Olá amigos leitores, Estamos na época do ano em que os Estados Unidos costuma sofrer com a chegada de furacões em nossa costa do Golfo do México e Florida. Mas como a mãe natureza anda bem furiosa há algum tempo, nem a costa do pacífico escapou e uma tempestade tropical há alguns dias. Esses eventos climáticos costumam receber nomes de mulher por aqui, mas temos uma outra tempestade com nome de homem que também está provocando alguns estragos. Alex Palou, o virtual campeão da IndyCar Series tem sido um dos protagonistas da categoria, mas não apenas dentro das pistas. Os assuntos que tem envolvido o piloto espanhol fora do asfalto também tem sido motivo de muitas manchetes no noticiário esportivo. Na verdade, as últimas notícias são uma consequência de uma série de fatos que vem acontecendo desde 2022. Em 2022, o então campeão da temporada 2021, o piloto espanhol Alex Palou começou a dar ouvidos ao “canto da sereia” chamada Fórmula 1 através de Zak Brown, CEO da McLaren que tem uma equipe na IndyCar Series e que ainda busca chegar no nível competitivo de não apenas vencer corridas, mas de – efetivamente – disputar o título da temporada. Com um piloto que vinha mostrando em pista ser um vencedor nato, em 2022 Zak Brown fez uma proposta para Alex Palou trocar a Chip Ganassi pela Arrow McLaren e correr a temporada 2023 sob novas cores. Acontece que o contrato de Alex Palou com a Chip Ganassi ia até o final da temporada de 2023 e o empresário norte americano, além de não ficar nada satisfeito com a situação de uma eventual quebra de contrato, ameaçou seu piloto de ir às vias judiciais (e isso nos Estados Unidos costuma ter consequências graves e dispendiosas) e diante de todo cenário e possibilidades, Alex Palou permaneceu na Chip Ganassi, viu Will Power ser campeão da temporada 2022 e adiou em um ano sua troca de equipe. Acontece que em 2023, ele se tornou o homem a ser batido na pista e evidentemente Chip Ganassi não tem intenção de abrir mão de seu campeão e potencial líder da equipe na futura (provavelmente não muito distante) aposentadoria de Scott Dixon. O problema é que Chip Ganassi não gosta de “abrir a mão” quando fala-se de dinheiro e talvez Alex Palou seja o piloto mais cobiçado da categoria no momento. Um outro fator nesta complicada negociação é a Fórmula 1. A categoria passa a fazer três corridas por ano nos estados unidos já em 2023 (Miami, Austin e Las Vegas). A audiência cresceu muito nos Estados Unidos e Alex Palou é um piloto europeu, com fortes ligações com a categoria e seria um potencial substituto de Fernando Alonso, que cedo ou tarde vai se aposentar, assim como Scott Dixon. Esta questão deixa Alex Palou e seus agentes com um interessante leque de opções, mas isso parece estar atrapalhando ao invés de ajudar. Ao invés de “abrir opções”, Alex Palou tem acumulado problemas. Como não teve como mudar de equipe no final de 2022, o piloto espanhol assinou um contrato com a McLaren para a equipe em 2024 e esta ligação com Zak Brown envolvia testes na Fórmula 1 e uma eventual mudança de categoria. Para a infelicidade de Alex Palou, a McLaren está muito bem de pilotos na Fórmula 1 com Lando Norris e Oscar Piastri. Isso limitaria as chances dele na equipe e ir para uma “vaga de aluguel” seria ir para figurar nas últimas posições do grid. Com o aparente “clima de paz” dentro da Chip Ganassi, ficar na equipe onde é um vencedor, tornou-se o piloto que dá mais resultados à equipe e mantendo os bons resultados, podendo ter seu nome cogitado por outras equipes da Fórmula 1. Na semana do Gallagher GP, disputado no circuito misto de Indianápolis, A assessoria de imprensa de Alex Palou comunicou que o piloto estava rompendo o contrato com a McLaren e que pretendia permanecer na Ganassi... mas para isso Chip Ganassi teria que melhorar – bastante – o contrato com ele e é sabido por todos que essa coisa de “pagar altos salários” não é bem o seu ‘modus operandi’. Com isso, as coisas se complicaram de todas as formas possíveis para Alex Palou. Zak Brown havia escrito uma carta para sua equipe sobre o assunto, na qual ficou claro que Palou recebeu adiantamentos substanciais da equipe e que a equipe de Woking também gastou muito com o piloto por causa dos testes de Fórmula 1. Como a McLaren assinou contrato com Alex Palou para a temporada 2024 e – de forma repentina – o espanhol disse que não queria honrar seu contrato para continuar a correr pela Chip Ganassi Racing, a McLaren está entrando com um processo contra Palou, não para que ele corra para eles, mas aparentemente para obter uma indenização. Os detalhes da reclamação não são conhecidos no momento, , apesar de haver uma suposta cláusula de não competição entre as equipes, o contrato proibiria a assinatura de quaisquer novos contratos antes de 1º de setembro. Zak Brown estaria furioso e a última pessoa que ele gostaria de ver pela frente seria Alex Palou. Se pelos lados da Arrow McLaren o clima ficou pesado, pelos lados da Chip Ganassi Racing as coisas não estão melhores. Esta semana a equipe de gerenciamento contratada por Alex Palou com sede em Mônaco cortou os laços com o piloto. Esta empresa foi a responsável por preparar um contrato com a Chip Ganassi Racing onde ele continuaria na equipe em 2023 e iria para a Arrow McLaren em 2024. Como Alex Palou “mudou de ideia”, a equipe de gestão de carreiras se sentiu jogada aos leões e resolveu deixar o piloto à própria sorte. Como empresa de negócios, ela não quer briga com poderosas equipes de automobilismo. Muitas perguntas estão no ar e as respostas virão nas próximas semanas. Os mesmos advogados que foram altamente ativos nas idas e vindas do ano passado entre Palou, Ganassi e McLaren seriam pressionados a agir? Usando o cenário confuso de 2022 entre as três partes como guia, tudo pode acontecer. Será que Alex Palou vai conseguir um contrato na casa de 8 dígitos como ele gostaria de ter para continuar na IndyCar Séries? Chip Ganassi vai pagar isso? Vamos acelerar! Sam Briggs Fotos: site IndyCar Media Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |