Chegamos! Quer dizer... Estamos! Sim, estamos em casa. A etapa do WRC é nossa e todos os olhos estão voltados para a ilha mediterrânea da Sardenha esta semana, enquanto a temporada do Campeonato Mundial de Rally da FIA de 2024 se aproxima da metade no Rally Italia Sardegna, sexta rodada de 13. Este evento de exclusivamente de cascalho oferece a primeira olhada no formato de sprint de ação total do WRC, aumentando o apelo e o espetáculo do WRC, apresentando uma largada na tarde de sexta-feira e um cronograma mais compacto. A rota mais curta não diminui de forma alguma o desafio que a parada no Mediterrâneo representa para os pilotos e carros, continuando como um dos estágios mais severos do calendário. Longe da idílica base costeira do rally em Alghero, as equipes enfrentarão temperaturas escaldantes, estradas irregulares ladeadas por árvores e pedras e uma superfície de areia macia que se torna extremamente escorregadia quando molhada. A estrela da equipe Hyundai, Thierry Neuville, está bem ciente dos desafios que tem pela frente, enquanto tenta estender sua liderança no campeonato, que atualmente está 24 pontos à frente do rival da Toyota, Elfyn Evans. Neuville, três vezes vencedor do Rally Italia Sardegna, espera repetir o sucesso do ano passado. No entanto, suas chances dependem de um forte desempenho na sexta-feira, quando ele será encarregado de abrir a estrada e varrer uma linha mais limpa e rápida para aqueles que correm atrás. Seus companheiros de equipe ao volante do i20 N Rally1 esta semana – Ott Tänak e Dani Sordo – também venceram duas vezes na Itália. Evans precisa retornar à forma após uma corrida problemática na última vez em Portugal, onde o galês lutou para se encaixar em seu GR Yaris Rally1 e não conseguiu postar um único tempo de estágio entre os três primeiros. Ele está acompanhado por Takamoto Katsuta e Sébastien Ogier, este último perseguindo sua terceira vitória em três largadas e um quinto triunfo italiano recorde. Apesar de cair para o quarto lugar na classificação depois de Portugal, Adrien Fourmaux começa a partida desta semana na melhor forma de sua carreira. O piloto da M-Sport Ford já subiu ao pódio duas vezes nesta temporada e terminou entre os cinco primeiros em todas as ocasiões, exceto uma. Ele se junta a Grégoire Munster em um ataque duplo do Puma Rally1. O rally começa em Alghero na sexta-feira à tarde e inclui 16 etapas, totalizando 266,12 km antes de terminar no domingo, onde a equipe vencedora dará um mergulho habitual no mar. Sobre o Rally Uma das etapas fundadoras do início do campeonato em 1973, a realização do WRC da Itália era anteriormente um evento de superfície mista com sede em Sanremo antes de se mudar para a ilha mediterrânea da Sardenha em 2004. Etapas rápidas, com estradas estreitas, alinhadas com arbustos, árvores ou pedras na borda não deixam espaço para erros, enquanto as estradas de base dura são cobertas por uma superfície arenosa que é varrida durante a primeira passagem para deixar condições mais ásperas e esburacadas para a segunda corrida. Somando-se ao desafio estão as temperaturas, que podem exceder 30 °C. Será desconfortável nos carros com estresse maior do que o normal em motores e transmissões. Sébastiens (Loeb e Ogier) lideram o quadro de honra e venceram o evento quatro vezes em seu formato atual (desde que foi transferido para a Sardenha em 2004). Parque de serviços O centro está localizado na pitoresca orla de Alghero. Destaques do evento O WRC da Itália era antigamente um evento de superfície mista com sede em Sanremo e conhecido como Rally das Flores quando foi realizado pela primeira vez em 1928. Ele fez parte do WRC desde o início do campeonato em 1973. Michèle Mouton se tornou a primeira e única mulher a vencer uma etapa do WRC quando triunfou em 1981. O rally mudou para a ilha mediterrânea da Sardenha em 2004. Shakedown Thierry Neuville foi o homem a ser batido no shakedown do Rally Italia Sardegna na manhã de sexta-feira, mas o belga sente que as probabilidades estão contra ele antes desta sexta etapa do WRC da temporada. A estrela do Hyundai i20 N Rally1, Neuville, acelerou na poeira espessa no teste de aquecimento de 2,08 km em Ittiri, marcando um tempo 0.5s mais rápido que o rival da Toyota Gazoo Racing, Sébastien Ogier, em sua segunda corrida. Apesar de liderar o campeonato por 24 pontos chegando neste rally, o piloto de 35 anos está tentando administrar suas expectativas — especialmente para a etapa de abertura de quatro etapas desta tarde, onde enfrentará o pior das condições de limpeza de superfície correndo em primeiro na estrada. O bicampeão do Rally Italia Sardegna, Dani Sordo, completou o pódio do shakedown em outro Hyundai. O espanhol estava meio segundo atrás de Ogier, com seu companheiro de equipe Ott Tänak apenas dois décimos de segundo atrás. O quinto lugar foi para o piloto do Toyota GR Yaris Rally1, Takamoto Katsuta, que o líder do WRC2, Pierre-Louis Loubet. Adrien Fourmaux e Elfyn Evans ficaram em sétimo e oitavo, respectivamente. O rally começa oficialmente em Alghero esta tarde. Um par de etapas de cascalho ásperas e duras, cada uma executada duas vezes, elevando o total do dia de abertura para 77,82 km. Sexta-feira Neste Rally um pouco mais curto do que o de costume, na manhã da sexta-feira as ações começaram emocionantes e assim foram durante todo o dia até a constatação de termos Sébastien Ogier com um desempenho quase perfeito para liderar o rival da Hyundai Motorsport, Ott Tänak, após a etapa de abertura cheia de ação de sexta-feira no Rally Italia Sardegna. O francês oito vezes campeão do mundo capitalizou a maior tração oferecida por sua posição de largada tardia para vencer dois dos quatro estágios de velocidade no cascalho ensolarado em seu Toyota Yaris, abrindo uma vantagem inicial de 4.5s sobre o piloto do Hyundai i20 N, Tänak, nesta sexta rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA. A única mancha do francês no dia foi uma primeira volta excessivamente cautelosa por Sedini-Castelsardo, onde ele cedeu 5.9s para Tänak enquanto tentava conservar os pneus. No final, a borracha de composto duro da Pirelli resistiu ao teste das altas temperaturas e estradas rochosas da ilha de férias do Mediterrâneo. Ott Tänak foi o mais rápido no SS2 e, apesar de perder o impulso do sistema híbrido em duas ocasiões, o segundo lugar durante a noite marcou o início mais forte do estoniano em um rally até agora nesta temporada. Seu companheiro de equipe Dani Sordo completou o pódio com 28.7s atrás, conquistando a posição quando o principal piloto da M-Sport Ford, Adrien Fourmaux, sofreu uma delaminação de pneu no SS3. Fourmaux mais tarde se retirou com um problema elétrico. Enquanto o quarto lugar foi para Takamoto Katsuta da Toyota, foi uma tarde de estágios para os líderes do campeonato Thierry Neuville e Elfyn Evans, que ficaram em quinto e sexto, respectivamente, depois de largar em primeiro e segundo nas estradas arenosas onde a aderência estava no seu nível mais baixo. Um pneu furado em seu Toyota Yaris durante o SS1 só aumentou as frustrações de Evans e ele terminou o dia quase um minuto atrás da liderança. Grégoire Munster estava atrás de Evans por 11.9s na sétima posição geral, enquanto Sami Pajari liderou a categoria WRC2, além de ficar em oitavo. Sábado é a etapa mais longa com 149 km de competição e nenhuma oportunidade para serviço ao meio-dia. A manhã apresenta corridas duplas de Tempio Pausania e Tula, enquanto a tarde inclui etapas na área de Monte Lerno com o deslumbrante Micky's Jump. Sábado Todos falam que os campeões carregam consigo uma carga de sorte maior que a dos que competem contra ele e no dia mais longo do Rally Italia Sardegna, Sébastien Ogier conseguiu encaminhar uma notável terceira vitória consecutiva no Campeonato Mundial de Rally da FIA após distanciar Ott Tänak no quente e extenuante dia de competição. O oito vezes campeão do WRC começará o Super Domingo com uma vantagem de 17.1s sobre o rival do Hyundai i20 N, Tänak, após um dia turbulento que incluiu quatro mudanças de liderança e viu o líder do campeonato Thierry Neuville se aposentar. A sorte inicialmente favoreceu Tänak quando a decisão do líder noturno Ogier de levar apenas uma roda sobressalente para os testes da manhã saiu pela culatra. Um pneu vazio o forçou a usar o mesmo conjunto de borracha para três estágios cada vez mais ásperos e abrasivos e, depois de trocar de posição três vezes, ele ficou 3.5s atrás do estoniano na zona de montagem de pneus do meio da etapa. No entanto, nos estágios lendários da tarde em torno de Monte Lerno, Ogier jogou a cautela ao vento. Com o ritmo de Tänak diminuindo e o vencedor do título de 2019 dando a entender que estava sendo instruído a jogar pelo seguro, Ogier voltou à liderança após apenas uma etapa e começou a registrar um trio de tempos de referência em seu GR Yaris. Thierry Neuville chegou à Sardenha com uma vantagem de 24 pontos sobre Elfyn Evans no campeonato e parecia pronto para aumentar essa margem após subir do quinto para o terceiro no início do dia. No entanto, suas esperanças de pódio deram errado quando ele avaliou mal um ponto de frenagem no SS8, deslizando seu Hyundai para fora da estrada e abandonando. Takamoto Katsuta foi elevado ao pódio como resultado, mas o tempo do piloto japonês entre os três primeiros durou pouco. Seu Toyota desenvolveu um problema de transmissão que se mostrou terminal no SS9. O drama na frente abriu a porta para Dani Sordo completar o trio líder em outro Hyundai. Apesar de lutar para encontrar seu ritmo, o espanhol estava atrás do companheiro de equipe Tänak por quase dois minutos, com Evans mais 30.5s atrás. Grégoire Munster completou os cinco primeiros em um M-Sport Ford Puma, enquanto o líder do WRC2 Sami Pajari ficou em sexto. Um domingo bem-sucedido para Ogier seguiria vitórias consecutivas na Croácia e em Portugal, e poderia ver o francês confirmar seu lugar como o piloto de maior sucesso na história do Rally Italia Sardegna. A final de domingo seria baseada no noroeste de Alghero e inclui dois loops de dois estágios, terminando com o Wolf Power Stage, que paga pontos de bônus, que termina em meio a vistas espetaculares do Mar Mediterrâneo. Os quatro estágios cobririam 39,30 km. Domingo Hoje marca o final mais próximo na história do WRC — igualando o resultado do Rally da Jordânia em 2011. Naquela ocasião, Ogier estava do outro lado da tabela e segurou seu agora chefe de equipe Jari-Matti Latvala. Por maior que seja a vantagem do líder ao iniciar os estágios do domingo, para ser o vencedor ele precisa terminá-los, preferencialmente sem incidentes. A história pode se repetir e Ott Tänak, que marcou sua vitória anterior no Chile no ano passado, foi humilde na vitória. Ele enfrentou um desgosto semelhante no mesmo estágio em 2019, quando uma falha na direção hidráulica lhe custou uma vitória garantida. Ott Tänak conquistou uma vitória chocante no Rally Italia Sardegna na tarde de domingo após agonia tardia para o líder de longa data Sébastien Ogier. O estoniano, pilotando um Hyundai i20 N, comemorou seu primeiro sucesso da temporada quando um pneu danificado no estágio final de velocidade em estrada irregular negou a Ogier uma terceira vitória consecutiva no Campeonato Mundial de Rally da FIA. Tendo trocado golpes com Tänak no início do rally, Ogier liderou desde a tarde de sábado em seu Toyota Yaris. O francês começou o Wolf Power Stage de encerramento do rally com uma vantagem de 6.2s, mas terminou 0.2s atrás após o desastre se desenrolar nos quilômetros finais. Dani Sordo colocou dois carros Hyundai entre os três primeiros, ajudando a marca coreana a permanecer na liderança do campeonato de fabricantes. O piloto de 41 anos estava inicialmente indisposto, mas subiu na classificação enquanto os pilotos à sua frente sofriam desgostos. Um desses pilotos foi seu companheiro de equipe Thierry Neuville, cuja tentativa de pódio deu errado quando ele saiu da estrada no SS8. O consolo de Neuville foi que ele conquistou os 12 pontos completos do Super Sunday para manter a liderança do campeonato de pilotos. A sensação de Evans dentro de seu Toyota Yaris não era a ideal para as estradas de cascalho irregulares, mas, embora ele tenha terminado quase três minutos atrás da liderança em quarto, o galês conseguiu reduzir a vantagem de Neuville de 24 para 18 pontos. Ele e Tänak agora estão com pontuações idênticas. A consistência recompensou o jovem da M-Sport Ford Grégoire Munster com um quinto lugar. Seu companheiro de equipe da M-Sport Ford, Adrien Fourmaux, chegou a estar em terceiro no início, mas abandonou no estágio final de sexta-feira com uma falha elétrica. Tal foi o nível de desgaste que as máquinas WRC2 preencheram as 5 posições seguintes do top 10, com o piloto do Toyota GR Yaris Rally2 Sami Pajari reivindicando a vitória no WRC2 e o sexto lugar geral. Atrás dele estavam Yohan Rossel, Jan Solans, Martin Prokop e Kajetan Kajetanowicz. Ação em alta velocidade aguarda os pilotos do WRC no ORLEN 80th Rally Poland no final deste mês. O evento de cascalho retorna à série pela primeira vez desde 2017 e acontece de 27 a 30 de junho. Arivederci, Redação do Rally.it Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |