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A disputa entre a opção pelo Hidrogênio e não pelo carro elétrico é ótima para o meio ambiente PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 27 June 2023 18:39

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Em meus últimos artigos venho falando sobre os avanços tecnológicos no seguimento de veículos elétricos e no desenvolvimento de baterias mais eficientes, duráveis e compactas. Mas além da tecnologia para veículos elétricos, temos outra alternativa em estudo bastante avançado: as células de hidrogênio, que permitiriam a adaptação e uso dos motores de combustão interna.

 

A mudança dos carros tradicionais movidos a combustível fóssil para carros elétricos acelerou dramaticamente nos últimos anos, estimulada pelo crescente reconhecimento do público sobre a ameaça da mudança climática. No entanto, os consumidores podem estar menos conscientes da ampla e crescente variedade de opções disponíveis no setor de veículos “verdes”.

 

Na verdade, embora grande parte da conversa em torno de veículos de emissão zero se concentre em EVs movidos a bateria, as inovações em veículos com célula de combustível de hidrogênio estão ganhando destaque e existe uma corrida aberta – muito interessante – na busca de meios alternativos de energia não poluente dentro da indústria automobilística que corre contra o tempo para mudar a matriz energética que move as pessoas e os bens de consumo. Os avanços são grandes.

 

Hydrogen Vehicle Systems revela novo caminhão hidrogênio-elétrico de 370 milhas

 

A startup britânica de veículos comerciais Hydrogen Vehicle Systems (HVS) revelou seu novo veículo elétrico de 4 toneladas movido a hidrogênio, que a empresa diz ser o primeiro de seu tipo no Reino Unido. Fundada em 2017, a HVS se concentra no desenvolvimento inicial de veículos comerciais hidrelétricos. A empresa é formada por especialistas do setor de hidrogênio e eletricidade e é liderada pelo CEO, Jawad Khursheed.

 

 

O novo ‘demonstrador de tecnologia’ da empresa oferece um alcance de até 370 milhas e um tempo de reabastecimento de cerca de 20 minutos.

 

A HVS diz que seu novo modelo foi construído desde o início, apresentando um design de cabine impressionante que foi projetado para otimizar o alcance, a carga útil, a distribuição de peso e a aerodinâmica.

 

A fabricante de veículos hidrelétricos acrescentou que o conforto do motorista também foi pensado, com a cabine projetada para melhorar o acesso e dar melhor acesso aos comandos do veículo. A empresa exibiu anteriormente seu trem de força hidrogênio-elétrico na forma de um caminhão de demonstração de 5,5 toneladas. O trem de força do HVS apresenta um sistema de célula de combustível de hidrogênio e um sistema de armazenamento de energia para implantar eletricidade no eAxle. O caminhão será equipado com o KERS, que recapturará a energia durante a frenagem enquanto o caminhão estiver desacelerando.

 

De acordo com a empresa sediada em Glasgow, o trem de força integrado será controlado por seu próprio sistema interno ‘SEMAS’, que a empresa diz que fornecerá “eficiência e durabilidade de combustível líderes na categoria”. A célula de combustível de hidrogênio permite maior alcance, maior capacidade de carga e reabastecimento mais rápido do que usar apenas a tecnologia de bateria, de acordo com a HVS. As únicas emissões do caminhão são vapor d'água, o que significa que nenhum gás nocivo é liberado. Os tratores HVS serão construídos em um chassi totalmente novo, projetado internamente pelo chefe de design, Pete Clark.

 

 

Este demonstrador de tecnologia mostra nosso inovador design de veículo comercial elétrico a hidrogênio e tecnologia avançada de powertrain. Os caminhões da HVS de emissão zero se propõem a ser uma parte fundamental da descarbonização do setor de logística. O hidrogênio é o combustível perfeito para a indústria de transporte, oferecendo longas distâncias e reabastecimento rápido, graças às estações que são facilmente integradas às principais redes de transporte existentes.

 

O caminhão continua em seu trabalho de desenvolvimento no campo de testes Mira em Warwickshire, com a empresa de olho em uma nova instalação de produção piloto em Midlands. A HVS espera empregar mais de 600 funcionários assim que estiver funcionando. Também existem planos para lançar uma variante com volante à esquerda do trator HGV movido a hidrogênio. A HVS não revelou quando planeja lançar seu primeiro caminhão, mas é provável que demore alguns anos até vermos o HGV hidroelétrico nas estradas britânicas.

 

Startup britânica Tevva oferecerá caminhões movidos a hidrogênio e elétricos

 

A fabricante britânica de caminhões elétricos Tevva revelou um novo veículo pesado de longo alcance movido a hidrogênio, que será fabricado no Reino Unido juntamente com uma versão elétrica a bateria. A empresa com sede em Essex apresentou no início do ano seu primeiro caminhão totalmente elétrico de 7,5 toneladas, que tem um alcance de até 160 milhas, no ano passado. Ela produzirá as máquinas em uma instalação na área de London Thames Freeport, com as entregas do caminhão elétrico previstas para começar ainda este ano.

 

 

A variante a hidrogênio será construída na mesma instalação e será o primeiro caminhão movido a hidrogênio produzido no Reino Unido. A versão hidrogênio-elétrica será efetivamente oferecida como um extensor de alcance para permitir que a máquina seja usada para viagens mais longas. A Tevva diz que isso permitirá oferecer soluções de emissão zero que atenderão a vários operadores de frota em vários setores.

 

O sistema de célula de combustível de hidrogênio é usado para carregar a bateria do motor elétrico, o que aumenta a autonomia geral do veículo, permitindo que o caminhão vá mais longe sem precisar parar para carregar. Tevva acrescentou que usar a célula de combustível como um extensor de alcance, em vez de uma fonte primária de energia, permite “fornecer células de combustível menores, mais baratas e mais leves” e operá-las “com a maior eficiência possível”.

 

 

Com a célula de combustível de hidrogênio a bordo, o caminhão de 7,5 toneladas da Tevva pode percorrer uma distância maior de 310 milhas, o que a empresa diz ser suficiente para “atender confortavelmente a ciclos de trabalho exigentes”. O fabricante de caminhões acrescentou que o reabastecimento de hidrogênio normalmente leva um tempo semelhante ao reabastecimento de caminhões a diesel e o uso duplo de fontes de energia elétrica e de hidrogênio “à prova de futuro” da Tevva e de seus clientes.

 

Ao adotar o hidrogênio, estaremos nos preparando para o futuro, o mercado consumidor de veículos de qualquer porte, as indústrias e comunidades em que operam. Com nosso compromisso com o atendimento ao cliente, acredita-se ser possível que os veículos movidos a hidrogênio serão uma escolha popular para operadores de frota.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça