O GP de Mônaco prometia uma luta acirrada já para a formação do grid de largada. Todos sabemos a importância de largar na frente no circuito de Monte Carlo, pela quase inexistência de pontos de ultrapassagem. Essa batalha resultou em tempos de volta muito próximos entre os concorrentes. Os 10 primeiros ficaram separados por 0s889, com carros de 7 diferentes construtores nas 5 primeiras filas. Qualquer erro mínimo representava a perda de várias posições. Max Verstappen virou o tempo mais rápido, com seu Red Bull, em 1m11s365 no final da qualificação. Seguiram o holandês: Fernando Alonso (Aston Martin) a 0s084, Charles Leclerc (Ferrari) a 0s106, Esteban Ocon (Alpine) a 0s188, Carlos Sainz (Ferrari) a0s265, Louis Hamilton (Mercedes) a 0s360, Pierre Gasly (Alpine) a 0s568, George Russell (Mercedes) a 0s599, Yuki Tsunoda (Alpha Tauri0 a 0s717 e Lando Norris (McLaren) a 0s889. Não foram poucos os carros que tocaram em muro ou guard rail para buscar melhorar seus tempos de volta, incluindo Verstappen. Em Mônaco só vem bom tempo passando muito próximo do guard rail. Sergio Perez (Red Bull) cometeu um erro na qualificação e não registrou tempo, largando em último. A prova do principado foi um desastre para o mexicano. Na corrida o holandês voador não tomou conhecimento de ninguém. Pulou na frente e já na primeira freada tomou a curva na frente, sem dificuldade alguma. Se distanciou até uma margem segura e administrou o consumo dos pneus, sua especialidade. Nem mesmo quando a chuva chegou, a 22 voltas do final, permitiu uma aproximação de seus concorrentes mais imediatos. Alonso guiou tudo o que sabe para manter o segundo lugar. Em terceiro Esteban Ocon, mostrando todo o seu talento, completou o pódio. Hamilton e Russell levaram os carros da Mercedes aos quarto e quinto lugares, enquanto que os carros da Ferrari chegaram em sexto (Leclerc) e oitavo (Sainz). Gasly levou seu Alpine ao sétimo posto. Norris e Piastri levaram os McLaren aos nono e décimo lugares. O acontecimento bizarro da corrida foi a “chicane ambulante” Logan Sargeant, que conseguiu a façanha de ser ultrapassado por três carros, num circuito onde o mais difícil é justamente conseguir ultrapassar. O estadunidense Sargeant é o piloto mais inexperiente entre todos na atual Fórmula 1. Mesmo assim tem mostrado qualidades em outros circuitos, guiando o Williams, o pior carro do grid. Foi disputada a 80ª edição do GP de Mônaco. O evento existe desde 1929. É um dos mais antigos no calendário mundial de esportes a motor. De vez em quando entra em discussão a continuidade ou não dessa corrida. Quem quer retirar Mônaco do Campeonato alega que esse tipo de circuito está ultrapassado. Quem assistiu a corrida no domingo e viu esses pilotos sensacionais guiando em baixo de chuva não tem coragem de defender seu cancelamento. Situação do Mundial de Pilotos: 1º) Max Verstappen – 144 pontos, 2º) Sergio Perez – 105, 3º) Fernando Alonso - 93, 4º) Lewis Hamilton – 69 e 5º) George Russell – 50 Situação do Mundial de Construtores: 1º) Red Bull – 249 pontos, 2º) Aston Martin – 120, 3º) Mercedes – 119, 4º) Ferrari – 90 e 5º) Alpine – 35. Próximo Grande Prêmio: Espanha – dia 4 de junho. Luiz Carlos Lima Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |