No final do ano de 2004, Dietrich Mateschitz, austríaco criador da bebida energética Red Bull e CEO da empresa, comprou a equipe Jaguar de Fórmula 1, que pertencia ao grupo Ford. O primeiro técnico a ser contratado foi Adrian Newey, um dos maiores projetistas da história da Fórmula 1, criador de carros campeões na Williams (1992, 1993, 1996 e 1997) e na McLaren (1998 e 1999). A participação integral da Red Bull aconteceu a partir de 2005, com os pilotos David Coulthard (líder) e Christian Klien. Os carros receberam os motores Cosworth. Couthard somou 24 pontos e Klien apenas 9. Entre os construtores ficou com a sétima posição. No final do mesmo ano assinou com a Ferrari para receber os motores italianos a partir da temporada seguinte. 2006 não foi um ano muito feliz para a equipe austríaca. Apesar de Couthard ter consegui um terceiro lugar em Mônaco, no total somou somente 16 pontos, sendo 14 do escocês. O desempenho de Vitantonio Liuzzi foi fraco e terminou na sua dispensa. Nesse ano Mateschitz comprou a equipe Minardi e mudou seu nome para Toro Rosso; Passou a ser equipe satélite da Red Bull. O piloto australiano Mark Weber foi contratado em 2007. O modelo RB3 foi o primeiro totalmente projetado por Newey e deu um salto de qualidade. A Renault passou a fornecer os motores e os resultados começaram a aparecer. Couthard chegou em quinto lugar duas vezes e Weber uma vez em terceiro. Subiu para a quinta posição entre os construtores. Mark Weber se firmou na equipe, somando 21 pontos na temporada, enquanto Couthard somou apenas oito. Aos 37 anos, o escocês decidiu encerrar a carreira no final de 2008, alegando que sua motivação já não era a mesma. A Red Bull caiu para o sétimo lugar entre as equipes. Tudo contribuiu para um excelente campeonato da Red Bull em 2009. Newey concebeu o RB5, carro que nasceu destinado a iniciar uma série campeã. A grande revelação Sebastian Vettel venceu o GP da Itália de 2008 com o Toro Rosso, uma verdadeira façanha. Contratado para ser companheiro de Mark Weber, o alemão conquistou simplesmente o vice-campeonato mundial, vencendo quatro vezes, além de duas vitórias de Weber. A equipe chegou também ao título de vice-campeã. O RB5 foi o ponto de partida de uma das sequências mais vitoriosas de uma equipe na história da Fórmula 1. 2010 deu início à era Sebastian Vettel-Red Bull. Até 2013 o alemão conquistou quatro títulos mundiais consecutivos, venceu cinco GPs em 2010, onze em 2011, cinco em 2012 e doze em 2013. A Red Bull entrava para a história como uma das maiores vencedoras. Mark Weber contribuiu muito na conquista, com sete vitórias e por manter um bom ambiente interno na equipe. Em 2014 passou a vigorar um regulamento totalmente novo, passando os motores de 2.400cc aspirados para 1.600 cc turbo, além de série de inovações, a chamada era híbrida. A Mercedes dominou os campeonatos de construtores, de 2014 a 2021 e de pilotos, de 2014 a 2020. Nesse período Hamilton foi seis vezes campeão mundial e Nico Rosberg uma vez. Em 2015 a Red Bull encontrou um piloto que alcançav índices de desempenho incomuns, muito acima da média, Max Verstappen, de 17 anos. O jovem holandês foi contratado, inicialmente ocupando o cockpit na Toro Rosso. No ano seguinte o transferiram para a equipe principal. Venceu sua primeira corrida e foi ao pódio mais cinco vezes. O trabalho realizado pela Red Bull evoluía, mas ainda não era páreo para Mercedes e Ferrari. Em 2019 e 2020 Max conseguiu superar a Ferrari e se aproximar da equipe alemã. Em 2021 Verstappen conquistou seu título mundial pela primeira vez. O domínio de Verstappen e Red Bull foi total em 2022 e 2023. Tudo indicava que a história se repetiria em 2024. Depois de sete vitórias de Max em 2024 outros SEIS pilotos das equipes Mclarem, Mercedes e Ferrari ganharam corridas. A Red Bull perdeu Adrian Newey para a Aston Martin e dezenas de profissionais de alto nível e tenta se reerguer. Christian Horner, o comandante maior, está na equipe desde a sua aquisição, em 2005. Ninguém deve duvidar de sua capacidade de dar a volta por cima. Próximo encontro: GP dos Estados Unidos – Austin – Dia 20 de outubro. Luiz Carlos Lima Visite o site do nosso colunista Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |