Olá amigos leitores, A festa foi linda. Estava tudo perfeito para a abertura da temporada 2024 da NTT IndyCar Series. Uma tarde ensolarada, uma multidão que lotou as arquibancadas montadas nos vários pontos do circuito, presenças ilustrs como o vencedor do Grammy, Jon Bon Jovi, membro do Hall da Fama do Rock & Roll, e o ícone do rock e estrela de reality shows Bret Michaels. Depois de conquistar a pole position mais apertada da categoria em circuitos mistos e urbanos, com apenas 5 milésimos de vantagem, Josef Newgarden deu um show de competência (em todos os sentidos). O piloto da Penske e bicampeão da categoria gerenciou como poucos os pneus e o combustível, não deu chance para quem vinha atrás e liderou 92 das 100 voltas da corrida, marcou a melhor volta da corrida e conquistou sua 30ª vitória na carreira na IndyCar Series, superando os números da lenda do Team Penske, Rick Mears, em 13º lugar na lista de vitórias de todos os tempos. A arte da economia extrema de combustível foi exibida durante o Grande Prêmio Firestone de São Petersburgo, no domingo, vencido pelo polesitter Josef Newgarden. Mas precisamos reconhecer que também foi necessária “a arte da conservação extrema do entretenimento” ao longo de 100 voltas, onde não aconteceu muita coisa, o que não é bem regra na IndyCar Series. A corrida de abertura da temporada da IndyCar teve um certo ar de parada de 4 de julho, onde havia festa, mas os carros não passavam uns pelos outros. Evidente que tivemos ultrapassagens, mas na maior parte do tempo vimos os carros seguindo uns aos outros e fazendo um número limitado de tentativas de ultrapassagem enquanto acionavam o pedal do acelerador com a menor frequência possível. Apesar dos longos períodos de tédio, Newgarden e Team Penske aproveitaram o evento para mostrar o quão longe a organização avançou desde o final da temporada de 2023. Newgarden liderou 92 voltas e conseguiu deixar Pato O’Ward, da Arrow McLaren sem chances de ataca-lo no final para vencer por 7,9s. O companheiro de equipe Scott McLaughlin foi o terceiro, 8,4s atrás de Newgarden, e o trio da Penske foi completado por Will Power, que completou 9,0s de atraso. Juntos, o quarteto mostrou q força com a qual a Chevrolet iniciou a temporada, com o Bowtie fazendo 1-2-3-4 para a disputa do campeonato de fabricantes. Colton Herta, da Andretti Global, foi o principal representante da Honda no dia, liderando uma volta a caminho do quinto lugar, muitas curvas atrás, com uma desvantagem de 10,2s para o vencedor. Em outro lugar, Felix Rosenqvist, titular da primeira linha da Meyer Shank Racing, caiu para sétimo no final, depois de passar por um pit stop lento e pequenos problemas no sistema de transmissão. Santino Ferrucci, da A.J. Foyt Racing, foi sólido em seu caminho para o 11º lugar, e entre os muitos estreantes, Kyffin Simpson, da Chip Ganassi Racing, esteve limpo do início ao fim e foi recompensado com a segunda volta mais rápida da corrida e o 14º na linha de chegada. Sobre a corrida A corrida começou com uma corrida praticamente limpa nas primeiras curvas; Christian Lundgaard foi o único piloto a sofrer quando o contato traseiro cortou seu pneu traseiro direito e mandou o dinamarquês para o pit lane para uma substituição, que o deixou em último lugar. Assim que o grid foi resolvido, os 27 pilotos entraram em modo de economia de combustível durante o restante do primeiro trecho. Newgarden manteve uma vantagem sobre Rosenqvist que estava na faixa de 1,5s, e atrás dele, Herta correu constantes 4,0s atrás do líder. A primeira bandeira amarela e entrada do Safety Car na corrida ocorreu na volta 27, quando Marcus Armstrong, da Ganassi, escorregou e bateu barreiras de pneus. Quebrando a suspensão traseira quando corria em 10º. A queda fez com que o todos – exceto Lundgaard – fosse para os boxes. Uma saída lenta dos pits para Newgarden permitiu que Rosenqvist e Herta saltassem à sua frente e reiniciassem atrás de Lundgaard na volta 31 e Newgarden atacou Herta – O'Ward e McLaughlin também seguiram – enquanto Rosenqvist era detido atrás de Lundgaard. Newgarden ultrapassou Rosenqvist na volta 33 para ficar em segundo e O’Ward ficou em terceiro, enquanto Rosenqvist caiu para quarto. McLaughlin e Herta completaram os seis primeiros. Uma nova entrada do Safety Car necessária na volta 35 por causa da saída de Sting Ray Robb na curva 1. Ele saiu do carro e apontou para o canto dianteiro direito enquanto a equipe de segurança da AMR se aproximava. Lundgaard foi cauteloso e voltou à retaguarda enquanto Newgarden recuperava a liderança. O reinício na volta 38 deu início a outra tentativa de economia de combustível e, na metade do caminho, Newgarden manteve 1,2s sobre O'Ward, 2,2s sobre Rosenqvist, 3,8s sobre McLaughlin, 4,7s sobre Herta e 6,4s sobre Marcus Ericsson de Andretti como os líderes tiveram 100% de sucesso em suas tentativas de não ultrapassarem uns aos outros. A forte sequência de Ericsson chegou ao fim na volta 53, quando ele parou e a equipe da Andretti removeu a tampa do motor. Na volta 65, tivemos os primeiros participantes vindo para os pit stops finais; Newgarden chegou no final da volta depois de construir 3,6s sobre O’Ward. Herta ficou de fora para parar no final da volta 66 e ultrapassou Rosenqvist e McLaughlin para conquistar o terceiro lugar, atrás de Newgarden e O’Ward. McLaughlin assumiu a posição de Rosenqvist e na volta 69, Linus Lundqvist de Ganassi – assim como seu companheiro de equipe Armstrong – caiu na Curva 10, mas este não foi um incidente solo. Um golpe traseiro de Romain Grosjean mandou o estreante contra as barreiras de pneus, quebrando a asa traseira e paralisou o carro. Correndo em 13º no momento do impacto, Lundqvist foi reativado e dirigiu até os boxes para reparos. Grosjean, que herdou o 13º lugar, recebeu uma penalidade de drive-through que o deixou em 21º. Um problema de transmissão algumas voltas depois deixou Grosjean fora da prova. O reinício da corrida na volta 73 viu os líderes manterem a posição com Newgarden na frente de O'Ward, mas uma Herta escorregadia rendeu-se em terceiro para McLaughlin e depois em quarto para Power. A volta 76 viu uma passagem para o sexto lugar, com Palou rebaixando Rosenqvist. O restante da corrida transcorreu sem alterações na frente, com Newgarden rumo à vitória. Para os amigos do Brasil, meus comentários sobre a estreia de Pietro Fittipaldi na Rahal Letterman Leningan para uma temporada completa na NTT IndyCar Series mostrou um piloto que sabe usar bem os seus recursos, ainda que estes sejam limitados. Largando na P26, atrás de Graham Rahal na P22, o brasileiro da Carolina do Norte foi muito discreto na primeira metade da corrida, avançando conforme outros pilotos tinham problemas. Na segunda metade, com um bom ritmo, bons trabalhos de boxes e algumas ultrapassagens, Pietro Fittipaldi terminou na P15, ganhando 11 posições em relação a largada, o piloto que mais avançou na corrida. Agora vamos ficar algumas semanas a espera da corrida aqui na Califórnia no Thermal Club, que eu pretendo estar pessoalmente na cobertura para o nosso site internacional, o Nobres do Grid. Vamos acelerar! Sam Briggs Fotos: site IndyCar Media Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |