Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
:: Nobres do Grid ::
Nosso Projeto: Um compromisso com a história do automobilismo PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 14 December 2008 21:17

 

 

Bem vindo ao Site dos Nobres do Grid!

UM SITE EM CONSTANTE EVOLUÇÃO!

 

Aqui você irá conhecer um pouco mais sobre a história do automobilismo brasileiro e seus protagonistas, além de acelerar conosco em nossas colunas, seções e artigos especiais.

Caso deseje receber a nossa Newsletter (quinzenal), queira comentar algum artigo publicado, corrigir alguma informação errada, fazer alguma queixa ou sugestão, envie um email para nós: 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

                       ESPAÇO NOBRE

 

                           SEÇÕES

GALERIA DE HERÓIS - JUNHO 2017

Luiz Fernando Terra Smith

Ao vencer as Mil Milhas Brasileiras com o Bino Mk I, em parceria com Luiz Pereira Bueno em 1967, Luiz Fernando Terra Smith escreveu seu nome na história do automobilismo nacional com a vitória de um protótipo de competição finalmente derrotando as "jurássicas" carreteras. Um dos principais pilotos da Equipe Willys, técnico e rápido, foir protagonista de diversos feitos na pista e por muitos anos foi piloto de testes da revista Autoesporte. 

LEIA MAIS...

 

NOBRES DO GRID - A HISTÓRIA VIVA

O pioneirismo de Chico Landi do Brasil

Ele foi o primeiro piloto Brasileiro na Fórmula 1. O primeiro piloto brasileiro a ganhar uma corrida com 'status mundial'. O primeiro piloto a conquistar uma vitória para a Scuderia Ferrari e o primeiro brasileiro a marcar pontos no Mundial de Fórmula 1. Francisco Sacco Landi foi, é e sempre será (pelo menos deveria ser) uma inspiração para todos os pilotos do nosso país como foi para toda uma geração que hoje é conhecida em todo mundo como "Os Nobres do Grid".

LEIA MAIS...

 

EDITORIAL

                     É preciso bom senso!

No já complicado ambiente que passa o automobilismo brasileiro, sofrendo com os escassos recursos disponíveis para patrocínio, autódromos de menos, categorias de menos e com a imagem no cenário internacional carecendo de destaques, no âmbito interno uma disputa deflagrada com "troca de comunicados" entre a CBA e a presidência da Fórmula Truck coloca em risco a realização do campeonato da categoria mais popular país.

LEiA MAIS... 

 

NOBRES DO GRID - DOCUMENTO

GEIA: MAIS ERROS DO QUE ACERTOS!

O Grupo Executivo da Indústria Automobilística teve um papel importantíssimo no estabelecimento das fábricas (montadoras) de automóveis no Brasil. Criado por Juscelino Kubitschek, tinha como objetivo desenvolver este seguimento da indústria no país.

LEIA MAIS...

 

Frente a Frente: Toninho de Souza

(Meio século de desafios dentro e fora da pista)

Toninho de Souza tem uma história de mais de meio século ligada ao automobilismo brasileiro. Este campineiro já formou mais de 6.000 pilotos em sua escola e durante este tempo, foi personagem importante no desenvolvimento do nosso esporte. Instrutor, chefe de equipe, promotor de categorias, Toninho abriu o verbo sobre muito do que passou e vem passando! 

LEIA MAIS...

 

NOBRES DO GRID - ENTREVISTA

Adalberto Monteiro: Arrancada em Foco!

Depois de praticamente três décadas dedicadas ao automobilismo, Adalberto Monteiro, um dos sócios do Clube Força Livre, um dos maiores clubes de Arrancada do Brasil, foi convidado para assumir a Comissão Nacional da sua modalidade na recém empossada gestão da CBA. Os desafios são muitos e é sobre Arrancada, Drifting e os desafios do esporte a motor no país que ele conversou conosco. 

LEIA MAIS...

 

NOBRES DO GRID - ENQUETE

O que esperar da gestão Waldner Bernardo?

(PARTE 1: PROFISSIONAIS DA PORSCHE E F3 BRASIL)


O Site dos Nobres do Grid apresenta a PRIMEIRA parte da nossa nova enquete sobre mais um relevante tema para o nosso automobilismo: "Waldner Bernardo está dando início ao seu mandato à frente da CBA. O que você deseja que ele realize e o que você acha que vai acontecer?" Ouvimos alguns dos principais personagens no evento da Porsche junto com a F3 Brasil

LEIA MAIS...

 

OLHO CLÍNICO

O novo sist. de direção dos Stock Car.

A Stock Car promeveu algumas mudanças nos seus carros em 2016. Uma delas foi a substituição do sistema de direção, fruto de diversas queixas dos pilotos nos anos anteriores, a JL, contrutora do carro fez a substituição do componente. Ouvimos os pilotos, chefes de equipe e o contrutor do carro sobre o assunto.

LEIA MAIS...

 

SETOR G

GP da Inglaterra 1975: O Gênio faz a diferença!

No GP da Inglaterra de 1975, disputado com tempo instável e algumas mudanças nas condições de pista, Emerson Fittipaldi deu um show enquanto os concorrentes não conseguiam manter seus carros na pista, mostrando que é na hora da adversidade que o Gênio faz a diferença.

LEIA MAIS... 

 

PADDOCK CAFÉ

VENHA 2017... PIOR QUE 2016, IMPOSSÍVEL!

A gente demorou, mas conseguiu voltar! E desta vez conseguimos invadir a frontpage também e colocar nossa própria chamada, já que esses caras do Pobres do Grid não fazem nada que preste. Venham rir conosco sobre as melhors piadas do mundo sobre rodas e rir da cara desses caras que escrevem este site. Tem mais sacanagem com alguns dos integrantes.

 

EXTRA: SOS Autódromo - Interlagos

A Audiência Pública sobre a "desestatização"

O vereador e ex-piloto Mario Covas Neto convidou a comunidade do automobilismo para debater sobre o projeto do prefeito eleito da cidade de São Paulo, João Doria, de privatização (na verdade ele usou a palavra "venda" em seu primeiro pronunciamento) do Autódromo Internacional de Interlagos.

Nosso integrante, Reginaldo Vitullo acompanhou o debate na íntegra e coloca as suas impressões sobre o assunto que tanto preocupa os automobilistas de todo o país.

Não podemos "perder Interlagos" como perdemos Jacarepaguá

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                             COLUNAS

SALA DE IMPRENSA

By: Fernando Paiva

Todas as quintas-feiras, nosso Gestor assina sua coluna, com um tema para reflexão. Nesta semana a coluna tem como título: "O paradigma de Woking!" Fernando analisa por mais de um prisma, o iminente fim da parceria na Fórmula 1 entre a McLaren e a Honda, as implicações financeiras que o fim do contrato podem gerar e outros caminhos que o mundo dos negócios ultrapassam os limites dos autódromos.

 

ROTAÇÕES POR MINUTO

By: Alexandre Bianchini

Venha tomar o café da manhã da segunda-feira na companhia do Jornalista Alexandre Bianchini. Nesta semana a coluna do nosso profissional vem com o título "Um domingo de muita emoção!" comentando a incrível corrida da Fórmula 1 no Azerbaijão, a espetacular vitória de Valentino Rossi na Moto GP, as corridas nos EUA, da Fórmula Indy e da NASCAR, além da inacreditável batida de Tom Coronel numa ambulância no WTCC.

 

ESCALANDO A GRADE

By: Helio Castroneves

Todas as quartas-feiras o leitor do site dos Nobres do Grid tem um convite: venha acelerar a quase 400 Km/h, passar a centímetros dos muros e "escalar a grade" com o tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis e piloto da Equipe Penske na Indycar Series, Helio Castroneves. Nesta semana nosso piloto e colunista comenta a sua corrida em Road América e a luta pelo título que continua equilibrada.

 

AUTOMOBILISMO CABEÇA

By: Catarina Soares

Em sua coluna quinzenal, diretamente de seu consultório em San Diego CA, nos EUA, divide com nossos leitores sua abordagem com pacientes que fazem parte do automobilismo.

Nesta quinzena nossa psicóloga recebeu em seu Divã o piloto canadense da equipe Williams, Lance Stroll, que vem enfrentando dificuldades na categoria, mas que, depois da sessão antes do GP local, conquistou seus primeiros pontos.

 

PAPO RETO

By: Milton Alves

Com mais de 40 anos de vida no jornalismo, Milton Alves ficou conhecido pela sua forma direta de fazer seu trabalho e dizer aquilo que pensa. 

Com o seu estilo característico, a coluna não poderia ter outro nome e, quinzenalmente, ele vai levar os nosso leitores a arregalar os olhos.

Em sua coluna desta quinzena, nosso grande Jornalista comenta osefeitos da dissidência e dos erros administrativos na disputa de pesos pesados protagonizada pelas duas categorias com corridas de caminhões em 2017 e o agravamento da crise na F. Truck.

 

ESPAÇO KARTING

By: Rodrigo Bernardes

O nosso Piloto de Shifter, um especialista no seguimento dos karts vem, todos os meses, com um assunto ligado à categoria escola do automobilismo e paixão de 10 entre 10 pilotos.

Neste mês, o nosso colunista completa fala de como andam as perspectivas de três dos nossos pilotos que enfrentarão as competições internacionais no ano que vem nos Estados Unidos e na Europa.

 

RADAR

By:Fabiano Esteves

Todos os meses o agora Cinegrafista Fabiano Esteves usa suas lentes poderosas e seu acurado radar para falar sobre o que os brasileiros estão fazendo pelo mundo afora.

Neste mês, no nosso ex-carioca escreve sobre as vitórias dos brasileiros nas corridas nos Estados Unidos e os resultados dos nossos jovens pilotos nas pistas da Europa.

 

QUEM NÃO SE COMUNICA...

By: Fernanda Gonçalves

O olhar de um profissional ligado diretamente ao automobilismo, escrevendo a história e fazendo parte de um meio vencedor, envolvendo pilotos e equipes. Fernanda Gonçalves apresenta a perspectiva dos profissionais que trabalham neste desafiador seguimento de mídia.

Em sua coluna deste mês, nossa Jornalista fala sobre a dualidade dos Press Releases que os assessores de imprensa enviam para os veículos de comunicação. Serão eles vilões ou mocinhos?

 

CRÓNICAS D'ALÉM MAR

By: Paulo Alexandre Teixeira

O nosso correspondente e colunista internacional nos escreve directamente de Portugal.

Neste mês, o Jornalista do outro lado do Atlântico, nos traz uma interessante matéria sobre os 50 anos do motor que revolucionou a Fórmula 1, equipando a grande maioria das equipes por quase duas décadas: o Ford Cosworth V8.  

 

REGRAS E INTERPRETAÇÕES

By: Sergio Berti

Se em se tratando de futebol, o Brasil é um país de 200 milhões de técnicos, tratando-se de automobilismo, são também o mesmo número de experts (pilotos, dirigentes, comissários e diretores de prova.

Com a intenção de proporcionar conhecimento e entendimento das regras que regem o automobilismo, esporte que tanto amamos, convidamos um especialista para nos ajudar.

Em sua coluna deste mês, Sergio Berti, Diretor de Corridas em diversas competições faz uma análise do procedimento efetuado na etapa de Curitiba da Stock Car em 2015, aquela do grave acidente entre Thiago Camilo e Felipe Fraga.

 

MÃO NA GRAXA

By: Maria da Graça

A Engenheira Mecânica Maria da Graça une conhecimento técnico com a visão feminina da fã de automobilismo para  abordar assuntos que dizem sobre carros de rua e de corrida.

Neste mês ela vem falar sobre os aditivos. Serçao três artigos e o primeiro é sobre o uso correto destes produtos no sistema de arrefecimento dos veículos e sua importância.

 

MEMÓRIAS DO PADDOCK

By: Walter Hahn Jr

Nosso querido Nobre do Grid resgata, periodicamente, momentos que marcaram aquela geração maravilhosa das nossas pistas.

Na última edição dos 500 Km de São Paulo ele e muitos outros Nobres do Grid estiveram presentes e escreveram juntos, à oito mãos, uma coluna especialmente maravilhosa, de quem tem a velocidade correndo nas veias.

 

PIT WALL

By: Mauricio Paiva

Com seu olhar ferino e um texto contundente, nosso colunista vem, neste mês, sem aliviar o pé do acelerador, comenta as mudanças de atitude e de gerenciamento que vem sendo implementadas pelo Grupo Liberty Media na Fórmula 1 neste ano. Ações que vem recebendo elogios das pessoas que trabalham na Fórmula 1, que assistem a fórmula 1 e que vem, na contramão, irritando o ex-todo poderoso Bernie Ecclestone.

 

PÉ NO PORÃO - ESPAÇO RALLY

By: Rally.it

O Site dos Nobres do Grid vem abrir espaço para um dos seguimentos mais emocionantes do esporte a motor. e com uma equipe de renome internacional para os nossos leitores. 

Agora trabalhando em parceria com o site iteliano e sua equipe, que está sempre acompanhando "in loco" as etapas do WRC, o Rally da Sardegna, a etapa italiana do campeonato mundial de rally colocou mais um competidor na briga pelo título com a vitória de Ott Tanak.

 

ESTÓRIAS DO ARCO DA VELHA

By: Paulo Alencar

Em mais uma daquelas passagens da história do automobilismo (com um pouco ou mais de fantasia) desta vez contaremos aos nossos leitores algumas das passagens mais violentas do automobilismo mundial, com os pilotos deixando de lado o volante e partindo para a disputa "corpo a corpo", com a troca de socos e pontapés, ameaças de todos os tipos e níveis, além de, claro, render boas risadas pra quem as viu de longe.

 

OCTANAGEM

By: Diego Freitas

O nosso especialista em tecnologia da informação mostra nesta sua mais recente coluna a terceira parte do tamanho que é a importância da ida da Fórmula Truck para Caruaru-PE. A única corrida do calendário nacional que acontece acima do paralelo 13º Sul é analisada por todos os envolvidos no evento. Nesta 3ª parte, como pensam as autoridades locais e os dirigentes da CBA e FPA.

 

TECNOLOGIA SOBRE RODAS

By: Luiz Mariano

O nosso PhD em tecnologia de materiais, diretamente da França trará para nós uma visão técnica numa linguagem acessível assuntos ligados à alta tecnologia e inovações no mundo do esporte a motor. Nesta coluna, o Doc Mariano faz uma análise sobre que mudanças veremos com os novos carros da Fórmula 1 em 2017 em termos de comportamento e como os projetistas terão que enfrentar os desafios para fazer um carro vencedor.

 

VELOCIDADE NORDESTE

By: Robério Lessa

O automobilismo fora do eixo Centro-Sul do país não é uma utopia. Muito pelo contrário, os pilotos, chefes de equipe e mecânicos da região Nordeste trabalham duro para manter o esporte vivo na região.

Nosso correspondente no Ceará, recuperado, escreve neste mês sobre a disputa da CBA com a CBM sobre a organização dos eventos com UTV, que ganhou projeção com a vitória no Dakar de 2017. Além disso, mostra a expectativa no Ceará sobre a volta de uma grande categoria nacional ao estado com a etapa da Copa Truck.

 

GP LEGENDS

By: Ian Möller (in memorian de Willy Möller)

Depois de dois anos os herdeiros do nosso eterno colunista Willy Möller decidiram retomar o legado do tio-avô, que deixou para eles (Ian e Sven) um enorme e inestimável acervo.

Em seu artigo de estréia, o jovem Ian Möller traz para nós a história do sinuoso e desafiador circuito de Clermont-Ferrand, encravado na região central da França em meio a uma região de vulcões extintos.

 

        FOTO DA QUINZENA

            Deu Ruim...

O site dos Nobres do Grid abre 2 novos espaços

A cada Newsletter, o amigo leitor vai poder curtir algumas fotos inusitadas, selecionadas pelos nossos "humoristas" que também podem ser enviadas por vocês.

Temos a "Foto da Quinzena", que vai ter sempre algo a ver com o automobilismo atual e o "Foto Chat", com legendas, balõezinhos e "diálogos impagáveis" que se não foram ditos, podem perfeitamente ter sido pensados pelos seus protagonistas.

                   FOTO CHAT

             My Precious!

 

LUIZINHO... PARA SEMPRE!

Ao nosso padrinho, Luiz Pereira Bueno, com todo respeito, carinho e admiração, decidimos manter na Front Page o acesso à sua página na "Galeria de Heróis". Para acessar, basta clicar neste parágrafo.

 

No dia 06 de junho de 2008, os amigos que trabalham pela causa da divulgação e perpetuação da memória do automobilismo brasileiro foram além: foi feito um jantar beneficente e uma grande homenagem ao nosso Luizinho Pereira Bueno no Clube Ilha Porchat, em São Vicente-SP. A famosa "Noite da Pizza" marcou a trajetória do nosso trabalho. Clique neste parágrafo para ver como foi esta grande festa.

 

No sábado dia 12 de março de 2011 foi realizada mais uma homenagem. Esta - infelizmente - póstuma. Algo que não esperávamos fazer tão cedo. Neste dia foram depositadas as cinzas do nosso Herói no traçado do Verdadeiro Interlagos, entre as curvas 1 e 2. Clique aqui para ver o registro. 

 

 

O projeto Nobres do Grid possui um bazar com produtos de nossa marca. Aceleremos juntos Participe desta empreitada conosco! Importante: A renda conseguida com a venda dos produtos é destinada à viúva do piloto Luiz Pereira Bueno. 

 

                                                    ARTIGOS ESPECIAIS

DIÁRIO DE INDIANÁPOLIS - 2017

Durante quatro dias a Psicóloga Catarina Soares e a Engenheira Maria da Graça estiveram acompanhando a 101ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. Juntas, escreveram um diário do que foi o dia a dia delas transitando e convivendo com os colegas da Sala de Imprensa, o ambiente nas garagens, na área dos pits e mesmo as atividades extra pista. Um trabalho surpreendente e sensacional.

 

FREIO... MUITO TE QUERO

By: Milton Pecegueiro Rubinho

Nosso parceiro e colunista convidado, Milton Pecegueiro Rubinho preparou um artigo com um assunto de grande relevância nas competições do esporte a motor: os freios.

Fornecedora dos freios das categorias nos eventos da VICAR, a Fras Le vem mostrando que um fabricante nacional pode prover um equipamento de alta qualidade.

LEIA MAIS...

O Raio X dos Autódromos Brasileiros

Guaporé  - RS

Passados seis anos desde nossa visita ao autódromo de Guaporé, retornamos a cidade no interior gaúcho para ver como estava o autódromo e como seus gestores conseguem mantê-lo ativo em uma cidade tão pequena e sem os olhos da maioria das principais categorias nacionais.

LEIA MAIS...


 

MATÉRIA ESPECIAL

OS PNEUS MICHELIN NA PORSCHE BR

A Porsche GT3 Cup Challenge passou a utilizar em 2017 os pneus Michelin. São os mesmos pneus utilizados pela categoria em todo o mundo, um produto que foi construído e desenvolvido especialmente para os carros da marca alemã. Conheça melhor este avanço que a categoria trouxe para seus pilotos e tudo que gira em torno desta mudança.

LEIA MAIS...


MATÉRIA  ESPECIAL

Por dentro do Mercedes Benz Challenge

Nascida em 2011, o Mercedes Benz Challenge tem o grid mais numeroso entre as categorias nacionais. Feita para os chamados "Gentleman Drivers" e com uma estratégia voltada para o mercado brasileiro, está entrando em seu oitavo ano com sucesso absoluto.

LEIA MAIS... 

F3: A APOSTA DA FÓRMULA ACADEMY

A Fórmula 3 Brasil passou por uma crise sem tamanho e por pouco quase deixou de existir. Não fosse o esforço ímpar de união por parte dos chefes de equipe, do compromisso da Confederação Brasileira de Automobilismo, do promotor Dener Pires e de um trabalho árduo que mal deu seus primeiros passos, a categoria busca se renovar e fazer aquele que deve ser o seu papel: o de ser uma academia de formação de pilotos.

LEIA MAIS...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Last Updated ( Tuesday, 27 June 2017 21:35 )