Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Giuseppe Farina: O Primeiro Campeão da Fórmula 1 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 21 July 2025 22:57

Giuseppe Farina nasceu no dia 30 de outubro de 1906, na cidade de Turim, Itália. Sobrinho do célebre carrozziere Pinin Farina (empresa Pininfarina), chegou a se formar em Direito, mas não exerceria a profissão.

 

Com algum dinheiro que ganhara mais a ajuda do pai comprou um limitado Alfa Romeo 1500 de competição, com o qual estreou na prova Aosta-Gran San Bernardo em 1930. Inexperiente, arriscou demais e sofreu um sério acidente, que o manteve afastado das pistas até 1933.

 

Depois de alguns resultados inexpressivos conseguiu, no circuito de Modena, em 1934, vencer, pilotando um Maserati, seu compatriota Tazio Nuvolari, considerado o melhor piloto da época. Nuvolari ficou empolgado com a ousadia do novato e passou a apoiar a carreira de Nino (apelido de Giuseppe). Em 1935 Nino obteve várias vitórias importantes, tanto em circuitos velozes como em subidas de montanha.

 

Em 1936 passou a integrar a equipe oficial da Alfa Romeo, onde Nuvolari era o piloto líder. Na equipe italiana, a mais forte da época, conseguiu novas vitórias e outras colocações de destaque. No ano de 1937 conquistou o campeonato italiano pela primeira vez.

 

Nuvolari deixou a Alfa Romeo no início de 1938 e se transferiu para a alemã Auto Union. Farina passou a ser o primeiro piloto da equipe. Foi campeão italiano em 1938 e 1939, antes da suspensão das corridas causada pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945). 

 

 

Quando a FIA lançou o Campeonato Mundial de Pilotos, criando a Fórmula 1, a partir de 1950, Nino Farina já completara 43 anos de idade. A Alfa Romeo ainda confiava em seu talento e o convidou para formar a equipe, tendo como companheiros Luigi Fagioli e Juan Manuel Fangio. Ficou conhecida como a equipe dos 3 Efes (Farina, Fagioli e Fangio). Com o modelo 158 sendo o melhor carro do grid, dominaram a temporada.

 

O Campeonato Mundial de Pilotos de 1950 foi disputado acirradamente em 6 etapas pelos três pilotos da Alfa Romeo, que venceu cinco Grandes Prêmios: Grã-Bretanha, Suiça e Itália (1950), Bélgica (1951). Ao terminar a quinta etapa (França) os 3 estavam praticamente empatados: Fangio com 26, Fagioli com 24 e Farina com 22. A decisão seria na Itália, em Monza. Farina venceu e levantou o Campeonato, com três vitórias em seis corridas.

 

Giuseppe Farina venceu cinco Grandes Prêmios na Fórmula 1: Grã-Bretanha, Suiça e Itália (1950), Bélgica (1951) e Alemanha (1955), em 33 disputados. Defendeu duas equipes italianas: Alfa Romeo (1950 e 1951) e Ferrari (1952 a 1955). Sua última vitória foi conquistada aos 48 anos de idade. Morreu em um acidente rodoviário, na França, no dia 30 de junho de 1966.

 

Luiz Carlos Lima

 

 

Visite o site do nosso colunista

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Monday, 21 July 2025 23:21 )