Olá amigos leitores, Ninguém sabia o que esperar do Big Machine Music City Grand Prix no Nashville Superspeedway e depois de 206 voltas de ação, ficou claro que o oval de concreto de 1,33 milhas tinha alguma diversão a oferecer, com seis pilotos liderando, e quando importava nas voltas finais, tivemos voltas emocionantes. Além da corrida pelo título, havia uma outra corrida em disputa: Na corrida pela vaga final do Leaders Circle, para garantir o 22º lugar no campeonato de inscritos e ganhar um prêmio de US$ 1 milhão em 2025. A corrida volta a volta Kyle Kirkwood liderou da pole enquanto Josef Newgarden tentava assumir a liderança na linha alta nas voltas iniciais. Alex Palou subiu de P24 para P20 em três voltas, enquanto Will Power subiu de P4 para P3. Ele caiu para P5 duas voltas depois, enquanto Alex Palou subiu para P17 fazendo bom uso de seus pneus macios. Mais uma volta e Will Power, também com pneus macios, caiu para P6. Volta 10 e Kyle Kirkwood assumiu a liderança colocando rapidamente 1,4s sobre Newgarden. Felix Rosenqvist assumiu a P3, 1,7s atrás. Will Power foi ultrapassado novamente e caiu para P8 na volta 11. Alex Palou passou por Scott McLaughlin para assumir a P14. Completamente fora do planejado, Will Power parou na volta 12. Seu cinto de segurança abriu e ele estava solto no carro. Uma situação nada comum e ele finalmente voltou para a corrida, na volta 17 e com cinco voltas atrás. Avisado pelo rádio, Alex Palou só precisava se manter na pista e na volta 22 subiu para P12. Josef Newgarden estava se aproximando da P1 na volta 33, 0,4s atrás de Kyle Kirkwood. Felix Rosenqvist estava 1,7s atrás. Na volta 35, Alex Palou permanecia em P12, enquanto Will Power estava em P27 e último, seis voltas atrás. Kyle Kirkwood ampliou sua liderança para 0,9s à frente de Josef Newgarden na volta 43. Alex Palou estava na P9 antes de parar para colocar pneus duros na volta 49. Na volta 52, Kyle Kirkwood ainda liderava com 0,5s sobre Josef Newgarden e 1,0s sobre Felix Rosenqvist. O carro líder da Andretti parou para colocar pneus macios na volta 54. Na volta 56, Felix Rosenqvist bateu no muro, provocando a primeira bandeira amarela. No rádio, ele disse que o pneu dianteiro direito havia estourado. A bandeira amarela poderia prender alguns pilotos que ainda não haviam parado para fazer pelo menos uma volta. Os líderes param na volta 60. Josef Newgarden estava na P1 à frente de Colton Herta, David Malukas, Marcus Ericsson, Linus Lundqvist e Santino Ferrucci. Apenas os 13 primeiros estavam na volta da liderança na volta 63, com Pato O'Ward na P13. Alex Palou estava uma volta atrás em P15. Colton Herta subiu para o segundo lugar no campeonato com McLaughlin em terceiro, Will Power caia para o quarto. A bandeira verde foi agitada novamente na volta 68. Colton Herta estava tentando assumir a P1 na pista alta enquanto eles voltavam para completar a volta. Volta 73 e Alex Palou caiu para P17. Will Power agora estava em P26. Josef Newgarden estava controlando a pressão de Colton Herta, que estava 0,3s atrás na volta 85. David Malukas estava caindo rápido, 2,7s para P3. Na volta 89 tivemos a segunda bandeira amarela quando Katherine Legge bateu no muro da curva 4. Os líderes pararam na volta 92. Josef Newgarden saiu primeiro com David Malukas atrás dele. Marcus Ericsson disparou para P3 e Colton Herta caiu para P4. Alexander Rossi ficou de fora e manteve a liderança com Josef Newgarden na P2. A bandeira verde foi agitada novamente na volta 99. Volta 101 e Colton Herta subiu para P3 enquanto Josef Newgarden estava 1,1s atrás de Alexander Rossi. Santino Ferucci foi instruído a devolver P7 para Kyle Kirkwood após fazer a passagem abaixo da linha branca na volta 107. Na volta 125 Valentino Rossi foi para os boxes sob bandeira verde. Uma volta depois, Josef Newgarden liderava e tinha 0,9s sobre Colton Herta com David Malukas 2,4s atrás. Alex Palou subiu para P13, o primeiro piloto uma volta atrás. Se houvesse outra bandeira amarela, ele voltaria para a volta da liderança. Will Power estava na P25, ainda cinco voltas atrás. Na volta 135, Marcus Ericsson deslizou para encontrar o muro, causando a bandeira amarela do dia. O grid inteiro seguiu para nos boxes na volta 140, exceto Alex Palou, que ficou para trás para recuperar sua volta. A bandeira verde veio novamente na volta 146 e Pato O'Ward liderou, tendo ficado para trás. Volta 152 e Colton Herta assumiu a P2 de David Malukas. Dez voltas depois, Pato O'Ward parou nos boxes e voltou para a P12. Colton Herta assumiu a liderança. Na volta 167, Colton Herta estava 6,7s à frente de David Malukas. Kyle Kirkwood assumiu a P2 de Malukas na volta 173; ele estava 4,5s atrás de Herta. Volta 178 e o ex-líder Josef Newgarden caiu para a P11 depois de sua última parada. Na volta 192, Colton Herta estava uma volta atrás, na P6 após o pit stop, mas vinha virando rápido. Kyle Kirkwood tinha 7,6s de vantagem sobre David Malukas antes de parar na volta 195. Malukas parou quando estava na liderança na volta 201, abrindo caminho para a verdadeira disputa pela vitória que veio se desenhando nas últimas 30 voltas. Foi Pato O'Ward contra Colton Herta pela vitória e na volta 203, Herta passou por O'Ward para se manter à frente até a volta 206, conseguindo conquistar sua primeira vitória na corrida oval, para grande celebração de Michael Andretti. Alex Palou conquistou seu terceiro campeonato em quatro temporadas e a “química” do piloto espanhol com a Chip Ganassi – apesar daquele incidente da quase consumada ida para a McLaren – que parecem ter um esquema vencedor para os próximos anos. Pietro Fittipaldi tinha uma missão a cumprir na etapa de encerramento da temporada: manter seu carro entre os 22 primeiros do campeonato e conquistar 1 milhão de dólares para a equipe. No treino de classificação o piloto brasileiro foi o mais rápido entre os três da Rahal Lettermann Leningan, conquistando a P15, mas na corrida ele não conseguiu manter a posição e mesmo tentando uma mudança de estratégia Pietro Fittipaldi, que chegou a estar na P12 nas voltas finais, terminou na P21 por ter que fazer um splash-and-go na penúltima volta, mas conseguiu terminar o campeonato em 19° lugar, atingindo o objetivo da equipe de ter seus três carros entre os 22 primeiros. Mesmo assim, isso ainda não garantiu sua renovação de contrato para 2025. Agora é hora de entrar na longa “sessão de hibernação” de velocidade onde muitas mudanças de pilotos, mudanças de patrocinadores e evoluções de equipe acontecerão. Apertem os cintos — faltam cinco meses e 17 dias para a próxima corrida da IndyCar, mas não pensem que não teremos bons assuntos a cara semana até os carros acelerarem em St. Pete. Alguns lugares estão para serem preenchidos e temos uma quantidade enorme de candidatos. Vamos acelerar! Sam Briggs Fotos: site IndyCar Media Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |