Chegamos! Bem vindos à temporada 2024 e ao Rally de Monte-Carlo! A cortina sobe para uma nova temporada do Campeonato Mundial de Rally da FIA esta semana, enquanto a série de automobilismo mais difícil do mundo volta à ação no lendário Rallye Monte-Carlo (25 a 28 de janeiro). Treze etapas aguardam em quatro continentes durante a 52ª temporada do WRC. Começando o novo ano em grande estilo, o famoso evento desta semana atraiu uma entrada com capacidade para 70 carros. O Rallye Monte-Carlo, o evento mais antigo do calendário do WRC e provavelmente o rally mais imprevisível do ano, muda a sua base do Principado do Mónaco e volta para a cidade alpina francesa de Gap, onde esteve mais recentemente sediado em 2021. As estradas de asfalto relativamente simples no alto das montanhas são complicadas pelo clima de inverno, colocando ênfase na escolha inteligente de pneus. Reviravoltas táticas: nova estrutura de pontos adiciona nova dimensão O WRC apresenta agora um sistema de pontos renovado que traz mais emoção e intriga às etapas finais do rally na manhã de domingo. A estrutura atribui até 18 pontos com base na classificação geral após sábado, até mais sete pontos para performances no domingo, e mantém os tradicionais cinco pontos de bônus para o Wolf Power Stage, que termina no rally, o que vai acabar com aquela coisa de “sair do hotel no domingo com o regulamento debaixo do braço”. Estas atualizações não alteram o conceito central de determinar um vencedor geral do rally. Como sempre, a equipe com o menor tempo total em todo o evento será coroada vencedora. Escalações de pilotos: mudanças no mercado e rostos novos O atual campeão de construtores, a Toyota Gazoo Racing, coloca três carros para a abertura da temporada, liderados pelo vice-campeão do ano passado, Elfyn Evans, que está iniciando sua quinta temporada com a equipe. O galês é acompanhado pelo japonês Takamoto Katsuta, que assume um assento em tempo integral em um dos Yaris Rally1 da Toyota, que marcaram pontos. Sébastien Ogier, nove vezes vencedor de Monte-Carlo, pilota o terceiro Yaris, enquanto o atual campeão mundial Kalle Rovanperä completará um programa parcial para a Toyota em 2024, começando na Suécia no próximo mês. A Hyundai Motorsport recontratou Ott Tänak depois que o estoniano passou a temporada passada na M-Sport Ford. Tänak venceu nove rallies com o fabricante coreano entre 2020 e 2022. Agora ele pretende fazer história e conquistar o primeiro título de pilotos para a marca, tendo anteriormente conquistado o título ao volante de um Toyota Yaris em 2019. O cinco vezes vice-campeão do campeonato, Thierry Neuville, da Bélgica, lidera o ataque do i20 N Rally1 com Tänak, enquanto o atual campeão do WRC2, Andreas Mikkelsen – de volta ao nível mais alto do WRC pela primeira vez desde 2019 – retorna para pilotar o terceiro carro da equipe esta semana. Ele alternará as corridas com o espanhol Dani Sordo e o finlandês Esapekka Lappi ao longo da temporada. A M-Sport Ford apresenta uma formação jovem com Adrien Fourmaux e Grégoire Munster, ambos enfrentando campanhas completas a bordo dos carros Puma Rally1. O francês Fourmaux regressa a tempo inteiro ao Rally1 com a M-Sport, tendo competido no WRC2 – a principal categoria de apoio do WRC – em 2023, enquanto 2024 marca a primeira temporada completa de Munster no auge dos rallies, tornando-o no primeiro luxemburguês a alcançar o feito. O Rei de Monte-Carlo, Sébastien Ogier, pretende quebrar recordes Ogier busca a décima vitória recorde em Monte-Carlo em estradas próximas de sua cidade natal, perto da cidade-sede de Gap, nos Alpes franceses. Mas o homem de 40 anos não dá nada como garantido, sabendo exatamente o quão desafiadoras as estradas podem ser. A competição tem início na Praça do Cassino de Mônaco na tarde de quinta-feira. Os competidores enfrentam 17 estágios de velocidade cobrindo 324,44 km antes do final da tarde de domingo, no centro de Mônaco. Estágios Uma mistura tentadora de estradas de montanha traiçoeiras e condições climáticas de inverno imprevisíveis. Habilidade, estratégia de pneus e nervos são testados ao máximo enquanto as equipes navegam pelas paisagens deslumbrantes dos Alpes franceses. 3 principais destaques Cerimônia de largada na quinta-feira em frente ao famoso cassino de Monte-Carlo. A atmosfera crepitante no topo do Turini na noite de abertura. Final da tarde de domingo com o monarca Príncipe Albert entregando os prêmios. Histórico de eventos O Rallye Monte-Carlo é a joia da coroa do WRC e o mais antigo do calendário. Realizado pela primeira vez em 1911, foi concebido para promover Monte-Carlo como destino turístico, com concorrentes partindo de diferentes cidades europeias antes de se reunirem no Mónaco. O rally de 1966 tornou-se famoso pelo seu resultado controverso, quando Mini Coopers gigantescos conquistaram os três primeiros lugares antes de serem desclassificados por alegadas infracções aos regulamentos dos faróis. A vitória de Sébastien Ogier em 2019 foi a mais próxima da história do rally. O francês venceu o seu sexto Monte consecutivo por 2.2s, após uma emocionante etapa final. Shakedown Ott Tänak fez o melhor início possível para a sua segunda passagem pela Hyundai Motorsport depois de vencer a etapa shakedown do Rallye Monte-Carlo na tarde de quarta-feira. De volta à equipe de Alzenau depois de ter passado a última temporada com a M-Sport Ford, mas não perdeu tempo em mostrar o seu conforto a bordo do i20 N Rally1 – um carro que pilotou para três vitórias no Campeonato do Mundo de Rallys da FIA em 2022. O estoniano registou o tempo de referência para o aquecimento de 3,28 km da Route de la Garde, perto da cidade anfitriã de Gap, nos Alpes franceses. Em condições secas, ele ultrapassou seu adversário mais próximo e rival da Toyota, Elfyn Evans, por um único décimo de segundo. Thierry Neuville estava 0.8s atrás do seu companheiro de equipe, colocando dois Hyundais entre os três primeiros, com o oito vezes campeão mundial Sébastien Ogier apenas um décimo atrás. Ogier, que dirige um Toyota GR Yaris, busca sua décima vitória no Rallye Monte-Carlo. Takamoto Katsuta completou os cinco primeiros à frente do atual campeão do WRC2, Andreas Mikkelsen, de volta à primeira divisão com a Hyundai pela primeira vez desde 2019. A dupla da M-Sport Ford Puma, Grégoire Munster e Adrien Fourmaux, ficou em sétimo e oitavo, respectivamente, enquanto as estrelas do WRC2 Nikolay Gryazin e Yohan Rossel completaram o top 10 com um par de Citroën C3 Rally2 idênticos. Quinta feira O galês Elfyn Evans, vice-campeão na batalha do Campeonato Mundial de Rally da FIA do ano passado, deixou claras suas intenções de se tornar a nata da cultura em 2024 ao terminar a curta etapa de abertura com uma vantagem de 15.1s sobre Thierry Neuville. Evans, pilotando seu Toyota GR Yaris, venceu a etapa especial de 21,01 km de Thoard a Saint-Geniez por 5.2s. Ele então acrescentou mais 6.8s à sua liderança, liderando a tabela de tempos para o estágio seguinte de 25,19 km, de Bayons a Bréziers. Condições predominantemente secas ofereceram níveis relativamente elevados de aderência em comparação com anos anteriores para o circuito noturno. Seguiu-se a uma deslumbrante cerimônia de largada na Praça do Casino do Mónaco, onde Sua Alteza Sereníssima o Príncipe do Mónaco sinalizou para os carros da frente. Thierry Neuville estava preocupado com o superaquecimento de seus pneus na abertura, mas ultrapassou Ott Tänak no estágio seguinte para reivindicar o segundo lugar, enquanto seu companheiro de equipe estoniano lutava com um problema de mapeamento que fez com que o acelerador de seu Hyundai i20 N travasse. O piloto belga revelou mais tarde que também encontrou um problema semelhante, tal como Andreas Mikkelsen no terceiro carro do fabricante coreano. Sébastien Ogier colocou dois Toyotas entre os três primeiros, embora tenha ficado atrás de Evans por consideráveis 21.6s. Ficar em quarto lugar em comparação com o primeiro de Evans na ordem de largada significou que o nove vezes vencedor do Rallye Monte-Carlo foi prejudicado pelas condições da estrada mais sujas causadas pelos que estavam à frente cortando curvas. Um frustrado Tänak terminou a noite 1.2s mais atrás, enquanto o piloto da M-Sport Ford, Adrien Fourmaux, apresentou uma condução impressionante, apesar da sua falta de experiência regular no Rally1. Em quinto lugar e 39.0s atrás do primeiro colocado, Fourmaux liderou Takamoto Katsuta e Grégoire Munster, enquanto Andreas Mikkelsen ficou em oitavo devido a problemas de mapeamento. Uma das principais atuações veio do espanhol Pepe López, que ficou em nono lugar geral e liderou a categoria WRC2, apesar de pilotar um desconhecido Škoda Fabia RS Rally2 com o novo navegador, David Vázquez, ao seu lado. Ele venceu as duas etapas para liderar Nikolay Gryazin por 14.2s. A ação recomeçaria na sexta-feira com seis etapas perto da cidade-sede de Gap. Duas voltas de três provas somando mais de 105 km de competição. Sexta-feira Elfyn Evans terminou a intensa sexta-feira na liderança do Rallye Monte-Carlo após a segunda etapa de sexta-feira, mas o galês está sob pressão crescente de seu companheiro de equipe na Toyota Gazoo Racing, Sébastien Ogier. Evans estava 21.6s à frente de seu colega da Toyota após o circuito noturno de quinta-feira, mas Ogier se fez presente “no retrovisor” do galês depois de uma performance impressionante nas estradas dos Alpes franceses de sexta-feira, perto de Gap, que encurtou a diferença entre eles para apenas 4.5s. Sébastien Ogier venceu dois dos três estágios de velocidade pela manhã e subiu de terceiro para segundo depois de Thierry Neuville, da Hyundai, rodar o seu i20 N na ES4. O francês ficou a 10.7s de Evans no meio do dia, com a maior parte do tempo sendo ganho na especial coberta de gelo de La Bréole a Selonnet. A dupla esteve muito próxima durante grande parte da repetida da volta na parte da tarde, mas foi novamente em La Bréole / Selonnet – realizada na escuridão na sua segunda passagem – onde Ogier brilhou, ultrapassando o seu colega por 4.1s para preparar um confronto emocionante no início. Penúltima etapa de sábado. Evans, que nunca esteve fora dos três primeiros lugares, admitiu que as condições eram difíceis de ler. Neuville permaneceu na luta na ponta afiada e ficou atrás de Ogier por 11.6ss em terceiro. Ele venceu três das seis etapas especiais do dia e desfrutou de uma corrida sem problemas, além do giro matinal. Ott Tänak teve a sorte de terminar o dia 57.5s atrás, em quarto lugar, depois de o gelo numa curva à direita ter feito o seu Hyundai escorregar para uma vala durante a ES3. Os espectadores demoraram apenas 40 segundos para colocar o estoniano de volta à estrada. Grégoire Munster e Takamoto Katsuta também dispararam no mesmo local, com este último a perder mais de cinco minutos. Adrien Fourmaux retribuiu a confiança que a M-Sport Ford depositou nele ao conseguir um impressionante terceiro melhor tempo na ES5. O jovem de 28 anos está de regresso ao nível mais alto do WRC depois de ter disputado o WRC2 em 2023, e completou os cinco primeiros a bordo de um Puma. Andreas Mikkelsen, também regressando à primeira divisão pela primeira vez desde 2019, terminou o dia a um minuto de Fourmaux, em sexto lugar geral. Ao conduzir um Hyundai, o norueguês teve dificuldade em confiar nas informações contidas nas suas notas de ritmo, com as condições da superfície a mudarem constantemente. Munster, sétimo colocado, parou durante a noite 28,2 segundos atrás em seu Puma, enquanto os candidatos ao WRC2 Nikolay Gryazin, Pepe López e Yohan Rossel completaram o top 10. Sábado traz mais uma programação completa com Esparron/Ozenet iniciando o dia às 08h05. Les Nonières / Chichilianne e Pellafol / Agnières-en-Dévoluy seguem antes do trio se repetir, elevando a distância competitiva total do dia para 120,40 km. Sábado O sábado foi de reviravoltas e a maior ficou por conta de Thierry Neuville, que com velocidade e consistência conquistou o confronto perfeito de domingo no Rallye Monte-Carlo depois de destronar Sébastien Ogier na etapa final de sábado, somando provisoriamente 18 pontos. A estrela do Hyundai i20 N, Thierry Neuville, foi sem dúvida o homem a ser batido pela manhã. Depois de ficar em terceiro na noite da sexta-feira, ele conquistou o segundo lugar de Ogier no primeiro estágio de velocidade com alguns trechos de gelo do dia e alcançou o primeiro lugar antes do meio-dia, enquanto o tempo diminuía do líder da noite, Elfyn Evans. Sébastien Ogier assumiu o controle ao obter vitórias consecutivas no início do repetido ciclo da tarde, mas Neuville retaliou ultrapassando o francês que dirigia o Toyota GR Yaris nos últimos quilômetros para levar uma vantagem de 3.3s no domingo. Com o Rally de Monte-Carlo marcando a estreia da nova estrutura de pontos do WRC, a investida tardia de Neuville lhe renderá 18 pontos, desde que complete as etapas de domingo. Ogier receberá 15, enquanto Evans, que terminou o dia 34.9s atrás da liderança, em terceiro, receberá 13. A vitória de Ogier na etapa Les Nonières - Chichilianne foi a 700ª de sua carreira. Esse feito o colocou à frente da lenda finlandesa Juha Kankkunen (699 vitórias em etapas) e ocupando o quarto lugar na lista de vencedores de etapas de todos os tempos do WRC. Elfyn Evans completou a ES10 sem reforço híbrido em seu Toyota Yaris. Mesmo com o problema resolvido, ele não conseguiu encontrar uma resposta para a velocidade repentina de seus colegas. A posição do homem da Hyundai, Ott Tänak, no quarto lugar, foi reforçada quando ele se afastou do seu adversário mais próximo, Adrien Fourmaux, ajudado pela sua vitória na etapa de Pellafol / Agnières-en-Dévoluy. A dupla ficou dividida por mais de um minuto no final do jogo, com Fourmaux a reforçar a sua abordagem conservadora depois de ver o seu colega da M-Sport Ford Puma, Grégoire Munster, fora da estrada na ES12. O abandono de Munster permitiu a Andreas Mikkelsen conquistar o sexto lugar em seu Hyundai, enquanto Takamoto Katsuta subiu para sétimo após sua dispendiosa excursão na vala na sexta-feira. O oitavo lugar foi para Nikolay Gryazin, que atualmente lidera Pepe López num duelo emocionante pela supremacia no WRC2. Yohan Rossel também está envolvido na sucata da categoria de suporte e completou o top 10. O Super Domingo traz a oportunidade para os melhores desempenhos ao longo do último dia acumularem até sete pontos, além dos cinco pontos de bônus também em disputa no Wolf Power Stage, que termina no rally. Contando com três etapas enquanto as equipes viajam para o sul, até Mônaco. O trio soma 52,12km antes do final do rally no principado. Domingo Agora que não dá mais para correr com o regulamento dentro do porta luvas para os estágios finais do domingo, o líder da competição, Thierry Neuville abriu a sua candidatura ao título do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA de 2024 com um desempenho sublime nos Alpes franceses, dominando as estradas de montanha cobertas de gelo para superar o rival da Toyota Gazoo Racing, Sébastien Ogier, por 16.1s. Neuville ignorou os problemas iniciais do motor antes de lançar um ataque no sábado, ultrapassando Sébastien Ogier e seu companheiro de equipe Toyota, Elfyn Evans, para assumir a liderança com uma pequena vantagem de 3.3s. Fazendo uma série de tempos mais rápidos na etapa final de domingo cimentou a sua posição à frente do nove vezes vencedor do Rallye Monte-Carlo. Sébastien Ogier liderou uma única etapa na tarde de sábado, mas apesar dos seus melhores esforços, o francês não conseguiu alcançar Thierry Neuville e teve freustrada sua tentativa de vencer pela décima vez o Rallye de Monte-Carlo, restando a ele parabenizar o belga pela vitória. Elfyn Evans manteve a vantagem após as duas primeiras mãos na sexta-feira, mas não conseguiu manter a performance a partir do sábado, nem um pouco ajudado por um problema na unidade híbrida de seu Toyota Yaris. Ele finalmente terminou o dia 29.1s atrás de seu companheiro de equipe Sébastien Ogier. Ott Tänak ficou em quarto lugar no seu primeiro rally de volta com as cores da Hyundai desde 2022. Problemas misteriosos no motor atrapalharam o campeão mundial de 2019 durante todo o rally, embora uma vitória na etapa na manhã de sábado tenha provado o seu potencial com o carro i20 N. Adrien Fourmaux igualou o melhor resultado da sua carreira ao terminar em quinto lugar geral no seu Ford Puma da equipe M-Sport. Atrás dele estava Andreas Mikkelsen, da Hyundai, com Takamoto Katsuta quase três minutos atrás depois de sair da estrada na sexta-feira. Yohan Rossel conquistou a vitória no WRC2 com um empurrão no último suspiro do Wolf Power Stage, subindo para o oitavo lugar geral no processo. Ele ultrapassou Pepe López na final, enquanto Nikolay Gryazin completou o top 10. A segunda rodada do WRC acontece na neve e no gelo da Suécia. A única etapa do campeonato mundial que acontece em condições de inverno puro da série será realizada em Umeå, de 15 a 18 de fevereiro. Arivederci, Redação do Rally.it Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |