Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Histórica Vitória da Ferrari em Le Mans PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 12 June 2023 19:26

A última vitória da Ferrari na categoria principal das 24 Horas de Le Mans aconteceu em 1965. Naquela edição a dupla formada pelo austríaco Jochen Rindt e o estadunidense Masten Gregory venceu com o carro italiano, a uma média de 194,880 km/h. No final de 1973 a Ferrari desistiu de participar oficialmente do Campeonato Mundial de Marcas, para se dedicar exclusivamente à Fórmula 1. Nesse mesmo ano de 1973 o brasileiro José Carlos Pace, integrante da equipe oficial da Ferrari, chegou em segundo lugar em Le Mans, em dupla com o italiano Arturo Merzário.

 

Le Mans em 2023 foi uma corrida acirradamente disputada, vários acidentes aconteceram, principalmente por causa da chuva, e terminou com a vitória da equipe italiana, à frente da Toyota e da Cadillac. Na principal categoria, a Hypercar, o carro pilotado pelo trio Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado venceu com o Ferrari 499P, depois de uma luta pela liderança, que durou quase 12 horas, com o Toyota GR010 de Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, que chegou em segundo lugar. O terceiro foi o Cadillac V-LMDh pilotado por Alex Lynn, Earl Bamber e Richard Westbrook. Na categoria LMP2 a vitória foi conquistada pelos pilotos Jakub Smiechowski, Fabio Scherer e Albert Costa com Oreca 07, à frente dos trios Rui Andrade, Robert Kubica e Louis Deletraz com Orecac 07 e Sean Gelael, Robin Frijns e Ferdinand Habsburg com Oreca 07. Na categoria GTE-Am venceu o Corvette pilotado por Ben Keating, Nicky Catsburg e Nicolas Varone, em segundo lugar chegou Ahmad El Harthy, Michael Dinan e Charlie Eastwood e em terceiro o Porsche de Michael Wainwright, Benjamin Barker e Riccardo Pera.

 

Para os brasileiros foi uma corrida para se esquecer. Logo no início Jack Aitken conseguiu a façanha de bater na primeira volta, avariando o carro e tirando qualquer chance de boa corrida do brasileiro Pipo Dirani, Felipe Nasr sofreu com a bomba de combustível de seu Porsche Penske, quando vinha muito bem na prova, Pietro Fittipaldi vinha liderando na categoria quando entregou o carro para David Hansson, que bateu e tirou qualquer chance de boa corrida do brasileiro, o mesmo aconteceu com o Alpine de André Negrão, que foi prejudicado pela batida do companheiro, que se envolveu em acidente e finalmente o bicampeão de sua categoria em Le Mans, Daniel Serra, que chegou a liderar a corrida e precisou abandonar com problemas em seu Ferrari.

 

Essa foi a 91ª edição da prova, que marca o centenário da disputa das 24 Horas de Le Mans. A primeira prova aconteceu no ano de 1923, vencida pela dupla Lagache e Léonard, pilotando um Chenard & Walcker, à média de 92,064 km/h. A corrida não aconteceu nos anos de 1936 e de 1940 a 1949 (Segunda Guerra Mundial). Essa prova já surgiu como um desafio de resistência para os automóveis. Le Mans se tornou tanto uma competição entre marcas como um valioso campo de testes para a indústria automobilística. Continua sendo a mais atraente arena para disputa entre marcas famosas.

 

Que continue assim sendo.

 

Próximo encontro da Fórmula 1: GP do Canadá, no dia 18 de junho.

 

Luiz Carlos Lima

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.