Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
WRC Latvia: Rovanperä e Ogier fazem 1-2 da Toyota na Letônia PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 21 July 2024 16:37

Chegamos!

 

O Campeonato Mundial de Rally da FIA (assim como nós) está entusiasmado em poder estar em um novo país, um novo destino que recebe em 2024 o novato Tet Rally Latvia (Letônia para nós de língua latina) na vibrante cidade costeira do sul de Liepāja.

 

Os organizadores locais não são marinheiros de primeira viagem, gozando de uma base em anos de sucesso no nível do Campeonato Europeu de Rally da FIA. Os trajetos das especiais de superfície solta destaca o caminho claro para que os eventos ascendam ao cenário global do WRC.

 

Prévia: Tet Rally Latvia

A Letônia se torna o 37º país a sediar uma etapa do Campeonato Mundial de Rally da FIA quando o verão europeu de velocidade do WRC constituindo a oitava etapa neste final de semana (18 a 21 de julho).

 

A excitação em torno do evento vem aumentando em toda a nação báltica em antecipação ao início do rally na noite de quinta-feira na capital, Riga, quando os melhores pilotos e carros de rally do mundo lutarão em solo letão pela primeira vez. O país ostenta não apenas massas de fãs apaixonados, mas também talentos locais na forma de Mārtiņš Sesks. Ele, que tem apenas 24 anos e mora em Liepāja, onde fica o parque de serviços do evento, terminou em um incrível quinto lugar em sua estreia no Rally1 na Polônia no mês passado.

 

 

Depois de pilotar sem uma unidade híbrida plug-in da última vez para se adaptar ao seu Ford Puma Rally1, Sesks e o navegador Renars Francis contarão com a potência híbrida para seu evento em casa, que venceram em 2022 e 2023, quando foi uma etapa do Campeonato Europeu de Rally da FIA.

 

Marcada no calendário entre a Polônia e a Finlândia, a Letônia faz parte do verão europeu de alta velocidade do WRC, caracterizada por estradas de cascalho em ritmo acelerado com saltos de revirar o estômago e inúmeras cristas cegas. Seu itinerário único, que ostenta pouquíssimas etapas repetidas, representa um desafio para Thierry Neuville, que atualmente lidera a classificação com 15 pontos de vantagem sobre Elfyn Evans. Pilotando um Hyundai i20 N Rally1, o belga terá a tarefa de abrir a estrada na sexta-feira, abrindo uma linha mais rápida para aqueles atrás dele e perdendo um tempo precioso.

 

Os companheiros de equipe de Neuville, Ott Tänak e Esapekka Lappi, têm se preparado com eventos de aquecimento; Tänak no Rally da Estônia e Lappi no Rally de Lietuva, na Lituânia. Enquanto Tänak enfrentou um revés, caindo no primeiro dia de seu rally em casa, Lappi conquistou a vitória em sua preparação.

 

A Toyota GAZOO Racing traz uma formação repleta de estrelas nos carros GR Yaris Rally1 com Elfyn Evans, atualmente em segundo lugar nos pontos, acompanhado pelo atual campeão mundial Kalle Rovanperä e o oito vezes vencedor do título Sébastien Ogier. Rovanperä conquistou a vitória na Polônia, apesar de substituir Ogier apenas 48 horas antes do rali. Takamoto Katsuta também pilotará um Toyota, mas não marcará pontos no campeonato de fabricantes. Adrien Fourmaux e Grégoire Munster completam um ataque triplo da M-Sport Ford Puma ao lado de Sesks, com Fourmaux recém-saído de seu terceiro pódio da temporada.

 

 

Com o estágio de abertura acontecendo na Biķernieki Track em Riga na quinta-feira (18 de julho) à noite, as equipes ainda enfrentariam 20 etapas especiais cobrindo uma distância cronometrada de 300,13 km antes da chegada na tarde de domingo.

 

A ideia do piloto que virou promotor Raimonds Strokšs e a primeira corrida com grande aclamação em 2013, o Rally Latvia (anteriormente Rally Liepāja) foi um evento de inverno, mas mudou para o outono em 2016 para um clima mais garantido. A nova data criou um rally totalmente novo, pois as equipes precisaram se ajustar a estradas de cascalho sem neve e gelo.

 

Embora a época do ano tenha mudado, as etapas de alta velocidade no oeste da Letônia continuaram a emocionar pilotos e fãs. Os organizadores deste evento inovador fizeram mais mudanças para 2019, mudando para maio e expandindo a rota para incluir etapas populares na região de Talsi.

 

Com base em anos de sucesso como uma etapa do Campeonato Europeu de Rally da FIA, a Letônia deu o passo para o WRC em 2024.

 

 

Os 3 principais destaques

• A cerimônia de abertura na quinta-feira (18 de julho) à noite na pista Biķernieki em Riga, capital da Letônia. Pegue alguns autógrafos dos pilotos antes de começarem o rali.

• O parque de serviços, localizado bem ao lado do Mar Báltico em Liepāja. O acesso é gratuito para todos os espectadores. Chegue perto enquanto as equipes trabalham nos carros ou acompanhe a ação ao vivo nas telas na fan zone especialmente criada.

• O elemento desconhecido. Como um evento totalmente novo para o WRC, é um desafio totalmente novo para a maioria dos pilotos e navegadores.

 

 

Etapas

Estradas de cascalho super rápidas, suaves e, em alguns lugares, técnicas, com vários saltos e cristas, exigem precisão de nota de ritmo. Em tal velocidade, não há espaço para erros.

Parque de serviços

Localizado bem próximo ao Mar Báltico em Liepāja, na área próxima ao quebra-mar norte de Liepāja. O parque de serviços está situado no Atmodas Boulevard 14 e cobre uma área total de 70.000 metros quadrados.

 

Shakedown

Ott Tänak não mostrou sinais de cautela após seu acidente de alto impacto há quinze dias no Rally da Estônia, estabelecendo o tempo mais rápido no estágio de shakedown do Tet Rally Latvia na manhã de quinta-feira. O piloto do Hyundai i20 N Rally1 Hybrid produziu o tempo de referência de 1m33.6s em sua segunda corrida do estágio de shakedown de 3,58 km de Cimdenieki, superando seu companheiro de equipe e líder do campeonato Thierry Neuville por três décimos de segundo.

 

 

Neuville sobreviveu a um momento inicial, forçando os limites de seu Hyundai enquanto limpava as estradas para seus concorrentes. "Nós imediatamente encontramos o limite, então agora sabemos", opinou o belga com um sorriso irônico. "Vai ser difícil para nós, isso é certo. Nessas condições, não será fácil."

 

No final da etapa, Tänak observou que o rally, que está fazendo sua estreia no Campeonato Mundial de Rally da FIA, tem características semelhantes à Polônia e seu rali em casa, a Estônia, que faz parte do Campeonato Europeu de Rally da FIA nesta temporada. No entanto, o piloto de 36 anos espera ter mais sorte neste fim de semana do que teve naqueles ralis, tendo batido em ambos nas últimas semanas. Completando o top três do shakedown estava Takamoto Katsuta, o mais rápido dos quatro carros Toyota GR Yaris na linha de chegada.

 

Familiarizado com essas etapas, mas estreando em um veículo híbrido, Mārtiņš Sesks demonstrou grande conhecimento local ao levar seu Ford Puma Rally1 à linha de chegada em quarto lugar, três décimos de segundo atrás de Katsuta. Elfyn Evans, que assim como Neuville terá o trabalho nada invejável de ajudar a varrer a estrada na sexta-feira, completou os cinco primeiros em seu Toyota Yaris.

 

 

As equipes e toda sua estrutura para o rally se moveu para o norte de sua base costeira sudoeste de Liepāja para a capital da Letônia, Riga, esta tarde (quinta-feira) para uma super especial na Biķernieki Track, começando às 20:05, horário local. Permanecendo em Riga durante a noite, a ação reinicia às 10:00, horário local, na sexta-feira, enquanto o rali retorna a Liepāja em seis etapas.

 

Quinta-feira

Kalle Rovanperä liderou o Tet Rally Latvia por 2.4s na noite de quinta-feira após vencer a etapa de abertura diante de uma multidão lotada na capital da Letônia, Riga. As arquibancadas na Biķernieki Track estavam lotadas até o teto, já que o único circuito permanente de automobilismo do país sediou o precursor de três dias inteiros de ação a todo vapor na estreia do Campeonato Mundial de Rally da FIA da Letônia. Diferentemente das outras 19 etapas especiais do rally, a abertura de 11,13 km foi predominantemente baseada em asfalto e proporcionou um desafio único com todos os carros competindo em acabamento de cascalho completo.

 

 

Rovanperä, que venceu a rodada anterior em seu Toyota GR Yaris Rally1, abriu uma liderança estreita sobre o rival do Hyundai i20 N Rally1 Thierry Neuville, enquanto o oito vezes campeão mundial completou o trio líder em outro Toyota – estabelecendo ritmo idêntico com Ogier. De acordo com o finlandês, era impossível realmente dizer nessas condições qual pneu escolher, que acabou optando por um pacote de composto macio completo.

 

 

O herói local Mārtiņš Sesks conquistou o quarto lugar em seu Ford Puma Rally1 da equope M-Sport, perdendo apenas cinco décimos de segundo para Neuville e Ogier. Sesks, que cresceu em Liepāja, onde fica o parque de serviços do rali, está competindo com potência híbrida completa pela primeira vez esta semana após estrear um Puma na Polônia.

 

Elfyn Evans completou 3.9s em outro Toyota, 1.7s à frente de seu companheiro de equipe Takamoto Katsuta, sexto colocado, enquanto Ott Tänak ficou em sétimo. Tänak perdeu alguns segundos quando passou do ponto em um grampo e empurrou alguns móveis do palco. Adrien Fourmaux ficou em oitavo em seu Puma, enquanto Esapekka Lappi e Grégoire Munster completaram o top 10 inicial.

 

 

A ação recomeçaria às 10:00, horário local, na sexta-feira, enquanto o rally seguia seu caminho de Riga a Liepāja, passando por sete estágios extremamente rápidos ao longo da rota.

 

Sexta-Feira

Depois da festa na noite de quinta-feira para as arquibancadas tomadas pelo público, a sexta-feira reservava as disputas nas especiais em piso de cascalho solto e Kalle Rovanperä abriu uma vantagem de 15.7s sobre a estrela local em ascensão Mārtiņš Sesks no Tet Rally Latvia, com os dois jovens roubando a cena na do verdadeiro primeiro dia de competição e tomando conta das manchetes dos veículos de mídia.

 

 

A estreia da Letônia no Campeonato Mundial de Rally da FIA marca uma espécie de retorno ao lar para o finlandês de 23 anos, pois foi nas estradas da nação báltica que ele começou seu primeiro rali aos 12 anos. Ajudado por sua vitória de etapa na abertura de quinta-feira na Biķernieki Track em Rīga, que atraiu uma multidão lotada, Rovanperä nunca foi derrotado na sexta-feira e venceu quatro dos sete estágios de estrada de cascalho super-rápidos do dia em seu Toyota GR Yaris Rally1.

 

Mas foi o craque Sesks, de 24 anos, disputando apenas seu segundo evento no mais alto escalão do rali e utilizando potência híbrida pela primeira vez em seu M-Sport Ford Puma Rally1, cujo desempenho levantou mais sobrancelhas. Sesks, que tem como navegador o compatriota letão Renārs Francis, reafirmou que o futuro está aqui agora quando conquistou sua primeira vitória de etapa do WRC na segunda etapa do dia em Tukums, passando o oito vezes campeão mundial Sébastien Ogier no processo. E, como se isso não bastasse para o jovem de 24 anos, ele reforçou com outro tempo mais rápido no teste seguinte.

 

 

A abordagem all-in de Takamoto Katsuta para a final de Talsi ajudou o piloto da Toyota a passar Ott Tänak e reivindicar o quarto lugar geral. Ele terminou 11.6s atrás de Ogier com o homem forte da M-Sport Ford, Adrien Fourmaux, que também ultrapassou Tänak na mesma etapa, 5.3s atrás. Tänak, enquanto isso, caiu do quarto para o sexto lugar após um dia desafiador. O estoniano relatou falta de confiança no início, bem como um problema de freio que ele consertou na beira da estrada após a penúltima etapa.

 

Elfyn Evans, atualmente em segundo nos pontos, ficou atrás dos líderes por mais de 50s em sétimo. Embora não tenha sido atingido tão duramente quanto o líder do campeonato e abridor de estrada Thierry Neuville, o ás da Toyota estava em segundo na ordem de largada e lutou para encontrar tração sem uma linha realmente limpa para seguir. Danos nos pneus custaram a Esapekka Lappi alguns segundos no SS5, mas o piloto do i20 N foi rápido em apontar que seus principais problemas estavam "entre o volante e o assento". Ele caiu para 10º depois do SS8, definhando atrás de Grégoire Munster e Neuville.

 

 

A ação continua a partir das 08:20, horário local, no sábado, quando começa a primeira das oito etapas especiais totalizando 104 quilômetros competitivos.

 

Sábado

Se na sexta-feira o bicampeão Kalle Rovanperä dominou as ações no Tet Rally Latvia após um sábado simplesmente estelar os rivais do fenomenal piloto finlandês ficaram para trás depois de um show de habilidade em que o jovem de 23 anos, que fez sua estreia na competição na nação báltica há mais de 10 anos, distanciou o grupo perseguidor nos oito estágios de cascalho super rápidos do dia, perto de Liepāja, para aumentar sua vantagem de 15.7s para 42.5s com apenas um dia restante desta oitava rodada.

 

 

Foi uma manhã marcante para Rovanperä, pois ele conquistou a 200ª vitória de etapa de sua carreira no WRC no teste ensolarado de Snepele. Sua vantagem subiu para 34.8s antes da parada de serviço do meio da etapa e esse domínio continuou à tarde, com o finlandês liderando as planilhas de tempos em todas as ocasiões, exceto uma. Seu companheiro de equipe na Toyota, Sébastien Ogier, fez um GR Yaris 1-2 com o ás local Mārtiņš Sesks em terceiro lugar.

 

O oito vezes campeão do mundo, Sébastien Ogier, começou o dia 5.9s atrás de Mārtiņš Sesks, mas ultrapassou o jovem que pilotava um Ford Puma Rally1 da M-Sport na fase final da manhã. A sorte estava do lado do francês quando ele saiu em uma vala na SS11, passando pelo mato antes de voltar para a estrada ileso. A estrela da casa, Mārtiņš Sesks, terminou o dia apenas 4.7s atrás, está à beira de um pódio sensacional em apenas sua segunda participação no mais alto nível do rally. Os dois pilotos à sua frente, mais Ott Tänak atrás, são todos vencedores de títulos mundiais anteriores.

 

 

O estoniano Ott Tänak subiu do sexto para o quarto lugar em seu Hyundai i20 N Rally1, vencendo a SS11 e chegando a estar apenas 6.3s atrás de Sesks. No entanto, uma falha de transmissão na Liepāja City Stage, que encerrou o dia, custou-lhe cerca de 15 segundos e ele chegou à parada noturna com 20.8s de atraso. Tänak conseguiu coletar mais pontos de classificação no sábado do que os outros desafiantes ao título Elfyn Evans e Thierry Neuville, que ficaram em sexto e oitavo, respectivamente, mas ele precisa terminar o rally no domingo para ganhá-los.

 

O quinto lugar foi para a estrela da M-Sport, Adrien Fourmaux, que terminou 8.4s atrás de Tänak, mas com 17.9s de vantagem sobre o homem da Toyota Evans. Takamoto Katsuta caiu para sétimo, tendo chegado ao quarto lugar antes de um impacto quebrar a direção hidráulica do seu carro GR Yaris na SS11. O líder do campeonato Neuville, ainda lutando com baixa tração correndo em segundo na estrada, ficou em oitavo em seu Hyundai enquanto Esapekka Lappi e Grégoire Munster completaram o top 10.

 

 

A etapa decisiva de domingo ostenta duas etapas, cada uma usada duas vezes, totalizando 64,08 km. O primeiro é Krogzemji às 08:55, horário local.

 

Domingo

A gente já sabe e todo mundo já sabe que com Kalle Rovanperä não tem essa conversa de administrar a vantagem no domingo pra garantir a vitória e, com a mudança do regulamento deixando as coisas “como ele gosta”, ia ser difícil segurar o finlandês. Kalle Rovanperä garantiu uma vitória dominante do início ao fim no Tet Rally Latvia na tarde de domingo, encerrando seu segundo triunfo em tantos eventos de cascalho de alta velocidade.

 

 

Tendo começado seu primeiro rally nas estradas da Letônia há mais de 10 anos, aos 12 anos, o piloto finlandês voltou no tempo para vencer a primeira rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA da nação báltica. Rovanperä nunca foi seriamente desafiado durante o evento de quatro dias, que começou na capital Riga na noite de quinta-feira antes de viajar para o oeste até Liepāja.

 

 

Ele construiu uma liderança confortável durante as duas primeiras etapas em seu Toyota GR Yaris Rally1 e passou facilmente pela final para vencer a oitava rodada da temporada por 39.2s. Sébastien Ogier completou um 1-2 para a marca japonesa, enquanto Ott Tänak roubou o último lugar no pódio de Mārtiņš Sesks depois que o herói local foi atormentado por uma falha de transmissão no Wolf Power Stage.

 

Depois de um desempenho espetacular, Sesks foi cruelmente privado do que poderia ter sido um pódio inaugural em apenas sua segunda participação no mais alto nível do rali. O piloto de 24 anos venceu duas etapas na sexta-feira e entrou no teste final com 4.6s de vantagem sobre Tänak, apesar de duas ultrapassagens no início da manhã, mas seu M-Sport Ford Puma Rally1 apresentou um problema de transmissão a apenas uma curva na etapa.

 

 

A batalha pelo campeonato de pilotos fechou quando Tänak extraiu o máximo de pontos do Super Sunday e subiu para o segundo lugar na classificação do campeonato de pilotos. Ele agora está atrás do companheiro de equipe do Hyundai i20 N Rally1, Thierry Neuville, por apenas oito pontos, com cinco rodadas restantes com Elfyn Evans, que caiu para o terceiro lugar na classificação, apenas cinco pontos atrás.

 

 

Neuville e Evans terminaram em oitavo e quinto, respectivamente, e ambos lutaram para se recuperar da perda de tempo que enfrentaram ao abrir a estrada em condições de cascalho solto na sexta-feira. O homem forte da M-Sport Ford, Adrien Fourmaux, terminou 27.0s atrás de Tänak em quarto, apesar de encontrar um pequeno problema no motor nas duas últimas etapas, com a estrela da Toyota, Evans, terminando mais 11.2s atrás.

 

Takamoto Katsuta levou seu GR Yaris para casa em sexto, à frente de Sesks e Neuville. Grégoire Munster foi o nono, ganhando uma posição quando o motor do Hyundai de Esapekka Lappi chorou o suficiente após a etapa final, enquanto o vencedor do WRC2, Oliver Solberg, completou a tabela de classificação.

 

 

O WRC permanece no norte da Europa para outra rápida disputa em estrada de cascalho no Secto Rally Finland no mês que vem. A nona rodada da temporada será realizada em Jyväskylä de 1 a 4 de agosto. 

 

Arivederci, 

 

Redação do Rally.it

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 

Last Updated ( Sunday, 21 July 2024 18:39 )