Olá amigos leitores, Na minha coluna da semana passada escrevi sobre a mudança de mãos dos poderes a nomeação de Daniel Towriss como novo CEO equipe Andretti Global. Michael Andretti, que construiu a estrutura da equipe ao longo das últimas décadas e expandiu suas operações da principal categoria de monopostos dos Estados Unidos para a Indy Lights (agora chamada Indy NXT), o IMSA Weathertech e a Fórmula E, além de dar os primeiros passos para conseguir ter uma equipe na Fórmula 1, escreveu uma carta aberta aos seguidores da equipe. A comunicação foi feita após sua recente saída do cargo de diretor da equipe e da transição de poder para o investidor do Group 1001. “Aos nossos fãs, Eu nasci um piloto. Desde cedo, eu não conhecia nada diferente da vida na pista rápida. Ser um “filho de” – mesmo que orgulhoso – veio com um alto padrão e, uma vez que eu pisei no acelerador, eu nunca olhei para trás. Eu não parei por nada para encontrar o sucesso. Eu dirigi pela paixão e amor pelo esporte, mas eu venci pelo medo de perder. O sonho de infância do meu pai se tornou meu destino e, juntos, construímos um legado e um negócio familiar. Quando meus dias de direção diminuíram, eu me concentrei em criar um espaço que inspirasse futuros motoristas a irem mais rápido do que eu. Eu acredito que, junto com a ajuda de muitos membros da equipe muito qualificados e apaixonados, eu fui capaz de fazer exatamente isso. Nas últimas duas décadas, nossa equipe viu os maiores altos e os menores baixos. Crescemos em um nível global que acredito que ainda não foi tocado no automobilismo e vimos alguns dos melhores talentos nas corridas usarem orgulhosamente o emblema Andretti. Muitas das minhas melhores memórias vieram ao volante desta organização, e estou muito orgulhoso do que construímos. Mas décadas de corrida a todo vapor não vêm sem sacrifício e, depois de muito pensar e refletir nos últimos meses, tomei a decisão de dar um passo para trás. Tenho uma função operacional diária desde antes mesmo de sair do carro de corrida, e agora é hora de passar o bastão para meu parceiro e amigo, Dan Towriss. Ao tomar esta decisão por mim, minha família e esta equipe, sei que isso é um choque para muitos, especialmente para vocês, os fãs, minha família estendida. Para muitos de vocês, vocês me viram crescer, ou cresceram ao meu lado, e não importa quais movimentos fizemos como um time, vocês ficaram ao nosso lado em cada curva. Não me passou despercebido que as gerações de fãs da Andretti são as melhores no ramo. Estou honrado em ser considerado um favorito dos fãs, um modelo e um amigo. E agradeço a vocês por uma vida inteira de apoio e, em alguns casos, sua honestidade brutal. Mas eu não vou embora - estarei servindo como consultor da equipe e estarei disponível para ajudar onde puder. Embora vocês possam me ver menos nas pistas de corrida, saibam que minha paixão pelo esporte e meu apoio à nossa equipe e seu pessoal permanecerão inabaláveis. Minha esperança é que vocês, como fãs da Andretti, continuem apoiando nossa equipe com o mesmo entusiasmo e lealdade que vocês tão graciosamente demonstraram a mim e à minha família ao longo dos anos. Estou animado com a oportunidade de passar mais tempo com minha linda família, incluindo meus gêmeos de 10 anos, abraçar meu novo título de ‘Nonno’ e explorar coisas novas em um nível pessoal e com meus outros negócios. Então, isso não é um adeus. É apenas o virar da página.” A corrida de Bobby Rahal por pilotos com dinheiro Bobby Rahal e a equipe Rahal Letterman Lanigan Racing tem muito trabalho a concluir antes que a próxima composição de sua equipe de três carros da NTT IndyCar Series possa ser confirmada. Graham Rahal é o único piloto da RLL contratado para retornar, e com uma vaga privilegiada para preencher no Honda nº 45 desocupada pelo novo piloto da Arrow McLaren, Christian Lundgaard, e a incerteza sobre a continuação de Pietro Fittipaldi no volante do carro #30, a lista de Rahal está em fluxo. As negociações em andamento com a rede de supermercados do Centro-Oeste Hy-Vee, que a RLL apresentou à IndyCar, e outros patrocinadores são cruciais para a capacidade da equipe de finalizar sua escalação. Junto com os coproprietários Mike Lanigan e David Letterman, Bobby Rahal está procurando pelo menos um piloto que possa ajudar a equipe a se recuperar de outra temporada que ficou aquém das expectativas. Christian Lundgaard assumiu a condição de melhor piloto da RLL em 2023 após chegar ao oitavo lugar na classificação final. Mesmo tendo caído para o 11º lugar ao final da temporada 2024, o dinamarquês foi o piloto de melhor desempenho da equipe nas últimas duas temporadas enquanto enfrentavam dificuldades contínuas. Identificar o “próximo Lundgaard” para manter o padrão estabelecido pelo piloto do carro #45 é fundamental para a RLL, e enquanto a equipe tem alguns jovens pilotos a considerar, Rahal vê seu filho – após um ano para esquecer após ficar em 18º no campeonato – como estando na posição perfeita para se recuperar e liderar o trio de pilotos revisado. A RLL tem o destaque da F2 Juri Vips, que já mostrou um bom desempenho na IndyCar Series como contratado e no mercado, buscando uma vaga como titulares, os pilotos Rinus VeeKay e Linus Lundqvist estão entre os muitos pilotos que esperam obter o aceno de uma equipe e substituir Lundgaard (e igualmente ameaçando o destino de Pietro Fittipaldi, cujos patrocinadores garantiram a inscrição do brasileiro nascido em Miami para o carro #30, é outra questão persistente para a RLL responder). Com o patrocínio adequado em mãos, Rahal gostaria de continuar a prática de contratar um piloto de elite para assumir p carro #45, e a decisão a seguir sobre quem pilotará carro #30 provavelmente será decidida entre a qualidade da habilidade e financiamento do piloto. A especulação tem sido abundante em relação à RLL e sua capacidade de manter a Hy-Vee como o patrocinador principal da inscrição do carro #45. Houve rumores consistentes no último mês de uma redução geral nas despesas da empresa em corridas, o que inclui uma parceria com a Penske Entertainment no financiamento e promoção do evento de rodada dupla no Iowa Speedway, e uma possível divisão de suas despesas para cobrir parcialmente o carro #45 e para a Penske pagar por sua inscrição afiliada da AJ Foyt Racing para David Malukas. Sobre o tópico de potencialmente perder o patrocínio para a equipe de propriedade do proprietário da série, Rahal disse que não está concentrando suas energias em suposições. Vamos acelerar! Sam Briggs Fotos: site IndyCar Media Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |