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Na IndyCar, uma “volta” de cada vez: primeiro os motores híbridos, depois, um novo carro PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 06 December 2023 00:31

Olá amigos leitores,

 

Os leitores do Nobres do Grid fora dos Estados Unidos, mais integrados com o que acontece na Fórmula 1, talvez, do que acontece com A NTT IndyCar Series deve achar estranho que a categoria norte americana dos monopostos esteja chegando a 2024 utilizando o confiável chassi Dallara DW12 que entrará em sua 13ª temporada de serviço.

 

É verdade que o carro de 2023, temporada que terminou em setembro último era bem diferente do carro introduzido em 2012, após o acidente com o piloto Dan Weldon – que dá suas iniciais ao carro – que acabou por vitima-lo. O Dallara DW12 passou por múltiplas revisões desde a sua introdução em 2012 (vejam as diferenças nas fotos abaixo) e deverá receber outro pacote de atualizações significativas para se adequar às mudanças necessárias da IndyCar para a utilização dos motores híbridos, a grande novidade para a temporada 2024.

 

Embora vários pilotos e um grupo considerável de proprietários de equipes tenham pedido que um novo chassi fosse projetado e introduzido para aproveitar ao máximo o pacote híbrido, o modelo da fabricante italiana Dallara, com larga expertise em desenvolvimento de projeto de monopostos, tendo inclusive participado da Fórmula 1 como equipe algumas décadas atrás, não está sob ameaça de ser substituído, ao menos a curto prazo.

 

 

Para Mark Miles, CEO da Penske Entertainment, promotora da categoria, no momento, eles devem se manter totalmente focados no sistema híbrido e em colocá-lo na pista e torná-lo um atrativo extra para as corridas da NTT IndyCar Series, seguindo uma tendência mundial (Fórmula 1, Mundial de Endurance e Mundial de Rally já usam propulsores híbridos, além do IMSA em nosso país), melhorando a qualidade das corridas, aumentando as chances de encontrarmos um terceiro fornecedor de motores, que tem sido colocado com um dos objetivos a serem atingidos. Na visão dos promotores, um novo chassi não está fora de questão, mas no momento não é um assunto relevante para ser focado.

 

Desde 2022, a Fórmula 1 e a NASCAR trouxeram novas fórmulas para a vanguarda das suas séries e a IMSA, com os seus novos carros GTP, viu um aumento significativo na popularidade graças aos seus modelos híbridos de marca em 2023. No outro extremo do espectro, a IndyCar será a atração principal do Grande Prêmio de Long Beach do próximo ano, onde a Historic Motor Sports Association também estará na programação apresentando um campo de carros antigos da Indy. Com a maioria das organizações de corridas vintage exigindo que os carros tenham no mínimo 10 anos antes de serem autorizados a competir em suas corridas retrô, os proprietários de equipes da IndyCar enfrentarão a perspectiva única de poder inscrever seus DW12s na corrida IndyCar e no vintage HMSA. Corridas da IndyCar nas ruas de Long Beach.

 

 

Por enquanto, a categoria espera que o casamento de seus motores V6 turboalimentados de 2,2 litros da Chevrolet e da Honda – uma fórmula que estreou em 2012 com o DW12 – e os novos sistemas de recuperação de energia proporcionem classificações de televisão e ganhos de audiência semelhantes aos produzidos pelas “categorias rivais” com máquinas mais modernas. A perspectiva da Penske Entertainment é de realizarem ótimas corridas, com as mudanças no calendário incrementar a curva de fãs aumentando. Ao invés de provocar uma grande mudança – com carro e sistema de motorização – não seria uma garantia necessária empolgar os fãs em melhorar as corridas. Dar um passo de cada vez parece ser o melhor caminho, inicialmente através dos motores híbridos, antes de começarem a pensar no que mais poderá ser novo na categoria.

 

Mais do que qualquer outra motivação, a mudança da IndyCar para motores híbridos foi feita para atrair fabricantes de automóveis adicionais a se juntarem à série e fornecerem motores ao lado da Chevy e da Honda. O próximo ano marcará a 12ª temporada consecutiva da IndyCar com duas marcas de automóveis – fabricantes de equipamentos originais – compartilhando todo o grid e ambos os fabricantes abertamente e anseiam pela chegada de um terceiro fornecedor de motores.

 

Com todos os grandes fabricantes mundiais investindo bilhões de dólares em tecnologias de motores híbridos, possivelmente a mudança do regulamento da IndyCar Series com a introdução dos motores híbridos pode ter o efeito de estimular um potencial terceiro fornecedor de motores a aderir à categoria e depois que os carros com os motores híbridos derem início ao campeonato de 2024 e as pessoas vejam o que isso vai gerar de positivo, isso realmente pode acontecer.

 

 

A tecnologia em si é interessante e foi um verdadeiro desenvolvimento: o motor híbrido que está sendo trazido para a NTT IndyCar Series não foi um tipo de motor híbrido pronto para uso no mercado. Tanto a Ilmor/GM como a Honda trabalharam muito e apresentaram um grande trabalho prático para desenvolver esta tecnologia que a categoria vai utilizar.

 

Com carros mais potentes e potencialmente corridas mais emocionantes, com ainda mais ultrapassagens, são perspectivas que se apresentam. Não é um sistema complexo como os utilizados na Fórmula 1, o que certamente encorajará um terceiro fornecedor de motores. Veremos se essa aposta da Penske Entertainment vai dar certo.

 

Vamos acelerar!

 

Sam Briggs

Fotos: site IndyCar Media

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.