Olá amigos leitores, A IndyCar Series teve no último final de semana, “a mais europeia de suas corridas”. Os mais de 6 km do traçado de Elkhart Lake com direito a todos os tipos de curva, uma topografia desafiadora e as poucas chances (na teoria) de termos bandeiras amarelas para embaralhar as estratégias fazem desta etapa algo um pouco diferente do que vemos no resto do campeonato, algo que nem o traçado do misto do Indianapolis Motor Speedway consegue. Quem esteve no circuito ou acompanhou a transmissão pela TV não se decepcionou com o espetáculo protagonizado pelos pilotos. Quando paramos para analisar a formação do grid, vimos que os pilotos com maior potencial característico para este tipo de prova não decepcionou, com Colton Herta fazendo a pole position, tendo por perto Pato O’Ward, Alex Palou, Josef Newgarden, Alexander Rossi Kyle Kirkwood, Christian Lundgard e Marcus Armstrong. O movimento de largada foi completamente oposto ao que vimos em Detroit, com Colton Herta e Pato O’Ward vindo lado a lado, devagar (se é que podemos falar isso) e trazendo o grid dois a dois, bem ajustados até a bandeira verde, quando aceleraram forte. Com os carros todos juntos, alguma coisa podia acontecer na curva 1 e Kyle Kirkwood acertou Pato O’Ward e saiu pela área de escape. O mexicano da McLaren também pagou um preço, caindo para a P7. Assim, tivemos uma bandeira amarela, apesar do socorro fazer o motor de Kirkwood partir e ele voltar pra pista. Menos riscos não quer dizer que estaríamos a salvo de bandeiras amarelas. Benjamin Pedersen também foi prejudicado na primeira volta e caiu para P26. Os grandes pioneiros incluíram Callum Ilott, que chegou ao P12 desde o início do P19. Romain Grosjean também melhorou sete posições e subiu para P17. Ryan Hunter-Reay, começando P27 e último, subiu para P24. Alguns pilotos usaram a advertência para fazer a primeira troca de pneus para cumprir o regulamento de usar os dois tipos de pneus na corrida. A bandeira verde foi agitada na quarta volta e Marcus Armstrong, que tinha largado na P8 chegou à P3 enquanto a direção de prova puniu Pato O’ward, fazendo-o ceder duas posições, caindo para P9. Christian Lundgaard tentou passar Josef Newgarden para P4 na Curva 5 e caiu na grama e retornou em P6. Após cinco voltas, Herta tinha 0,6s de vantagem sobre Palou, 1,5s sobre Armstrong, 2,9s sobre Newgarden e 3,3s sobre Alexander Rossi. Kirkwood, que voltou pra pista, era o último. Nona volta e Felix Rosenqvist saiu na curva 3 após ser atingido por Rinus VeeKay, por quem ele havia acabado de passar para P13. A “longa viagem” de Rosenqvist pela grama o deixou por último. Na volta seguinte a vantagem de Herta sobre Palou era de 0,8s. Armstrong estava 1,7s atrás, Newgarden estava 3,1s e Rossi estava 3,9s distante do líder. Na volta 12 Romain Grosjean escapou do traçado e ficou preso na caixa de brita da Curva 3, vítima de seu próprio erro, depois de colocar o pneu dianteiro esquerdo na grama durante a frenagem, o que o fez girar de lado na pista. Segunda bandeira amarela em todo circuito acionada e o colunista queimando a língua. Herta e os líderes pararam no final da volta com Newgarden ganhando a P3 de Armstrong. Com ajuda do resgate, Grosjean retomou com menos uma volta de corrida. A bandeira verde foi novamente agitada no final da volta 15, mas Jack Harvey acelerou antes da hora na curva 14 – a curva final – e bateu no pneu traseiro esquerdo de Helio Castroneves antes de sair do circuito e bater nas barreiras de pneus. Nova bandeira amarela. Rinus VeeKay, que não foi penalizado por provocar a rodada de Felix Rosenqvist, foi penalizado por uma liberação insegura dos pits e recebeu ordens de ficar para trás do P22, Kyle Kirkwood. Harvey conseguiu ir para os pits e trocar o bico do carro, juntando-se a Romain Grosjean entre os retardatários. O reinício corrida veio apenas na volta 19 e viu Marcus Armstrong ganhar a P4 de Alexander Rossi e Marcus Ericsson perder três posições, indo da P9 para a P12 e Simon Pagenaud dar um passeio pela grama enquanto também tentava passar por Marcus Ericsson. Volta 23 e Alexander Rossi leva P4 de Marcus Armstrong. Alex Palou corre lado a lado na Curva 5 com Josef Newgarden, mas perde a P2. Na volta seguinte tínhamos Colton Herta liderando com 0,6s para Josef Newgarden. Mais atrás, Marcus Armstrong tenta ultrapassar Alexander Rossi na Curva 5, falha e é ultrapassado por vários carros, caindo para a 7ª posição. Na volta 25, a maioria dos pilotos foi aos pits pela confusão causada por Malukas. A eficiência das equipes foi fundamental naquele momento e a Andretti ficou devendo. Na saída dos pits, Palou ficou em P1 (virtual, porque Will Power e Marcus Armostrong ainda iam parar), Newgarden em P2 e Herta caiu para a P3. Quem fazia uma corrida espetacular era Scott Dixon, que após largar na P24, que na volta 29 tomava a P8 de Scott McLaughlin e Rinus VeeKay atropelar Devlin DeFrancesco, levando DeFrancesco a sair da pista. Power e Armstrong precisavam contar com mais uma banndeira amarela, mas essa não aconteceu e eles tiveram que parar. Armstrong na volta 32 e Power na volta 34, voltando pra pista depois da P20. Na volta 36 e Ericsson tira Rossi do P6 e o companheiro de equipe Rosenqvist o derruba para o P8 alguns momentos depois. Herta está liderando com apenas 0,6s sobre Palou e O'Ward está 1,2s atrás. Então veio o momento chave da corrida: Colton Herta parou na volta 40. Na volta seguinte, pararam Alex Palou, Pato O’Ward e Josef Newgarden. Após as paradas, Colton Herta retoma a liderança, seguido por Alex Palou e Josef Newgarden, com a Penske sendo mais eficiente que a McLaren na parada. Na volta 42 Colton Herta tinha 2,6s de vantagem para Alex Palou, mas esta distância foi caindo rapidamente com uma evidente demonstração de que o reabastecimento do carro da Andretti depositou alguns litros a menos do que deveria. Na volta 46 aconteceu o inevitável: Palou pressionou Herta, tentando passar na Canada Corner. Volta 47, Palou está 0,4s atrás e continua perseguindo Herta, que precisa economizar mais um pouco de combustível e não conseguiu segurar a liderança faltando 6 voltas para o final. Palou assume a liderança na curva 1 e abre uma vantagem. Em seguida foi Josef Newgarden e nas voltas seguintes Pato O’Ward e Scott Dixon. Para Colton Herta sobrou um amargo 5° lugar. O vencedor do título da IndyCar em 2021 também aumentou sua liderança no campeonato de 51 pontos para 74 sobre companheiro de equipe, Marcus Ericsson, e com 81 sobre o vencedor das 500 milhas de Indianápolis, Josef Newgarden, da equipe Penske. Entre os outros elogios para Palou, a vitória no Road America foi a terceira da temporada (nas últimas quatro corridas) e a sétima de sua carreira. Será que ele vai trocar esta equipe vencedora pela McLaren no final do ano (seja aqui ou na Fórmula 1)? Vamos acelerar! Sam Briggs Fotos: site IndyCar Media Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |