Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Caso Horner e os Lançamentos dos Carros Novos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 20 February 2024 00:05

O lançamento dos novos modelos de carros é a penúltima etapa antes do início do Campeonato Mundial da Fórmula 1. Os muitos milhões de admiradores dessa categoria, que acompanham em todos os detalhes os acontecimentos envolvendo pilotos e carros, aguardam ansiosamente ver o resultado da extraordinária competência dos projetistas, finalizado nos chassis, carrocerias e motores das vinte equipes.

 

Contudo, 2024 nos expõe um quadro extra-pista lamentável, envolvendo Christian Horner, simplesmente o chefe de equipe campeão mundial das duas últimas temporadas, um dos profissionais mais competentes da história. Uma funcionária da equipe teria denunciado Horner por assédio sexual. Ainda não se tem certeza de que é esse o caso. O assunto envolve uma relação trabalhista e deverá ser resolvido internamente na empresa Red Bull, nos próximos dias. Seria lamentável para a Fórmula 1 perder um profissional da qualidade de Christian Horner. Aguardemos os acontecimentos.

 

As equipes apresentaram seus novos carros para 2024. Nenhuma delas, entretanto foi explícita a ponto de deixar exposto os mínimos detalhes de seus novos projetos. Cada grupo de projetistas, formado por profissionais do mais alto nível técnico, acredita que encontrou as melhores soluções para os mais complexos e diversos problemas com que se depararam. Administrar o teto de gastos tem sido um sério obstáculo e desafio novo para os criadores. Vínhamos acompanhando o que era possível saber sobre o desenvolvimento dos projetos e, baseados nas apresentações dos carros, concluímos que o carro com maior número de atualizações é o W15 da Mercedes, mantendo o nível de evolução seguro, continuando na mesma direção que optaram tempos atrás. O SF24 da Ferrari é uma evolução natural do modelo de 2023. Um pequeno alongamento do chassi e o recuo do conjunto motor-câmbio, são as mais notáveis alterações. Por incrível que pareça, o projeto mais ousado foi o RB20 reaplicou o conceito do sidepod zero, abandonado pela Mercedes, e outras pequenas evoluções. É o carro a ser batido. O modelo MCL38 da McLaren é uma atualização natural do projeto anterior da fábrica inglesa, por ter sido o carro que mais evoluiu na parte final de 2023.

 

Finalmente veremos carros na pista, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, ou seja, na presente semana. Será no circuito de Sakhir, Bahrein, no Oriente Médio, onde ocorrerá a corrida de abertura do Campeonato, em 3 de março. Os três dias de pré-temporada foram divididos em oito horas por dia, em dois períodos de quatro horas cada. Os horários (de Brasília) são das 04h00 às 08h00 e das 9h00 às 13h00. Será a oportunidade de observarmos em que real situação se encontram carros, pilotos e equipes. O resultado não refletirá, ao final dos treinos de pré-temporada, uma posição definitiva para a temporada. Em alguns raros casos, equipes escondem detalhes de seus projetos para serem expostos apenas nos treinos livres para a corrida de abertura.

 

A Fórmula 1 está de volta. Que bom. Vamos acompanhar a nossa 53ª temporada.

 

Luiz Carlos Lima

 

Visite o site do nosso colunista

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.