Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Aitken e Bamber finalmente chegam ao topo com dupla vitória em Detroit PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 01 June 2026 07:25

Alô Brasil!

 

Uma das coisas mais espetaculares nas corridas de Endurance é que elas são a essência do automobilismo. Quando as primeiras corridas de automóveis aconteceram, elas não eram em circuitos, eram em estradas e normalmente com uma distância considerável a ser percorrida. Os carros, frágeis naquela época, desafiavam os pilotos e seus mecânicos (os pilotos levavam um mecânico no carro e eles estavam longe de ser um “peso morto”) a aliar velocidade e resistência. Isso é Endurance: a essência do verdadeiro automobilismo e que todos vão ler aqui, na minha coluna.

 

Neste final de semana não tivemos uma corrida de Endurance no IMSA WeatherTech Campionship nas ruas e avenidas de Detroit, mas nem por isso deixei de assistir a corrida que colocou um novo vencedor no alto do pódio na categoria dos protótipos. O campeonato mal passou da metade e – pelo tipo de pontuação – continua apertado e garantindo emoção para as quatro etapas restantes.

 

Protótipos

Após quatro pódios no início de 2026, mas sem nenhuma vitória, Jack Aitken e Earl Bamber finalmente levaram seu Cadillac Whelen V-Series.R nº 31 à vitória no IMSA Chevrolet Sports Car Classic, realizado no sábado em Detroit.

 

Foi uma vitória dominante para a dupla da Action Express Racing, que liderou uma dobradinha da GM na porta de entrada do famoso complexo Renaissance Center da General Motors. Antonio García e Alexander Sims conquistaram a vitória na categoria GTD Pro, levando seu primeiro triunfo do ano com o Corvette Z06 GT3.R nº 3 da Racing by Pratt Miller Motorsports.

 

 

Bamber liderou os primeiros 30 minutos da corrida de 100 minutos, largando da pole position. Mais atrás, Kévin Estre, partindo da décima posição no grid com o Porsche 963 nº 6 da Penske Motorsport, vinha numa arrancada impressionante, chegando ao top 5 logo no início da corrida, após a equipe passar várias horas durante a noite reparando o carro danificado.

 

Na primeira volta, Tom Blomqvist foi forçado a sair da pista por Filipe Albuquerque na curva cinco, e o Acura ARX-06 nº 60 da Meyer Shank Racing foi então tocado por trás pelo Porsche nº 7 da Penske, pilotado por Felipe Nasr. Isso danificou significativamente a traseira esquerda do carro, e os detritos do Acura nº 60 provocaram a primeira bandeira amarela da corrida.

 

Uma parada rápida nos boxes para reabastecimento, troca de pneus do lado direito e uma mudança de piloto permitiram que o companheiro de equipe de Bamber, Aitken, mantivesse a liderança da corrida, e ele logo retomaria a primeira posição, abrindo uma vantagem de mais de 14 segundos.

 

Mas, a 20 minutos do fim, um contato entre o BMW nº 24 da WRT, pilotado por Dries Vanthoor, e o Porsche nº 6 da Penske, de seu irmão mais velho, Laurens, provocou uma bandeira amarela em toda a pista devido a detritos. Logo após a relargada, o Porsche 911 GT3 R nº 77 da AO Racing, de Nick Tandy, acabou na barreira de pneus da curva cinco, causando outra bandeira amarela.

 

Faltando pouco mais de seis minutos do fim, Aitken liderou o pelotão na relargada e abriu vantagem sobre os demais, vencendo com seis segundos de vantagem.

 

 

Em segundo lugar ficou o BMW M Team WRT Hybrid V8 nº 25, de Philipp Eng e Marco Wittmann, conquistando seu segundo pódio consecutivo, seguido pelo Cadillac nº 10 da Wayne Taylor Racing, de Ricky Taylor e Filipe Albuquerque, que obteve seu primeiro pódio do ano.

 

O Acura ARX-06 nº 93 da Meyer Shank Racing (Renger van der Zande/Nick Yelloly) terminou em quarto lugar, com o Porsche nº 7 da Penske (Felipe Nasr/Julien Andlauer) completando os cinco primeiros.

 

Com essa vitória, o Cadillac nº 31 amplia sua vantagem no Campeonato de Equipes GTP para 153 pontos.

 

Aitken, por sua vez, retomou o Campeonato de Pilotos com 144 pontos de vantagem sobre Laurin Heinrich, que teve uma corrida difícil com o Porsche nº 5 da JDC-Miller MotorSports. O vencedor de Laguna Seca recebeu uma penalidade de 60 segundos de stop-and-go por um incidente com o Aston Martin Valkyrie nº 23 da THOR Team, o que o relegou, juntamente com Tijmen van der Helm, ao 11º e último lugar, respectivamente.

 

GT3

Sims e Garcia também controlaram a maior parte da corrida na GTD Pro, conquistando a vitória por pouco menos de dois segundos. Mas os minutos finais frenéticos da corrida impediram uma dobradinha da equipe Corvette Racing.

 

Na penúltima relargada, Jack Hawksworth, no Lexus RC F GT3 nº 14 da Vasser Sullivan Racing, tentou uma ultrapassagem desesperada para ultrapassar García, o que lhe rendeu uma punição de passagem pelos boxes, a ser cumprida assim que a corrida fosse retomada.

 

 

Segundos depois, Catsburg foi atingido pelo Lexus nº 15 da Vasser Sullivan, pilotado por Aaron Telitz, na aproximação da curva três. Catsburg recebeu uma punição de passagem pelos boxes por responsabilidade pelo incidente, por ter se movido durante a frenagem. A punição o fez cair, junto com Tommy Milner, para a sétima posição.

 

Em meio aos destroços, o Lamborghini Temerario GT3 nº 9 da Pfaff Motorsports, pilotado por Andrea Caldarelli e Sandy Mitchell, conquistou discretamente o segundo lugar, o primeiro pódio do Temerario GT3 em qualquer categoria de automobilismo, o que certamente trará sorrisos aos rostos de muitos na Lamborghini Squadra Corse.

 

O Ford Mustang GT3 nº 65 da Ford Racing, pilotado por Christopher Mies e Frédéric Vervisch, se recuperou de uma parada não programada devido a um pneu dianteiro direito danificado e terminou em terceiro lugar, enquanto o BMW M4 GT3 EVO nº 1 da Paul Miller Racing (Connor De Phillippi/Neil Verhagen) completou a prova em quarto.

 

Hawksworth e Ben Barnicoat terminaram em sexto, atrás do Ford nº 64 (Dennis Olsen/Ben Barker) em quinto.

 

Milner e Catsburg ainda lideram a classificação GTD Pro após quatro corridas, mas sua vantagem sobre De Phillippi e Verhagen diminuiu para 18 pontos, com Mies/Vervisch apenas 20 pontos atrás e García/Sims a apenas 31 pontos da liderança.

 

Tudo de bom, 

 

Geoff McNeelan

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 

 
Last Updated ( Tuesday, 02 June 2026 18:54 )