Caros amigos, Estamos encerrando o mês de janeiro e entrando pelo mês de fevereiro de uma das “silly season” mais “silly” que consigo me lembrar... o período caracterizado pelas bobagens, especulações, boatos e os “arroz de festa” querendo aparecer, ficou limitada a poucos destes personagens que insistem em se manter sob os holofotes, mesmo quando já relegados ao ostracismo. Estas últimas semanas serviram mais para a divulgação dos calendários do que para outra coisa... e ainda assim, tem gente que “ficou devendo”, ao contrário de outras, que mesmo no ano passado, já haviam divulgado seus caminhos para o ano de 2011. O ano de 2011 que, por sinal, apontou em uma direção, uma tendência que pode ser chamada de politicamente correta ou ecologicamente aceitável, ou até de “verde”, com o devido exagero dos que assim o querem: os motores de 1.6L Turbo, com um consumo menor do que os atuais chegam em mais de uma categoria... podendo estar – em breve – na Fórmula 1. A única coisa que realmente agitou o período foi a disputa entre as duas Lotus - a da Proton, dona da Lotus Cars e a Team Lotus, de Tony Fernandes - que teriam seu embate agora em janeiro, na corte de Londres, para decidir de quem seria o direito de usar o nome da equipe imortalizada por Colin Chapman. A audiência foi adiada... para março! Em cima do início do campeonato, prejudicando o futuro perdedor da contenda - que certamente irá recorrer - e fazendo um pastelão no circo da F1. Falando de calendário, algumas coisas estão “divertidas”... como a anunciada parceria e realização do super evento de abertura do WTCC e da Stock Cars, tão festejada, trás no site do mundial de “Carros de Combate”, a abertura em Interlagos... enquanto o site da categoria brasileira ainda tem a corrida marcada para Curitiba!!! Será que vamos ter uma super etapa de estrada como nos tempos do Grande Prêmio Getúlio Vargas, com suas Carreteras? A Lotus-Renault-Genii-etc tratou de mostrar o carro (do ano passado) com as cores que serão usadas em 2011... lindo! O Calendário do WTCC, desde seu primeiro anúncio, sofreu algumas alterações. A maior delas, sem dúvidas, foi o anúncio e o posterior cancelamento da etapa da Argentina. A primordial questão de quem iria “pagar a conta”, entre o Automóvel Clube da Argentina e o mecenas da TC 2000, Pablo Leon, fizeram o projeto naufragar. O empresário não conseguiu levantar dinheiro para custear o evento e o ACA não quis arcar com a conta. Pior: apenas a cidade de San Luis, onde fica o ótimo circuito de Potrero de los Funes mostrou interesse em receber a etapa. Até o fechamento desta coluna, o calendário está assim: 20/3 São Paulo; 24/4 Zolder; 15/5 Monza; 5/6 Marrakech; 19/6 Brno; 3/7 Porto; 17/7 Donington Park; 31/7 Oschersleben; 5/9 Valencia; 23/10 Suzuka; 5/11 Guandong (CHI); 21/11 Macau. Por sua vez, a “geminada” Stock continua com seu calendário de 12 etapas, sendo que algumas ainda dependendo de uma confirmação por exigências técnicas junto à administração dos autódromos que – na visão da VICAR – precisam de melhorias para receber as etapas. A lista inicial é: 20/3 Curitiba(SIC); 3/4 São Paulo(SIC); 17/4 Ribeirão Preto; 15/5 Velopark; 5/6 Campo Grande; 3/7 Rio de Janeiro; 7/8 São Paulo; 4/9 Salvador; 18/9 Santa Cruz do Sul; 2/10 Londrina; 16/10 Brasília; 6/11 Curitiba. A VICAR, que pretende fazer este ano o Campeonato Brasileiro de Marcas, além do calendário conflitante com o noticiário, tomou uma atitude que vai acabar por prejudicar uma categoria que surgiu no ano passado: o Troféu Línea. Pilotos que correm na Stock (não ficou claro se os que correm na copa Montana e/ou no Mini Challenge também estão incluídos) não poderão correr na categoria monomarca. Esvaziada, e na companhia de uma cara “F. Future”, este golpe pode ser vital para a continuação do projeto. Interessante é que esse tipo de coisa não acontece no automobilismo argentino, que vive muito bem, com autódromos cheios e longe da Fórmula 1 e dos Estados Unidos. Fora do WTCC, Augusto Farfus Jr. segue na BMW que, enquanto não entra no DTM, participa de provas de indurance. Falando nos hermanos, o calendário deles para 2011 ainda não foi divulgado, mas já estamos sabendo que 8 (OITO) marcas terão equipes oficiais para a temporada. Ford, Renault, Toyota, Honda, FIAT, Chevrolet e Peugeot terão a companhia da Citroen. Enquanto isso, na “terra brasilis”... autódromos – e agora kartódromos – são destruídos para (pasmem) desenvolvimento do esporte!!! Apesar de não falarmos muito sobre kart – com tantos sites especializados e de tanta qualidade, poderíamos acabar falando bobagem – esta última semana de janeiro mostrou uma alegria e uma tristeza: A alegria do festival Super Kart Brasil, reunindo grandes pilotos e levando ainda o nosso amigo e parceiro Marcelo Afornali, do Museu do Kart, a levar seus históricos recuperados para a garotada poder andar em karts de quando eles nem eram nascidos. A tristeza de sabermos que um dos melhores kartódromos do país vai ser destruído para o terreno receber um centro de treinamento de Judô (Tinha que fazer ali? Não tinha outro terreno?) e uma oferta de um novo terreno para um novo kartódromo (se tinha ou tem outro terreno, porque não fazer o centro dos judocas nele?), que – assim como o autódromo de Deodoro – não será surpresa que ambos jamais saiam do papel. A NASCAR já divulgou seu enorme calendário de 36 etapas, com algumas inversões na sequência de determinadas provas, mas sem novidades... serão todos contra Jimmy Johnson, o pentacampeão da categoria que – acreditem – não goza lá de muita popularidade entre os torcedores. Dale Jr e Tony Stewart ainda são os queridinhos da América. A Indy passou por um período de inverno com um certo calor... a equipe Andretti dispensou os serviços de Tony Kanaan depois que a patrocinadora de seu carro resolveu deixar a categoria. Tony andou “com as rodas na grama” por algum tempo e “quase bateu no cinto”. Contudo, um acordo com Gil DeFerran e o experiente brasileiro vai correr na Lucson Dragon, equipe da qual DeFerran é sócio. Os demais brasileiros continuam na luta. Vitor Meira e Helio Castro Neves continuam em suas equipes e os demais... bem, vão tentando achar uma manga de eixo ou um braço de suspensão para se segurar! Entre eles Rafael Matos, Mario Moraes e Bia Figueiredo. O calendário para a temporada da Indy vai ficar assim: 27/3 St. Petersburg; 10/4 Barber Park; 17/4 Long Beach; 1/5 São Paulo; 29/5 Indianapolis; 11/6 Texas; 19/6 Milwaukee; 25/6 Iowa; 10/7 Toronto; 24/7 Edmonton; 7/8 Mid-Ohio; 14/8 New Hampshire; 28/8 Sonoma; 4/9 Baltimore; 18/9 Motegi; 2/10 Kentucky; 30/10 Las Vegas / Fontana. A Lotus, a do grupo Próton, vai entrar de vez na Indy... comprou parte da KV de Jimmy Vasser e vai investir pesado na categoria. Takuma Sato deve continuar como piloto em uma categoria que está se transformando. Para 2012, além de um novo carro – feito pela Dallara – outros motores devem entrar na categoria, como os Chevrolet e os Turbo devem voltar, gerando de 550 a 700 cv. Para 2011, com mais tempo para se preparar, não devemos ter "poeirão" na reta do sambódromo e uma corrida melhor. Quem também viu na Indy uma boa possibilidade de promoção foi Porto Alegre. Apostando no sucesso da prova em São Paulo, os gaúchos querem fazer uma etapa por lá, que seria chamado de GP Mercosul. Dirigentes da categoria já foram por lá ver possíveis traçados... agora, com um autódromo que logo estará com seus 3,5 km prontos como o Velopark, com uma infraestrutura de primeiro mundo... sem vetos do tio Bernie... corrida nas ruas pra que? A corrida em São Paulo continua no sambódromo e Helio Castro Neves esteve com o prefeito Gilberto Kassab, com sugestões para fazer o circuito ficar melhor para a etapa deste ano. Saltando para o continente europeu, enquanto a BMW não entra de vez no DTM, o que só ocorrerá em 2012, a montadora alemã vai fazendo um programa de provas de endurance para este ano... e começou bem, vencendo as 24 horas de Dubai. O brasileiro Augusto Farfus Jr. fez parte do time vencedor e teremos oportunidade de vê-lo em ação novamente em outras provas. O carro usado foi um Z4-GT3, bem diferente do que ele vai pilotar no DTM no ano que vem. O calendário da categoria alemã, que não contará com o seu campeão, Paul DiResta, que vai ser piloto da Force India no mundial de Fórmula 1, terá 11 etapas, como no ano passado: 1/5 Hockenheim; 15/5 Zandvoort; 5/6 Zeltweg; 19/6 Lausitz; 3/7 Norisring; 7/8 Nurburgring; 4/9 Brands Hatch; 18/9 Oschersleben; 2/10 Valencia; 23/10 Hockenheim; 6/11 Xangai.
O mundial de Gran Turismo da FIA vai seguir o mesmo formato do ano passado, com provas basicamente na Europa, mas ao invés de 3 etapas fora do velho continente, desta vez serão 4, com a inclusão do circuito de Ordos, na China: Abu Dhabi e San Luis, na Argentina continuam. A mudança vai ser no Brasil: Depois do anuncio de que o WTCC correria em São Paulo, ao invés de Curitiba, foi difundido pela imprensa que o FIA GT correria em Curitiba em novembro. O calendário demorou para ser divulgado, mas já foi confirmada a mudança... e a corrida vai ser cerca de 1 mês mais cedo que no ano passado, em outubro. As datas ficaram assim: 27/3 Abu Dhabi; 10/4 Zolder ; 8/5 Algarve; 15/5 Sachenring; 5/6 Silverstone; 3/7 Navarra; 17/7 Paul Ricard; 4/9 Ordos CHI; 23/10 Curitiba; 6/11 San Luis. Nasser Al-Attiyah finalmente conseguiu vencer o "DE CÁ", que em breve terá outros países além de Chile e Argentina. De todos os calendários das categorias mais importantes, é o do WRC quem começa primeiro. Afinal, para fazer a primeira corrida com neve, é preciso começar cedo e no lugar certo: desta feita, na Suécia. A política de revezamento que a categoria adotou faz um rodízio entre algumas etapas e este ano, uma novidade: na Grécia haverá uma etapa noturna! O calendário ficou assim para 2011: 13/2 Suécia; 6/3 México; 27/3 Portugal; 16/4 Jordânia; 8/5 Italia; 29/5 Argentina; 19/6 Grecia; 31/7 Finlândia; 21/8 Alemanha; 11/9 Australia; 2/10 França; 23/10 Espanha; 13/11 Inglaterra. Mas para que é do mundo offroad, o calendário começa muito antes... no primeiro dia do ano! O “De Cá” (o Dakar corrido aqui do lado) teve mais uma edição entre os desertos e montanhas de Chile e Argentina. A equipe Volkswagen dominou a competição, mas desta vez foi o Nasser Al-Attiyah, o membro da família real do Qatar que – depois de “bater na trave” nos anos anteriores – venceu a prova. Carlos Sainz, vencedor do ano anterior, teve uma suspensão quebrada na 11ª etapa e ao perder mais de 1 hora com o problema, ficou longe da conquista do bicampeonato. O brasileiro Guilherme Spinelli terminou em nono. Os campeonatos de base na Europa já tem seus calendários definidos... enquanto isso, não há divulgação do calendário da F3 Sudam. O site da categoria é um abandono só. A única data que temos confirmada é a da etapa de Caruaru, graças ao contato pessoal do “chefe” com o diretor do autódromo. Neste mês de janeiro foi feito o F3 Brazil Open, um festival de verão que este ano, na sua segunda edição, coincidirá com final de semana que antecede o aniversário da cidade de São Paulo. Infelizmente, o festival não consegue atrair pilotos do exterior (poderia ser uma bela festa como é em Macau), mas fica limitada aos nossos garotos. Seria uma ótima oportunidade de intercâmbio para eles. O torneio foi dominado por Lucas Foresti, um piloto que tem experiência no exterior, que venceu todas as provas.A FIA – Federação Internacional de Automobilismo – anunciou no início do mês a criação do Troféu Internacional de F3 para a temporada de 2011. A competição envolve corridas tradicionais como as provas de rua de Pau e Macau. A competição foi criada para valorizar os campeonatos de F3. Lucas Foresti dominou o F3 Brazil Open... corrido em Interlagos diante - infelizmente - de arquibancadas completamente vazias. Pilotos que disputam as várias F3 pelo mundo estarão aptos a participar do campeonato, que será composto por seis etapas e contará com o sistema de pontuação da F1, premiando os dez primeiros colocados. Os três melhores colocados no final receberão uma superlicença, que permite que eles pilotem um carro da F1. O calendário, que começará em Hockenheim, ainda sem uma data confirmada, seguindo-se Pau, em 22/5; Spa, em 31/7; Zandvoort, em 14/8; Macau, em 20/11 e Yeongan, em 27/11. Bem que Interlagos poderia entrar nessa... A GP2 vai se concentrar mais na Europa, deixando de fazer uma etapa que pode não valer nada no fechamento do campeonato. Contudo, tio Bernie já deu um jeitinho de fazer com que as coisas aconteçam no seu novo playground: a Índia! O calendário da categoria de acesso a F1 ficou assim para 2011: 8/5 India; 22/5 Barcelona; 28/5 Monaco; 26/6 Valencia; 10/7 Inglaterra; 24/7 Nurburgring; 31/7 Hungria; 28/8 Belgica; 9/09 Italia. Luiz Razia deve ser o representante brasileiro na categoria. Antes de falarmos sobre Fórmula 1, falemos da categoria de maior sucesso do país: a Fórmula Truck. Após um campeonato emocionante no ano passado, este ano a categoria aponta no caminho de apostar num projeto de recuperação... de recuperação de um autódromo! A assessoria de imprensa confirmou que a 4ª etapa, dia 5 de junho, vai ser corrida em Goiânia. O autódromo, praticamente abandonado e sem cuidados há anos, deve passar por um processo de recuperação. Neusa Felix, Gov. Marconi Pirillo, José Reis e o Dep. Roberto Balestra. Parceria para recuperar o autódromo de Goiânia. O calendário continua com 10 etapas, e a parceria com a Top Race da Argentina vai acontecer logo na primeira etapa. O calendário vai ser assim: 27/2 Santa Cruz do Sul; 3/4 Rio de Janeiro; 15/5 Caruaru; 5/6 Goiania; 3/7 São Paulo; 7/8 Londrina; 4/9 Buenos Aires; 9/10 Guaporé; 6/11 Curitiba; 4/12 Brasília. O Velopark, com suas zebras altas que destruiu os cardans de meio grid no ano passado, acabou ficando de fora. Como falamos no início, foi muito marasmo e umas declarações quase que propositais para tentar não deixar os fans dormirem. Além da disputa pelo nome Lotus, a FIA foi longe, com anúncios para não apenas 2011, mas para os anos que se seguirão... e, claro, já causando "aquelas declarações" em resposta ao proposto. O conselho técnico da FIA emitiu um comunicado com relação as especificações dos motores da F1 para 2013. A mais radical é a dos motores, que serão de 4 cilindros, 1.6 litro, turbo, e que tenham, no máximo, 12 mil rpm, além da pressão na injeção direta de gasolina superior a 500 bar. Num motor de injeção direta, a queima do combustível acontece de forma mais completa, evitando as perdas de energia que acabam acontecendo nos moldes convencionais. Este é o motor 1.6L turbo do Ford Fiesta no WRC... um dos que vem com a mudança de perfil de varias categorias como o WTCC. Poderão ser usados cinco motores durante toda a temporada de 2013 e, a partir de 2014, apenas quatro. Os propulsores terão uma redução de 35% no consumo de combustível, além de vários itens que reaproveitam energia. A gasolina contará com alguns compostos de biocombustível misturados em sua fórmula a partir de 2012, além de limitação nos trabalhos da suspensão, também para 2012. A regra de câmbios também foi alterada. Em 2013, cada caixa de câmbio deve ser usada por cinco corridas seguidas, ao contrario da atual, que exige quatro provas em sequência. Como sempre, Luca di Montezemolo, protestou veementemente e aproveitou o período para voltar a falar sobre o terceiro carro, agora pensando em usar uma “equipe de aluguel” para comandar este carro. A Penske e a Ganassi chegaram a ser aventadas como possíveis equipes, para aproximar a categoria dos EUA... mas nada de concreto surgiu até o momento. O presidente da “casa de Maranello” chegou até a sugerir a mudança de horário nas largadas dos GPs que acontecem no verão, adiando-as para evitar o forte calor, usando o futebol como exemplo. Montezemolo não está nada feliz com os movimentos para o futuro da F1. É contra o 1.6 turbo de 4 cilindros e quer o 3º carro. O presidente da Ferrari afirmou à revista alemã ‘Auto Motor und Sport’ que busca aliados para tentar impedir a mudança na categoria, afirmando que um motor de quatro cilindros “não é para a F1”. “Nós não vamos construir nenhum motor de quatro cilindros para nossos carros de rua”, declarou Montezemolo à publicação alemã. “Um motor de quatro cilindros para a maior categoria do automobilismo parece um pouco patético”, acrescentou. “Por que não poderíamos ter um V6 turbo? Não podemos confundir acessível com barato”, argumentou o dirigente. No tempo dos motores turbo, os motores eram V6. Apenas o da BMW era um 4 cilindros. Se no Brasil os problemas de dirigentes do automobilismo com a justiça apareceram para todo o país, na Europa os problemas também aparecem e os valores são proporcionais ao tamanho do nome dos envolvidos: Bernie Ecclestone negou veementemente que tenha pago 50 milhões euros como suborno a Gerhard Gribkowsky, preso na última semana por corrupção na compra das ações da F1 pelo grupo CVC, em 2006. O presidente da FOM admitiu conhecer Gerhard, mas disse não ter conhecimento do pagamento ilegal a ele. Gribkowsky trabalhou para o banco BayernLB, que tinha 48% das ações da SLEC Holdings – empresa que, antes do CVC, controlava as receitas provenientes dos direitos comerciais da F1. A instituição financeira da qual era funcionário intermediou a venda das ações da F1 para o CVC. Segundo o ministério público alemão, Gribkowsky, responsável pela avaliação dos valores da negociação, recebeu a fortuna para não fazê-la apropriadamente. Ter dirigentes enrolados com a justiça não é privilégio da CBA... Bernie Ecclestone e Flavio Briatore estão com lama no pescoço. O ex-banqueiro é acusado de corrupção, fraude fiscal e descumprimento de obrigações. Perguntado se teve envolvimento com o suborno, Ecclestone negou. “O que os jornais alemães especulam ou os promotores suspeitam é falso. É absolutamente nonsense. Não tenho nada a ver com estes pagamentos”, falou, em entrevista ao jornal alemão ‘Bild’. Perdoado por Ecclestone, Flavio Briatore não o foi pela justiça italiana: A corte apreendeu um milhão e meio de euros das contas do ex-chefe da Renault em bancos europeus pela acusação de fraude no registro de um barco. O Force Blue, embarcação de sua propriedade, chegou a ser retida em 2010 pela polícia, que suspeitava de irregularidades na inscrição oficial do barco às autoridades marítimas. Depois, foi comprovado que Flavio registrou o barco como utilizado para transporte coletivo, embora sua família seja a única a usufruir dele. Tamara e Petra Ecclestone... para o papai Bernie, com uma Red Bull ao fundo, só falta ter o Vettel para casar com uma delas! Segundo o jornal italiano ‘La Repubblica’, a Guardia di Finanza, força policial que atende aos mandados do ministério da Economia e Finanças, confiscou quantias em contas sediadas na Itália e em Mônaco, este um paraíso fiscal. De acordo com a polícia, Briatore usou o registro errado de seu barco como uma fraude fiscal. Flavio não estava na Itália no ato do confisco, uma vez que visita seu resort no Quênia. Mas a melhor do mês foi o casamenteiro Bernie Ecclestone ter falado que adoraria ter Sebastien Vettel como genro! Rasgou-se em elogios ao campeão do mundo dizendo que ele era um ótimo rapaz, divertido, educado e dedicado no que faz. O oitentão Bernie tem duas filhas na casa dos 20 anos (Tâmara, 26 e Petra, 22). Ambas tem namorado, assim como Vettel namora uma jovem desde os tempos que era uma promessa nas categorias menores da Europa. No lançamento da Ferrari F150, os aplausos e as promessas de sempre... junto com a cobrança pela conquista do título em 2011. Depois da “sessão capricho” acima, falemos de coisas mais concretas: A Ferrari foi a primeira das equipes a apresentar seu carro para a temporada de 2011. O F-150, nome em homenagem aos 150 anos de unificação da Itália. Na asa traseira – agora móvel – as cores da bandeira italiana. No resto do projeto, sem muitas alterações visíveis. A equipe apostou num aperfeiçoamento do projeto do ano anterior, mas com as limitações impostas pelo novo regulamento. Na semana que vem, as outras equipes devem mostrar seus carros até o período de testes na Espanha e no Bahrein. Até a próxima! Colaboraram para esta coluna: Fernando Paiva; Mauricio Paiva e Paulo Alencar. |