Olá amigos leitores, A corrida que antecipou o intervalo das competições de automobilismo devido aos jogos olímpicos de Paris pode ser vista de duas maneiras: uma, talvez, pelo aparente domínio sem sustos de Colton Herta, que liderou todos os treinos e sessões de aquecimento no Ontario Honda Dealers Indy Toronto, conquistou a pole na qualificação, liderou a maioria das voltas, seguido de perto, mas sem ameaças por seu companheiro de equipe, Kyle Kirkwood. A outra foram as disputas intensas e o acidente violento que seis carros e provocou uma bandeira vermelha faltando 9 voltas para o final da corrida, que na sua retomada, não foi um problema para Herta chegar à vitória pela primeira vez desde maio de 2022. O piloto da Andretti Global com o carro #26 foi simplesmente intocável em 85 voltas da competição da NTT IndyCar Series no Canadá. Herta foi seguido pelo companheiro de equipe da Andretti, Kyle Kirkwood, durante todo o caminho, enquanto a dupla começou e terminou em primeiro e segundo no percurso de rua acidentado. Como foi a corrida. A corrida de 85 voltas começou com uma cena familiar: carros colidindo na Curva 1! Enquanto a largada de Rasmussen em 12º lugar durou uma única curva, já que sua suspensão dianteira esquerda foi dobrada após o contato com Marcus Ericsson, que enviou Rasmussen para o muro externo. Ferrucci também foi atingido, levando um tiro de O'Ward, que quebrou suas asas dianteiras contra o muro interno. A corrida de Rasmussen estava acabada ali, mas Ferrucci conseguiu chegar aos boxes e receber reparos, o que o deixou em último lugar entre os 26 pilotos. O polesitter Herta e seu companheiro de equipe Kirkwood mantiveram o primeiro e o segundo, McLaughlin melhorou para o terceiro e o companheiro de equipe Josef Newgarden passou do sétimo para o quinto. A relargada da quinta volta não viu mudanças na frente e a bandeira verde durou até a curva 4, quando Scott Dixon e Agustin Canapino fizeram contato (Canapino virou à esquerda e atingiu a roda traseira direita de Dixon com sua dianteira esquerda). Canapino ricocheteou no muro externo e provocou a segunda bandeira amarela da prova. Na nona volta tivemos a relargada e a corrida teve sua primeira volta limpa em bandeira verde. A ordem era: Herta, Kirkwood, McLaughlin, Felix Rosenqvist, Newgarden e Romain Grosjean compondo os seis primeiros. A volta 10 viu Power tirar a P7 de Malukas na frenagem na curva 3, enquanto Herta abria 1,0s à frente de Kirkwood. O líder do campeonato Alex Palou que largou na P18 subiu para P15 na volta 11 e ele tinha Toby Sowery atrás dele em P16. O novato Hunter McElrea estava em P21 e Theo Pourchaire na P24. Rosenqvist retomou P3 de McLaughlin na volta 12. McLaughlin foi o único piloto de ponta a começar com pneus macios Firestone. A volta 13 e Newgarden passou por McLaughlin na curva 3 para ficar em P4. Na volta 16, Sting Ray Robb estava nos boxes com um problema, que resolvido pela equipe. Uma volta depois, Grosjean atacou Power na curva 3 para reivindicar a P6. Volta 18 e o esforçado McLaughlin foi para os boxes da P5 para colocar pneus duros. Duas voltas depois, Herta estava 1,7s à frente de Kirkwood e 2,5s à frente de Rosenqvist. Na volta 26, Christian Lundgaard foi para os boxes da P11 e Palou entrou da P12. Palou com pneus macios ultrapassou Lundgaard com pneus primários para fora dos boxes. Power entrou para os alternativos na volta seguinte. Herta estava 1,6s à frente de Kirkwood, 2,8s à frente de Rosenqvist e 3,7s à frente de Newgarden na volta 28. Volta 30 e Ericsson tirou Graham Rahal da P8 na entrada da Curva 3. Volta 32 e Rahal foi para os boxes para trocarseus pneus duros por macios e trocou também o volante. Newgarden finalmente entrou para colocar os pneus macios junto com Grosjean na volta 33. Rosenqvist fez o mesmo duas voltas depois. Newgarden em P7 o ultrapassou entrando na curva 3. Herta e Kirkwood entraram para colocar pneus macios na volta 36. Palou assumiu a P13 de Ericsson. Dixon herdou a liderança como o último favorito a ficar de fora. Dixon finalmente parou para por seus pneus macios na volta 37 enquanto Herta retomou a liderança, mas o seis vezes campeão era agora o P6 após começar na P15. Na volta 39 Palou estava na P11 após passar Malukas. Herta tinha 1,2s sobre Kirkwood e consideráveis 4,9s sobre Newgarden. Ericsson assumiu a P11 de Palou na volta 46. Kirkwood estava 1,1s atrás de Herta e Newgarden, 3,5s atrás. Newgarden estava diminuindo a diferença para Herta na volta 47, chegando a 2,3s e Kirkwood reduziu sua diferença para 0,8s enquanto Herta parecia estar lutando com os pneus macios. Ericsson rebaixou Marcus Armstrong da P10. Volta 51 e Palou fez sua parada final para recolocar pneus duros. McLaughlin parou da P5 no final da volta junto com O'Ward, Malukas e Grosjean. Power entrou para duas voltas depois. Newgarden parou para o mesmo no final das voltas, mas a equipe errou e o liberou antes que a traseira esquerda fosse apertada. Eles perceberam, ele foi empurrado de volta para prenderem a porca da roda e o liberaram, mas o tempo perdido foi grande. Herta e Kirkwood pararam para suas paradas na volta 54. Herta saiu na frente de seu companheiro de equipe enquanto Dixon liderava. Newgarden voltou em P10 enquanto Power assumiu P6 de Rosenqvist na Curva 3. Dixon só parou na volta 56 quando Lundqvist e Pourchaire saíram na Curva 3. Ambos voltaram, mas Pourchaire precisou parar novamente para trocar o pneu dianteiro. Dixon voltou na P3 na volta 57, atrás dos dois pilotos da Andretti, enquanto Rosenqvist e Ericsson espalharam na Curva 3 antes de continuar. Na volta 58 a corrida tinha Herta, Kirkwood (-0,8s), Dixon (-4,3s), McLaughlin (-6,6s), Power (-7,8s), O'Ward (-9,0s), Palou (-9,4s) e em P8, Newgarden (-13,3s). A sorte de Rosenqvist oficialmente acabou quando ele foi forçado a abandonar na volta 65. Dixon acelerava e chegou a 0,6s de Kirkwood na volta 66 antes de uma terceira bandeira amarela vir depois que Kyffin Simpson bater na curva 8 em uma quase repetição do acidente de Rossi na sexta-feira. Simpson parecia estar ileso ao sair do carro. A ordem de corrida era Herta, Kirkwood, Dixon, McLaughlin, Power, O'Ward, Palou, Newgarden, Malukas, Armstrong, Ericsson e Lundgaard em P12. Herta deu um salto sobre todos na relargada da volta 72, mas um grande acidente ocorreu na volta 73. O'Ward rodou sozinho na curva 1, Pietro Fittipaldi atingiu o nariz de O'Ward e fez um breve voo. Quando Ferrucci passou, ele se lançou sobre O'Ward e Ericsson e saiu voando, capotou e caiu de cabeça para baixo. Felizmente, ele estava bem. Ericsson atingiu O'Ward com força e ambos bateram no muro do lado esquerdo. A bandeira vermelha foi agitada. Nolan Siegel também fez contato com o carro de O'Ward, mas ambos se moveram e Siegel acertou o muro do lado direito e foi levemente atingido por trás por Toby Sowery. Ericsson tentou levar seu carro danificado de volta aos boxes, mas a asa dianteira presa deslizou sob os pneus dianteiros, tornando impossível a direção, e ele parou o carro na curva 3. Com a saída de O'Ward, Palou melhorou para P6, Newgarden foi para P7, e assim por diante. Após desobstruírem e limparem a pista, os carros voltaram na volta 73 sem problemas visíveis, sob bandeira amarela. Eles tiveram bandeira verde na volta 76. McLaughlin foi forçado por Power a bater no muro da curva 5, provocando nova bandeira amarela. Newgarden passa por Malukas para P6, mas tem um pneu furado após ser atingido por trás pelo piloto da Meyer Shank Racing na pilha de carros reagindo ao acidente de McLaughlin. A relargada veio na volta 80 e tivemos Herta novamente largando bem, com Kirkwood, Dixon, Power e Palou a reboque. A dupla Andretti impôs vantagem novamente. Power recebeu um drive-through pelo golpe em McLaughlin. Ele caiu de P4 para P12. Herta tinha 0,4s sobre Kirkwood na volta 82, 1,0s sobre Dixon e o novo homem P4 Palou 1,4s atrás. Newgarden tentou tirar P8 de Lundgaard na volta 83, travou na curva 3 e retomou em P11. Volta final e Herta liderou Kirkwood, Dixon, Palou, Armstrong, Malukas e Lundgaard para um banho dos carros equipados com motores Honda, fazendo as 7 primeiras posições. Rinus VeeKay foi o primeiro corredor com motor Chevy, na P8. Pietro Fittipaldi continua tendo problemas para fazer uma boa classificação e só conseguiu largar na 23ª posição no GP de Toronto. Em ritmo de corrida o piloto brasileiro tem andado bem e com habilidade e boa estratégia foi ganhando posições ao longo da corrida e tinha perspectivas pelas estratégias de paradas de seus adversários de conseguir chegar entre os 12 primeiros. O brasileiro vinha na P16 quando se viu envolvido em um sério acidente provocado pela batida de Pato O’Ward no muro, que o deixou na pista logo depois de uma curva “cega”. Vários carros vateram na McLaren do mexicano, entre eles Pietro Fittipaldi, que em seguida foi atingido pelo carro de Santino Ferrucci, que decolou e terminou de rodas para o ar. Pietro Fittipaldi foi forçado a abandonar a corrida. Vamos acelerar! Sam Briggs Fotos: site IndyCar Media Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |