Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid, Assim como fiz no ano passado, preparei dois artigos para falar das novidades tecnológicas que tem chegado aos nossos veículos. Os estudos e as novidades que aparecem nos salões de automóvel pelo mundo inteiro são sempre impactantes, mas até o que é apresentado nos salões e o que é introduzido nos veículos costuma levar algum tempo... e as vezes nem acontece. Quando se trata dos SUVs, carros, caminhões e minivans atuais, os recursos de tecnologia eletrônica são extremamente importantes. Esses itens agora são parte integrante de como você interage com seu veículo, bem como de como seu veículo interage com os carros ao seu redor na estrada. Eles variam desde medidas de segurança até recursos de comunicação e conectividade. Reuni uma lista das melhores tecnologias automotivas que você deve procurar ao comprar um veículo novo. Alguns deles servem como escudos de segurança que você provavelmente nunca precisará usar, mas que você pode se sentir confortável sabendo que estão lá. Outros auxiliam no estacionamento e na visibilidade. E parte dessa tecnologia ajuda você a ficar conectado com amigos e familiares ou a entrar em contato rapidamente com os serviços de emergência. Na hora de comprar um veículo com esses recursos, os ideais facilitam as coisas sem causar distração ao motorista. 1. Sistemas avançados de assistência ao motorista Esta é uma categoria de sistemas que podem garantir que você saiba quando um veículo está em seu ponto cego, mantê-lo a uma distância segura do carro à sua frente e evitar que seu veículo desvie para outra faixa. Um dos primeiros exemplos de um sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) foram os freios antibloqueio. Estes são agora equipamentos padrão em todos os carros novos. Nos veículos modernos, existem hoje dezenas desses sistemas. Esses sistemas avançados de assistência ao motorista geralmente vêm em pacotes de segurança. Alguns exemplos são Toyota Safety Sense, Subaru EyeSight, Ford CoPilot360, Honda Sensing e Nissan Safety Shield 360. Mesmo que um modelo que você está comprando não tenha ADAS como um pacote ou conjunto de recursos, muitas montadoras os vendem como opções independentes ou incluí-los como parte de um nível de acabamento específico. Principais recursos a serem procurados Controle de cruzeiro adaptativo Em alguns aspectos, o controle de cruzeiro adaptativo é semelhante ao controle de cruzeiro normal. No entanto, embora o controle de cruzeiro adaptativo mantenha seu veículo em uma velocidade definida, assim como o controle de cruzeiro normal, ele também desacelera ou acelera para manter uma distância segura do carro à sua frente. Alerta de ponto cego Isso usa sensores no veículo para detectar se há um veículo no seu ponto cego. Ele sinaliza que há um veículo com um alerta nos retrovisores laterais ou próximo a eles. Algumas picapes também possuem um alerta de ponto cego que leva em consideração os veículos que estão próximos a cada lado do trailer enquanto você reboca. Alertas de tráfego cruzado Se você estiver tentando sair de uma vaga de estacionamento e não conseguir ver os veículos em nenhum dos lados, o alerta de tráfego cruzado traseiro avisará se um veículo estiver se aproximando. Este sistema geralmente usa unidades de radar no veículo para detectar tráfego cruzado. Em alguns casos, você ouvirá um alerta e verá setas na tela central que mostram de que direção o outro carro está vindo. O alerta de tráfego cruzado frontal é especialmente útil quando você está saindo de um beco sem saída ou entrada de automóveis. Alguns sistemas mais recentes também impedem que você vire à esquerda no trânsito se detectar que um veículo está no seu caminho. Aviso/Prevenção de Colisão Frontal O aviso de colisão frontal (FCW) detecta se você está em risco de uma possível colisão com o veículo à sua frente. Alguns sistemas podem detectar se há uma colisão pendente alguns veículos à frente. O FCW pode emitir sons, piscar luzes no display ou fornecer uma mudança tátil na sensação do volante ou do pedal do freio. A prevenção de colisão frontal usa os sensores FCW. Se o condutor não reagir com rapidez suficiente, utiliza a travagem automática de emergência para parar o veículo. Condução com as mãos livres Além de recursos como assistência para manutenção de faixa e controle de cruzeiro adaptativo, um número crescente de veículos permite que o motorista dirija sem as mãos no volante. No entanto, a condução mãos-livres não significa que o condutor possa deixar de prestar atenção à estrada. Embora esses sistemas possam controlar a direção, a aceleração e a frenagem sem as mãos do motorista no volante, você ainda precisa estar pronto para assumir o controle em caso de emergência ou quando solicitado pelo sistema. O Super Cruise da GM e o BlueCruise da Ford Motor Company são excelentes exemplos que estão disponíveis em vários modelos. E empresas como Nissan, Tesla, Mercedes-Benz, BMW e Volvo estão a reforçar os seus sistemas mãos-livres. Aviso de saída de faixa Este recurso irá alertá-lo se o seu veículo começar a desviar para outra faixa. Assistência de manutenção de faixa Se o seu veículo começar a desviar para outra faixa, a assistência à manutenção de faixa utiliza a direção para manter o seu carro na faixa. Se o seu veículo entrar no trânsito em sentido contrário, alguns sistemas também usarão a direção para voltar ao lado correto da estrada. Assistência à frenagem reversa Se este sistema detectar um objeto atrás do seu veículo durante a marcha-atrás, a assistência à travagem em marcha-atrás pode utilizar a frenagem de emergência automática para parar o seu carro, evitando uma colisão. 2. Frenagem automática de emergência Como você pode ver nos exemplos acima, a frenagem automática de emergência é uma parte essencial da tecnologia de segurança. Quando o carro detecta que uma colisão é iminente, o AEB ativa os freios do carro, evitando ou minimizando potencialmente um acidente. AEB pode reagir mais rápido do que uma pessoa e pode começar a trabalhar antes de você pisar no freio. Se você estiver freando e sentir que precisa parar mais cedo, o AEB também poderá frear com mais força do que a pressão que você está aplicando. Embora o AEB faça parte de muitos sistemas avançados de assistência ao condutor, este é um sistema essencial que pode ser uma funcionalidade autónoma e deve ser considerado uma prioridade elevada. De acordo com a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos Estados Unidos, as montadoras fazem parte de um esforço voluntário para ter AEB mais aviso de colisão frontal em quase todos os novos veículos de passageiros até 31 de agosto de 2023. A maioria das montadoras já possui esses sistemas como equipamento padrão. 3. Aplicativos móveis conectados/chave digital Os telefones celulares são uma grande parte de nossas vidas. Algumas montadoras entendem o quão importantes nossos telefones são para nós – então por que não tornar os telefones celulares uma maneira fácil de usar os recursos do seu carro? Quase todas as montadoras possuem um aplicativo que você pode baixar para o seu carro. Alguns são melhores que outros, mas os mais avançados permitem trancar e destrancar remotamente as portas, verificar o estado do nível de combustível e da pressão dos pneus e até ligar o carro remotamente – o que é especialmente agradável numa manhã fria de inverno. Esses aplicativos também podem exibir os principais recursos de manutenção, como a quantidade de gasolina restante ou a autonomia de um EV. Você também pode usar esses aplicativos para encontrar a concessionária, posto de gasolina ou posto de carga mais próximo. Você pode até usar alguns desses aplicativos para configurar a manutenção programada. A chave digital possui medidas extras de segurança integradas que conectam apenas o telefone ao carro. Com ele, você pode segurar o smartphone próximo à porta para trancar e destrancar seu carro. Você pode até dirigir o carro apenas com o telefone em mãos e sem chaveiro físico. Ele usa vários níveis de segurança para garantir que somente você – e as pessoas a quem você dá permissão específica – possam entrar e dirigir seu carro. Certifique-se de perguntar se há uma taxa de assinatura mensal ou anual para o serviço, pois ela pode variar de montadora para montadora. Para não deixar a coluna muito longa (o texto ficou com 8 páginas) darei continuidade ao assunto na coluna do próximo mês. Muito axé pra todo mundo, Maria da Graça |