Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Pilotos da NTT IndyCar Series brilham e vencem nas 24 Horas de Daytona PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 31 January 2024 00:32

Olá amigos leitores,

 

Na semana passada minha coluna falei sobre a presença maciça de pilotos da NTT IndyCar Séries. Após o fechamento da coluna ainda tivemos o ingresso de Pietro Fittipaldi, que substituiu de última hora a Clement Novalak, que machucou-se num acidente bobo nos boxes.

 

Depois da (quase) 24 horas de corrida, vimos uma das estrelas de longa data da NTT IndyCar Series e um de seus estreantes mais promissores adicionando uma nova linha de prestígio ao seu currículo de carreira no domingo como vencedores da Rolex 24 At Daytona.

 

Bicampeão da categoria de monopostos e atual vencedor da Indy500, apresentado pelo vencedor de Gainbridge, Josef Newgarden, fez parte da equipe vencedora geral da Porsche Penske Motorsport Grand Touring Prototype (GTP) na abertura da temporada do IMSA WeatherTech Sports Car Championship em Daytona International Speedway, enquanto 2023 Indy NXT por O campeão da Firestone e estreante da NTT IndyCar Series de 2024, Christian Rasmussen, ajudou a levar a Era Motorsport à vitória na classe Le Mans Prototype (LMP2).

 

 

Newgarden juntou-se a Felipe Nasr, Dane Cameron e Matt Campbell no vencedor nº 7 do Porsche Penske Motorsport Porsche 963. Nasr resistiu à pressão intensa durante os 30 minutos finais do estreante da NTT IndyCar Series Tom Blomqvist, que venceu esta corrida em 2022 e 2023 com Meyer Shank Corrida.

 

Este foi o quinto ano consecutivo em que um piloto ativo da NTT IndyCar Series conquistou uma vitória geral e um cobiçado relógio Rolex neste clássico de resistência de corridas de carros esportivos. Newgarden se junta a Scott Dixon em 2020, Helio Castroneves e Alexander Rossi em 2021, e Castroneves e Simon Pagenaud em 2022 e 2023. A vitória fez muita história. Newgarden se tornou apenas o quinto vencedor da Indy 500 a conquistar o Rolex 24, juntando-se a Arie Luyendyk em 1998, Dan Wheldon em 2006, Dario Franchitti em 2008 e Castroneves em 2022.

 

 

Esta também foi a primeira vitória do Rolex 24 para o Team Penske desde que Mark Donohue e Chuck Parsons dirigiram um Lola T70 para a vitória geral em 1969 – um intervalo de 55 anos. Foi também a primeira vitória da Porsche no clássico de resistência de duas voltas por dia desde 2003.

 

A lista de vitórias do Team Penske continuou. A equipe venceu as 500 Milhas de Indianápolis e o título da NASCAR Cup Series em 2023 e abriu esta temporada com uma vitória na corrida de carros esportivos de maior prestígio da América do Norte. Felipe Nasr construiu uma vantagem de 18 segundos antes da penúltima advertência, pouco mais de 19 horas após o início da corrida de 24 horas. Em seguida, um trecho de bandeira verde de três horas e 42 minutos se desenrolou, durante o qual Blomqvist saltou para a liderança após o penúltimo conjunto de pit stops.

 

 

O brasileiro Felipe Nasr então assumiu a liderança novamente nas paradas finais, que aconteceram durante a entrada do Safety Car no final do percurso completo da corrida, faltando 52 minutos para o fim. O Porsche consumiu menos energia na parada do que o Cadillac V-Series.R nº 31 da Whelen Engineering, compartilhado por Tom Blomqvist, o pole sitter Pipo Derani e Jack Aitken.

 

Em seguida, uma luta feroz pela vitória foi desencadeada após o reinício final, faltando 32 minutos para o fim. Tom Blomqvist foi implacável na pressão sobre Felipe Nasr, inclusive fazendo a volta mais rápida da corrida, 1m35,554 segundos. Mas Nasr negociou habilmente o tráfego e nunca deu chance a Blomqvist, vencendo por 2,112 segundos, em um final polêmico quando a cronometragem errou e encerrou corrida uma volta antes.

 

 

A estrela da NTT IndyCar Series, Colton Herta, foi membro da equipe do terceiro lugar pilotando o número 40 da Wayne Taylor Racing com Andretti Acura ARX-06. Apenas 15,387 segundos separaram os quatro primeiros carros da corrida – todos da classe GTP – após 24 horas de competição no percurso de 3,56 milhas que inclui parte do oval de Daytona.

 

Rasmussen conquistou a vitória no N° 18 Era Motorsports ORECA LMP2 junto com os companheiros de equipe Dwight Merriman, Ryan Dalziel e Connor Zilisch. Rasmussen estava ao volante quando a equipe venceu o No. 04 CrowdStrike Racing pela APR ORECA de George Kurtz, Colin Braun, Malthe Jakobsen e Toby Sowery até o final por 6,8 segundos. Os carros nº 18 Era e nº 04 CrowdStrike emergiram da noite como os dois melhores carros da classe LMP2, trocando a liderança nas últimas seis horas.

 

 

Rasmussen e Jakobsen estavam ao volante das respectivas máquinas após a advertência final na última hora da corrida, que apagou uma vantagem de mais de 10 segundos para Rasmussen. Mas Rasmussen gradualmente abriu espaço após o reinício, a 32 minutos do fim, e conseguiu uma das maiores vitórias de sua jovem carreira.

 

Vamos acelerar!

Sam Briggs

Fotos: site IndyCar Media

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.