Olá amigos leitores, A volta de abertura do XPEL Grand Prix of Road America foi uma grande bagunça para começar, pois três advertências foram necessárias nas primeiras sete voltas. O início da corrida contou com os três primeiros classificados sentados rodopiando e na Curva 1, quando o polesitter Linus Lundqvist foi atingido por trás pelo companheiro de equipe da Ganassi, Marcus Armstrong. Ambos os carros pararam. O segundo colocado Colton Herta foi atingido por trás por Josef Newgarden e teve a sorte de manter o motor vivo e continuar rolando depois de cair para o final do campo de 27 carros. Que desastre para Armstrong. Graham Rahal também girou e foi para o cascalho da Curva 1. Kirkwood foi o principal beneficiário, pois herdou a liderança quando a primeira advertência foi acionada. Alguns dos pilotos no final escolheram parar e reabastecer. A relargada na quarta volta fez McLaughlin passar por Kirkwood para assumir a liderança, mas a bandeira verde não durou muito, pois a corrida foi para sua segunda advertência algumas curvas depois, quando o difusor de Herta saiu da traseira e entrou na linha de corrida na Curva 1. Armstrong e Luca Ghiotto foram penalizados por contato evitável; acredita-se que Ghiotto tenha atingido Rahal na largada. McLaughlin deu um salto forte para começar a relargada da sexta volta, enquanto Newgarden passou por Alexander Rossi em terceiro. Uma saída de Felix Rosenqvist causada por um golpe de Sting Ray Robb o fez cair para 24º. A terceira advertência do dia foi necessária na sétima volta, quando Christian Rasmussen marcou o 11º colocado Kyffin Simpson por trás ao entrar na curva final. O acidente quebrou a suspensão dianteira esquerda de Simpson e encerrou sua melhor corrida até o momento. A relargada da volta 10 teve McLaughlin, Kirkwood, Newgarden, Rossi, Scott Dixon e Power entre os seis primeiros. Power ficou em quinto lugar de Dixon na curva 5. O Controle de Corrida enviou um convite a Rasmussen para fazer uma visita ao pit lane por seu atropelamento em Simpson. Após 13 voltas, a corrida encontrou um ritmo quando McLaughlin abriu uma vantagem de 1,8s sobre Kirkwood e 2,7s sobre Newgarden. McLaughlin ampliou a liderança para 3,0s no final da volta 15. Theo Pourchaire, correndo em 11º, foi o primeiro entre o pelotão da frente a parar na volta 16. McLaughlin estava no final da volta junto com Kirkwood e muitos outros enquanto Newgarden ficava de fora. Ele faria pit stop com Power, Dixon e outros na volta seguinte e quase superou McLaughlin para assumir a liderança, mas McLaughlin o ultrapassou na curva 1. Alex Palou fez mais uma volta e fez pit stop na 19ª volta, enquanto a Team Penske tinha um efetivo 1-2-3 na estrada e retomou em quinto depois que seu companheiro de equipe Scott McLaughlin assumiu o quarto lugar. Na volta 21, Palou assumiu a quarta posição de Dixon, que caiu para 11º na volta 22, pois seu pneu traseiro esquerdo estava com muitas bolhas. Ele parou na volta 23 e voltou na 24ª. McLaughlin manteve 3,7s sobre Newgarden e 6,8s sobre Power. McLaughlin parou no final da volta 30 e viu Newgarden e Power darem mais uma volta e retornarem à pista na liderança, mas McLaughlin ultrapassou ambos na curva 5. Newgarden também quase caiu na corrida para a Canada Corner, pois ele abriu a reta e teve uma sobreviragem brusca na grama, mas se recuperou sem deixar Power passar. Palou foi para a volta 32. Newgarden passou McLaughlin para assumir a liderança na volta 36, já que McLaughlin — preservando os pneus alternativos propensos a bolhas — não conseguiu parar Newgarden com os pneus primários duráveis. Armstrong estava estacionado quando a corrida se aproximava da 40ª volta. Palou saiu de seus alternativos enquanto corria em quarto para Newgarden na volta 42 e estava oito segundos atrás do líder quando parou. McLaughlin foi para os boxes na volta seguinte enquanto Newgarden e Power ficaram de fora. Newgarden estava na volta seguinte e Power ficou de fora. Três Penskes, três estratégias. Power era o novo líder na volta 45, mas tinha Newgarden perseguindo forte com pneus quentes. Assim que seus pneus esquentaram, ele abriu uma vantagem de 0,3s e a aumentou para 0,07s com nove voltas para o fim. Power segurou para marcar sua 42ª vitória, empatando com Michael Andretti em quarto lugar na lista de todos os tempos. Power esteve à caça o dia todo, mas muitas vezes atrás de seus companheiros de equipe Josef Newgarden e Scott McLaughlin, que ficaram em segundo e terceiro. Ele assumiu a liderança no campeonato de pilotos e a Penske deu o troco com seus motores Chevy no que a Honda fez com eles em Detroit. Pietro Fittipaldi fez uma ótima corrida. Ele nunca havia corrido em Road América e andou muito nos treinos livres, tendo ficado com a P11 em uma das sessões. Na classificação, sob muita chuva, acabou prejudicado e ficou apenas com a P25. Na corrida, com pista seca, foi o piloto que mais ganhou posições na corrida em uma ótima recuperação para terminar na P16, fazendo ultrapassagens com um grau de dificuldade grande em certos momentos. Vamos acelerar! Sam Briggs Fotos: site IndyCar Media Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |