Olá amigos leitores, O nome da corrida era Hy-Vee Homefront 250, mas será lembrado como o Team Penske Trio 250 no Iowa Speedway depois que Josef Newgarden, o pole position Will Power e Scott McLaughlin dominaram completamente as ações de pista, liderando 248 das 250 voltas durante uma tarde de total supremacia. Não fosse um pequeno erro de Will Power, que escorregou em uma das curvas e raspou o muro, a corrida se apresentava como um inevitável 1-2-3 para Penske, mas Josef Newgarden e Scott McLaughlin garantiram uma dobradinha para o Capitão Roger Penske, deixando o último lugar no pódio para Pato O'Ward, da Arrow McLaren, garantindo um pódio totalmente formado por carros equipados com motores Chevy, dando o troco do que ocorreu em Toronto. Entrando na corrida em terceiro lugar no campeonato, Josef Newgarden somou 50 pontos pela vitória, o ponto por liderar uma volta e os dois pontos por liderar o maior número de voltas na sua contabilidade e reduziu a vantagem de 117 pontos de Alex Palou para 98 antes da disputa da segunda corrida de Iowa no domingo. Ele também melhorou para o segundo lugar na classificação do campeonato. Will Power dominou a primeira metade da corrida e passou 119 voltas na liderança, mas assim que Newgarden passou, ele liderou 129 voltas e controlou todos os aspectos da competição daquele ponto em diante para consolidar sua quinta vitória no oval encravado entre os milharais do estado e, mais impressionante, a terceira vitória do ano – até o momento e todas em ovais – além de ser sua quarta conquista consecutiva, considerando a última de 2022, neste tipo de circuito. Não podemos considerar que seja uma coincidência o fato das vitórias no Texas, nas 500 milhas de Indianápolis e o domínio em Iowa que a combinação da equipe Penske com os motores Chevy se provaram imparáveis nos três estilos de ovais. Pior para os concorrentes em geral e em particular para a equipe de Chip Ganassi, que não se mostrou em condições de brigar pela liderança e ainda pior para Alex Palou, que não foi apenas o P8 na corrida e com uma volta de desvantagem para o líder. Primeira vez em muito tempo o líder do campeonato não foi o melhor piloto da Chip Ganassi Racing a cruzar a linha de chegada. Essa honra pertenceu a Marcus Ericsson, que usou sua corrida para o quarto lugar para espelhar os esforços de Josef Newgarden para reduzir sua desvantagem em relação ao líder do campeonato, mas apenas por poucos pontos. Marcus Ericsson era o quarto na classificação antes da corrida e, graças ao pódio de Pato O'Ward, ele entregou a posição ao piloto da Arrow McLaren e terminou o dia no quinto lugar no campeonato. Na corrida, Power manteve a quinta posição na corrida depois de raspar o muro e perder rendimento, mas ainda assim segurando Scott Dixon, que tomou uma volta do vencedor da corrida, mas sendo P6 avançou um pouco sobre Alex Palou, mas como Marcus Ericsson, ele também caiu uma posição na classificação enquanto Newgarden se aproximava do líder. Entre Scott Dixon e Alex Palou chegou Kyle Kirkwood – o primeiro representante do quarteto da Andretti Autosport – em sétimo. Em outros lugares, o auge do sucesso da Rahal Letterman Lanigan Racing no último fim de semana em Toronto (com a vitória de Christian Lundgaard) foi temperado por um dia carregado de lutas, quando Graham Rahal, da RLL, bateu sozinho – a única bandeira amarela na corrida – enquanto Christian Lundgaard corria muitas voltas de atraso em 20º. O melhor desempenho da equipe foi Jack Harvey, que superou uma penalidade de nove posições no grid para reivindicar o 18º lugar, três voltas antes do vencedor. Apesar deste domínio parecer chato como o de Max Verstappen e da Red Bull na Fórmula 1, tivemos algumas emoções durante a hora e 33 minutos da bandeira verde até a quadriculada na corrida, e a maior parte veio enquanto os líderes se misturavam com os carros que tomavam voltas, obrigando os mais velozes a cuidar do que acontecia na sua frente e nos seus retrovisores ao mesmo tempo em um oval tão curto. Marcus Ericsson, o melhor piloto com motor Honda no sábado, estava a 14,6s de Newgarden na bandeira quadriculada. Para cada equipe que não pertence à Penske ou não equipadas com motores Chevy, a noite de sábado para domingo certamente foi longa enquanto procuravam respostas para um quebra-cabeça que se mostrava impossível de resolver. No domingo, mais um show da Penske e de Josef Newgarden Morte, impostos e Josef Newgarden vencendo corridas da IndyCar no Iowa Speedway. Essas parecem ser três das verdades inescapáveis da vida depois que o piloto da Team Penske conquistou sua quarta vitória oval consecutiva em 2023, a quinta consecutiva desde a vitória na World Wide Technology Raceway para fechar a temporada oval de 2022 e a sexta vitória na carreira na praça de touros de 0,875 milhas. Newgarden entrou no Hy-Vee IndyCar Weekend doubleheader com uma desvantagem de 126 pontos para o líder do campeonato Alex Palou e saiu de Iowa com “apenas” 80 pontos atrás, um avanço de 46 pontos sobre o piloto da Chip Ganassi Racing, qu terminou a segunda corrida na P3. Josef Newgarden liderou 212 das 250 voltas da corrida, mesmo tendo largado na P7. Somadas às 129 de sábado, totalizaram 341 voltas na liderança das 500 completadas em Iowa. O extraordinário domínio oval do bicampeão o coloca em companhia ilustre: ele é o primeiro desde Al Unser em 1970 a ganhar cinco corridas ovais consecutivas e só é superado pelas seis corridas consecutivas de Ralph DePalma em 1918 e A.J. Os sete de Foyt em 1964. Ele também se junta ao quatro vezes vencedor da Indy500 como um dos dois únicos pilotos a vencer as quatro primeiras ovais em uma temporada; A conquista de Foyt ocorreu naquele ano recorde de 1964. Josef Newgarden estava chateado antes largada por estar largando na P7, sabendo que tinha carro para estar entre os 3 primeiros, mas isso não foi problema depois da bandeira verde quando ele foi conquistando posições e assumiu a liderança numa manobra sensacional onde superou os dois outros carros da equipe, passando de P3 para P1. Will Power, mesmo sem tocar o muro, teve queda de rendimento durante a corrida que parecia ter o destino de uma nova dobradinha Newgarden-McLaughlin até a última rodada de pits, quando surgiu um surpreendente Felix Rosenqvist virando no mesmo ritmo de Josef Newgarden. O piloto da Arrow McLaren parecia que chegaria mesmo na P2 quando uma bandeira amarela faltando 10 voltas para o final da prova mudou toda a configuração. A relargada acrescentou um pouco de pimenta no tempero a um dia de domínio da Penske e, naquele sprint de três voltas até a bandeira quadriculada, Felix Rosenqvist, da Arrow McLaren, que começou a corrida em segundo, deslizou para cima da sujeira dos pedaços de pneus, as “bolinhas de gude” e assistiu Will Power e Alex Palou de Penske e Ganassi passarem para conquistar os lugares finais do pódio na relargada do final da corrida, com a dobradinha da Penske ficando com Newgarden-Power. Apesar de cair para o quarto lugar, Felix Rosenqvist fez imenso progresso depois de largar em 16º e garantiu seu segundo melhor resultado da temporada. Scott McLaughlin, da Penske, que passou a maior parte do dia rodando no controle da corrida com o 1-2-3 com seus companheiros de equipe, ficou em quinto lugar e Scott Dixon, de Ganassi, se envolveu em grandes batalhas durante a maior parte da corrida e completou os seis primeiros como o primeiro piloto a uma volta do vencedor. Dos outros pilotos no top10, Colton Herta foi o melhor piloto da Andretti Autosport em sétimo, e atrás dele, o jovem ás oval David Malukas foi competitivo a tarde toda e terminou em oitavo para a Dale Coyne Racing com a HMD Motorsports. O vencedor de Toronto, Christian Lundgaard, foi o melhor desempenho da Rahal Letterman Lanigan Racing em 13º e ficou uma posição à frente de Callum Ilott em 14º, que largou em 24º para a Juncos Hollinger Racing e jogou entre as equipes maiores com um dos mais novos programas da série. O doubleheader foi notavelmente limpo, sem batidas pesadas registradas de sexta a domingo. A equipe Ganassi, como era de se esperar, melhorou sua forma da noite para o dia, mas não foi nem de longe o necessário para interromper o domínio da Penske em Iowa. Alex Palou fez um ótimo trabalho para limitar a perda de pontos com o melhor desempenho em ovais curtos de sua carreira, e a IndyCar está a duas semanas de uma grande jogada de dados em Nashville, onde a bigorna dos desenhos animados pode atingir qualquer piloto a qualquer momento. Graças a Josef Newgarden, a disputa pelo campeonato de 2023 está de volta e, depois de perder de 37 pontos de sua enorme vantagem, Alex Palou passou de aparentemente intocável para ainda alcançável. Vamos acelerar! Sam Briggs Fotos: site IndyCar Media Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |