Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge! Neste final de semana todas as atenções dos apaixonados por automobilismo estiveram concentradas na Fórmula Regional Europeia, que realizou sua etapa de número oito no Templo Sagrado de Monza, um circuito onde a velocidade pura é marca registrada. Nossos dois representantes na categoria, Rafael Câmara, piloto da poderosa equipe Prema e Emerson Fittipaldi Jr. piloto da novata equipe Sainteloc, teriam mais duas corridas para buscar seus objetivos de carreira no caminho para a Fórmula 1. Enquanto um enfrenta um duríssimo adversário dentro da equipe, o outro é o mais jovem dos pilotos da categoria e ainda chegava à Monza lutando por seus primeiros pontos. Na semana passada tivemos uma coluna muito longa e deixei para esta semana os comentários sobre a GB3, onde temos a participação do brasileiro Lucas Staico no histórico autódromo de Brands Hatch. Fórmula Regional Europeia Nos treinos livres tivemos novamente o crescimento do número de participantes e foram 34 inscritos para esta etapa. Na manhã da sexta-feira os pilotos foram para a pista com pista molhada e mesmo com um traçado tão longo, 34 carros na pista simultaneamente e com as condições do asfalto variando, as coisas não eram das mais fáceis. Emmo Fittipaldi Jr terminou a sessão na P18 e Rafael Câmara o P24. Na parte da tarde com pista seca e 34°C de temperatura no asfalto as coisas ficaram mais claras e Rafael Câmara mostrou que estava com o carro na mão, marcando o melhor tempo da sessão, mas 17 dos 34 carros estavam no mesmo segundo do primeiro colocado. Emmo Fittipaldi Jr. ficou com a P20m 1s113 atrás de seu compatriota. Na manhã do sábado tivemos o treino classificatório para a corrida do início da tarde do Templo da Velocidade italiana, em Monza. O céu estava encoberto, mas a temperatura estava agradável, com poucas possibilidades de chuva. Como de praxe, os pilotos foram para pista divididos em dois grupos, estabelecido pela classificação no campeonato. Assim, os brasileiros estavam no no grupo B, o segundo a ir pra pista. Quando chegou a hora do grupo B ir para a pista, um pouco a mais de borracha no asfalto era bem vinda e disparado o cronômetro para os 15 minutos em regressiva os pilotos foram logo pra pista dentro de suas estratégias onde usar um bom vácuo do carro à sua frente faria uma grande diferença. Desta vez certamente Rafael Câmara tomaria mais cuidado para não ficar preso atrás de pilotos mais lentos como aconteceu na Áustria na semana passada. Após usarem a primeira metade do treino para aquecer os pneus de forma apropriada, os pilotos começaram a virar voltas rápidas e na sua primeira passagem, Rafael Câmara marcou 1m47,333s assumindo a P1 provisória. Emmo Fittipaldi Jr. conseguiu uma volta em 1m48,319s, o que o colocava temporariamente na P10, mas ainda havia tempo para melhorarem os tempos. Rafael Câmara continuava em um ritmo forte, mas errou na segunda volta e não conseguiu melhorar seu tempo. Emmo Fittipaldi Jr. também não conseguiu melhorar sua volta, mas na passagem seguinte o brasileiro da equipe Prema condicionou melhor os pneus para voar e marcar 1m47,029s e estabelecer a pole position, superando Alessandro Giusti no seu grupo e Marcus Amand no grupo A. Emmo Fittipaldi Jr. não conseguiu melhorar seu tempo e terminou caindo para a P12 no grupo. Na tarde do sábado tivemos a primeira corrida do final de semana com Rafael Câmara largando na pole position após uma volta espetacular no final do treino realizado pela manhã. Andar na frente em Monza é um desafio com o vácuo gerado para os adversários. Rafael Câmara conseguiu lidar bem com isso no Red Bull Ring na semana passada. Como seria agora? Emmo Fittipaldi Jr. repete a história da temporada, tendo a dificílima missão de escalar o pelotão para marcar pontos largando na P23. Um sol ainda que entre nuvens, esquentou um pouco o asfalto. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas, Rafael Câmara não largou tão bem e perdeu a liderança na chicane no final da reta dos boxes. Muita gente se enrolou por lá, mas nenhuma batida séria. O brasileiro saiu mal da primeira chicane e caiu pra P3, superado por seu companheiro, Kimi Antonelli na Della Roggia. Emmo Fittipaldi passou na P21 ainda no meio da primeira volta. Na segunda volta, os 3 primeiros tinham uma pequena vantagem e Kimi Antonelli tomou a Ponta e Rafael Câmara ficou lento, parou na variante Ascari, mas conseguiu fazer o carro funcionar e recolheu aos boxes. Emmo Fittipaldi Jr. subiu para a P19 com a também parada de Giovanni Maschio. A relargada veio duas voltas depois e a batida que não tivemos na largada tivemos na relargada com Tim Tramnitz, Maceo Capietto e Sami Meguetounif tentando fazer um 3-wide na primeira chicane. Deu ruim! Emmo Fittipaldi Jr. fez uma grande largada e mesmo herdando as 3 posições dos acidentados, o brasileiro ocupava a P13. O resgate demorou um pouco mais desta vez e a relargada veio com pouco menos de 13 minutos para o final da prova. Muitos passaram reto na chicane 1 e Emmo Fittipaldi Jr. ganhou a P12 e com a saída de Michael Belov subiu para a P11 antes de termos mais uma entrada do safety car, que impediu seu ataque pela P10 de Laurens Van Hoepen. A relargada veio quando faltavam pouco mais de 5 minutos para o final e Emmo Fittipaldi Jr. atacou e ganhou a P10 de Kas Haverkort, mas estava sob ataque pesado de Joshua Durksen, mas também atacava seu companheiro de equipe, Esteban Masson. Com muita competência Emmo Fittipaldi Jr. conseguiu conquistar seu primeiro ponto na temporada, a alegria em contraponto à tristeza pelo abandono de Rafael Câmara. Após a corrida, os comissários analisaram as infrações por track limits e com as punições à Kimi Antonelli e Marcus Amand, Emmo Fittipaldi Jr. subiu para 8°, marcando 4 pontos no campeonato. Na manhã do domingo tivemos a sessão de classificação para a segunda corrida do final de semana. O céu estava encoberto e havia chovido durante a noite, deixando a pista úmida, o que prejudicaria o grupo B, o primeiro a ir para a pista, justamente o grupo dos brasileiros, Rafael Câmara e Emmo Fittipaldi Jr. que viviam momentos distintos no final de semana, com Câmara desapontado com o problema elétrico que o tirou da corrida do sábado e a alegria de Fittipaldi, que conquistou seus primeiros pontos, mesmo largando da P23. Os pilotos foram rapidamente para a pista, fazer o aquecimento gradual dos pneus para as voltas rápidas que viriam nos 7 ou 6 minutos finais dos 15 minutos da classificação. Com os carros ainda virando na casa de 1m54s, começou aquela situação de todo mundo querendo o vácuo do carro da frente e ninguém andando em uma velocidade que evitasse um engarrafamento entre eles para abrirem a primeira volta realmente rápida. Martinius Stenshorne puxou a fila e na primeira volta rápida de todos, Emmo Fittipaldi Jr. marcou 1m51,227s, mostrando que a pista estava com menos aderência que no sábado. Rafael Câmara, mal posicionado, fez sua primeira volta rápida em 1m51,424s. Na sua segunda passagem, dando mais espaço para o carro da frente, Rafael Câmara fez uma boa volta, em 1m49,113s. Emmo Fittipaldi Jr melhorou, mas muito pouco, ficando com 1m51,019s. Ainda havia tempo para mais 2 voltas rápidas. Câmara era o P2 e Fittipaldi o P13. Emmo Fittipaldi Jr. fez uma volta melhor na sequência, com 1m50,202s, mas era apenas o P11. Com segundos para acabar o tempo, eles abriram uma última volta e Rafael Câmara fez uma volta em 1m48,464s, que o colocou na P2. Emmo Fittipaldi Jr. também melhorou seu tempo, fazendo 1m49,649s, o que lhe deu a P11 no grupo. Tendo a pista mais seca e com mais grip, o grupo A fez a Pole com Kimi Antonelli. Cinco horas depois do treino de classificação os pilotos da Fórmula Regional Europeia voltaram à pista para a segunda corrida da penúltima rodada da temporada. Assim como no sábado, o sol forçava a passagem entre as nuvens e não tínhamos perspectivas de chuva durante a corrida. Rafael Câmara largava na P4, precisando se recuperar do abandono do sábado, enquanto Emmo Fittipaldi Jr. largava na P22, pra tentar repetir o feito do dia anterior. Após a volta de apresentação, os pilotos voltaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, Rafael Câmara largou bem e ganhou a P3 na primeira chicane, mas passou reto na Della Roggia e caiu para P4 novamente. Emmo Fittipaldi Jr. manteve sua posição, mas perdeu a P22 para Michael Belov, recuperada com a parada de Martinius Stenshorne nos boxes. A batida que tirou Joshua Durksen na abertura da volta 2 forçou a entrada do safety car. Rafael Câmara estava, visivelmente, mais rápido que Roman Bilinski e precisava superá-lo rapidamente. A relargada veio duas voltas depois e Rafael Câmara deixou Santiago Ramos e Roman Bilinski se atrapalharem na primeira chicane para ganhar a P3 com a rodada do mexicano. Rafael Câmara foi rápido para ganhar a P2 no erro de Bilinski na parabólica. Emmo Fittipaldi Jr. ganhou uma posição e era o P21. Os dois pilotos da Prema abriram vantagem do pelotão e Rafael Câmara foi à caça de Kimi Antonelli. Na volta seguinte, Emmo Fittipaldi Jr. caiu para a P22, superado por Alexandre Provost. Emmo Fittipaldi Jr. vinha na briga do pelotão que era puxado pelo P15, Esteban Masson e recuperou a P21 enquanto na frente Rafael Câmara pressionava Kimi Antonelli. Na altura da metade da corrida. Antonelli mudava de direção na reta dos boxes para não dar vácuo para o brasileiro, mas a distância ia diminuindo. Rafael Câmara atacou na Della Roggia, colou em Kimi Antonelli e na passagem seguinte, numa manobra sensacional, tomou a ponta na freada da chicane 1. Pouco depois, naquele pelotão em que Emmo Fittipaldi Jr. brigava por posições, Tom Lebbon e Alexandre Provost bateram na saída da segunda de lesmo e provocaram a entrada do safety car a 7 minutos do fim. Emmo Fittipaldi Jr. ainda era o P21. Faltando 5 minutos para o fim da prova e com a perspectiva de demora para liberar a pista, a direção de prova colocou bandeira vermelha e os carros voltaram para o pitlane e encerrou a prova. Como o regulamento determina que valem as posições da volta anterior, tiraram a vitória de Rafael Câmara, numa “patriotada” para beneficiar o piloto italiano da Prema. O brasileiro ficou com a P2 engasgada na garganta. Emmo Fittipaldi Jr. ficou com a P21. A categoria deixa Monza com Rafael Câmara na 4ª posição, com 140 pontos e Emerson Fittipaldi Jr. subiu para a P24 com 4 pontos. A próxima etapa será em Zandvoort, dias 14 e 15 de outubro. GB3 Vice-campeão da Fórmula 4 Brasil em 2022, Lucas Staico conquistou mais um resultado positivo em seu ano de estreia no automobilismo europeu. No lendário Autódromo de Brands Hatch, o piloto mineiro subiu no pódio pela segunda vez na temporada em prova válida pela 6ª etapa da GB3. Nos treinos livres e de classificação, Lucas Staico continuou enfrentando as dificuldades que o tem comprometido desde o início da temporada, ficando apenas com a P19. Na corrida 1, o brasileiro esteve envolvido em muitas disputas, mas terminou apenas na P18, resultado que se repetiu na corrida 2. Na corrida 3, com o grid invertido e largando da P5, Lucas Staico conseguiu fazer uma corrida consistente, ganhou duas posições e terminou na terceira posição, segurando o pelotão que ia até o P6 para conquistar um lugar no pódio. A GB3 terá suas duas últimas etapas do ano em outubro, em Zandvoort, na Holanda, e em Donington Park, na Inglaterra. E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. Um abraço a todos, Genilson Santos Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |