Olá amigos leitores, A coluna desta semana vai ter conteúdo em dobro e muito mais: além da rodada dupla no oval de 7/8 de milha de Iowa, a primeira corrida em ovais dos carros com motores híbridos com o resultado da primeira corrida sendo a definição do grid da corrida do domingo. No sábado, entre algumas voltas, colisões e pausas, Scott McLaughlin, da Team Penske, dominou a corrida de abertura de 250 voltas da NTT IndyCar Series no Iowa Speedway e conquistou a primeira vitória oval de sua carreira com o Chevy nº 3. O pole position Colton Herta liderou a corrida até a primeira rodada de pit stops na volta 84, mas o bom trabalho da equipe "Thirsty 3s" de McLaughlin o levou à linha de saída dos boxes com alguns centímetros de sobra na frente de Herta, e de lá, o neozelandês dominou as 166 voltas restantes para terminar a noite à frente de Pato O'Ward, da Arrow McLaren, e seu companheiro de equipe Josef Newgarden em um pódio totalmente Chevy, garantindo a pole para a corrida de 250 voltas na manhã de domingo. A forte semana de trabalho de O'Ward no Chevy #5 rendeu uma vitória e um segundo lugar, o que o levou ao segundo lugar no campeonato. A falta prevista de ultrapassagens fora da largada e das reinicializações significava que desafiar a vitória não era uma opção. Newgarden foi o maior motor da corrida, indo da 22ª para a terceira posição. O atrito foi alto, pois erros e movimentos desesperados nas reinicializações significaram que apenas 19 dos 27 carros terminaram. Foi um dia difícil para os dois líderes do campeonato indo para a primeira corrida, pois Alex Palou parou seu carro enquanto estava entre os três primeiros e depois bateu sozinho. Ele foi creditado com o 23º lugar. Will Power atingiu Pietro Fittipaldi por trás, o que destruiu o carro de Fittipaldi e o carro seguinte de Ed Carpenter. Power parou para consertar sua suspensão dobrada e mais tarde recebeu uma penalidade, que o deixou em 18º lugar. A primeira das corridas duplas Hy-Vee no Iowa Speedway teve apenas meia volta de bandeira verde até a primeira advertência ser acionada quando David Malukas mergulhou seu pneu dianteiro esquerdo abaixo do limite nas curvas 1 e 2, rodou e atingiu Agustin Canapino e Romain Grosjean. Atrás deles, Christian Lundgaard, ostentando o nome e as cores do patrocinador do evento, também rodou pelo mesmo motivo que rodou Malukas e foi rebocado para os boxes. Grosjean conseguiu sair do local do acidente, parou nos boxes e a equipe Juncos Hollinger Racing levou o carro para a garagem. "Um erro de novato", disse Malukas sobre o incidente. Antes da bandeira amarela, Herta atacou McLaughlin e liderou na curva e, atrás dele, Palou emparelhou com McLaughlin, mas voltou à terceira posição para a relargada. Lundgaard conseguiu religar seu carro, mas 18 voltas atrás. A relargada da volta 20 teve Herta liderando McLaughlin e Palou. Começando na P22, Newgarden subiu para P14 na volta 25. Santino Ferrucci subiu de P8 para P5 na volta 30 e perseguindo Scott Dixon. Jack Harvey parou na volta 30 e abandonou a corrida como resultado da dor terrível que estava sentindo. Na volta 38, a liderança de Herta sobre McLaughlin estava em 0,5s. Palou não estava tão perto com uma diferença de 2,3s para o líder, que estava se preparando para ultrapassar seu companheiro de equipe Kyle Kirkwood. Santino Ferrucci recebeu uma penalidade de stop-and-go, que ele cumpriu na volta 44, por estar fora da linha na relargada. A volta 50 teve Herta segurando 0,7s sobre McLaughlin e não muito mais estava acontecendo, pois as ultrapassagens não estavam acontecendo, na maior parte do tempo. Ed Carpenter parou na volta 70 após deslizar na pista. Herta caiu para 0,5s em McLaughlin e 1,8s em Palou. Newgarden estava se mantendo na P13. O segundo amarelo voou na volta 81 quando Graham Rahal diminuiu a velocidade devido a uma roda dianteira direita quebrada, que fez os raios internos racharem e fizeram a parte externa da roda vibrar. Ele parou e voltou com rodas e pneus novos. A volta 84 viu todos os pilotos parando e Palou foi o grande perdedor, pois sua P3 virou P19 quando ele saiu da metade do box e o carro morreu depois que ele saiu em segunda marcha em vez de primeira. Isso promoveu Dixon para terceiro atrás de McLaughlin e Herta, mas após uma revisão da câmera de saída do pit, McLaughlin chegou à linha primeiro e foi colocado à frente de Herta. Ferrucci ficou na pista durante a bandeira amarela e voltou para a volta da liderança e P20 para a relargada. A bandeira verde foi agitada na volta 94. Herta foi agressivo bloqueando Dixon e ele tentou assumir a liderança de McLaughlin, mas não teve sucesso. Will Power foi enviado para o pit lane por uma violação de velocidade e na volta 98, Palou estava em P14. Newgarden estava em P10. Herta estava 0,8s atrás de McLaughlin e Dixon estava 1,4s atrás na volta 105. Pato O'Ward, em quarto, estava 2,2s atrás, e Alexander Rossi estava 3,1s atrás. Marcus Ericsson, em P6, estava 3,9s atrás do líder. O segundo turno foi muito parecido com o primeiro, onde nenhuma ultrapassagem estava acontecendo. A recuperação de Palou foi lenta. Em P14, atrás de Sting Ray Robb. Newgarden circulou no mesmo P10. Linus Lundqvist cumpriu uma penalidade por estar fora da linha na relargada na volta 134. Volta 140 e McLaughlin estava 1,1s à frente de Herta e 1,6s à frente de Dixon. Newgarden (P9) e Palou (P13) subiram uma posição quando Lundqvist foi obrigado a parar. Palou ficou à frente de Robb para P12 na volta 150. Herta, reclamando de uma vibração de pneu, caiu para 2,2s atrás. Herta continuou perdendo e na volta 167 a desvantagem era de 3,5s. Dixon estava apenas 0,3s atrás dele. Na volta 170 e o atraso de Herta trouxeram O'Ward para o quadro, que subiu para 0,3s atrás de Dixon. Herta mergulhou para os boxes na volta 174. Dixon estava 4,0s atrás de McLaughlin em P2. A terceira bandeira amarela foi necessária para um Palou girando e batendo na volta 177. Herta pagou o preço pelo tempo, tendo perdido P2, voltando na P17. As paradas finais para o campo ocorreram na volta 181. O'Ward ultrapassou Dixon e emergiu em P4. Newgarden foi o maior movimento para P4, com Marcus Armstrong em um surpreendente P5. A bandeira verde da volta 189 teve Rinus VeeKay tomando P5 de Armstrong enquanto Ferrucci fez uma série de ultrapassagens. Ferrucci estava em P11 na volta 191. Um ritmo sem ultrapassagens foi estabelecido na volta 205 no stint final. McLaughlin liderou O'Ward por 0,9s, Dixon por 2,0s e Newgarden por 3,0s. Na volta 211, Lundqvist parou na parte interna da curva 1. Nenhuma mudança aconteceu na frente na relargada da volta 220. Outra bandeira amarela foi agitada na volta 223 quando Herta rodou tentando passar Rossi. Armstrong foi chamado para o pit lane pela direção de corrida, mas ele ficou de fora. A relargada da volta 230 voltou direto para bandeira amarela quando um acidente de Ed Carpenter e Pietro Fittipaldi desencadeou outra interrupção. Fittipaldi foi atingido por trás por Power, que dobrou sua suspensão dianteira esquerda. O carro de Fittipaldi que rodou foi recolhido por Carpenter, que causou grandes danos à traseira de seu carro. Na volta 235, Power retornou com reparos na suspensão, mas correu por último na P18. A relargada da volta 239 viu Newgarden tirar a P3 de Dixon; Ferrucci levou P6 de Ericsson. McLaughlin garantiu sua primeira vitória oval à frente de O'Ward e Newgarden para um pódio totalmente Chevy na volta 250. Domingo As ultrapassagens foram um prêmio durante a segunda rodada dupla Hy-Vee no Iowa Speedway, e graças a uma estratégia magistral que viu Will Power economizar combustível no Penske #12 para encurtar seu pit stop final, Power ultrapassou Alex Palou saindo dos boxes e liderou o piloto da Chip Ganassi Racing e seu companheiro de equipe Scott McLaughlin até a linha de chegada. Além de Santino Ferrucci da A.J. Foyt Racing passar por tudo que via no meio da disputa de 250 voltas, foi uma corrida processional onde a estratégia de combustível e os pit stops fizeram a diferença, e quando importava, a Team Penske fez o trabalho e venceu as duas corridas. A Team Chevy também dominou o evento com todos os três lugares no pódio no sábado e dois dos três no domingo. Palou parecia preparado para obter sua primeira vitória oval, mas teve que se contentar com o segundo lugar. McLaughlin fez grandes progressos no campeonato em Iowa, saltando para o quinto lugar na classificação e reduzindo seu déficit para Palou quase pela metade. O único drama significativo da corrida ocorreu na volta final — depois que Power e seus perseguidores pegaram a bandeira quadriculada — quando Sting Ray Robb colidiu com Alexander Rossi, que estava mais lento, o que fez Robb voar de cabeça para baixo e Rossi, Kyle Kirkwood e Ed Carpenter baterem um no outro, com Carpenter saltando sobre Rossi para o topo do cockpit de Kirkwood. Todos, exceto Robb, foram vistos e liberados pelo IndyCar Medical. Robb, que foi anunciado pela série como acordado, alerta e em boas condições, foi enviado a um hospital local para avaliação adicional. A corrida começou com o pole position, Scott McLaughlin, liderando as voltas iniciais à frente de Alex Palou e Scott Dixon. Josef Newgarden subiu de P14 para P10 e Conor Daly, começando em P27, subiu para P24 na volta 5. A volta 25 e a corrida seguiram a corrida de 250 voltas de sábado, onde as ultrapassagens na largada e as reinicializações foram onde os movimentos foram feitos, e algumas voltas depois, o campo estava em grande parte travado na posição até que paradas nos boxes ou uma advertência ocorressem. McLaughlin liderou Palou por 0,7s e Dixon por 1,4s. Santino Ferrucci, que começou em P19, estava em P15 na volta 30 e estava procurando uma maneira de passar Linus Lundqvist em P14. Na volta 42, a liderança de McLaughlin sobre Herta era a mesma de 0,7s e 1,3s sobre Dixon. Vinte e quatro voltas depois, a liderança do piloto da Penske sobre Herta era a mesma de 0,7s e 1,2s. Newgarden estava preso em P10 e Ferrucci estava preso em P15. Nada estava acontecendo. Conor Daly parou no pit na volta 88. Seu trocador de pneu dianteiro direito não apertou a roda, teve que recuperar a pistola de roda para acertá-la novamente e perdeu muitas voltas. Volta 92 e a liderança de McLaughlin sobre Herta ainda era de 0,7s e 1,3s sobre Dixon. A primeira rodada de pit stops propriamente dita começou na volta 95. McLaughlin veio na volta seguinte da liderança. Herta segue. Palou estava dando uma volta na liderança na volta 100 e parou no momento em que Agustin Canapino rodou na curva 2 saindo dos boxes, mas a primeira bandeira amarela veio na volta seguinte, quando Palou completou sua parada e deixou os boxes. O candidato ao campeonato Will Power ainda não havia parado quando os boxes fecharam e assumiu a liderança. Na volta 105. Palou estava em segundo, seguido de McLaughlin, Dixon e Herta. Will Power voltou em segundo após o pit stop na volta 108, com o grid pronto para voltar a correr a direção de prova precisava movimentar alguns carros antes do reinício. Newgarden ficou em P10 e Ferrucci, P16. A bandeira verde foi agitada na volta 114. Volta 118 e Daly ultrapassa a companheira de equipe Katherine Legge para P24. Volta 119 e Ferrucci estava em P13; Newgarden ainda estava em P10. Ferrucci assumiu a P12 de Felix Rosenqvist na volta 121, depois P11 de Newgarden duas voltas depois. Em outras duas voltas, ele assumiu a P10 de Romain Grosjean. Na volta 150, a fase de não ultrapassagem já estava em vigor há algum tempo. Palou liderava a Power por 0,25s e McLaughlin por 1,2s. Daly se aposenta. Volta 166 e Palou lidera Power por 0,4s e McLaughlin por 1,1s. Volta 177 e Palou lidera Power por 0,4s e McLaughlin por 1,1s. Volta 187 e Palou lidera Power por 0,4s e McLaughlin por 1,1s. Você vê o padrão... Rosenqvist para os boxes com algum tipo de problema na suspensão traseira direita. McLaughlin e Ferrucci param na volta 198 enquanto mais começam a entrar. Herta para na volta 203. Dixon entra uma volta depois. Na volta 205, Palou se abaixou enquanto Power ficou de fora. Ele trouxe o #2 uma volta depois. Graças ao trabalho de box "Penske Perfect", Power saiu na liderança na frente de Palou na volta 208. A proibição de ultrapassagem voltou nas 10 voltas seguintes. Power liderava Palou por 0,4s e McLaughlin por 2,6s. Newgarden subiu para P8. Ferrucci voltou para P14. Na volta 232, Power liderava Palou por 0,4s e McLaughlin por 2,5s. Sem uma advertência, era assim que se esperava que terminasse. Power cruzou a linha à frente de Palou e McLaughlin na volta 250, quando ocorreu um grande acidente saindo da Curva 2, com o carro de Ed Carpenter em cima do cockpit de Kyle Kirkwood. Alexander Rossi também estava envolvido e, pior ainda, Sting Ray Robb deslizou de cabeça para baixo. Rossi parecia lento saindo da Curva 2 e, enquanto Robb tentava evitar a ação, ele passou por cima do pneu traseiro esquerdo de Rossi e lançou-se no ar antes de cair e capotar. A Equipe de Segurança da AMR chegou rapidamente ao carro de Robb na Curva 3 e o virou. Todos os pilotos pareciam estar bem, mas Robb foi colocado em uma maca — ele estava movendo seus membros e sorrindo enquanto falava com os paramédicos — e levado para observação. Ele recebeu alta no dia seguinte está tudo bem com o piloto. A quarta corrida em três fins de semana consecutivos acontece em Toronto antes que a IndyCar entre em uma longa pausa olímpica. Pietro Fittipaldi encarou um final de semana desafiador no oval de Iowa. No sábado, o brasileiro sofreu nas relargadas e na dificuldade de se fazer ultrapassagens no curto traçado. Ele andou próximo do grupo dos 15 melhores por praticamente toda a corrida, aproveitando da melhor forma as oportunidades para ganhar posições. Já nas voltas finais, em uma relargada, Will Power bateu na traseira do seu carro, provocando sua saída da corrida. Na corrida de domingo, Pietro Fittipaldi conseguiu evitar um acidente logo na largada, mas com isso caiu para o final do pelotão. Mesmo com a dificuldade de ultrapassagens, pouco a pouco o brasileiro foi conseguindo uma recuperação. Ao final das 250 voltas, Pietro Fittipaldi cruzou a linha de chegada com a 20ª colocação. Vamos acelerar! Sam Briggs Fotos: site IndyCar Media Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |