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WRC Europa Central: Tänak vence em meio a reviravoltas e título continua em aberto PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 20 October 2024 14:19

Chegamos! 

 

O Rally da Europa Central do WRC está de volta ao calendário após sua estreia bem recebida em 2023. Das rotas cênicas e técnicas do interior da Áustria às rápidas e fluidas pistas tchecas e aos exigentes trechos alemães. O Rally da Europa Central mostra o melhor da herança automobilística dessas três nações.

 

O Rally da Europa Central para uma experiência que mistura emoção de tirar o fôlego com a pura alegria da aventura. Este evento promete a mistura perfeita de ação em alta velocidade e diversão cheia de adrenalina, tendo como cenário deslumbrante coração do continente. É um convite para fazer parte de algo realmente especial, onde cada curva traz uma nova emoção. Prepare-se para uma jornada inesquecível!

 

Prévia: Rally da Europa Central

Thierry Neuville está prestes a perder sua reputação como o “eterno perdedor” do Campeonato Mundial de Rally da FIA caso venha conquistar o título de pilotos de 2024 no Rally da Europa Central desta semana (17 a 20 de outubro).

O belga, que pilota um i20 N Rally1 Hybrid para a Hyundai Motorsport, começa esta penúltima rodada da temporada com uma vantagem de 29 pontos sobre seu companheiro de equipe Ott Tänak, com os homens da Toyota Gazoo Racing, Sébastien Ogier e Elfyn Evans 41 e 46 pontos atrás, respectivamente.

Desde que chegou ao nível mais alto do WRC em 2012, Neuville suportou a decepção de terminar em segundo lugar no campeonato cinco vezes. Essa longa espera pode finalmente chegar ao fim se ele superar Tänak por dois pontos, garantindo que não perca mais do que 10 pontos para Ogier e 15 para Evans.

 

Com seu formato transfronteiriço distinto, o Rally da Europa Central apresenta um severo desafio de asfalto. As etapas combinam asfalto liso e áspero, estradas planas e acidentadas, e alternam entre seções largas e estreitas. O clima imprevisível é outro fator-chave e adiciona mais complexidade ao evento, que começa em Praga na quinta-feira e apresenta etapas na Áustria, República Tcheca e Alemanha. 

Thierry Neuville e o navegador Martijn Wydaeghe venceram a edição inaugural deste rally no ano passado e se juntam a Tänak e Andreas Mikkelsen na formação de três carros da Hyundai. Embora uma vitória no campeonato esteja ao seu alcance, o belga continua focado na consistência.

Sébastien Ogier, atualmente em terceiro na classificação, faz parte da inscrição de quatro carros da Toyota Gazoo Racing, os Yaris Rally1 Hybrid, ao lado de Evans, o retornado Takamoto Katsuta e a estrela em ascensão Sami Pajari. O francês, que mora perto de Munique, está ansioso para ver grandes multidões no que ele considera outro evento “caseiro”.

A M-Sport Ford colocará três Puma Rally1 Hybrid para Adrien Fourmaux, Grégoire Munster e o piloto grego Jourdan Serderidis. A temporada de 2024 da equipe britânica, incluindo momentos dos bastidores, está sendo capturada na série documental “More than Machine”, disponível para assistir no canal do WRC no YouTube.

 

O rally compreenderá 18 etapas e terminará na tarde de domingo em Passau, Alemanha, após 302,51 quilômetros cronometrados.

 

Estágios

Das rotas cênicas e técnicas do interior da Áustria às rápidas e fluidas pistas tchecas e aos exigentes trechos alemães, o Rally da Europa Central mostra o melhor da herança automobilística dessas três nações.

 

Destaques

18 etapas especiais com um comprimento total de mais de 300 km estão no programa ao longo dos quatro dias do rally.

 

150.000 espectadores de todo o mundo assistiram ao fim de semana do rali em sua estreia em 2023.

Numerosas medidas contribuem para as metas de sustentabilidade do Central European Rally.

 

Shakedown

Ott Tänak deu o tom para o Rally da Europa Central desta semana ao liderar o estágio de shakedown da manhã de quinta-feira, realizado perto da capital tcheca, Praga. Após sete jogos de cascalho consecutivos, o Campeonato Mundial de Rally da FIA retorna ao asfalto para as duas últimas etapas da temporada – e Tänak não perdeu tempo em provar que ele e seu Hyundai i20 N Rally1 Hybrid são igualmente competitivos em superfícies seladas.

 

 

O estoniano registrou o tempo mais rápido no curto e vigoroso teste de Točná, superando o rival do Toyota Yaris Rally1 Hybrid Sébastien Ogier por apenas dois décimos de segundo. O companheiro de equipe de Ogier, Takamoto Katsuta, completou o pódio apenas um décimo atrás. Tänak atualmente está em segundo na classificação de pilotos, 29 pontos atrás do colega Thierry Neuville, que deve superá-lo por pelo menos dois pontos neste fim de semana para garantir o campeonato com uma rodada de sobra.

 

A dupla também deve manter os olhos no título de fabricantes, onde a Hyundai detém uma pequena vantagem de 17 pontos sobre a Toyota. Neuville ditou o ritmo na corrida de abertura, mas acabou caindo para o quarto lugar, apenas 0.1s à frente da estrela em ascensão da Toyota, Sami Pajari, com menos de um segundo separando os cinco primeiros colocados.

 

 

Elfyn Evans ficou em sexto em seu Toyota, seguido de perto por Andreas Mikkelsen, que está fazendo sua primeira aparição no WRC pela Hyundai desde o Rally da Polônia em junho. Adrien Fourmaux completou os oito primeiros em seu M-Sport Ford Puma Rally1 Hybrid, com os corredores do Rally2 Yohan Rossel e Oliver Solberg completando o top 10.

 

Quinta-feira

Sébastien Ogier liderou o Rally da Europa Central por nove décimos de segundo de Thierry Neuville na noite de quinta-feira após dois testes de velocidade complicados na República Tcheca. A penúltima etapa do Campeonato Mundial de Rally da FIA deste ano começou em grande estilo com uma vibrante cerimônia de largada no Castelo de Praga, onde o presidente tcheco Petr Pavl sinalizou para os carros partirem. Os competidores então enfrentaram duas exigentes etapas de asfalto ao sul da capital, com apenas 2.1s cobrindo os cinco primeiros pilotos no final da partida.

 

 

Ogier, ás do Toyota Yaris Rally1 Hybrid, foi o primeiro a vencer o curto e afiado estágio super especial de Velká Chuchle nos arredores de Praga. Um terceiro melhor tempo na etapa noturna de Klatovy foi o suficiente para mantê-lo à frente do líder do campeonato da Hyundai, Neuville, enquanto Andreas Mikkelsen colocou dois carros i20 N Rally1 Hybrid entre os três primeiros, atrás de seu companheiro de equipe por 0,8 segundos durante a noite.

 

Thierry Neuville, que pode garantir seu primeiro título mundial esta semana, ficou frustrado depois de cortar um fardo de palha na SS1, danificando a carroceria de seu Hyundai. Para garantir o campeonato, o belga deve superar o colega Ott Tänak por dois pontos, garantindo que não perca mais de 10 para Ogier e 15 para Elfyn Evans. A etapa de sexta-feira inclui duas paradas remotas de serviço na cidade tcheca de Janovice nad Úhlavou, mas os regulamentos estipulam que a carroceria não pode ser alterada durante essas paradas.

 

 

Takamoto Katsuta marcou seu retorno ao time da Toyota depois de ficar no banco no Chile com um impressionante segundo tempo mais rápido no SS1. Ele caiu para quarto após o SS2, mas terminou o dia apenas 0.3s atrás de Mikkelsen. Tänak, por sua vez, ficou outro décimo de segundo atrás em quinto, com Adrien Fourmaux completando os seis primeiros em seu M-Sport Ford Puma Rally1 Hybrid.

 

Elfyn Evans, Sami Pajari e Grégoire Munster preencheram as próximas três posições, enquanto Oliver Solberg completou o top 10. O sueco está competindo pelas honras absolutas do Rally2 em seu Škoda Fabia RS, tendo já começado as rodadas de pontuação máxima de sete pontos no WRC2.

 

 

Houve drama para Yohan Rossel, um dos principais rivais de Solberg pelo título WRC2 deste ano. O francês precisa vencer este rally para permanecer na disputa pela coroa, mas chegou ao final do SS2 com uma roda traseira direita quebrada em seu Citroën C3 Rally2, perdendo cerca de meio minuto. O companheiro de equipe de Rossel, Nikolay Gryazin, portanto, liderou a categoria de Filip Mareš.

 

Sexta-feira

Thierry Neuville manteve suas aspirações ao título do Campeonato Mundial de Rally da FIA no caminho certo na sexta-feira ao ultrapassar o rival da Toyota Gazoo Racing, Sébastien Ogier, para reivindicar a liderança no Rally da Europa Central. O belga, que pilota um carro i20 N Rally1 Hybrid para a Hyundai Motorsport, chegou à parada noturna com uma vantagem de 6.4s sobre Ogier e 7.8s à frente de seu companheiro de equipe em terceiro lugar, Ott Tänak, após um dia de etapas complicadas de asfalto que serpentearam pela República Tcheca e voltaram para o parque de serviço perto de Bad Griesbach, na Alemanha.

 

 

A estrela do Toyota Gazoo Racing. Sébastien Ogier, liderou a classificação após o par de estágios de velocidade de abertura de quinta-feira, mas o oito vezes campeão mundial ficou atrás de Neuville após a terceira etapa de hoje em Šumavské Hoštice, sua causa não foi ajudada por alguns momentos largos nas estradas cobertas de folhas engorduradas. Enquanto a dupla permaneceu muito próxima na etapa, o francês Ogier admitiu que simplesmente “não foi rápido o suficiente” ao terminar o dia atrás de Neuville.

 

Um primeiro título mundial está agora um pouco mais perto para Neuville e do navegador Martijn Wydaeghe. Eles devem superar Tänak por dois pontos, perdendo não mais do que 10 para Ogier e 15 para Elfyn Evans para garantir a coroa nesta penúltima rodada, que termina no domingo. Embora ter dois carros entre os três primeiros seja um bom presságio para a Hyundai, a pressão está sobre a marca coreana para consolidar sua liderança na série de fabricantes depois que Andreas Mikkelsen bateu seu i20 N na SS5. O norueguês subesterçou em uma curva para a esquerda com árvores, atingindo uma série de postes de cerca que causaram grandes danos.

 

 

Apenas 15.1s separavam os integrantes do quarteto líder com Elfyn Evans terminando sexta-feira em quarto lugar geral, 7.3s atrás de Tänak. O galês conquistou uma única vitória de etapa, assim como o companheiro de equipe da Toyota Takamoto Katsuta, que o seguiu, mas com uma desvantagem de 23,5s em quinto. Um problema híbrido colocou um ligeiro obstáculo na primeira saída de Sami Pajari no Toyota Rally1 no asfalto, mas o finlandês sobreviveu a alguns momentos cabeludos para completar os seis primeiros com o confiável navegador Enni Mälkönen ao seu lado.

 

Adrien Fourmaux também estava sem potência híbrida, o que, quando somado a dificuldades de configuração, restringiu o francês ao sétimo lugar. O parceiro de Fourmaux na M-Sport Ford Puma Rally1 Hybrid, Grégoire Munster, ficou em oitavo, enquanto os corredores do Rally2 Nikolay Gryazin e Oliver Solberg completaram o top 10. Gryazin liderou a categoria WRC2, para a qual Solberg não está marcando pontos.

 

 

Mais seis etapas, passando pela Alemanha e Áustria, aguardam no sábado. A distância competitiva da penúltima etapa é de 123,46 km e começa às 07h58, horário local.

 

Sábado

As expectativas para o terceiro dia de competição do WRC Rally da Europa Central não poderiam ser mais elevadas – e contrariadas – do que vimos acontecer. Com Thierry Neuville tendo encerrado a sexta-feira com a condição de conquistar seu primeiro título do Campeonato Mundial de Rally da FIA antes da última etapa do campeonato, estando aparentemente com a situação sob controle, monitorando seus adversários, terminaram o dia significativamente afetadas após uma queda dramática do primeiro para o quarto lugar no sábado.

 

 

As esperanças de Thierry Neuville de conquistar seu primeiro título do Campeonato Mundial de Rally da FIA no Rally da Europa Central foram significativamente afetadas após uma dramática manhã de sábado, quando ele caiu do primeiro para o quarto lugar no sábado. O belga fez uma largada quase perfeita, liderando por 6.4s após a primeira etapa completa de sexta-feira.

 

No entanto, hoje – o penúltimo dia da penúltima rodada da temporada – ele sofreu não um, mas dois incidentes off-road no intervalo de um minuto. Assim que se recuperou do primeiro giro durante a etapa Beyond Borders, que atravessava a fronteira entre a Alemanha e a Áustria, esta manhã, Neuville se viu novamente na grama. A segunda prova foi particularmente custosa, pois ele lutou para extrair seu Hyundai i20 N Rally1 Hybrid de uma vala de drenagem de concreto e perdeu quase 40 segundos.

 

 

A estrela da Toyota Gazoo Rracing, Sébastien Ogier, terminou vendo-se de volta à liderança pela primeira vez desde a manhã de sexta-feira, mas o oito vezes campeão mundial tinha o Hyundai de Ott Tänak em seu encalço. Tänak, que havia brevemente liderado Ogier após a etapa de abertura do dia, conquistou dois tempos de referência em comparação com os três de Ogier e está 5.2s atrás do francês indo para a final de quatro etapas de domingo.

 

Os eventos de hoje tornaram cada vez mais provável que o campeonato seja decidido no FORUM8 Rally Japan no mês que vem. Com os pontos provisórios de sábado em mãos, Neuville cedeu oito para Ogier e três para Elfyn Evans da Toyota, que atualmente está 25.8s à sua frente em terceiro lugar. Crucialmente, ele perdeu cinco pontos para Tänak — seu rival mais próximo no campeonato — e precisa superar o estoniano por dois pontos para garantir o título neste fim de semana.

 

 

Takamoto Katsuta ficou atrás de Neuville por 52.0s em quinto, a causa do piloto japonês não foi ajudada pela penalidade de tempo de 16 segundos que ele sofreu no SS9. Ele excedeu a velocidade alvo em uma área de chicane virtual em 8 km/h e foi penalizado em 2 segundos por km/h excedido como resultado. O sexto lugar foi para o companheiro de Katsuta na Toyota, Sami Pajari, enquanto o craque da M-Sport, Grégoire Munster, ficou em oitavo.

 

Foi um dia decepcionante também para o companheiro de equipe de Munster, Adrien Fourmaux, que se aposentou após o SS10 com um problema no diferencial dianteiro que comprometeu o manuseio do carro, levando a duas excursões off-road. Nikolay Gryazin liderou a categoria WRC2 por quase dois minutos do piloto tcheco Filip Mareš, com Oliver Solberg – não elegível para pontos WRC2 neste fim de semana – se encaixando entre eles em nono lugar geral.

 

 

A etapa decisiva de domingo é composta por duas visitas ao estágio Knaus Tabbert Am Hochwald, mais o teste Passauer Land. A segunda corrida deste último forma o Wolf Power Stage a partir das 13:15, horário local.

 

Domingo

Se no sábado tivemos dramáticas reviravoltas na disputa do WRC Rally da Europa Central, o domingo foi ainda mais excitante. A luta pelo Campeonato Mundial de Rally da FIA deste ano está definida para ir até o fim depois que Ott Tänak conquistou uma vitória dramática no Rally da Europa Central no domingo. Em mais uma reviravolta no que tem sido uma emocionante temporada de 2024, Tänak conquistou a vitória por 7.0s de vantagem sobre Elfyn Evans.

 

 

O oito vezes campeão mundial de Rally da FIA, Sébastien Ogier, que começou o dia com uma excelente vantagem, bateu seu Toyota Yaris Rally1 Hybrid em uma curva para a esquerda na penúltima etapa. Tänak havia colocado Ogier sob pressão nos estágios finais e havia superado a estrela francesa por apenas 1.5s no momento do incidente que tirou o piloto da Toyota Gazoo Racing da competição.

 

O triunfo de Tänak, seu segundo do ano, preparou um confronto na rodada final com o companheiro de equipe do Hyundai i20 N Rally1 Hybrid, Thierry Neuville, no FORUM8 Rally Japan do mês que vem. Neuville, que estava a caminho de garantir seu primeiro título de pilotos antes de duas saídas do asfalto bastante custosas na manhã de sábado, viu sua liderança no campeonato ser reduzida de 29 para 25 pontos. Ele terminou o rally em terceiro lugar, 25.8s atrás do piloto da Toyota Gazoo Racing, Elfyn Evans.

 

 

Apesar do infortúnio de Ogier, as fortes performances do Super Sunday dos homens da Toyota Evans e Takamoto Katsuta ajudaram a reduzir a vantagem da Hyundai no campeonato de fabricantes para 15 pontos. Katsuta foi o piloto mais rápido no último dia, incluindo o Wolf Power Stage, garantindo um final tenso no Japão onde, pela primeira vez desde 2021, os títulos de pilotos e fabricantes serão decididos na rodada final.

 

Neuville, Ogier e Tänak se revezaram na liderança do rally, que começou em Praga na quinta-feira e apresentou etapas desafiadoras de asfalto espalhadas pela República Tcheca, Áustria e Alemanha. Tänak lutou com a configuração de seu carro na manhã de sexta-feira e inicialmente ficou em quinto lugar, mas seu ritmo melhorou conforme o evento progrediu, culminando em sua 21ª vitória na carreira.

 

 

A forte corrida de domingo de Katsuta, combinada com a saída de Ogier, o fez terminar em quarto na classificação geral, e 41.2s atrás de Neuville - um resultado sólido para o corredor japonês antes de seu evento em casa no mês que vem. No parque de serviços, Grégoire Munster subiu para o quinto lugar em seu Ford Puma Rally1 HYBRID, igualando seu melhor resultado na carreira depois que Sami Pajari capotou seu GR Yaris no SS15.

 

O sexto lugar geral foi para o vencedor do WRC2 Nikolay Gryazin, que terminou 26.1s à frente de Oliver Solberg. Embora Solberg não tenha marcado pontos esta semana, ele continua na disputa pelo título do WRC2, que também será decidido no Japão. Filip Mareš, Miko Marczyk e Kajetan Kajetanowicz completaram o top 10 após quatro dias de competição e mais de 300 km de etapas cronometradas.

 

 

A 13ª e última etapa da temporada 2024 do WRC, o FORUM8 Rally Japan, acontece em Aichi de 21 a 24 de novembro.

 

Arivederci,

 

Redação do RallyItalia.net

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Sunday, 20 October 2024 19:16 )