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Fórmula 1 e suas Profundas Transformações PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 13 May 2024 22:24

A Red Bull causou grande espanto no circo da Fórmula 1 em 2015, quando contratou como piloto titular Max Verstappen, com apenas 17 anos de idade, para guiar um dos carros da Toro Rosso, equipe secundária da marca austríaca. Acompanhado por Helmut Marko desde seu tempo de kart, o piloto holandês poderia ter ocupado uma vaga de piloto reserva na Mercedes. Mas a titularidade imediata foi o argumento decisivo utilizado por Marko. Revelaram um dos melhores pilotos da história do automobilismo. O caso de Max provocou uma mudança no regulamento, que agora exige a idade mínima de 18 anos para um piloto competir na Fórmula 1.

 

Como um bom exemplo deve ser seguido, as demais equipes começaram a garimpar no kart e categorias básicas seu próprio Verstappen. A Ferrari encontrou no britânico Oliver Bearman um sério candidato. Com um histórico menos rico que Max, Oliver impressionou ao testar, juntamente com outros jovens promissores, para a Haas e logo em seguida para a Ferrari. O desempenho do britânico foi tão bom que foi contratado como piloto reserva da tradicional equipe italiana para a temporada de 2024, aos 18 anos de idade. Como que caindo do céu, Bearman viu a oportunidade de substituir o titular Carlos Sainz, que foi operado em situação de emergência, de uma apendicite, antes da qualificação para o GP da Arábia Saudita. 11º no grid de largada, Oliver chegou em 7º na corrida, guiando como um veterano. Demonstrou também como são bem preparados os pilotos reservas. A Ferrari está negociando com a Haas a participação de Bearman como titular em 2025 e talvez até 2026, quando viria a substituir Hamilton, que estaria em tempo de aposentadoria.

 

Andrea Kimi Antonelli é um dos mais badalados pilotos, com vários títulos nas categorias de base e considerado a maior revelação da Itália nos últimos 30 anos. Ele está com 17 anos e já é contratado pela Mercedes, que quer Antonelli ganhando experiência, provavelmente com um lugar na Williams, em substituição da Logan Sargeant, estadunidense que não deu certo na categoria. Kimi guiaria para a equipe inglesa até o final de 2025, passando para a Mercedes em 2026.

 

 

Esse novo contexto da fórmula 1 pode prejudicar, e muito, as negociações de um cockpit para Carlos Sainz. O espanhol praticamente pode escolher entre Red Bull, Mercedes e Audi. Se optar pela Red Bull, substituindo Sergio Perez, terá que se contentar com a posição de segundo piloto de Verstappen. Se escolher a Mercedes assinará só pelo ano de 2025 e será substituído por Antonelli em 2026. Finalmente, se for para a Audi, que comprou a Sauber, mas só terá carro próprio em 2026, enfrentará a incerteza de um projeto novo, apesar da grandeza da empresa alemã, dificilmente ela alcançará o nível técnico de Red Bull, Ferrari, Mercedes e McLaren. Não está nada fácil para Carlos Sainz. E o piloto espanhol tem que resolver sua vida com a máxima urgência.

 

Os bastidores da Fórmula 1 estão sempre em ebulição. E agora não é diferente. A Ferrari apresentaria em Ímola um pacote de atualizações que certamente superaria a Red Bull. Seria a afirmação unânime da equipe técnica italiana. Ocorre que a McLaren afirma a mesma situação, que encontraram as melhores soluções e que Ímola será o ponto da virada sobre a equipe austríaca. Por sua vez a Mercedes afirma que encontrou o caminho do acerto ideal para seus carros. Ímola está logo ali, no próximo final de semana.

 

No momento em que assistimos a provável queda livre da Red Bull, nos convencemos de que a morte de Dietrich Mateschitz, em 22 de outubro de 2022, o fundador da empresa, veio a marcar o início do desequilíbrio da equipe, quando passaram a ser expostas as divisões internas existentes, envolvendo Chistian Horner, Helmut Marko e até o intrometido Jos Verstappen. A já anunciada saída Adrian Newey, o projetista mais bem sucedido da história da Fórmula 1, além de outros técnicos importantes, vão minando a resistência e deteriorando o ambiente de trabalho. Somadas à desconfiança da ligação com a Ford, fornecedora de motores a partir de 2026, e resultaria na saída de Verstappen, o futuro não parece muito promissor para a marca austríaca.

 

Próximo encontro: GP de Emília Romagna (Ímola), dia 19 de maio.

 

Luiz Carlos Lima

 

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Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.