Olá amigos leitores, Tendo visto como a NASCAR causou grande impacto em Chicago com sua primeira corrida de rua e a Fórmula 1, que vem obtendo um grande retorno nos EUA com grandes novos eventos em Miami e Las Vegas, o CEO da Penske Entertainment, Mark Miles, diz que a NTT IndyCar Series está procurando fazer um sucesso semelhante. impacto com um local novo e não revelado já em 2025. Como bem sabemos, o Capitão Roger Penske é um empreendedor nato, e sua equipe é bem afinada com essa mentalidade. Seguindo esta linha, Mark Miles já deixou claro que pretende trabalhar nesse sentido e deseja voltar a investir em mudanças, mas não apenas como o que aconteceu em 2023, quando o Grande Prêmio de Chicago deixou o parque em Belle Isle, indo para o centro da cidade, em torno do Ren Center. Esse tipo de mudança importante teve, definitivamente, um impacto muito maior em Detroit do que as corridas em Belle Isle. Tomar conta da cidade, iluminar o skyline, todas se mostraram uma melhoria muito importante e muito impactante. Para 2024 o calendário tem três mudanças importantes: valendo pontos pelo campeonato – na verdade, passando a ser a corrida final do calendário – Nashville está tendo seu traçado alterado com a demolição do Nissan Stadium, que recebeu até 2023 os jogos do Tenesse Titans, time da Liga Nacional de Futebol (o americano, não do restante do mundo). Pouco antes, será o circuito de 1 milha de Milwalkee que voltará ao calendário após 10 anos e este retorno tem sido um sucesso entre todas as partes envolvidas. A IndyCar tem um evento sem pontuação em seu calendário de 2024 em março no Thermal Club da Califórnia, em um formato “tipo All Star Race” com a NASCAR promove no meio da temporada. O evento, que terá acesso restrito do público (e também da imprensa) está confirmado e deve se estabelecer com o passar dos anos. O que ainda está no campo da especulação seria um segundo evento, com a categoria indo até a Argentina, planejado para acontecer após o término da temporada em setembro no Autódromo Termas de Río Hondo. Os empresários locais estão garantindo o retorno de público no evento e seu retorno financeiro. De acordo com Mark Miles, Este processo de novidades para o final do ano e a busca para este evento diferenciado em 2025 – este nos Estados Unidos – ainda é um processo. As corridas do campeonato estão definidas, já as demais, ainda tem muito a ser analisado. No caso da Argentina, até o resultado da eleição presidencial – que aconteceu há duas semanas – pode interferir de forma positiva ou negativa na ida até a América do Sul. Embora alguns proprietários de equipes tenham manifestado interesse limitado em fazer a jornada até a Argentina, outros apoiaram o conceito. Mark Miles diz que o evento, se avançar, apresenta a possibilidade de suas equipes obterem lucro por meio de custos de viagem subsidiados e aumento de pagamentos para aqueles que ganharam os 22 contratos do Círculo de Líderes, que fornecem quase US$ 1 milhão em prêmios garantidos em dinheiro. “[A] caracterização das reações no paddock é muito boa”, disse ele. Para muitos dos proprietários de equipes o dinheiro realmente não faz a diferença para eles. Para a maioria, eles acham que é bastante útil. Poderia ser, no total, um aumento significativo no Círculo de Líderes. Por exemplo, for colocado US$ 200.000 no Círculo de Líderes por carro e forem levados apenas 22 carros, para as equipes do Círculo de Líderes serão US$ 4,4 milhões, o que representa um aumento saudável na remuneração total. Estes valores não seria limitado a 22. Mas é uma quantia significativa de dinheiro, especialmente quando você considera que não faríamos isso se o organizador também não pagasse por todos os custos. Para conseguir levar os carros, a carga, as equipes, as pessoas até Thermas de Rio Hondo, além da hospedagem e a alimentação. Não há garantias de teriam custo zero nesta última parte, porque acidentes e coisas assim acontecem, mas os custos logísticos e de viagem, tudo isso seria pago. Portanto, tudo o que for adicionado ao Círculo de Líderes para um evento como este, seria um acréscimo financeiro realmente muito útil. Para os meus amigos do Nobres do Grid no Brasil, esta pode ser uma grande chance de ver a categoria um pouco mais perto de casa. É torcer para tudo dar certo. Vamos acelerar! Sam Briggs Fotos: site IndyCar Media Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |