Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
:: Nobres do Grid ::
Nobres do Grid: Um compromisso com a história do automobilismo PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 05 May 2021 18:26

 

Bem vindo ao Site dos Nobres do Grid! 

UM SITE EM CONSTANTE EVOLUÇÃO!

 

Aqui você irá conhecer um pouco mais sobre a história do automobilismo brasileiro e seus protagonistas, além de acelerar conosco em nossas colunas, seções e artigos especiais.

 

Caso deseje receber a nossa Newsletter (quinzenal), queira comentar algum artigo publicado, corrigir alguma informação errada, fazer alguma queixa ou sugestão, envie um email para nós: 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

ESPAÇO NOBRE

 

SEÇÕES HISTÓRICAS


 GALERIA DE HERÓIS: (MAIO 2021): LUIZ FERNANDO TERRA SMITH

Neste mês, homenageamos um dos nossos grandes ases do automobilismo. Luiz Fernando Terra Smith fez parte da poderosa equipe Willys, sob o comando de Luiz Antônio Greco. Técnico e arrojado, por anos fez dupla nas corridas de longa duração com Luiz Pereira Bueno e era um dos principais "artistas do 'cirquinho' da Wyllys'", que peregrinava pelas cidades mostrando a versatilidade dos veículos da marca, além das disputas nas corridas curtas, seja nos autódromos, seja nos circuitos de rua. Com suas vitórias e títulos, gravou para sempre seu nome na história do automobilismo brasileiro.

 

 

 NOBRES DO GRID - A HISTÓRIA VIVA: As Primeiras Corridas no Brasil

Vocês sabiam que a primeira corrida de automóveis disputada no Brasil que se tem registro foi realizada em um hipódromo? Os cavalos de quatro patas foram trocados pela cavalaria com quatro rodas em 1902. De lá para cá o automobilismo, no Brasil e no mundo, só se desenvolveu até chegarmos onde estamos hoje. Fomos das corridas nas ruas e estradas para os autódromos que evoluem em tecnologia e segurança e continuarão a evoluir junto com a tecnologia automotiva.

 

 NOBRES DO GRID - DOCUMENTO: ACB x CBA - A Guerra Onde Todos Perderam

A seção “Nobres do Grid – Documento” traz mais uma matéria histórica contando a história de um confronto que meio século atrás prejudicou em muito o crescimento do automobilismo brasileiro e sua expansão para fora das nossas fronteiras: a Guerra entre o Automóvel Clube do Brasil e a Confederação Brasileira de Automobilismo durou praticamente toda a década de 60, mas muito pouca gente sabe sobre este polêmico episódio.

 

 SETOR G: O Torneio Internacional de Fórmula 3 de 1971

A Seção ‘Setor G’ retorna com um resgate fabuloso sobre um evento ocorrido há 50 anos, quando Antônio Carlos Scavone traçou o plano para trazer a F1 para o Brasil. Depois do torneio de Fórmula Ford, realizado no início de 1970, chegava a vez de dar um passo adiante, fazendo um torneio internacional de F3 no início de 1971, trazendo mais de uma dúzia de pilotos estrangeiros para competir em Interlagos contra pilotos brasileiros, dentro do processo de homologação que a então FISA realizava antes de habilitar um país e um autódromo para as principais competições internacionais.

 

COLUNAS

 

 SALA DE IMPRENSA: Novos ares costumam ser bem vindos

Nesta semana, o colunista Fernando Paiva uma análise sobre os eventos relacionados com a chegada do novo CEO na VICAR, Fernando Julianelli, e a série de medidas implementadas ao longo dos seus 100 primeiros dias no cargo com novos - e positivos - ares no processo de gestão da categoria, sendo o mais importante (e ambicioso) a parceria com o BRB para a recuperação do Autódromo de Brasília.

 ROTAÇÕES POR MINUTO: Vitória brasileira nos EUA; vitória portuguesa no Brasil

Nesta semana, o Jornalista Alexandre Bianchini comenta sobre o final de semana de velocidade, com as corridas nos EUA, no circuito misto de Indianápolis, a vitória com 1-2-3-4 da Hendrick na Milha Monstro de Dover na NASCAR, O IMSA com brasileiros no pódio e vitória de Felipe Fraga na sua categoria. No Brasil, Gabriel Casagrande venceu a primeira e no final, uma festa portuguesa, com certeza. E tem também MotoGP e McLaren Vintage.

 ESCALANDO A GRADE: Em memória de Bobby Unser / Dixon Vs. nova geração

Nesta semana, a coluna do nosso tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis, fala dos preparativos para ir para a pista neste mês de maio e manda uma selfie com a equipe trabalhando. Enquanto Sam Briggs comenta sobre o retorno de Robert Wickens às pistas depois do terrível acidente em Pocono, no ano de 2018.

AUTOMOBILISMO CABEÇA: Talvez seja a hora de parar, Valentino

Neste mês a Psicóloga e Editora-Chefe, Catarina Soares, recebeu em seu Divã (virtual devido ao Coronavírus) o piloto Australiano da equipe McLaren na Fórmula 1, Daniel Ricciardo, que no último final de semana superou prla primeira vez o seu companheiro de equipe, mostrando que está vivo na temporada de 2021, que pode ser o principal piloto da equipe e que continua ambicionando um título mundial. 

 PAPO RETO: Endurance, HB20 e GT Sprint Race começam com o pé no fundo

Nesta semana o nosso grande colunista (e o cara é grande mesmo), o Microempresário Paulo Alencar, fala sobre a expectativa da abertura do maior campeonato do nosso automobilismo: o Turismo Nacional, que ocorrerá em Interlagos, "tendo como preliminar" os eventos da VICAR, com a Stock Car e a Stock Light. No final, seguindo seu inspirador, ele continua a prescrever suas "pílulas".   

 RADAR: Kiko Porto vence nos EUA e Emmo Fittipaldi tem pódios na Dinamarca

Nosso carioca (Ele diz que é Vasco e não Fluminense), o Tecnólogo de Mecânica, Genilson Santos, traz para nós nessa semana como ele viu a semana nos EUA com a FIA F4 e com Gabriel Fonseca pontuando nas 3 corridas em Road América, mas foi Kiko Porto em Indianápolis que fez 2 pódios e venceu a corrida 3 na USF2000. Na Dinamarca, Emmo Fittipaldi Jr. fez sua estreia na FIA F4 com 2 pódios. 

PELOS RETROVISORES: Suspensões a ar (Parte I)

Em sua coluna desta quinzena, o Engenheiro Mecânico, especializado em avaliações e testes de dinâmica veicular, Mario Pinheiro, aborda de uma forma muito interessante  em duas partes o desenvolvimento dos sistemas de suspensões a ar nos veículos automotores. Leia aqui a SEGUNDA PARTE.

CRÓNICAS D'ALÉM MAR: Mais América, menos Europa

Neste mês, o Jornalista do outro lado do Atlântico, Paulo Alexandre Teixeira, vem nos trazer uma interessante abordagem sobre uma potencial tendência de passarmos a ter menos corridas de Fórmula 1 na Europa e um aumento de etapas no continente americano, em especial nos EUA, que em 2022 terá a primeira de 10 corridas contratuais em Miami.

REGRAS E INTERPRETAÇÕES: Polêmica(s) do GP do Bahrein (Teve mais de uma)

No alto da torre de controle, sempre buscando proporcionar conhecimento e entendimento, em sua coluna, Sergio Berti, Diretor de Corridas em diversas competições nos escreve este mês sua análise sobre as polêmicas e o trabalho dos comissários desportivos na etapa de abertura da Stock Car, onde o resultado oficial só foi confirmado no final da noite do domingo, horas após o final da corrida. 

PIT WALL: Vettel e Senna; Senna e Vettel: o mesmo caminho

Sem aliviar o pé do acelerador, o Corretor de Imóveis, mineiro nada quieto, Mauricio Paiva, não deixa barato e expõe seu ponto de vista sobre como Ayrton Senna e Sebastian Vettel seguiram trajetórias semelhantes no automobilismo de base e na Fórmula 1, mas ao contrário do brasileiro, morto tragicamente, o alemão, tetracampeão, vem vivendo uma lamentável curva descendente, da qual Ayrton Senna foi poupado.

MÃO NA GRAXA: Seu carro na palma da mão

Na sua análise sobre nossa vida sobre rodas, a Engenheira Mecânica e Editora do site Nobres do Grid, Maria da Graça, nos escreve neste mês a segunda parte de uma interessante abordagem sobre o rápido aumento do nível de automação dos nossos veículos, que já podem ser integrados e controlados através dos smartphones de seus proprietários. 

PÉ NO PORÃO: WRC Croácia - Ogier vence por 6 décimos de segundo

Em um trabalho conjunto com nossos amigos e parceiros do site Rally.it, um dos maiores portais da modalidade na Europa e no Mundo, estamos de volta e vamos trazer neste final de semana a narrativa da TERCEIRA ETAPA do WRC em 2021, na competição disputada na Croácia, onde o atual campeão, Sébastien Ogier, venceu por apenas 6 décimos de segundo. 

ESPAÇO KARTING: Rafael Câmara é campeão na Europa e a Aldeia Cup em SP

Neste mês, o nosso colunista, Rodrigo Botana, traz para seus leitores a sua visão sobre como foi a performance dos pilotos brasileiros no WSK em Lonato, onde Rafael Câmara sagrou-se campeão na categoria OK e Matheus Ferreira, vice campeão na OKJR. No Brasil, os resultados da Aldeia Cup, disputada no kartódromo de Aldeia da Serra.

 

ENTREVISTAS, ENQUETES E EDITORIAIS

 

 NOBRES DO GRID - ENTREVISTA: Henrique Assunção - A cara do Endurance

Este mês tivemos a oportunidade de conversar com um agregador, um  promotor que não gosta de assumir este título, porque ele gosta mesmo é de correr e de se divertir com seus amigos. Assim é Henrique Assunção, o homem que teve a ideia de organizar uma categoria de endurance a nível nacional e com espaço para quem quiser chegar. A categoria vem crescendo ano a ano e seu grid cresce em quantidade e qualidade. 

 

LEIA MAIS...

 

NOBRES DO GRID - ENQUETE:

Os 4 anos de Waldner Bernardo à frente da CBA (3ª PARTE: PILOTOS)

O Site dos Nobres do Grid apresenta uma nova enquete e o tema é a conclusão do mandato de quatro anos de Waldner Bernardo Oliveira à frente da Confederação Brasileira de Automobilismo. Como será que a "comunidade" que gravita em torno do meio enxergou estes anos de gestão? Nessa TERCEIRA RODADA, buscamos ouvir a análise dos PILOTOS EM DIVERSAS CATEGORIAS.

 

LEIA MAIS...

 

Frente a Frente: Waldner Bernardo

(O Presidente da CBA fala 'quase' tudo: 3ª Parte)

Waldner Bernardo de Oliveira foi eleito Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo em uma das mais disputadas e polarizadas eleições da história da entidade (talvez a mais). Passados dois anos de mandato, fomos até Recife e tivemos uma longa conversa sobre diversos aspectos de administração, perspectivas e dificuldades de se fazer automobilismo no Brasil. Dividimos as quase três horas de gravação em 3 partes, que publicaremos a cada 15 dias. Leiam agora a TERCEIRA PARTE.

LEIA MAIS...

 

NOBRES DO GRID - EDITORIAL
Quem precisa vencer é o automobilismo!

A Assessoria de Comunicação e Marketing do Site dos Nobres do Grid lamenta os fatos que se seguiram durante a eleição para a presidência da Confederação Brasileira de Automobilismo, onde as ações extra-esporte pareceram mostrar-se mais proeminentes do que o verdadeiro objetivo da entidade.   

 

LEiA MAIS... 

 

COLUNAS SAZONAIS

 

MEMÓRIAS DO PADDOCK: O encontro dos campeões nos 500km de São PauloK: 

Nesta coluna, sempre assinada por um dos Nobres do Grid, trazemos o resgate de momentos históricos de suas vidas narradas por eles mesmos. Walter Hahn Jr. conta sobre a última edição dos 500 Km de São Paulo ele e muitos outros Nobres do Grid estiveram presentes e escreveram juntos, à oito mãos, uma coluna especialmente maravilhosa, de quem tem a velocidade correndo nas veias.

 QUEM NÃO SE COMUNICA... : Estamos aqui de passagem

A Jornalista e Assessora de Imprensa Fernanda Gonçalves apresenta a perspectiva dos profissionais que trabalham neste desafiador seguimento de mídia. Em sua coluna deste mês, nossa Jornalista traz, ao invés de mais uma interessante abordagem sobre algum tema ligado ao trabalho, uma bela homenagem ao piloto Tuka Rocha, que faleceu tragicamente em um acidente aéreo.

ESTÓRIAS DO ARCO DA VELHA: Roberto 'Pupo' Moreno, o poliglota da fé

Em mais uma daquelas passagens da história do automobilismo (com um pouco ou mais de fantasia), vamos contar aos nossos leitores a incrível história de superação física e de fé do piloto Roberto Pupo Moreno, que ao longo de sua carreira poucas vezes teve a sorte ao seu lado, mas que no final de 1990, no Grande Prêmio do Japão fez história ao lado de Nelson Piquet na mais emocionante dobradinha de pilotos brasileiros.

TECNOLOGIA SOBRE RODAS: 2021 não vai ser como 2020 na Fórmula 1

O PhD em Tecnologia de Materiais, Luiz Mariano, diretamente da França, apresenta nesta coluna as novidades tecnológicas no mundo das competições e neste mês vem com uma interessante abordagem sobre as mudanças para a Fórmula 1 em 2021, que busca limpar o ar que sai dos carros e permitir que os carros que seguem o carro da frente não perca tanta pressão aerodinâmica. 

VELOCIDADE NORDESTE: 30 Temporadas de Rally no Ceará

O automobilismo fora do eixo Centro-Sul do país não é uma utopia. Pilotos, chefes de equipe e mecânicos da região Nordeste trabalham duro para manter o esporte vivo na região. Nossos correspondentes (Robério Lessa e Reinaldo Cunha) mostram a força do automobilismo local. O Ceará concluiu em 2020 a 30ª temporada do Rally, sem interrupções, um feito raro na história do esporte a motor brasileiro. 

GP LEGENDS: Terramar - O super oval espanhol

Em seu mais recente artigo, o Engenheiro de TI Ian Möller, diretamente da Alemanha, resgata no enorme arquivo de herança e lembranças do seu tio-avô e colunista do site, Willy Möller (in memorian), e traz a história de um super circuito oval construído próximo a Barcelona nos anos 20 do século passado. Conheçam o fantástico Stiges-Terramar.

IMAGEM DA QUINZENA

 

 FOTO CHAT

     Yes, nós temos "Big One"!

A cada Newsletter, o amigo leitor vai poder curtir algumas fotos inusitadas, selecionadas pelos nossos "humoristas" que também podem ser enviadas por vocês.

Temos a "Imagem da Quinzena", que vai ter sempre algo a ver com o automobilismo atual e o "Foto Chat", com legendas (balõezinhos) e "diálogos impagáveis" que se não foram ditos, podem perfeitamente ter sido pensados pelos seus protagonistas.

 

           O filhinho do papai!

LUIZINHO... PARA SEMPRE!

Ao nosso padrinho, Luiz Pereira Bueno, com todo respeito, carinho e admiração, decidimos manter na Front Page o acesso à sua página na "Galeria de Heróis". Para acessar, basta clicar neste parágrafo.

 

 

No dia 06 de junho de 2008, os amigos que trabalham pela causa da divulgação e perpetuação da memória do automobilismo brasileiro foram além: foi feito um jantar beneficente e uma grande homenagem ao nosso Luizinho Pereira Bueno no Clube Ilha Porchat, em São Vicente-SP. A famosa "Noite da Pizza" marcou a trajetória do nosso trabalho. Clique neste parágrafo para ver como foi esta grande festa.

 

 

No sábado dia 12 de março de 2011 foi realizada mais uma homenagem. Esta - infelizmente - póstuma. Algo que não esperávamos fazer tão cedo. Neste dia foram depositadas as cinzas do nosso Herói no traçado do Verdadeiro Interlagos, entre as curvas 1 e 2. Clique aqui para ver o registro. 

 

SEJA UM NOBRE DO GRID

O PROJETO NOBRES DO GRID VENDE CAMISAS E BONÉS COM RENDA DESTINADA À VIÚVA DE LUIZ PEREIRA BUENO

 ARTIGOS ESPECIAIS

OLHO CLÍNICO: Os novos carros da Stock Car

Em mais uma matéria exclusiva, largamos na pole position no primeiro final de semana em que os novos carros da categoria foram para pista e, com uma matéria mais que especial sobre apresentamos a mudança na categoria, que vai ter duas montadoras – realmente envolvidas – numa disputa com carros completamente novos e “com a cara” dos carros que andam em nossas ruas e estradas, colocamos a "concorrência" comer poeira.

LEIA MAIS... 

O RAIO-X DOS AUTÓDROMOS BRASILEIROS: São Miguel de Taipu - PB

Inaugurado em 2016, visitamos o Autódromo da Paraíba, construído em São Miguel de Taipú, próximo a João Pessoa, obra da dedicação de seu proprietário, Sr. Fernando Monteiro. Apesar de recém construído, o autódromo precisa de adequações para ser homologado pela CBA. Sendo um autódromo privado, está a salvo das disputas político-partidárias que atinge outros autódromos da região.

LEIA MAIS...

S.O.S. AUTÓDROMOS DO BRASIL: Pinhais (AIC) - PR. Uma questão além da multa

Depois de um longo trabalho de investigação, mostramos que a multa aplicada à VICAR em Curitiba vai de encontro a lei estadual que permite o ruído dos carros no autódromo e que o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), quando confrontado, o diretor esvaiu-se de prestar maiores esclarecimentos sobre a fundamentação da multa e sobre porque nunca autuou ou fiscalizou, por exemplo, eventos noturnos no autódromo de Pinhais.

LEIA MAIS...

AUTOMOBILISMO INTERNACIONAL: O 'pule de 10' dos autódromos argentinos

Em um artigo especial, nossa equipe fez um levantamento do fabuloso trabalho feito na última década em todo território da Argentina para a construção e modernização de autódromos. Além de terem 40 autódromos de asfalto. Os nossos vizinhos contam com 10 autódromos em excelente padrão, seguros, bem projetados e com opções de traçado, o que a maioria dos autódromos brasileiros não tem.

LEIA MAIS...

DIÁRIO DE INDIANÁPOLIS: Cobertura da Indy 500 em 2019

Durante quatro dias a Psicóloga Catarina Soares e a Engenheira Maria da Graça estiveram acompanhando a 103ª edição das 500 Milhas de Indianápolis. Juntas, escreveram um diário do que foi o dia a dia delas transitando e convivendo com os colegas da Sala de Imprensa, o ambiente nas garagens, na área dos pits e mesmo as atividades extra pista. foram mais de 100 horas de dedicação integral para ambientar nossos leitores com uma cobertura diferenciada. Um trabalho surpreendente e sensacional.

LEIA MAIS...

 
 
 
 
 
 
 
Last Updated ( Monday, 17 May 2021 18:57 )