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WRC Polônia: Kalle Rovanperä lidera dobradinha da Toyota PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 30 June 2024 16:15

Chegamos!

 

Em uma festa muito grande (o pessoal da Polônia sabe como fazer festa... e a vodka é ótima) esse país que tem uma história tão sofrida estava fazendo a 80ª edição do Rally do país, que há pouco tempo voltou a fazer parte do calendário do Campeonato Mundial de Rally da Federação Internacional de Automobilismo.

 

A disputa começou com uma corrida contra o tempo, ao menos para a equipe Toyota Gazoo Racing, que precisou trazer com urgência o bicampeão Kalle Rovanperä depois que Sébastien Ogier sofreu um acidente no reconhecimento dos trechos cronometrados e ficou impossibilitado de competir.

 

Prévia: ORLEN 80º Rally da Polônia

Kalle Rovanperä teve apenas 48 horas para se preparar para o ORLEN 80º Rally da Polônia (27 a 30 de junho) depois de ter sido chamado para substituir seu companheiro de equipe na Toyota, Sébastien Ogier, na noite de terça-feira.

Embora o evento desta semana não fizesse originalmente parte do cronograma de meio período do jovem finlandês para o WRC de 2024, uma terça-feira dramática antes do evento resultou em Rovanperä e seu navegador Jonne Halttunen embarcando em um avião na noite de terça-feira para a base do rally em Mikołajki.

Ogier e o navegador Vincent Landais foram forçados a se retirar desta sétima etapa do Campeonato Mundial de Rally da FIA após se envolverem em uma colisão de trânsito durante o reconhecimento. Embora Landais tenha recebido alta do hospital no mesmo dia, Ogier permaneceu em observação durante a noite, antes de receber alta na manhã de quarta-feira.

 

 

Com a aprovação da FIA e dos organizadores do evento, Rovanperä começará o rally em vez disso – juntando-se aos colegas da equipe Toyota, Elfyn Evans e Takamoto Katsuta enquanto o esquadrão do fabricante japonês tenta reverter seu déficit de 13 pontos para os líderes do campeonato Hyundai. Ele também recebeu permissão para concluir o reconhecimento em um tempo adicional, até a manhã de quinta-feira.

De volta ao calendário após um hiato de sete anos, as estradas de areia super rápidas da Polônia sediam a primeira de três rodadas de cascalho de alta velocidade consecutivas. Um homem que pretende continuar exatamente de onde parou é Thierry Neuville, vencedor da última vez que a categoria estave aqui e é o atual líder do campeonato.

Neuville, que se junta a Ott Tänak e Andreas Mikkelsen em um ataque de três Hyundai i20 N Rally1, chega a Mikołajki 18 pontos à frente de Tänak e Evans e está ansioso para compensar um erro na rodada anterior na Itália.

A M-Sport Ford está de olho em um retorno ao pódio após uma forte primeira metade do ano. Além de Adrien Fourmaux e Grégoire Munster, a equipe britânica coloca um carro Puma Rally1 adicional para o letão Mārtiņš Sesks em sua estreia de alto nível. Sesks, que já estava exibindo suas habilidades em um evento de demonstração especial em Varsóvia no último domingo, dirigirá um Puma não híbrido esta semana antes de atualizar para um carro de especificação completa para sua rodada em casa na Letônia no mês que vem.

O rally começa na quinta-feira à noite e inclui 19 etapas especiais totalizando 303,16 km antes do término na tarde de domingo.

 

Sobre o Rally

De volta ao topo do esporte após uma ausência de sete anos, o ORLEN Rally Poland faz um retorno muito aguardado ao calendário do Campeonato Mundial de Rally da FIA em 2024. É o segundo rally mais antigo do mundo — atrás apenas do Rallye Monte-Carlo — e foi realizado pela primeira vez em 1921.

 

 

Este evento sempre foi um para manter os pilotos em alerta, e este ano não será diferente, com muita ação garantida nas estradas de cascalho incrivelmente rápidas. A Polônia inicia uma série de três eventos consecutivos de cascalho de alta velocidade na Europa, seguidos pela Letônia e Finlândia.

 

Etapas

SS1/SS8/SS12: Mikołajki Arena (2,5 km)

Inaugurada em 2009, esta arena construída especialmente para rallies marcou o retorno de uma rodada do WRC da era moderna para a Polônia. A pista, que tem uma superfície de cascalho dura por toda parte, é projetada para duelos frente a frente entre dois carros simultaneamente. A Mikołajki Arena faz parte do complexo do Rally Poland, que inclui a sede do evento e o parque de serviços.

SS2/SS5 Stańczyki (29,4 km)

Este é o estágio mais longo e oriental do rali. Ele começa muito perto das famosas pontes ferroviárias construídas em 1917 e 1918 e acontece pela terceira vez no Rally Poland, embora com uma rota diferente da usada anteriormente em 2015 e 2016. Esta etapa pitoresca, com muitas seções de descida e subida, é uma das etapas icônicas da Polônia.

SS3/SS6 Wieliczki (12,9 km)

Introduzida pela primeira vez em 2022, a etapa foi encurtada para 2024 com a inclusão de uma nova seção de abertura. É uma etapa muito exigente com características mutáveis ​​e um salto, 9,35 km após a largada.

SS4/SS7 Olecko (13,2 km)

Partes desta etapa são bem conhecidas de edições anteriores do evento, embora tenha sido usada pela última vez em 2021. Passagens estreitas e técnicas combinam com seções rápidas e largas, enquanto a maior parte da superfície da estrada é de cascalho novo. O salto Rosochhackie, localizado 3,1 km após a largada, é um dos locais mais espetaculares do rally.

 

 

SS9/SS13 Świętajno (18,5 km)

Uma etapa bem conhecida, usada anteriormente em várias configurações. Para 2024, a rota permanece a mesma do ano passado. Novamente, passagens estreitas e técnicas combinam com seções rápidas e largas.

SS10/SS14 Gołdap (19,9 km)

Esta etapa foi usada em cinco ocasiões anteriores, a última em 2018, embora em várias configurações. Este ano, ele corre na direção oposta a 2017.

SS11/SS15 Czarne (22,4 km)

A segunda etapa mais longa do rally. Várias seções foram usadas anteriormente entre 2014 e 2016, quando era conhecido como "Babki". Há pequenos saltos e uma mistura abundante de curvas rápidas e lentas cercadas por paisagens espetaculares.

SS16/SS18 Gmina Mrągowo (20,8 km)

Uma etapa popular entre os espectadores e relativamente local para o parque de serviços e sede do rali. A etapa foi estendida desde 2023 e agora incorpora uma rota mais longa, serpenteando ao longo do pitoresco Lago Juksty

SS17/SS19 Mikołajki (10,73 km)

A etapa final do rali. Começa em estradas rurais de cascalho antes de uma curta seção de asfalto levar os carros para a Mikołajki Arena, onde os vencedores serão coroados.

 

Shakedown

A estrela da Hyundai Ott Tänak continuou sua boa fase no Campeonato Mundial de Rally da FIA, vencendo o shakedown de quinta-feira de manhã no ORLEN 80th Rally Poland em seu i20 N Rally1. O piloto estoniano começa esta sétima rodada do campeonato de 2024 após uma vitória na Itália na última vez. Apontado pelos fãs como o favorito para a glória nas estradas de cascalho super-rápidas da Polônia, Tänak foi 1.1s mais rápido que seu desafiante mais próximo, o companheiro de equipe Thierry Neuville, no aquecimento de Lubiewo.

 

 

Tänak tem contas a acertar enquanto o Rally Poland, sediado em Mikołajki, retorna ao campeonato após um hiato de sete anos. Um furo roubou dele o que teria sido sua primeira vitória nos estágios finais da edição de 2016. O líder do campeonato Neuville proporcionou bastante entretenimento para os fãs quando ele correu um pouco aberto em sua corrida de shakedown de abertura, cortando um fardo com o canto traseiro de seu Hyundai e sofrendo alguns danos estéticos. No final da corrida, ele liderou o terceiro colocado M-Sport Ford Puma piloto Adrien Fourmaux por 0.7seg.

 

O vencedor da Polônia de 2016 Andreas Mikkelsen foi o quarto em outro Hyundai, apenas dois décimos de segundo à frente do estreante de alto nível Mārtiņš Sesks. Sesks, que vem da Letônia, está dirigindo um Puma não híbrido e registrou o quinto melhor tempo em sua quarta tentativa da etapa.

 

 

Elfyn Evans foi o segundo após sua primeira corrida de shakedown, mas caiu para sexto no final da sessão. Atrás dele estava o colega da Toyota GR Yaris Kalle Rovanperä, começando este evento após preparativos frenéticos tendo sido levado de avião para substituir Sébastien Ogier na hora final. O oitavo lugar foi para a estrela da Toyota Takamoto Katsuta, enquanto Grégoire Munster terminou em nono.

 

As equipes enfrentam uma super especial mais tarde esta noite para dar início à ação. SS1, Mikołajki Arena 1, deve começar às 19h05 (local).

 

Quinta-feira

Fãs apaixonados apareceram em massa para testemunhar o início do tão esperado retorno da Polônia ao Campeonato Mundial de Rally da FIA, com milhares lotando a praça principal de Mikołajki para a largada cerimonial antes de descer para o estágio super especial de dois de cada vez no parque de serviços. Tänak, já tendo dominado o shakedown da manhã, liderou as planilhas de tempos mais uma vez para obter uma pequena liderança sobre Neuville indo para o dia inteiro de ação de sexta-feira.

 

 

Elfyn Evans, atualmente em terceiro lugar nos pontos atrás de Tänak, estava atrás do líder do campeonato Neuville por 0.3s. Seu companheiro de equipe no Toyota GR Yaris, Takamoto Katsuta, ficou outros três décimos atrás, enquanto Andreas Mikkelsen completou o top cinco inicial.

 

Houve frustrações para Grégoire Munster, cujo o Ford Puma da M-Sport sofreu uma rachadura no para-brisa causada por pedras lançadas pelo carro de Katsuta. Ele ficou em oitavo lugar durante a noite, atrás de Adrien Fourmaux e Kalle Rovanperä, enquanto Mārtiņš Sesks e Oliver Solberg completaram o top 10.

 

 

A ação recomeça na manhã de sexta-feira, onde sete etapas super-rápidas totalizando mais de 110 km aguardam.

 

Sexta-feira

Entre qualquer aposta para os sete estágios que seriam disputados, em quem os nobres leitores apostariam para ver liderando após o dia de competição? Tänak? Rovanperä? Neuville? Evans? Nada disso! Andreas Mikkelsen se viu liderando uma etapa do Campeonato Mundial de Rally da FIA pela primeira vez desde 2019, à frente de Kalle Rovanperä por apenas 1.8s após sexta-feira no ORLEN 80th Rally Poland.

 

Apenas 7.7s cobriram os cinco primeiros no final de um dia de abertura frenético em estradas de cascalho super-rápidas. As temperaturas atingiram 30°C úmidos no norte da Polônia, embora dois cancelamentos de etapas significassem que o desgaste dos pneus não era uma grande preocupação, mesmo para aqueles que usavam borracha de composto macio.

 

 

Mikkelsen estabeleceu o ritmo inicial e assumiu a liderança na abertura de Stańczyki enquanto seu colega da Hyundai em busca do título, Ott Tänak – que liderou após a super especial de sexta-feira à noite – abandonou com danos na frente causados ​​por um impacto inevitável. A estrela norueguesa construiu uma margem de 7.4s em seu i20 N, mas foi atacada pelos pilotos do Toyota Gazoo Racing, Kalle Rovanperä e Elfyn Evans, no circuito repetido da tarde, quando sua posição de largada tardia ofereceu menos vantagem em pistas já limpas de cascalho solto.

 

O super-sub da Toyota, Rovanperä, produziu uma das corridas do dia, superando o companheiro de equipe Evans na etapa final para liderar o galês por dois décimos de segundo. O finlandês foi convocado para substituir Sébastien Ogier na noite de terça-feira e até mesmo conquistou duas vitórias de etapa, apesar de ter menos do que os preparativos ideais antes do evento.

 

 

Evans postou os três primeiros tempos em todas as etapas, exceto duas, e está atualmente pronto para diminuir a diferença para os rivais do título Tänak e Thierry Neuville, a quem ele estava atrás ao entrar nesta sétima rodada da temporada. Neuville, que atualmente lidera o campeonato, enfrentou condições escorregadias em tarefas de varredura de estradas e terminou em sétimo no geral.

 

Mārtiņš Sesks fez um começo impressionante em sua estreia no Rally1, parando o relógio apenas 0.3s atrás do tempo de Mikkelsen no SS2 e mantendo o segundo lugar geral até o meio-dia. Pilotando um Ford Puma não híbrido, o letão de 24 anos caiu para quinto à tarde, atrás do piloto da M-Sport Ford em tempo integral, Adrien Fourmaux, por 0.2s após ceder a posição ao francês na final.

 

 

Grégoire Munster, também pilotando um Puma, terminou 21.3 segundos atrás da liderança em sexto, com Neuville mais 8.5 segundos atrás. O oitavo lugar foi para Takamoto Katsuta, que lutou para encontrar um ritmo confortável em seu Toyota, enquanto os líderes do WRC2 Sami Pajari e Kajetan Kajetanowicz completaram o top 10.

 

As equipes enfrentam mais sete etapas cobrindo 124,10 km amanhã, incluindo uma terceira passagem sobre a curta super especial próxima à base do rally em Mikołajki.

 

Sábado

 

Kalle Rovanperä está à beira de uma vitória potencialmente extraordinária no ORLEN 80th Rally Poland depois de um sábado dominante que o viu tomar a liderança de Andreas Mikkelsen. Rovanperä terminou a penúltima etapa de sábado com uma vantagem de 9.4s sobre o rival do Hyundai i20 N, Mikkelsen, com quatro estágios de velocidade e 63 km restantes para decidir esta sétima rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA no domingo.

 

 

Com preparativos limitados tendo substituído Sébastien Ogier após um acidente de reconhecimento menos de 48 horas antes do rally, o atual campeão mundial Rovanperä disparou para seis tempos mais rápidos a bordo de seu Toyota GR Yaris e anulou a vantagem de 1.8s anteriormente detida por Mikkelsen na noite de sexta-feira.

 

O desgaste dos pneus ameaçou minar o domínio do finlandês nas altas temperaturas da tarde, que chegaram a quase 30°C. O composto duro da borracha Pirelli que compôs a maior parte da seleção de Mikkelsen durou mais que a mistura de quatro macios e um duro de Rovanperä. Apesar disso, Rovanperä fez o melhor com seus pneus restantes, até mesmo adicionando 4.2s à sua liderança no estágio final de 22 km.

 

 

Mikkelsen caiu para terceiro atrás do piloto da GR Yaris, Elfyn Evans, após duas etapas, mas o 1-2 da Toyota durou pouco, pois o galês sofreu uma delaminação do pneu traseiro na SS13. Custou a Evans quase 10 segundos e ele foi forçado a se contentar com o último lugar no pódio, atrás de Mikkelsen por 6.7s durante a noite.

 

Evans pode se consolar com o fato de ter superado os principais rivais do título Thierry Neuville e Ott Tänak na distribuição de pontos de sábado, coletando 13 pontos em comparação com os seis de Neuville e o zero de Tänak. Este último, que já havia parado na sexta-feira, e abandonou com seu Hyundai novamente na hora do almoço em uma tentativa de preservar o carro para o Super Domingo.

 

 

Adrien Fourmaux continuou sua forte corrida para o quarto lugar geral em um M-Sport Ford Puma, terminando a etapa 20.9s atrás de Evans, mas 21.2s à frente do quinto colocado Mārtiņš Sesks, dirigindo um Puma não híbrido. Sesks, que está fazendo sua estreia de alto nível neste fim de semana, fez bem em segurar o líder do campeonato Neuville por um único décimo, enquanto Grégoire Munster completou o top sete. O homem nativo da Toyota Takamoto Katsuta permaneceu em um oitavo sem brilho, enquanto os líderes do WRC2 Sami Pajari e Oliver Solberg completaram o top 10.

 

A etapa final de domingo compreende corridas duplas de Gmina Mrągowo e Mikołajki antes do rali terminar no meio da tarde.

 

Domingo 

Seja no esporte ou em qualquer outro cenário da vida, eventualmente aparece uma pessoa que é simplesmente diferenciada. No universo do Rally este diferenciado é Kalle Rovenperä. O atual campeão mundial Rovanperä, que está realizando um programa selecionado de eventos em 2024, não havia planejado começar este rally, mas foi chamado por sua equipe, a Toyota Gazoo Racing, para substituir Sébastien Ogier na hora final. Ogier foi afastado por um acidente durante o reconhecimento na terça-feira, deixando Rovanperä e o navegador Jonne Halttunen com menos de 48 horas para se prepararem.

 

 

Essas preparações frenéticas, esses imprevistos, essas condições de desvantagem para os outros competidores não parecem afetar muito o finlandês, que correu para sua 13ª vitória na carreira ao volante de um Toyota Yaris Rally1, superando seu companheiro de equipe, Elfyn Evans, por 28.3s em um Toyota 1-2 depois que o rival da Hyundai, Andreas Mikkelsen, despencou na ordem no domingo.

 

Rovanperä começou a etapa final 9.4s à frente de Mikkelsen, mas a tentativa do piloto da Hyundai de uma segunda vitória no Rally da Polônia foi frustrada quando ele se arrastou até o final da etapa de abertura com um pneu fora do aro. Ele caiu para o sexto lugar no final, enquanto o homem da M-Sport Ford, Adrien Fourmaux, completou o pódio 14.4s atrás de Evans.

 

 

Mikkelsen estava perseguindo sua primeira vitória desde 2016 e liderou até sexta-feira antes de ficar atrás de Rovanperä na penúltima etapa. A borracha oscilante rasgou o arco da roda traseira do seu carro i20 N e o norueguês escolheu cruzar as etapas finais. O rally de quatro dias foi abençoado com clima quente o tempo todo e proporcionou um drama de ponta a ponta, enquanto os pilotos trocavam décimos de segundo em estradas extremamente rápidas.

 

Exceto por uma delaminação de pneu no sábado e um furo lento na final, Evans se saiu bem em comparação com seus principais rivais pelo título. O galês ultrapassou Ott Tänak para recuperar o segundo lugar no campeonato de pilotos e cortou a liderança de Thierry Neuville para 15 pontos com seis rodadas restantes. Um impacto inevitável forçou a aposentadoria de Tänak na manhã de sexta-feira, mas ele reiniciou nos dias seguintes e conseguiu salvar 11 pontos do Super Sunday. Seu colega da Hyundai, Neuville, enquanto isso, venceu o Wolf Power Stage, mas terminou em quarto depois de varrer a estrada sem pedras soltas na sexta-feira.

 

 

A estrela da Puma Adrien Fourmaux, que marcou seu terceiro pódio da temporada, terminou o rally 28.1s à frente do belga Neuville, enquanto o letão Mārtiņš Sesks conseguiu um poderoso quinto lugar em sua estreia na primeira divisão. Sesks, que chegou a ficar em segundo no início do evento, estava pilotando um Puma não híbrido, mas atualizará para um carro de especificação completa para sua rodada em casa no mês que vem.

 

Mikkelsen chegou se arrastando (um pecado) mais de dois minutos atrás de Rovanperä em sexto, à frente de Grégoire Munster e Takamoto Katsuta. O nono lugar foi para Sami Pajari, vencedor da categoria WRC2, enquanto Oliver Solberg capitalizou um furo de pneu para Robert Virves para entrar no top 10.

 

 

O festival de velocidade de verão do WRC continua no mês que vem no Tet Rally Latvia, uma nova rodada para o campeonato, que acontece em Liepāja de 18 a 21 de julho.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  

 

 

Last Updated ( Sunday, 30 June 2024 17:07 )