Olá amigos leitores, A próxima etapa da NTT IndyCar Series vai acontecer na minha cidade, Long Beach. Fundado por Chris Pook e pela falecida lenda do automobilismo Dan Gurney em 1975 como um evento da Fórmula 5000, o Grande Prêmio de Long Beach ganhou aclamação internacional como uma série de corridas da Fórmula 1 de 1976 a 1983, antes que uma disputa financeira levasse à saída da F1 e à antiga CART. A IndyCar Series assume o controle no ano seguinte. Fora das 500 Milhas de Indianápolis, Long Beach é o maior e mais bem-sucedido evento da programação da IndyCar. O empresário Kevin Kalkhoven comprou o evento na década de 2000 em uma parceria 50-50 com seu amigo e ex-proprietário da série Champ Car e participante Gerald Forsythe através da Aquarium Holdings, LLC, e após o falecimento de Kalkhoven em 2022, sua metade da corrida ficou no inventário do testamento do empresário, mas enquanto o processo legal estava em andamento, não havia uma definição quanto ao destino desta metade da sociedade. Com a visita da NASCAR ao sul da Califórnia para o “Clash” sendo considerada sua última aparição no Coliseu de Los Angeles, a cidade de Long Beach, que tem seu Grande Prêmio há 49 anos, poderia ter corridas da NASCAR também? Os rumores tomaram corpo quando fontes bem confiáveis passaram a repetir que a NASCAR estava buscando comprar a participação de 50 por cento na corrida de Long Beach – um marco no calendário da IndyCar desde 1984 – que ficou disponível para aquisição no ano passado pelo espólio do falecido empresário Kevin Kalkhoven. As perguntas foram surgindo e quando surgem perguntas e não aparecem repostas claras, contudo, questionada se estava tentando se tornar coproprietária da corrida de Long Beach, a NASCAR se recusou a oferecer detalhes sobre o assunto. Do outro lado, o presidente da Associação do Grande Prêmio de Long Beach, Jim Michaelian, que administra o evento, com seu posicionamento de dizer “não estar em posição de comentar nada”, só ampliou o volume dos rumores. A história tomou um rumo interessante é com a outra entidade que entrou na conversa: muitas das mesmas fontes que falavam sobre as suspeitas da NASCAR e apontando que a Penske Entertainment, proprietária da NTT IndyCar Series, do Indianapolis Motor Speedway e promotora de outros eventos em sua programação, estaria tentando bloquear os esforços da NASCAR. Justamente a empresa de propriedade de Roger Penske, cuja equipe venceu o mais recente campeonato NASCAR Cup Series com Ryan Blaney, está tentando frustrar a mudança da NASCAR em Long Beach fazendo uma oferta própria para comprar a participação de Kalkhoven, quando eles tem buscado fazer um evento conjunto da IndyCar com a NASCAR em Indianapolis. Em um e-mail de 29 de fevereiro para a Penske Entertainment sobre se a empresa está buscando uma participação acionária no Grande Prêmio de Long Beach, Alex Damron, seu vice-presidente de comunicações, respondeu que eles “não teriam comentários sobre o assunto”, mesma posição que eu mesmo perguntei ao CEO da Penske Entertainment, Mark Miles, no final de semana do The Thermal Club. As conversas acabaram na semana passada quando Gerald Forsythe, assumiu o controle do evento depois de comprar a metade anteriormente pertencente ao falecido Kevin Kalkhoven, passando a ser o proprietário do evento Grande Prêmio de Long Beach. Em suas primeiras declarações que se alguma categoria estivesse interessada em correr em Long Beach, a cidade poderia fazer quantas corridas, mas o Grande Prêmio de Long Beach é um evento da IndyCar e assim continuará nos próximos anos. A atmosfera já está toda tomada nestes dias que antecedem a corrida. O circuito está praticamente pronto e eu tenho circulado pelo traçado todos os dias, vendo as equipes trabalhando na montagem das arquibancadas, estruturas de apoio ao público e nas garagens, as equipes descarregando equipamentos e carros. É um ambiente bem conhecido para onde me desloco caminhando desde a minha casa. A NTT IndyCar Series tentará uma versão diferente de seu formato de treino de abertura de 75 minutos em Long Beach neste fim de semana daquele testado em São Petersburgo. A ideia do novo formato foi lançada pelos pilotos durante as reuniões de pré-temporada. Em São Petersburgo, as equipes tiveram os primeiros 20 minutos para correr como quisessem com os 27 carros presentes antes dos boxes e após uma pausa de cinco minutos, o restante da sessão dividiu o campo em grupos alternados que correram por 10 minutos cada. Em Long Beach, 45 dos primeiros 75 minutos estarão abertos para as 27 inscrições usarem conforme desejado antes de um intervalo de cinco minutos separar o campo em dois grupos, onde um grupo de 13 carros terá a pista só para eles por 10 minutos antes de irem para os boxes e os outros 14 pilotos terão 10 minutos para encerrar o dia. Os novatos são a única exceção e terão permissão para correr em todos os momentos. Com 70 dos 75 minutos contabilizados no formato revisado de sexta-feira, os cinco minutos restantes foram reservados em caso de paralisação, o que a história sugere que tende a acontecer pelo menos uma vez por sessão. Vamos acelerar! Sam Briggs Fotos: site IndyCar Media Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |