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O Primeiro dos Grandes Prêmios da Fórmula 1 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 13 January 2025 21:19

13 de maio de 1950. Autódromo de Silverstone, Inglaterra. Grande Prêmio do Reino Unido, primeira corrida oficial da Fórmula 1, contando pontos para o Campeonato Mundial de Pilotos, recentemente criado. Um dos mais importantes eventos do ano em toda a Europa.

 

A família real britânica foi convidada e prestigiou o evento. O rei George VI, já visivelmente debilitado pelo câncer de pulmão, a rainha Elizabeth e as princesas Elizabeth e Margareth, cumprimentaram um a um os pilotos que participariam da prova, que se posicionaram em fila, com toda a reverência. Os organizadores deviam ser contra a monarquia., pois o local reservado para a família real era um tosco tablado de madeira sem nenhuma cadeira. O rei, a rainha e as princesas assistiram o Grande Prêmio em pé, expostos ao sol. Não reclamaram e mantiveram postura educada.

 

Ainda em fase inicial de recuperação dos destrutivos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) os carros eram remanescentes do período anterior ao conflito. Muitas fábricas de automóveis foram destruídas em bombardeios. A equipe oficial da Alfa Romeo inscreveu quatro carros modelo 158, com quatro feras ao volante: Giuseppe Farina (Itália), Juan Manuel Fangio (Argentina), Luigi Fagioli (Itália) e Reg Parnell (Reino Unido). Os seis Maserati do grid eram guiados por Príncipe Bira (Tailândia), Emmanuel de Graffenried (Suiça), Louis Chiron (Mônaco), David Hampshire (Reino Unido), David Murray (Reino Unido) e Joe Fry (Reino Unido). Os grandes Talbot Lago eram pilotados por Louis Rosier (França), Philippe Etancelin (França), Eugène Martin (França), Johnny Claes (Bélgica) e Yves Giraud-Cabantous (França). Alinharam também quatro Eras, de Peter Walker (Reino Unido), Leslie Johnson (Reino Unido), Bob Gerard (Reino Unido) e Cutt Harrison (Reino Unido) e dois Altas, de Geof Crossley (Reino Unido) e Joe Kelly (Irlanda). 

 

 

O primeiro regulamento da Fórmula 1 admitia motores de 4.500 cc atmosféricos ou de 1.500 cc superalimentados. Essa regra durou apenas dois anos (1950 e 1951) e até hoje é a que admitiu os maiores motores da história da categoria, já que depois de 1952 e até 2021 a cilindrada máxima permitida foi de 3.500 cc (1987-1994). Somente a Talbot Lago optou por motores aspirados com 4.483 cc e potência de 280 hp a 5.000 rpm, enquanto que o motor Alfa Romeo 158 de 1.479 cc com 2 compressores atingia 370 hp a 8.500 rpm. Os carros italianos conquistaram as quatro primeiras posições no grid, com Farina, Fagioli, Fangio e Parnell. Farina virou em 1’50”8, com a média horária de 151,051 km/h.

 

Como esperado, a corrida foi totalmente dominada pelos Alfa Romeo, com Giuseppe Farina em primeiro, Luigi Fagioli em segundo e Reg Parnell em terceiro. Juan Manuel Fangio abandonou com problemas de lubrificação. A superioridade da marca italiana foi tanta que seus três pilotos foram os únicos a completar as 70 voltas programadas, duas à frente dos Talbot Lago de Yves Girauld-Cabantous e Louis Rosier.

 

Estava criada a Fórmula 1, a mais importante categoria do automobilismo mundial, praticada por alguns dos melhores pilotos da história dos esportes a motor.

 

Luiz Carlos Lima

 

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Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Monday, 13 January 2025 21:20 )