Chegamos! A presença de público na etapa portuguesa do Campeonato Mundial de Rally da FIA é a mais impressionante e intensa das etapas corridas aqui na Europa. A proximidade e a atmosfera só tem referência igual na Argentina. Se os argentinos tivessem um salto de Fafe com temos em Portugal os sulamericanos provavelmente iriam a loucura. As imagens mais antigas das provas com o público amontoado nas margens das estradas de cascalho eram assustadoramente impressionantes. Hoje o público é obrigado a ficar um pouco mais distante, mas isso não diminuiu o entusiasmo dos portugueses. O WRC Vodafone Rally de Portugal é uma das etapas mais antigas e populares do WRC. As estradas de cascalho rápidas e técnicas para o interior do Porto, no norte e centro do país, são inicialmente macias e arenosas, mas podem tornar-se rochosas e esburacadas na segunda passagem. Muitas curvas complicadas escondidas por cristas enquanto as temperaturas podem subir no início do verão em Portugal. Sobre o Rally A primeira aparição do Rally de Portugal no WRC aconteceu em 1973, o Rally de Portugal é classificado como um dos eventos clássicos do WRC com desafiadoras etapas de cascalho a leste e sul do Porto. Superfícies de estradas variadas e clima instável aumentam a tarefa enfrentada pelas equipes. Também é extremamente popular entre os fãs com espectadores entusiasmados acompanhando a ação em dezenas de milhares. As estradas arenosas garantem que a aderência seja um prêmio para os iniciantes durante a primeira passagem pelas etapas e a superfície pode degradar para desenterrar rochas afiadas e sulcos profundos para a segunda passagem. Isso geralmente exige que as equipes aumentem a altura de seus carros para evitar danos mecânicos. Ao longo dos anos, o rally recebeu inúmeros prêmios, incluindo 'O Melhor Rally do Mundo' (que ganhou cinco vezes) e 'O Rali com Melhor Melhoria do Ano' em 2000. O finlandês Markku Alén e o francês Sébastien Ogier lideram a classificação lista de honra com cinco vitórias cada. 3 principais destaques O lendário salto de Fafe antes da chegada ou as encostas com vista para as curvas arrebatadoras que o precedem são um imã para os fãs. Imperdível. A cerimônia de abertura da noite de quinta-feira em Coimbra. Uma oportunidade de ver os pilotos, pegar um autógrafo e tirar uma ‘selfie’ antes do início da ação. Explorando o Porto. Um labirinto de belas ruas convergem para o poderoso rio Douro, atravessado pela icônica ponte em arco de metal e ladeado por casas de vinho do Porto. Servicepark Com sede no centro de exposições da Exponor em Matosinhos – o maior de Portugal. Muito espaço ao ar livre para as equipes do fabricante, com compartimentos de serviço menores acomodados no interior. Histórico de Eventos Realizado pela primeira vez em 1967 e um dos eventos fundadores do WRC inaugural de 1973. Inicialmente um rally de superfície mista, mudou para um formato de cascalho puro, mas perdeu seu lugar no calendário depois que o mau tempo arruinou o evento de 2001. Os organizadores mudaram-se do norte para a região de férias do Algarve, no sul, que recuperou o seu lugar em 2007. Voltou para o norte em 2015. Eleito o 'Melhor Rally do Mundo' em cinco ocasiões. Shakedown Elfyn Evans liderou um feroz e disputado shakedown do Vodafone Rally de Portugal na manhã de quinta-feira, no qual os cinco primeiros pilotos ficaram separados por menos de um segundo. A estrela da Toyota Gazoo Racing continuou em perfeita forma desde a última vez na Croácia, superando o rival da Hyundai Motorsport, Esapekka Lappi, por um décimo de segundo no teste de aquecimento de 4,61 km de Baltar. Com tempo seco e poeirento nas colinas e montanhas ao longo do rally de Matosinhos, o líder do campeonato Evans enfrenta a formidável tarefa de abrir a estrada durante a primeira etapa de sexta-feira. Ott Tänak liderou brevemente as tabelas de tempos depois de postar o tempo de referência na primeira passagem pela etapa. O piloto da M-Sport Ford Puma foi rebaixado por Evans na segunda corrida, entretanto, e terminou a sessão apenas meio segundo atrás em terceiro. Um único décimo atrás estava o piloto do i20 N Dani Sordo, que ultrapassou o quinto colocado Toyota Takamoto Katsuta por três décimos de segundo. Pierre-Louis Loubet foi sexto em outro Puma à frente de Kalle Rovanperä e Thierry Neuville, enquanto os aspirantes ao WRC2 Oliver Solberg e Gus Greensmith completaram a tabela de classificação. Sexta-feira e tem algo que raramente deixa de se fazer presente na etapa portuguesa do Campeonato Mundial de Rally da FIA são as altas temperaturas (normalmente passando dos 30°C) e as enormes nuvens de cascalho e poeira levantadas com o passar dos carros. Kalle Rovanperä dominou uma perna de abertura brutal no Vodafone Rally de Portugal para liderar o rival da Hyundai Motorsport, Dani Sordo, durante a noite. Uma luta emocionante pela manhã tornou-se uma questão de sobrevivência à tarde, já que o calor, a poeira e as estradas repletas de pedras cobraram um preço alto nesta quinta rodada da temporada do Campeonato Mundial de Rally da FIA. Enquanto vários de seus rivais vacilaram, Kalle Rovanperä venceu três das oito etapas especiais em seu Toyota Yaris para encerrar o dia à frente de Daniel Sordo por 10.7s após mais de 120 km de ação durante os quais três pilotos diferentes lideraram. O atual campeão do mundo, que vem sofrendo com problemas neste ano, foi atormentado por subviragem excessiva nas duas primeiras etapas, mas os ajustes de acerto no final da manhã transformaram seu carro. O finlandês da Toyota Gazoo Racing ultrapassou espanhol da Hyundai depois que este que herdou o primeiro lugar quando o Ford Puma de Ott Tänak sofreu danos nas rodas na etapa Lousa-2, e ampliou ainda mais a vantagem quando o espanhol ultrapassou um entroncamento na penúltima etapa. O companheiro de equipe i20 N de Daniel Sordo, Thierry Neuville, foi o terceiro, 15.2s atrás. O belga recuperou o último lugar do pódio na super especial da Figueira da Foz, ultrapassando o colega Esapekka Lappi e o jovem da M-Sport Ford Pierre-Louis Loubet no estágio. Apenas 1,3 segundo separavam os três pilotos no final do dia, com Loubet superando Lappi na final para terminar em quarto lugar geral por 0.3s. O quarto lugar foi merecido para Loubet. Depois de vencer a abertura, o francês estava prestes a desistir quando seu carro pegou fogo na parada de Arganil-1. Ele e o navegador Nicolas Gilsoul conseguiram continuar depois de apagar as chamas, e prosseguindo com um arrasto indesejado provocado pelo escapamento de seu Puma. Ott Tänak, que iniciou os trabalhos à frente, conseguiu se recuperar para terminar o dia em sexto na geral. As posições restantes na tabela de classificação foram dominadas pelos carros WRC2. Oliver Solberg liderou Gus Greensmith, com Yohan Rossel e Andreas Mikkelsen fechando o top 10. O líder do campeonato Elfyn Evans retirou-se após bater o seu Toyota Yaris em Mortágua. Seu companheiro de equipe Takamoto Katsuta desistiu no início do dia devido a uma falha no alternador. Se a sexta-feira foi difícil, o sábado era igualmente assustador. Quase 150 km estavam programados em dois loops de três estágios de velocidade. As tripulações têm a folga do serviço a meio da perna e uma super especial em Lousada completando o dia de ação. Sábado Se O Calor e as exigências naturais do Vodafone Rally de Portugal deixaram marcas fortes na sexta-feira, no sábado não haveria de ser diferente, exigindo o máximo de pilotos e navegadores. Inflexível e imparável, a estrela do Toyota Gazoo Racing, Kalle Rovanperä desencadeou um ataque de velocidade bruta ao atingir os tempos mais rápidos em cinco dos sete estágios de velocidade de cascalho extenuantes, massacrando seus adversários. O que começou como uma vantagem modesta de 10.7s durante a noite se transformou em uma grande vantagem de quase um minuto para o final do jogo no penúltimo dia. Rovanperä lançou seu ataque desde o início, mais do que quadruplicando sua vantagem antes da parada no meio da perna. Ele deu mais golpes quando as estradas clássicas de Vieira do Minho e Amarante foram repetidas após o serviço, ampliando ainda mais a diferença em condições acidentadas e poeirentas que lembram o Safari Rally Kenya. O piloto de 22 anos, que ainda não venceu um rally nesta temporada, chega à final de domingo 57,5s à frente de Daniel Sordo, da Hyundai Motorsport. O piloto espanhol, de meio período, começando sua terceira rodada da temporada, rapidamente desviou sua atenção para os Hyundai i20 N dos companheiros de equipe Esapekka Lappi e Thierry Neuville. Lappi aproximou-se do espanhol no início do dia, subindo de quinto para terceiro na geral na primeira passagem de Vieira do Minho. Mas o ritmo do finlandês diminuiu durante a tarde e ele foi ultrapassado por Neuville, que terminou apenas 2.3s à frente dele e 11.1s atrás de Sordo. Pierre-Louis Loubet abandonou perto do final do Amarante-1 quando um forte impacto danificou a direção de seu Ford Puma, permitindo que o companheiro de equipe da M-Sport Ford, Ott Tänak, lucrasse ao conquistar o quinto lugar geral. O estoniano perdeu tempo com danos nas rodas na sexta-feira e está a 2min21s8 da liderança depois de um dia fora do ritmo. Os carros WRC2 preencheram o restante da tabela de classificação, liderados pelo líder Oliver Solberg em um Škoda Fabia RS Rally2. Gus Greensmith, Yohan Rossel, Andreas Mikkelsen e Teemu Suninen completaram o top 10. Apenas quatro etapas estavam entre Kalle Rovanperä e seu primeiro triunfo de 2023. O final de domingo é sobre a extraordinária Fafe, o seu grande salto antes da chegada e as suas multidões. Quatro testes agrupados em torno da cidade totalizam 55,42 km, com o encerramento do rally Wolf Power Stage em Fafe oferecendo pontos de bônus vitais. Domingo Acordar para o último dia de competição com quase um minuto de vantagem sobre seu perseguidor mais próximo é uma situação que dá para qualquer piloto um ar de tranquilidade e uma sensação de conforto muito grande... mas esse tipo de comportamento não se passou na cabeça de Kalle Rovanperä no ano passado. Será que veríamos isso este ano? O finlandês, que não subia ao pódio desde a conquista do título na Nova Zelândia na temporada passada, agora possui uma vantagem de 17 pontos sobre Ott Tänak em cinco eventos nesta temporada de 13 rodadas. Rovanperä assumiu o controle do rally quando Tänak sofreu danos nas rodas na tarde de sexta-feira, estabelecendo uma pequena vantagem de 10.7s no final da primeira etapa. Imparável no sábado, o homem do Toyota GR Yaris desencadeou uma exibição magistral de cinco vitórias em etapas e ampliou a diferença para impressionantes 57.5s antes de negociar sem esforço o final de quatro etapas de domingo 54.7s à frente do segundo colocado Dani Sordo. Esapekka Lappi colocou um segundo carro Hyundai i20 N entre os três primeiros, marcando seu segundo pódio em tantos rallies. Seu resultado ajudou a marca Sul Coreana no campeonato de construtores, ficando a 32 pontos do fabricante líder do campeonato, a japonesa Toyota. Thierry Neuville começou o dia em terceiro, mas um turbocompressor quebrado deixou seu Hyundai severamente sem potência. O tempo passou enquanto ele mancava nos estágios finais, permitindo que o homem da M-Sport, Ott Tänak, com seu Ford Puma conquistasse o quarto lugar geral, relegando a dupla belga ao quinto lugar. A liderança da pontuação é de Kalle Rovanperä com 98 pontos, seguido de Ott Tänak com 81, Sébastien gier e Elfyn Evans com 69 e Thierry Neuville com 68. Houve uma conclusão emocionante para a batalha WRC2, com Gus Greensmith conquistando o prêmio por apenas 1.2s do rival do Škoda Fabia, Oliver Solberg. Este último liderou por 35.4s durante a noite antes de sofrer uma penalidade de um minuto. Andreas Mikkelsen, Yohan Rossel e Teemu Suninen – também disputando o WRC2 – completaram a tabela de classificação. Com o resultado final, Kalle Rovanperä saltou para o topo da classificação do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA com esta esmagadora vitória, sendo o seu segundo triunfo consecutivo no evento de Matosinhos. Os competidores enfrentarão mais tempo quente e estradas irregulares conforme o WRC se desloca para a ilha mediterrânea da Sardenha no próximo mês. Rally Italia Sardegna é baseado em Olbia de 1 a 4 de junho. Etapa em casa com cobertura especial. Arivederci, Redação do Rally.it Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.
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