Oi gente! Pensem numa pessoa que estará envolvida com kart até o último fio de cabelo este ano... “Esse cara sou eu!” Como já expliquei nas minhas primeiras colunas, “A História de uma Paixão” e “Voltando ao “Kart”, no ano de 2011 tive a oportunidade de voltar às pistas através da recém-criada Vintage Kart Brasil. Posteriormente, comprei um equipamento moderno, um kart Shifter Mini Vortex com o qual participei de duas etapas da Copa São Paulo de Kart Granja Viana no ano passado, tendo conquistado a segunda colocação e a volta mais rápida da minha categoria, a Shifter Sênior B, na etapa de Interlagos. Porém, devido às minhas obrigações com a minha empresa em um ano de crise para praticamente todos os setores de nossa economia, tive que deixar o kart de lado e dedicar toda a minha atenção aos meus negócios, e treinando esporadicamente, quando o tempo me permitia. Pois bem, no final do ano passado fui procurado por um antigo colega de trabalho, da época em que fui estagiário na Ford... Ele disse que queria conversar comigo a respeito da criação de uma equipe de kart e marcamos o bate-papo em um shopping aqui de São Paulo, na hora do almoço. O nome dele é André Busse, um engenheiro mecânico apaixonado por corridas, que tem outro amigo maluco que resolveu ser sócio nessa empreitada, o Vicente. Conversamos longamente e, para a minha surpresa, já havia um “projeto” de equipe montado, com categoria definida, orçamento e tudo o mais! A proposta dos dois para mim foi a seguinte: será que eu toparia pilotar para eles na Copa São Paulo Granja Viana, na Categoria Rotax Max Masters? Tudo o que eu teria que fazer seria renovar a minha carteira de piloto, levar o meu capacete e macacão para a pista e acelerar. Disseram que queriam alguém que pudesse ajudá-los a acertar o equipamento, tivesse experiência e paciência para crescer junto com a equipe, sem grandes ambições de resultados no começo. O que vocês acham que eu respondi? É como perguntar ao macaco: “quer banana?” Então, depois de um sonoro sim, começamos o nosso projeto, com a compra das ferramentas, dos equipamentos necessários, do chassis, do motor etc. e no dia 07 de fevereiro já iremos disputar a nossa primeira rodada dupla no Kartódromo Internacional Granja Viana. Este ano eu vou suar dentro do casco... mas vai ser muito bom! Consegui envolver neste projeto o meu grande amigo Thiago Ventriglio, que é o meu preparador desde que voltei ao kart; ele está nos assessorando em tudo e também nos auxiliará, sempre que possível, nos acertos finos de chassis e carburação. É interessante como a vida nos dá presentes inesperados... Estamos muito animados com tudo isso, principalmente porque temos um grupo de pessoas que amam o automobilismo e estão juntas para desfrutar desta emoção. Mas o meu envolvimento com o kart este ano não para por aí! De uma forma bastante despretensiosa, comecei a consultar alguns amigos sobre o interesse em competirmos com karts da década de 90, a mais rápida da história do kartismo brasileiro e mundial. Já havíamos levantado este assunto algumas vezes no passado no Vintage Kart Brasil, mas por diversas razões a conversa não havia avançado. Desta vez não! Foi surpreendente a adesão de interessados... Pessoas do calibre de Luiz Ferraz dos Santos, o “Zé Bolão”, maior preparador de karts do Brasil com sua equipe Quake 2, o campeão mundial de kart de 1998 Ruben Carrapatoso, o multicampeão Sérgio Jimenez, e muitos outros, estarão envolvidos na categoria. Já temos um grid com cerca de 15 karts e um calendário provisório com 3 etapas, sendo a primeira delas na pista de Limeira, no dia 29 de março. Por meio de uma enquete no nosso grupo do Facebook, decidimos o nome de Fast 90’s para a categoria, que será dividida em karts até 1993 e de 1994 a 1999. Rubens Carrapatoso. Nosso campeão mundial em ação em 1998. Na organização, além de mim, teremos o Fernando Nascimento, dono da Nascimento Turismo e um dos proprietários do Kartódromo de Atibaia, o Marcelo Afornali, idealizador do Vintage Kart Brasil e o Thiago Ventriglio. Estão colaborando conosco também o Carlão Gorski, que foi a pessoa que conseguiu o Kartódromo de Limeira para nós e o Nilton Boca, que conseguiu Araraquara para o fechamento da temporada. Tudo isso foi conquistado em menos de duas semanas da criação da categoria! Umas das coisas que o nosso público terá a oportunidade de ver, por exemplo, será o Ruben Carrapatoso guiando um Tony Kart Vortex idêntico ao modelo vencedor do mundial de 1998. Com a criação da Fast 90’s, abriu-se a possibilidade de termos finais de semana de corridas voltados exclusivamente ao kartismo vintage. Os três grupos da modalidade, o Vintage Kart Brasil, o Vintage Kart Paulista e o Vintage Kart do Interior, irão unir-se num só grid em Limeira, buscando o fortalecimento do “vintagismo” no Brasil. Dá pra imaginar como serão os nossos eventos? De arrepiar! Shifter: o "brinquedo" mais sério do mundo! E o meu Shifter, vocês acham que eu esqueci dele? Negativo! Tenho treinado com ele sempre que possível, e pretendo fazer algumas corridinhas no Kartódromo Aldeia da Serra quando o calendário permitir. Ufa! Deu pra cansar só de ler, né? O Projeto “Marvados do Grid”. Pessoal, eu não esqueci da minha promessa a vocês de continuar com o tema dos maiores pilotos de kart da nossa história. Acontece que estou no aguardo de informações e fotos deles para terminar o meu projeto... Aguardem que vai valer a pena! Falarei sobre nossos três campeões mundiais de kart: Guga Ribas, Gastão Fráguas e Rubinho Carrapatoso. Abertura do Super Kart Brasil. Aconteceu nos dias 24 e 25 de janeiro a abertura do Super Kart Brasil, no Kartódromo Aldeia da Serra, na cidade de Barueri, São Paulo. Apesar do grid não ter estado recheado como de costume, em virtude de muitos pilotos ainda estarem de férias, há uma grande notícia que merece ser comemorada por todos os amantes do automobilismo: a Shell anunciou o início de um programa de apoio a jovens pilotos inédito no Brasil, que engloba o kart, a Fórmula 3, o Campeonato Brasileiro de Turismo e a Stock Car. Os pilotos agraciados são: Gianluca Petecof ( apenas 12 anos!) e Yurik Carvalho no kart, Pedro Cardoso na Fórmula 3, Dennis Dirani no Brasileiro de Turismo, e os veteranos da Stock Car, Valdeno Brito e Ricardo Zonta. Gianluca Petecof é uma das apostas que o programa da Shell está contemplando neste primeiro ano. E a Shell tornou-se também a principal patrocinadora do SKB, que passou a chamar-se “SKB Shell V-Power”. Eu espero sinceramente que este seja um projeto de longa data pois, se isto acontecer e gerar frutos, outras empresas sérias talvez se animem a fazer o mesmo pelo nosso esporte. Não podemos nos esquecer que a maioria dos grandes talentos que chegaram à Fórmula 1 nos últimos anos foram gerados em programas de formação de jovens pilotos na Europa. Voltando ao SKB, os vencedores do evento, após a realização de 4 baterias, foi o seguinte: Cadete -Gabriel Crepaldi; Júnior Menor - Enzo Elias; Graduados - Zaya Fontana; Júnior - Marcel Colleta; Shifter - Dennis Dirani; Sprinter - Elvis Pinheiro; Sênior - Daniel Croce; Super Sênior - Ricardo Thomazi . Entre as marcas de chassis, quem dominou foi a Birel Sudam, que com o seu modelo Bravar venceu em 6 das 8 categorias em disputa. Até o mês que vem! Abraços, Rodrigo Bernardes
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