Olá amigos leitores, A última corrida da temporada da NTT IndyCar Series retornam ao Nashville Superspeedway para determinar seu campeão de 2024 durante o Big Machine Music City Grand Prix. O Nashville Superspeedway, a joia das corridas do Tennessee Central, é conhecido por sua ação de alta intensidade roda a roda e, como final da temporada, vai receber a primeira final oval em uma década (a última temporada que terminou em um circuito oval foi em 2014, no Auto Club Speedway, em Fontana, California) para o campeonato NTT INDYCAR SERIES. O oval de concreto em forma de D de 1,33 milhas apresenta 14 graus de inclinação e já sediou oito eventos da NTT IndyCar Series em uma corrida de 206 voltas, com a distância total de 267,8 milhas. A última prova acontecendo no Nashville Superspeedway neste fim de semana, que essencialmente conta com Alex Palou, da Chip Ganassi Racing, e Will Power, da Team Penske (Scott McLaughlin tem chances matemáticas, mas precisaria de duas tragédias com os principais candidatos ao título para ser campeão). Alex Palou chega com uma vantagem na liderança de 33 pontos para o Big Machine Music City Grand Prix. Scott McLaughlin, da Team Penske, é matematicamente elegível para vencer a Astor Challenge Cup, mas será eliminado quando Palou começar a corrida de 206 voltas no domingo. Ou seja: o espanhol da Chip Ganassi teria que não largar para a corrida. Alex Palou pode garantir seu segundo título consecutivo da temporada e o terceiro em quatro anos terminando em nono lugar, independentemente da posição de Will Power ao final das 206 voltas, algo que tem condições de fazer. Will Power precisará terminar entre os três primeiros para ter alguma chance de ultrapassar o piloto da Chip Ganassi (como aqueles pontos da corrida do WWTR em Madison estão fazendo falta). Curiosamente, Power liderou os pontos quando o título foi decidido pela última vez em um oval há uma década no Auto Club Speedway, e ele saiu daquela corrida com o primeiro de seus dois campeonatos de série. Esta será a primeira corrida neste oval de concreto de 1,33 milhas desde 2008, quando Scott Dixon da Chip Ganassi Racing venceu pelo terceiro ano consecutivo. Essa foi uma das oito corridas da série realizadas anteriormente na pista, com Dixon competindo nas últimas seis. Ele também terminou em segundo em 2003 e conquistou a pole duas vezes. Power e Graham Rahal fizeram uma largada lá cada, em 2008, terminando em 11º e 12º. As esperanças de título de Power dependem do fato de que a Team Penske dominou as corridas ovais nesta temporada. Houve seis corridas desse tipo, e a organização de Roger Penske venceu cinco, incluindo a vitória de Power na Hy-Vee One Step 250 apresentada pela Gatorade em 14 de julho, a segunda corrida da rodada dupla do Iowa Speedway. Josef Newgarden e McLaughlin têm duas vitórias em corridas ovais cada nesta temporada. Mas a corrida não se limitará a dois (ou três) atores principais e independentemente da disputa do título, todos os pilotos tem objetivos a buscar e alguns em particular tem que se colocar diante de suas equipes para a temporada de 2025. Pato O'Ward, da Arrow McLaren, tem a outra vitória em corridas ovais da temporada – na Hy-Vee Milwaukee Mile 250 em 31 de agosto, a primeira de duas corridas na Milwaukee Mile. Scott McLaughlin certamente tentará terminar a temporada forte. Ele tem três primeiros lugares em cinco das últimas oito corridas para subir do oitavo para o terceiro lugar na classificação. Ele tem um par de vitórias em corridas e três prêmios NTT P1 nesse período. Com três vitórias em corridas nesta temporada, McLaughlin divide a liderança da série com Power e O'Ward. Palou, Newgarden e Dixon têm duas vitórias em corridas cada. Colton Herta, da Andretti Global com Curb-Agajanian, é o outro piloto com uma vitória de corrida nesta temporada, o que significa que há uma série de pilotos ainda esperando chegar à pista da vitória nesta temporada. Os principais entre eles são três pilotos no top 10 em pontos: Kyle Kirkwood da Andretti Global, Alexander Rossi da Arrow McLaren e Santino Ferrucci da AJ Foyt Racing. Kirkwood venceu a corrida de rua do ano passado em Nashville. A próxima vitória de Ferrucci será sua primeira na série. Temos como atração adicional um aspecto único deste evento que será a opção de usar um composto de pneu alternativo fornecido pela Firestone. Esta será apenas a segunda vez na história da série que as equipes terão duas opções de compostos em uma pista oval. No ano passado, havia dois disponíveis no Bommarito Automotive Group 500 no World Wide Technology Raceway, uma corrida vencida por Dixon. Com a tecnologia híbrida oferecendo picos adicionais de potência, a categoria está saindo de um evento emocionante em Milwaukee. Em dois dias consecutivos, houve um número recorde de passes para posição: 667 na Corrida 1, 763 na Corrida 2. Um ponto particularmente interessante é que Alex Palou ainda busca a primeira vitória oval de sua carreira, embora tenha terminado em segundo duas vezes, incluindo na corrida de Iowa que Power venceu no início desta temporada. Agora, outro oval aguarda, e há um troféu de campeonato para premiar. Pessoalmente eu duvido que o piloto espanhol vá colocar como prioridade buscar a vitória a todo custo e correrá para garantir o título. Sobre Pietro Fittipaldi, o piloto brasileiro da Rahal Lettermann Lenigan tem como seu desafio para ajudar a equipe conseguir uma pontuação suficiente para se manter entre os 22 primeiros colocados da temporada e com isso receber o prêmio de 1 milhão de dólares. No momento ele ocupa a 19ª posição, com 177 pontos, e tem 35 pontos de vantagem para Nolan Siegel, o 23° colocado, com 142 pontos. Contra ele, o histórico recente de más performances dos carros da equipe em circuitos ovais. Vamos acelerar! Sam Briggs Fotos: site IndyCar Media Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |