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Tudo aberto para a decisão em Nashville na sucessão de problemas, dramas e erros PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 02 September 2024 00:19

Olá amigos leitores,

 

A NTT IndyCar Series viveu emoções fortes no último final de semana com uma rodada dupla no oval de 1 milha de Milwaukee.

 

Tudo podia acontecer, desde Alex Palou encerrar a disputa e sagrar-se novamente campeão da categoria, como Will Power, usando do melhor desempenho dos carros da Penske nos ovais nos dois últimos anos, tirar a diferença para o líder do campeonato.

 

Se no sábado o script seguiu mais ou menos o que era esperado, no domingo tivemos um tornado de emoções, começando com o carro de Alex Palou insistindo em não funcionar, levando a equipe Chip Ganassi à beira da loucura, mas conseguindo recoloca-lo na pista, ainda que com 28 voltas de atraso, para marcar o maior número de pontos possíveis e vermos Will Power errar e rodar sozinho, arruinando suas chances de vitórias ou mesmo de fazer um Top 5 e pulverizar a vantagem de Alex Palou para a última corrida do ano em Nashville. Mas deixa que vou contar como foram as corridas do sábado e do domingo.

 

A corrida do sábado

A corrida de 250 voltas começou desordenada, mas o pole position Scott McLaughlin estava livre na curva 1, enquanto Lundqvist assumiu o segundo lugar de Malukas. Daly rasgou o pelotão e subiu para 14º — 11 posições. Após 10 voltas, McLaughlin estava 1,1s sobre Lundqvist e 1,8s sobre Malukas. Em 20 voltas, McLaughlin estava se preparando para dar uma volta no último carro e tinha 0,9s sobre Lundqvist e 2,0s sobre Malukas. Herta ficou em quarto lugar, à frente de O'Ward. Na volta 26, McLaughlin ultrapassou Pietro Fittipaldi e Lundqvist estava 0,1s atrás. Na volta 30, Lundqvist estava 0,7s atrás e Malukas mais 1,1s atrás de McLaughlin. Enquanto estava preso atrás de Fittipaldi na volta 35, a diferença de Lundqvist aumentou para 3,0s antes que ele finalmente passasse. Volta 40 e foi um déficit de 2,2s e 4,1s para Lundqvist e Malukas.

 

 

Oito voltas depois, Lundqvist assumiu a liderança depois que McLaughlin foi atrasado pelo tráfego. Lundqvist finalmente teve 1,1s sobre McLaughlin e 1,8s sobre Malukas. As primeiras paradas ocorreram na volta 60. Lundqvist estava 4,1s à frente de McLaughlin e 5,1s sobre Malukas. O'Ward parou na P5 na volta 61. Alex Palou entrou na P14. Duas voltas depois, Herta estava na P4. McLaughlin e Malukas param na volta 65. Volta 66 e Lundqvist e Newgarden param — uma lenta troca de pneu traseiro direito para o líder aconteceu. Will Power finalmente parou uma volta depois. McLaughlin retomou a liderança com Lundqvist atrás dele na volta 68. Duas voltas depois, 0,5s separavam McLaughlin e Lundqvist enquanto O'Ward e Herta seguravam P1 e P2.

 

Newgarden deu um leve toque no muro na saída da curva 2 na volta 72. Herta finalmente passou por O'Ward para assumir a liderança na volta 77. A bandeira amarela foi agitada na volta 83. Katherine Legge rodou na curva 2 e não atingiu nada. McLaughlin e Sting Ray Robb pararam sob bandeira amarela na volta 87, criando um eventual grupo líder de McLaughlin, Robb, Herta, O'Ward, Rossi, Malukas, Romain Grosjean, Ferrucci, Palou e Lundqvist. A relargada ocorreu na volta 95. Armstrong, que havia sido ultrapassado, estava atrás de McLaughlin e estava tentando passar. Ferucci assumiu a quarta posição de Rossi na volta 97. Na volta 105, McLaughlin estava 1,8s à frente de Herta e 2,5s à frente de O'Ward. Palou correu em P7 e Power, P10.

 

 

O'Ward tentou passar Herta na curva 1 na volta 110 e só três voltas depois finalmente conseguiu superar o carro da Andretti para ficar em P2. A McLaren perseguiu e passou McLaughlin na volta 118 — a Penske com pneus 20 voltas mais velhos após não parar. Na volta 120, O'Ward liderava McLaughlin por 1,1s e Herta por 1,3s. Na metade da corrida, o líder estava se afastando com 2,3s de McLaughlin, depois 4,1s na volta 127 (e 5,0s de Herta). Newgarden chegou na volta 131, tendo sido soterrado pelo trânsito. McLaughlin inexplicavelmente ainda estava fora, 10,2s atrás de O'Ward, na volta 133. Palou e Power pararam juntos na volta 135. Ferrucci assumiu a P2 de McLaughlin duas voltas depois, antes que o piloto da Penske finalmente parasse na volta 138, junto com Lundqvist — a equipe RLL sofreu uma parada lenta. Herta parou na P3 na volta 140. Ferrucci estava uma volta depois.

 

O'Ward tinha 7,6s sobre Newgarden e 8,1s sobre Marcus Ericsson na volta 145. Palou estava na P3 com Power na P4. Ericsson e Newgarden saíram de P2 e P3 na volta 146. Eles se encontraram nas curvas 1 e 2 e tivemos mais uma intervenção com Safety Car. O líder do campeonato Palou herdou P2. A relargada ocorreu na volta 157 e O'Ward liderou Palou, Power, McLaughlin e VeeKay. Ferrucci forçou sua passagem por Rossi para P6 na volta 160, então tomou P5 de VeeKay uma volta depois. Ele assumiu a P4 de McLaughlin na volta 165. O'Ward estava liderando Palou por 0,8s, Power por 1,7s e Ferrucci por 9,1s na volta 170. Ele estendeu para 1,7s sobre Palou, que tinha Power atacando atrás, 2,2s atrás do líder, na volta 180.

 

 

Volta 185 e Rossi, Palou, Dixon, Herta e outros param nos boxes. O'Ward para nos boxes e a uma nova bandeira amarela é agitada uma volta depois. Herta entrou na volta 187 para instalar uma roda dianteira esquerda e um pneu depois que o seu caiu ao sair dos boxes. Ele caiu para P17 e ainda foi punido. Volta 190 e Power, que ainda não tinha parado, estava na liderança à frente de Daly, Lundqvist, O'Ward, Lundgaard e Ferrucci na volta da liderança, com Palou e McLaughlin sendo os primeiros carros na volta atrás, tendo caído uma volta enquanto parava nos boxes momentos antes da entrada do Safety Car acontecer. Power, Daly e Lundqvist pararam nos boxes na volta 193. Volta 194 e os líderes eram então O'Ward, Ferrucci, Power, Lundqvist, Lundgaard e Daly na volta da liderança, com Palou como o primeiro piloto na volta atrás.

 

As ondas de volta para carros retardatários aconteceu na volta 197. Palou, McLaughlin e o resto estavam agora de volta à volta da liderança. Na relargada da volta 203, Daly avançou para P4. Palou subiu para P6 com Power em P3. Grosjean diminuiu a velocidade na pista e estava gritando no rádio na volta 205 enquanto Herta estava sentado no pit lane para cumprir a punição de parada e espera por ter perdido uma roda algumas voltas atrás. O'Ward ampliou sua liderança para 2,4s sobre Ferrucci, 2,8s sobre Power e 3,6s sobre Daly na volta 210. Power e Daly disparam sobre Ferrucci na volta 221. Ferrucci caiu para P4. Palou então passou por Lundqvist para P5. Na volta 224, ele tirou P4 de Power.

 

 

Uma volta depois, O'Ward manteve 1,0s sobre Power e 2,0s sobre Daly. Palou estava 2,8s atrás. Volta 227 e Ferrucci assumiu a P4 de volta de Palou. Rossi assumiu a P7 de McLaughlin na volta 235. Duas voltas depois, O'Ward ficou atolado no trânsito e Power o alcançou. Na volta 240, O'Ward ampliou a liderança novamente para 0,8s sobre Power e 2,3s sobre Daly bem a tempo de obter uma vitória confortável na volta 250.

 

A corrida do domingo

A segunda corrida de Milwaukee ainda não havia começado e o drama já estava em jogo, já que o líder do campeonato Palou ficou parado na pista durante as voltas de aquecimento de pneus com algum tipo de problema híbrido ou elétrico. As primeiras quatro voltas foram feitas sob bandeira amarela, com o grid avançando para o verde na quinta volta, quando houve caos e uma série de batidas onde o pole position, Newgarden, caiu quando a largada foi cancelada. Atrás dele, Lundqvist atingiu o companheiro de equipe Armstrong ao tentar fazer uma ultrapassagem — sob a bandeira amarela — e jogou Armstrong em Newgarden, que girou e bateu no muro que separa a pista do pitlane.

 

 

Na sexta volta, Palou, enquanto o grid se afastava da onda de largada, juntou-se a eles na parte de trás do grid. Armstrong parou para reparos. Circulando sob bandeira amarela novamente, os líderes eram McLaughlin, Power, Lundqvist — que provavelmente receberia uma penalidade, Rossi, O'Ward e Felix Rosenqvist. Volta 13 e Palou estava aparentemente fora da corrida, seu carro foi devolvido ao paddock em um caminhão de reboque, a equipe tentou consertá-lo e fazê-lo voltar a correr para ganhar os pontos que ele pudesse ganhar. A corrida reiniciou na volta 16.

 

Lundqvist entrou para um drive-through por contato evitável na volta 22. Na volta 30, Mclaughlin liderava por 0,8s sobre Power e 5,9s sobre Rossi. Palou estava correndo novamente na volta 36, ​​29 voltas atrás do líder. Ele havia subido para P25 à frente dos carros que abandonaram, como Newgarden e Armstrong. Power assumiu a liderança de McLaughlin na volta 43. Rossi parou 10 voltas depois, desencadeando uma rodada de paradas, com Power e McLaughlin entrando na volta 54. Volta 60 e Power liderava Rossi por 1,9s, com McLaughlin 2,2s atrás.

 

 

A bandeira amarela foi agitada na volta 62 para um Malukas lento, cuja equipe estava pedindo para ele entrar em modo de emergência. Conor Daly estava no pit lane no momento, a equipe JHR trabalhando dentro do cockpit enquanto girava os pneus traseiros. Ele acabaria perdendo um punhado de voltas. Uma reinicialização veio na volta 71. Em quatro voltas, Power liderou McLaughlin por 0,8s, Rossi por 1,7s e Ferrucci por 4,2s. Pato O'Ward parou com um problema na P4 na volta 87. Rossi entrou na volta 89. Power e McLaughlin pararam em conjunto na volta 96.

 

Uma nova bandeira amarela foi agitada para o carro girado de Sting Ray Robb na curva 2 na volta 112. Power, Mclaughlin e Ferrucci pararam, e McLaughlin ultrapassa Power quando eles saem. Ferrucci estava à frente de Power no pit lane, enquanto McLaughlin tinha um box limpo na frente para largar forte, e isso foi o suficiente para trocar de posição. Rossi ficou de fora. A volta 124 e a relargada tiveram Rossi na frente, à frente de Dixon, que também ficou de fora, depois McLaughlin, Ericsson, Ferrucci e Power. Rapidamente tivemos nova bandeira amarela depois que Christian Rasmussen atingiu Graham Rahal, que caiu na curva 3.

 

A relargada aconteceu na volta 131 e Will Power errou, rodou e tocou levemente o muro com sua roda dianteira direita. Nova bandeira amarela! Ele parou para colocar um conjunto de pneus usados ​​e fazer uma inspeção da asa dianteira. Na volta 135, ele novamente parou para substituir o nariz e a asa dianteira perdendo uma volta para os líderes. Outra relargada aconteceu na volta 136 com Rossi liderando, Dixon, McLaughlin, Ericsson, Herta e Ferrucci a reboque. Em termos de campeonato, a volta 139 viu Power na P13, com uma volta de atraso para o líder, e Palou na P22. Ferrucci foi para P4 à frente de Herta ao passar Ericsson na volta 140. Volta 150 e Rossi precisou fazer uma parada com Dixon 0,7s atrás, então McLaughlin 1,0s atrás e Ferrucci 2,5s atrás. Três voltas depois, Power estava em P12, Palou em P21.

 

 

McLaughlin vendo suas chances de continuar na luta pelo campeonato voltando, assumiu P2 de Dixon na volta 156. Volta 157 e Herta foi para P4 à frente de Ferrucci. Dixon fez pit stop na volta 161 para desencadear outra rodada de paradas. Herta liderou na volta 170, tentando cortar uma parada de sua corrida, com Rinus VeeKay em P2 e Romain Grosjean em P3 enquanto os três tentavam esticar seus tanques. Herta estava 9 mph mais lento que McLaughlin em P4. Ele finalmente parou na liderança na volta 187.

 

Na volta 190, McLaughlin liderava com 4,0s sobre Rossi e 6,1s sobre Ferrucci antes do piloto da Foyt entrar depois de mais seis voltas, Rossi seguindo uma volta depois. McLaughlin entrou na liderança e Dixon entrou na volta 198. Herta liderou McLaughlin na volta 200 por 7,4s e Rossi por 14,3s. Na volta 202, Power subiu para P11. Palou estava preso 29 voltas atrás, em P21 ainda. McLaughlin passou Herta na curva 3 na volta 214, mas Herta segurou e retomou a liderança saindo da curva 4.Na volta 217, McLaughlin finalmente passou por Herta e manteve P1. Lundqvist bateu no muro na volta 218 e parou para substituir a barra de direção traseira direita.

 

Na volta 220, McLaughlin liderava Herta por 1,3s, Rossi por 5,7s e Dixon por 12,2s. Power subiu para P10 na volta 222 e Palou correu em P20 enquanto Pietro Fittipaldi parava de vez nos boxes após toda a luta para continuar na pista. Rob estava no muro na volta 228 e a bandeira amarela foi agitada novamente. Na volta 239 eles relargaram e McLaughlin liderou enquanto Dixon atacou Rossi para assumir a P2 e Herta tentou assumir a P2 de Dixon. Algumas voltas depois, Power havia retornado à volta da liderança, mas não estava melhorando; ele estava em P10. Dixon estava atacando, fazendo voltas de 155 mph — as mais rápidas da corrida — e diminuindo a liderança de McLaughlin para 0,7s na volta 243. Ferrucci assumiu a P4 de Rossi na volta seguinte e, nas últimas voltas, McLaughlin se tornou um vencedor de três corridas em 2024, quando Ericsson passou por Rossi para a P4.

 

 

A diferença entre Alex Palou para Will Power caiu para 33 pontos e, matematicamente, a espera de um milagre, Scott McLaughlin, 50 pontos atrás, ainda teria chances matemáticas de ganhar o campeonato. Para Alex Palou, uma corrida que o coloque entre os 10 primeiros em Nashville vai garantir seu terceiro título na categoria e o segundo consecutivo. Will Power terá que fazer “a corrida da vida” (mais uma vez).

 

Pietro Fittipaldi – e seus companheiros de equipe, Christian Lundgaard e Graham Rahal – sofreu durante todo o final de semana com a falta de acerto dos carros da Rahal Lettermann Leningan em circuitos ovais. Na corrida do sábado havia até mesmo a ameaça de que, diante da lentidão, alguns carros que fossem considerados muito lentos acabassem tomando bandeira preta e deixassem a prova.

 

 

O brasileiro largou na última posição nas duas corridas. No sábado, com ajuda da estratégia e com alguns pilotos batendo, ele conseguiu terminar na P18. No domingo as coisas foram mais complicadas. Depois de conseguir seguir no mesmo planejamento do sábado, o carro de Pietro passou a apresentar problemas. Ele e a equipe levaram o carro até onde deu, até serem forçados a abandonar com o carro sem condições, mas ainda conseguindo a P21. O resultado mantém Pietro na P19 no campeonato e entre os 22 primeiros para garantir 1 milhão de dólares de premiação.

 

Vamos acelerar! 

 

Sam Briggs

Fotos: site IndyCar Media

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Tuesday, 03 September 2024 16:28 )