contaria com o terreno implacável nas montanhas ao redor de León. No entanto, a batalha acirrada que era esperada até o final do domingo não se concretizou. Lappi, que estava em vantagem, bateu em um poste de eletricidade com seu Hyundai i20 N a apenas 10,01 km da etapa inicial de Ibarrilla. O carro do finlandês colidiu com um poste antes de pegar fogo brevemente. O acidente deixou Ogier com uma vantagem confortável de quase meio minuto sobre o colega do Toyota GR Yaris, Elfyn Evans. O francês, seis vezes vencedor no México, entrou em “modo de segurança” nas três etapas restantes da manhã, chegando ao serviço do meio da perna com 28.5s de vantagem. A manhã de Thierry Neuville foi positiva, com o belga conquistou três vitórias em etapas a bordo de seu Hyundai. Além de subir ao pódio às custas de Lappi, ele também reduziu a diferença para Elfyn Evans para apenas 8.7s. Outro 36.6s atrás na quarta posição, vinha Kalle Rovanperä. O Toyota do finlandês não tinha tração nas etapas de cascalho solto, mas levou uma vantagem considerável sobre Dani Sordo. Bloqueios de estrada devido ao incidente de Lappi significaram que o WRC2 completou apenas SS14. A estrela do Škoda Fabia RS Rally2, Gus Greensmith, continuou a liderar a categoria de Adrien Fourmaux, enquanto Emil Lindholm, Kajetan Kajetanowicz e Oliver Solberg completaram o top 10. O oito vezes campeão mundial, que pilota “em meio período” pela Toyota Gazoo Racing, terminou o sábado na liderança do cansativo evento de cascalho com uma vantagem de quase meio minuto sobre o companheiro de equipe, Elfyn Evans. Ele administrou sua velocidade – e seus pneus Pirelli de composto duro – perfeitamente durante os estágios de velocidade escaldantes da tarde, conquistando uma vitória dominante na etapa em El Mosquito 2 para terminar o dia 35.8s à frente Evans. A vitória nesta terceira etapa seria particularmente especial para o francês, já que foi aqui no México que ele estreou no Campeonato Mundial de Rally da FIA em 2008. A posição de Evans na segunda posição geral era muito menos segura, já que ele tinha um ataque de Thierry Neuville respirando em seu pescoço. O piloto da Hyundai aproximou-se mais de seu rival, conquistando quatro tempos mais rápidos para ficar atrás do galês por apenas 4.3s antes da final de quatro etapas de domingo. Kalle Rovanperä se distante da disputa pelo pódio, quase um minuto atrás de Neuville em quarto lugar geral. Uma parada em Derramadero 2 custou ao jovem Toyota alguns segundos, mas, com uma grande diferença de 47.2s para Dani Sordo atrás, ele não tinha motivos para se preocupar. Sordo, um quinto solitário, não estava disposto a correr riscos desnecessários. O espanhol concentrou-se em testar novas afinações ao longo do dia, embora tenha achado difícil manter a traseira do seu Hyundai sob controlo em condições irregulares. A taxa de desgaste foi tamanha que os carros WRC2 compuseram o restante do top 10. Gus Greensmith continuou a liderar a categoria à frente de seu ex-companheiro de equipe M-Sport Ford Adrien Fourmaux, enquanto Emil Lindholm, Oliver Solberg e Kajetan Kajetanowicz completaram a tabela de classificação. Domingo Talvez esta tenha sido a primeira etapa deste anos em que o líder da competição saiu do hotel para voltar ao seu carro com o regulamento debaixo do braço. Afinal, com a enorme vantagem que tinha, Sébastien Ogier só precisaria ficar longe de encrencas para vencer o Guanajuato WRC Rally México pela sétima vez na vida. O francês, iniciando o segundo rally de sua campanha de meio período em 2023, cumpriu a risca o que estava em seu próprio script e passou para o topo da lista de honra do México com uma sétima vitória recorde no evento norte-americano, um prêmio que ele havia compartilhado anteriormente com o antigo adversário Sébastien Loeb. Começando o dia uma vantagem considerável de 35.8s para a etapa final, foi um domingo relativamente simples para o homem da Toyota Gazoo Racing. Ele negociou os quatro estágios de velocidade restantes com destreza máxima e muito cuidado, além de conquistar o máximo de pontos de bônus do Wolf Power Stage, terminando a competição 27.5s à frente de Thierry Neuville no evento onde fez sua estreia no Campeonato Mundial de Rally da FIA em 2008. O espírito tenaz de Thierry Neuville ao volante de seu Hyundai i20 N deixou os fãs à beira de seus assentos enquanto ele lutava implacavelmente com o companheiro de equipe de Ogier, Elfyn Evans. Depois de começar o dia com 5.3s de atraso, Neuville se aproximou do galês, que foi atrapalhado por um braço de suspensão torto. A perseverança do belga valeu a pena quando ele ultrapassou seu rival na final, conquistando o segundo lugar geral por apenas quatro décimos de segundo e proporcionando um final emocionante para o confronto de quatro dias. Kalle Rovanperä lutou para acompanhar o ritmo do trio da frente, mas teve que se contentar com um solitário quarto lugar geral em seu Toyota. O atual campeão continuou se afastando de Dani Sordo, da Hyundai, que terminou mais de um minuto atrás em quinto. O terreno acidentado de cascalho afetou várias das principais equipes do Rally1, permitindo que Gus Greensmith terminasse em um poderoso sexto lugar geral em sua especificação WRC2 Škoda Fabia RS Rally2. Atrás dele estavam os outros desafiantes da categoria de suporte Emil Lindholm e Oliver Solberg. O nono lugar geral foi o melhor que Ott Tänak conseguiu depois que uma falha no turbocompressor custou ao piloto da M-Sport Ford Puma mais de 14 minutos na manhã de sexta-feira, enquanto a estrela do WRC2 Kajetan Kajetanowicz completou o top 10. O WRC estará de volta ao asfalto para o Rally da Croácia no próximo mês, que acontece de 20 a 23 de abril. O evento é baseado na capital Zagreb. O campeonato tem a liderança de Sébastien Ogier com 56 pontos, seguido de Thierry Neuville com 53, Kalle Rovanpera com 52, Ott Tänak 44 e Elfyn Evans 42. Arivederci, Redação do Rally.it Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |