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Brasileiros não pontuam na F. Academy e Fórmula 4 Italiana PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 05 May 2024 22:23

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos corridas envolvendo os pilotos brasileiros, nos Estados Unidos e na Europa para os aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial.

 

Como parte do programa da etapa da Fórmula 1 em Miami, Flórida, a Fórmula Academy levou as pilotos para fazer sua segunda rodada dupla do campeonato, com Aurelia Nobels sendo a nossa representante. Em Misano, na Itália, tivemos a abertura do mais forte dos campeonatos da FIA Fórmula 4 – o italiano – com Matheus Ferreira em sua segunda temporada e, apesar de estar cotado para a disputa pela Cram Racing, Filippo Fiorentino não participou da etapa.

 

FIA Fórmula 4 Itália

As atividades para os 37 pilotos inscritos começou na quinta-feira, com dois treinos livres e Matheus Ferreira ficou “no meio do pelotão, marcando a P17 no primeiro treino e a P21 no segundo treino. Ele e a equipe sabiam que podiam melhorar, que tinham que melhorar e nos treinos da sexta-feira o brasileiro conseguiu terminar numa excelente P5 no primeiro treino e na P9 no segundo, aparentemente mostrando que as mudanças de acerto foram positivas.

 

 

O problema veio na parte da tarde, quando os pilotos foram para as duas sessões de classificação. Na primeira, que definiria o grid para a primeira das duas corridas do sábado, Matheus Ferreira não conseguiu repetir os resultados dos treinos da manhã e terminou na P15. Na segunda sessão a equipe tentou alguns ajustes mas pouco ou nada alterou no comportamento do carro e o piloto brasileiro ficou com a P17. A corrida 3 seria a corrida do grid invertido.

 

No final da manhã do sábado os 37 pilotos voltaram à pista para a pista e abrirem a temporada 2024. Matheus Ferreira estava abrindo a fila 8, com a P15, com os 20 primeiros dos 37 que treinaram dentro do mesmo segundo. Os carros da US Racing classificaram bem, com 3 dos 5 entre os 7 primeiros. Pista seca, sol, zero chances de chuva e os pilotos foram para a volta de apresentação. Retornando ao grid, posicionados para 30 minutos +1 volta de corrida.

 

Apagadas as luzes vermelhas, Matheus Ferreira evitou confusões nas primeiras curvas e manteve sua P15. A partir da segunda volta, com as posições mais estabelecidas, o nosso representante foi pra cima e tomou a posição de Ethan Ischer, subindo para a P14. Na volta seguinte uma colisão múltipla na curva 5 e um carro rodado na curva 2 provocou a entrada do safety car. A relargada veio com 19 minutos para o fim e Matheus Ferreira manteve sua posição e foi pra cima de Reno Francot, mas abusou e Ethan Ischer deu o troco, jogando o brasileiro pra P15.

 

 

O pelotão do P6 ao P16 estava muito compacto e as ultrapassagens não eram fáceis com os carros muito iguais em performance. Gustav Jonsson vinha atacando o piloto brasileiro que estava na briga mais interessante da corrida. Com um terço de prova o ritmo defensivo de Al Dhaheri compactou os pilotos da P10 à P20, mas não demorou para ficarem próximos até o P6 novamente. Matheus Ferreira conseguiu se afastar um pouco de Gustav Jonsson e focar no ataque sobre Davide Larini, que foi superado por Ethan Ischer. Apesar das tentativas, o nosso representante acabou a corrida na P15.

 

Na tarde do sábado os pilotos voltaram à pista para a corrida 2, com o brasileiro Matheus Ferreira largando na P17 e bem consciente das dificuldades de conseguir fazer ultrapassagens como ficou evidenciado na corrida 1, mas ele precisava ganhar posições para pontuar. O sol já estava baixo e o asfalto menos quente ia ajudar na conservação dos pneus. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram ao grid para mais uma corrida com 30 minutos +1 volta.

 

Apagadas as luzes vermelhas, Matheus Ferreira largou forte e os pilotos estavam mais atirados. No empurra-empurra o brasileiro se manteve na P17. Já na segunda volta a briga pela P8 terminou com Nakamura e Larini enganchados entre as curvas 1 e 2. Melhor pra Matheus Ferreira que subiu pra P15. Beeton ficou na brita quando desviou da batida. Safety car na pista para arrumar a confusão que estava anunciada desde a largada.

 

 

A relargada foi rápida e Matheus Ferreira foi surpreendido por Emanuelle Olivieri, caindo pra P16. Na volta seguinte o brasileiro caiu pra P17, mas deu o troco em Maksmillian Popov antes da nova entrada do safety car com o carro de Alvise Rodella parado em local perigoso. Os boxes orientaram Matheus Ferreira a devolver a P16. A relargada veio rápido novamente e Matheus Ferreira manteve sua P17, mas na volta seguinte o piloto brasileiro envolveu-se mais forte na disputa e com problemas no carro abandonou a corrida, o que seria péssimo para a corrida 3.

 

Na manhã do domingo tivemos o encerramento da primeira etapa da FIA Fórmula 4 com a terceira corrida. Matheus Ferreira largando na P20 teria uma tarefa ainda mais difícil das que lhe foram impostas no sábado. Com 22 carros virando os tempos de classificação no mesmo segundo, conseguir alguma vantagem na pista não era fácil. Após a volta de apresentação os pilotos retornaram ao grid para mais uma corrida com 30 minutos +1 volta.

 

 

Apagadas as luzes vermelhas, Akshay Bohra ficou parado no grid e complicou a largada da fila interna. Matheus Ferreira se aproveitou das confusões e subiu para a P16 nas primeiras curvas. Com carros parados em lugares perigosos o safety car veio pra pista no fechamento da primeira volta. O resgate foi rápido e na abertura da terceira volta tivemos a relargada. Matheus Ferreira manteve sua P16, mas era atacado por Maksmillian Popov. Ele acabou perdendo a posição, deu o troco na mesma volta, mas na sequência foi espremido para a grama por seu companheiro de time, Lucca Cammalisto quando tentava a P15 e voltou pra P17.

 

A disputa entre Matheus Ferreira e Maksmillian Popov estava insana, com os dois à frente de um pelotão de 6 carros, mas que os estavam afastando dos carros à frente, mas o pelotão reagrupou atrás do P9, Tomass Stolcermanis. Com isso Matheus Ferreira superou Lucca Cammalisto e foi pra P15 pouco antes do safety car voltar pra pista com outro carro parado em local perigoso. O resgate consumiu duas voltas até termos a relargada.

 

 

Matheus Ferreira tinha menos de 11 minutos para ganhar 5 posições e marcar algum ponto na etapa e com a bandeira verde e o brasileiro foi para o ataque. Mesmo com um carro enfiado numa das barreiras de pneus e na brita, ficamos com bandeira no local e Matheus Ferreira ganhou a P14 de Ethan Ischer, indo pra cima de Emanuele Olivieri. Lucca Cammalisto também foi pra brita, mas nada de safety car e Matheus Ferreira superou Emanuele Olivieri e Maxim Rehn para assumir a P12 faltando 6 minutos de corrida, mas com mais carros fora da pista a direção de prova colocou novamente o safety car na pista.

 

 

Ainda houve tempo para mais uma relargada e duas voltas insanas com o pelotão inteiro agrupado. Matheus Ferreira foi para o ataque sobre Dion Gowda, o P11 e Gustav Jonsson, o P10, mas não conseguiu superá-los, terminando na P12, mas com a punição de 5s para Tomass Stolcermanis, subiu pra P11 e mesmo assim, terminou não pontuando na etapa. A próxima etapa será em Ímola, no início de junho.

 

Fórmula Academy

A categoria feminina da FIA chegou à Miami para sua segunda rodada dupla. O treino de classificação, 30 minutos, mas sem live timing. Neste treino a volta mais rápida define o grid para a corrida do sábado e a segunda volta mais rápida define o grid para a corrida do domingo. Com 5 minutos de treino Aurelia Nobels tinha uma volta em 2m04,308s e estava apenas na P15 entre as 16 pilotos na pista. Ela tinha 4,425s de gap para a primeira colocada e voltou para os boxes. Com 20 minutos de treino a maioria das pilotos voltaram aos boxes e a brasileira tinha caído para a P16. Ela voltou para a pista com 17 minutos para o fim, com menos carros na pista e menos tráfego. Após a volta de aquecimento de pneus Aurelia Nobels foi para sua volta rápida, mas as demais pilotos saíram em seguida e ela teria carros lentos na pista.

 

 

Nossa representante acelerou, mas não melhorou seu tempo na primeira volta, mas na segunda marcou uma volta em 2m00,846s. Na volta rápida seguinte ela pulou para a P6 provisória, 563 milésimos acima da pole provisória faltando 8 minutos de treino. Mais uma volta rápida e a brasileira subiu para a P5 com uma volta de 1m59,571s. As pilotos foram melhorando seus tempos nos 5 minutos finais e Aurelia Nobels. Os tempos de volta entraram na casa de 1m58s para as primeiras e faltando 2 minutos para o final, a brasileira estava na P8. Ela melhorou seu tempo de volta para 1m59,500s, mas não foi o suficiente pra melhoras sua posição de largada para corrida 1.  

 

A corrida estava programada para menos de três horas depois de concluído o treino classificatório. A largada foi atrasada em 20 minutos porque a organização, vendo a sujeira da pista em vários pontos, colocou caminhões com aquelas vassouras rotativas pra tentar reduzir o problema. O grid da corrida do sábado foi feito com a melhor volta no treino de classificação. Assim, Aurélia Nobels largava na P8.

 

Após a volta de apresentação e de aquecimento de pneus as pilotos voltaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para as 13 voltas programadas, Aurélia Nobels fez uma largada segura, evitando toques nas primeiras curvas. Mesmo com Bianca Bustamante ficando parada no grid, a brasileira continuou na P8. Tina Hausmann foi tocada por Aurélia Nobels no setor 3 e perdeu o bico do carro. Bianca Bustamante conseguiu fazer o carro funcionar e largou. Aurélia Nobels ganhou a posição de Jéssica Edgar e subiu pra P7 no início da volta 2.

 

 

Aurélia Nobels vinha se aproximando de Chloe Chambers e abrindo vantagem para Jéssica Edgar. A briga pela P3 aproximou as 4 pilotos e num 3-wide sensacional Chloe Chambers passou as duas à sua frente. Nerea Marty passou Maya Weug e Aurélia Marty encostou de vez pra brigar pela P5. A disputa permitiu que Jéssica Edgar reduzisse em 1,5s a diferença para a brasileira na volta 5. Na volta 6, Aurélia Nobels superou Nerea Marty e ganhou a P6, mas levou o troco na volta seguinte. O pior foi a decisão dos comissários em punir a brasileira – corretamente – por provocar a o acidente com Tina Hausmann com 10s de acréscimo de tempo  no final da prova.

 

 

A briga – na pista – pela P6 continuava entre Nerea Marty, Aurélia Nobels e Jéssica Edgard. Aurélia Nobels cometeu algum erro e despencou para a P11 na volta 10. Na última volta a brasileira conseguiu tomar a P10 de Lola Lolinfosse, mas depois de computada a punição de 10s, nossa representante ficou com a P13 e fora da zona de pontos depois de uma boa corrida.

 

No domingo, debaixo de um sol escaldante e sobre um asfalto quentíssimo as pilotos da Fórmula Academy vieram para a segunda corrida do final de semana. A nossa representante, Aurélia Nobels estava largando na P7 e mostrou ritmo no sábado para andar no pelotão da frente. Depois da volta de apresentação as pilotos se reposicionaram no grid para a largada e as 13 voltas programadas da corrida.

 

Apagadas as luzes vermelhas, Aurélia Nobels perdeu uma posição na largada, caindo para a P8 e na sequência recuperou a sua posição de largada antes da metade da primeira volta. Na volta seguinte, a brasileira estava sob enorme pressão com Maya Weug segurando todo mundo atrás dela e formando um pelotão com 8 carros. Weug passou Hamda Al Qbaisi que entrou na mira de Aurélia Nobels, que precisava cuidar de Lola Lovinfosse na sua cola.

 

 

Na volta 7 sob pressão, Aurélia Nobels extrapolou os limites de pista na defesa da posição com Lola Lovinfosse. Algumas curvas depois, Lovinfosse mergulhou por dentro na curva do final da reta mais longa, entrou no meio do carro da brasileira e acabou com a corrida das duas, que rodaram e caíram para o fundo do pelotão. Lola Lovinfosse já tinha tomado uma punição de 10s por bater e tirar Tina Hausmann da prova logo após a largada, e entrou em investigação – com outra punição de 10s aplicada rapidamente – por bater na brasileira.

 

 

Isso não tirava o prejuízo de Aurélia Nobels, que caiu para a P15, sendo a última na pista. Jéssica Edgar rodou sozinha e deu a P14 para Aurélia Nobels faltando 2 voltas. A brasileira subiu para a P13 com a segunda punição de Lola Lovinfosse, mas terminou na P13 e não pontuou no final de semana, ficando com 6 pontos no campeonato, ocupando a P13. A próxima etapa será em Barcelona.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Sunday, 05 May 2024 23:17 )