Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
McLaren Conquista seu Nono Título Mundial PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 16 December 2024 23:21

Bruce Leslie McLaren nasceu na Nova Zelândia, no dia 30 de agosto de 1937. Começou a competir em 1956 com um Austin de seu pai, vencendo algumas provas. Juntou suas economias mais a ajuda do pai e foi para a Inglaterra no início de 1959. Pilotando um Cooper T51 venceu O GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, aos 22 anos, se tornando o mais jovem vencedor de Grande Prêmio. Com o mesmo carro venceu o GP da Argentina de 1960. Continuou ligado à Cooper e venceu em 1962 o GP de Mônaco, com o modelo T60. Trabalhou para Cooper até 1965, saindo para fundar sua própria fábrica de carros de corrida, a Bruce McLaren Motor Racing Ltd., com objetivo de construir carros para a série Tasmânia, disputada na Austrália e Nova Zelândia, tendo como sócio Teddy Meyer.

 

O Primeiro Fórmula 1 com a marca McLaren estreou no GP de Mônaco de 1966, com o modelo M2B, pilotado pelo próprio Bruce, corrida que não terminou. No mesmo ano foi 6º no GP do Reino Unido e 5º no GP dos Estados Unidos. Com carros bem construídos fabricaram protótipos para a série CaAm e Fórmula 1. A primeira vitória veio em 1968, com o próprio Bruce pilotando, no GP da Bélgica, com o modelo M7A. O campeão mundial de 1967, o também neozelandês Denny Hulme venceu, com o mesmo carro, os GPs da Itália e Canadá de 1968 e o GP do México de 1969. No dia 2 de junho de 1970, testando um carro da CanAm em Goodwood (Inglaterra), Bruce McLaren sofreu um acidente fatal, pouco antes de completar 33 anos de idade.

 

Teddy Meyer decidiu dar continuidade à fábrica, mantendo o nome McLaren em homenagem ao falecido sócio e amigo. O piloto Denny Hulme também se manteve fiel à marca, mas só voltou a vencer no GP da África do Sul de 1972, com o modelo M19A. No segundo semestre do mesmo ano o projetista Gordon Coppuck concebeu o modelo M23, que viria a ser o primeiro carro campeão da McLaren. Com o M23 Hulme venceu o GP da Suécia em Anderstorp, em 1973. No mesmo ano Peter Revson levou o M23 à vitória nos GPs do Reino Unido e no Canadá.

 

 

A McLaren contratou Emerson Fittipaldi para sua equipe, formando dupla com o veterano Hulme, que participava de suas últimas corridas. A temporada de 1974 foi gloriosa para a equipe. Hulme venceu um GP o da Argentina e Fittipaldi venceu três vezes (Brasil, Bélgica e Canadá), conquistando seu bicampeonato mundial. A McLaren, pela primeira vez, foi campeã entre os construtores. Com o mesmo M23 James Hunt foi campeão em 1976.

 

No início dos anos 1980 Ron Dennis comprou a McLaren e reorganizou e modernizou a equipe. Contratou o projetista John Barnard, que revolucionou o automobilismo ao construir o primeiro Fórmula 1 totalmente estruturado em fibra de carbono, o modelo da série MP4, que levaria a gloriosas conquistas Niki Lauda, Alain Prost e Ayrton Senna, entre 1984 e 1991. 

 

Os Campeonatos Mundiais de Pilotos da McLaren: 1974 – Emerson Fittipaldi, 1976 – James Hunt, 1984 – Niki Lauda, 1985, 1986 e 1989 – Alain Prost, 1988, 1990 e 1991 – Ayrton Senna, 1998 e 1999 - Mika Hakkinen e 2008 - Lewis Hamilton.

 

Campeonatos Mundiais de Construtores da McLaren: 1974, 1984, 1985, 1988, 1989, 1990, 1991, 1998 e 2024.

 

Ligada à Fórmula 1 desde 1966, a McLaren participou de 59 temporadas, largou em 970 Grandes Prêmios, venceu 189 vezes, com 49 dobradinhas, foi ao pódio em 524 oportunidades e conquistou 184 pole positions.

 

Maiores ganhadores de títulos de construtores: 1º) Ferrari – 16, 2º) Williams e McLaren – 9, 3º) Mercedes – 8 e 4º) Red Bull – 6.

 

Equipes com maior número de vitórias: 1º) Ferrari – 248, 2º) McLaren – 189, 3º) Mercedes – 129, 4º) Red Bull – 122 e 5º) Williams – 114.

 

Equipes que mais participaram de Grandes Prêmios: 1º) Ferrari – 1098, 2º) McLaren – 970, 3º) Williams – 851, 4º) Lotus – 608 e 5º) Tyrrell – 430.

 

Luiz Carlos Lima

 

Visite o site do nosso colunista

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Monday, 16 December 2024 23:24 )