Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O Renascer do Verdadeiro Interlagos! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 02 February 2009 00:31

 

Campanha de Reativação do Circuito de Interlagos Antigo

 

 

 

REFORMA


Desde a grande reforma de Interlagos terminada no final de 1989, na gestão da prefeita Luiza Erundina, em que a pista foi literalmente mutilada, a comunidade automobilística não pára de lamentar a decisão.
O traçado da pista do autódromo paulistano era magnífico sob todos os pontos de vista, elogiado em todo o mundo. Com seus quase oito quilômetros, era desafiante em inúmeros pontos. Suas curvas de vários tipos, de alta e de baixa velocidade, certamente contribuíram em muito para a formação do piloto brasileiro, notadamente Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet em seus anos de formação.
Pode-se creditar ao Interlagos antigo o sucesso dos pilotos brasileiros no exterior, não apenas o desses dois que acabaram conquistando o título mundial de Fórmula 1, trazendo-o para casa nada menos que cinco vezes, mas de todos os que correram na Europa, sempre com sucesso.

Como diz o grande ex-piloto Bird Clemente, "piloto brasileiro hoje é uma grife".


PORQUE FICOU MENOR


A pista foi drasticamente reduzida, de 7.960 M para 4.309 M . Até aí compreensível, graças ao desempenho fantástico da Fórmula 1 e normas de segurança.
O que ninguém esperava era a redução da pista siguinificar abandono completo da original, ao contrário do que fora feito no Circuito de Nürburgring, na Alemanha em que foi construído um menor, de 4,5 km para a Fórmula 1, porém mantendo intacto o anterior de 22,8 M, 189 curvas.
Interlagos reformado, imaginava quem vivia em torno do automobilismo, significaria ter sido mantido o antigo, com seu miolo e anel externo, mais um novo e curto traçado que atendesse às necessidades da Fórmula 1 moderna.
Quando se soube que o traçado antigo seria abandonado para sempre, houve grande decepção. Entretanto, a luta para que isso não fosse feito foi pequena e muitos pilotos e pessoas envolvidas com o automobilismo até hoje se arrependem disso.
O Desejo do Brasil, que se tornou referência mundial na Fórmula 1, títulos, vitórias, mitos eternos, nos fazem repensar a trajetória.


O RETORNO


O retorno de Interlagos à plenitude é um anseio de todos que militam no automobilismo e até daqueles que já não pilotam mais.
Estudos demonstram ser viável reativar o traçado antigo, sem nenhuma interferência com o atual de Fórmula 1, uma vez que praticamente tudo do original continua a existir, estando apenas desativado.
O único ponto do circuito antigo que exigirá mais trabalho será a Curva do Sargento, uma vez que ali foi construída uma quadra poliesportiva na gestão Marta Suplicy (sem uso atualmente). Mas não é nada que não possa ser resolvido.
Restabelecido o circuito original, poderão ali ser realizadas as famosas provas de longa duração, com toda a sua grandiosidade e espetáculo, hoje eclipsados pela pista de apenas 4,5 km de extensão que, inclusive, limita bastante o número de carros na largada.
O "Super Interlagos" representará a reafirmação da excelência e da supremacia de São Paulo como o maior centro de automobilismo do Hemisfério Sul.
Será possível, na mesma área, dispor-se de três circuitos em vez do único atual, com várias opções de traçado a saber:

 


FÓRMULA 1
ANEL de VELOCIDADE
CIRCUITO ANTIGO


Campanha de Reativação do Circuito de Interlagos Antigo
Você, como praticante ou entusiasta do automobilismo, paulistano ou não, pode participar desta campanha.

 

O projeto foi abraçado pelo Vereador Antônio Goulart e está sendo exposto na Câmara de Vereadores da Cidade de São Paulo, com a apresentação do abaixo assinado que foi conduzido por todos os colaboradores do projeto. 

 

Estamos acompanhando todo o processo.

 

Obrigado pelo seu apoio!

Comissão da campanha Pró-Reativação do Autódromo de Interlagos Antigo, formada por Francisco Lameirão, Ingo Hoffmann, Paulo Gomes, Bird Clemente e Bob Sharp.

 

 

Para ir até o blog da proposta para reativar Interlagos por inteiro, clique aqui:

 

Last Updated ( Friday, 28 August 2009 00:07 )