McLaren, Red Bull, Ferrari e Mercedes se encontram em um nível um pouco acima das demais. Nas últimas cinco corridas venceram Ferrari, Mercedes e McLaren (duas vezes). A Red Bull dominou o início do campeonato, com sete vitórias de seu Mad Max. O holandês chegou em segundo lugar em Singapura e mostrou pra todo mundo que está vivíssimo. Quem duvida? A McLaren tem o melhor carro e poucos questionam. A equipe britânica encontrou um caminho que a destacou das demais, ainda tem o carro a ser batido. Mas a Fórmula 1 tem sua própria dinâmica, que se desenvolve com a mesma velocidade dos carros que produzem. A McLaren segue pelo seu caminho de acerto que se mostra ideal. A concorrência trabalha para pelo menos se aproximar. Nessa última semana Verstappen afirmou que “o pior tempo da equipe já passou e agora vamos recuperar o terreno perdido”. Max já acumulou pontos suficientes para ser campeão sem ter que vencer mais nenhuma corrida. Basta chegar em segundo lugar nas seis corridas que faltam para levar pra casa o quarto troféu de campeão mundial. A Fórmula 1 de 2024 nos surpreende a cada corrida. A Red Bull tem sido o centro das atenções. A equipe austríaca perdeu para a Aston Martin o mago da aerodinâmica Adrian Newey, além de vários outros técnicos de primeira grandeza. Christian Horner, o chefão, considera essa situação normal. “Todas as equipes contratam profissionais de outras equipes. Com a Red Bull não é diferente. Os que saem são repostos”. O que está acontecendo, de fato, é que a troca de conhecimento que circula livremente, embora existam tentativas de manutenção de segredo dentro das equipes, gerou um desenvolvimento relativamente homogêneo nos procedimentos. Além do mais, em automobilismo existe aquela velha máxima, atualíssima: “O que dá certo se copia”. Mercedes e Ferrari estão um pouco atrás em relação à McLaren. Porém, pode acontecer que uma ou mais equipes vá brigar lá na frente com a McLaren. Vivemos o ano das surpresas em vários aspectos. Senão vejamos: Sete pilotos diferentes venceram corridas, dois pilotos com idades entre 18 e 19 anos assinam longos contratos em equipes grandes, menor diferença de tempo entre os seis primeiros da história no grid (Entre o pole Norris e o sexto, Hamilton, 0s186, em Monza) e os mesmos 20 carros que largaram terminaram a corrida (Bahrein, Holanda e Espanha). Situação do Campeonato de Pilotos: 1º) Max Verstappen – 331 pontos, 2º) Lando Norris – 279, 3º) Charles Leclerc – 245, 4º) Oscar Piastri – 237 e 5º) Carlos Sainz – 190. Situação do Campeonato de Construtores: 1º) McLaren – 516 pontos, 2º) Red Bull – 475, 3º) Ferrari – 441, 4º) Mercedes – 329 e 5º) Aston Martin – 86. Próximo encontro: GP Estados Unidos – dia 20 de outubro. Luiz Carlos Lima Visite o site do nosso colunista Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |