Desde a metade da temporada de 2023 vínhamos alertando para o fato de os carros da Fórmula 1 formarem um grupo cada vez mais compacto, com os tempos registrados mais próximos a cada corrida, o que gera como resultado positivo o aumento da competitividade. Em sete Grandes Prêmios disputados Max Verstappen venceu cinco. Suficiente para considerar o holandês favoritíssimo a faturar seu quarto título mundial consecutivo, uma façanha extremamente relevante. Mas tudo indica que o domínio absoluto de Max e da Red Bull estão com os dias contados. A sequência das corridas deixa exposto que o RB20 chegou ao teto de desenvolvimento. Situação normal, como pode ser comprovada nos registros da história. Bom para o esporte. Queremos ver brigas no máximo de posições possível. Observemos a constatação da evolução de McLaren e Ferrari em relação à Red Bull. Nos sete primeiros grids de largada Verstappen registrou a pole-position em todos: No Bahrein virou 0s228 mais rápido que Leclerc, na Arábia Saudita ficou 0s319 na frente de Leclerc, na Austrália ficou 0s270 à frente de Sainz, no Japão virou 0s066 melhor que Perez, na China 0s322 na dianteira de Perez, em Miami foi melhor que Leclerc em 0s141 e em Ímola foi mais rápido que Piastri em 0s074. Nas classificações finais o resumo das diferenças entre o primeiro e o segundo colocado na bandeirada nas vitórias de Verstappen: no Bahrein o segundo, Perez chegou 22s457 atrás, na Arábia Saudita a diferença para Perez foi de 13s643, no Japão Perez perdeu por 0s535, na China Norris foi o segundo com uma distância de 13s773 e em Ímola Norris ficou a apenas 0s725 do holandês. Sainz venceu na Austrália com 2s366 à frente de Leclerc e em Miami chegou na frente Norris com vantagem de 7s612 à frente de Verstappen. As disputas estão acontecendo em intensidade cada vez maior. O último GP disputado, o de Emilia-Romagna, no famoso circuito de Ímola, onde Ayrton Senna sofreu seu acidente fatal há 30 anos, ficou marcada pela extrema proximidade entre os primeiros colocados no grid. Verstappen registrou a pole position com a marca de 1m14s746. Os dois carros da McLaren viraram tempos muito próximos do holandês, ficando Piastri em segundo, 0s074 atrás e Norris em terceiro a 0s091 de Max. Significa que os dois McLaren foram menos de um décimo de segundo mais lentos! Marcas de valor histórico. Levando em conta que a diferença entre o primeiro e o sexto colocado (Russell) foi de 0s488 temos seis carros separados por menos de meio segundo. Em quarto e quinto ficaram os Ferrari de Leclerc a 0s224 e Sainz a 0s487 do líder. No grid encontramos nove carros separados por 0s928. Esses tempos são impressionantes. Quando os tempos são muito próximos acontecem surpresas a cada corrida. Em Ímola, os carros da RB guiados por Tsunoda e Ricciardo, estiveram entre os primeiros tempos desde os treinos livres. O japonês chegou a marcar o terceiro melhor tempo. A Ferrari na sexta-feira andou bem, mas foi superada pela McLaren na qualificação e na corrida. Brigas aconteceram durante toda a corrida, por todas as posições. Pela primeira vez no ano um piloto teve um carro nas mãos com possibilidade real de superar Verstappen. Norris, com seu McLaren MCL38, guiou tudo o que sabe para tentar alcançar o holandês na parte final da corrida. Cruzou a linha de chegada menos de um segundo atrás. Se a corrida tivesse mais uma volta o britânico venceria. Ímola 2024 foi uma corrida memorável. Muitas emoções nos aguardam nas próximas corridas. A Mercedes também está em plena evolução e deverá se juntar a Red Bull, McLaren e Ferrari no bloco da frente. Queremos ver esses carros trocando tintas. A dança dos cockpits continua a todo vapor. Sainz é o principal nome a trocar de lugar. Tem até o final de maio para responder à Audi se guiará os novos carros alemães. Ocon deve deixar a Alpine e uma das possibilidades é a Haas. Bottas e Zhou estão fora dos planos da Audi e conversam com Haas e Williams. Oliver Bearman deverá pilotar para a Haas por influência da Ferrari e Kimi Antonelli deverá ser piloto da Williams por influência da Mercedes. Pelo menos dez assentos ainda estão sem pilotos definidos. Próximo encontro: GP de Mônaco, dia 26 de maio. Luiz Carlos Lima Visite o site do nosso colunista Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |